[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Ola, sua linha está muito ruim, provalmente o cabeamento é velho e muito comprido. Sua atenuação está muito alta (33.5 dB de Download e 17.3 de upload).
O modem so consegue entregar mesmo 7.082 Mbps, mesmo o sistema podendo chegar a taxa máxima de 13 Mbps, mas baixa qualidade da linha não permite.

Sds.,
Fecdias/BH-MG
 
Valew pela ajuda!! Mas e esses erros na transmissão de dados, o que pode ser feito pra melhorar? É algo na minha instalação (creio que não, pois é nova e sem emendas), ou na rede da Vivo? O que eu posso fazer?

A Vivo teria que fazer uma adequação na rede ou tratamento na rede como foi citado por alguns aqui, mas se você não tiver nenhum problema em que afeta sua conexão, como quedas ou receber menos que do que o contratado por exemplo, acho dificil a Vivo fazer isso.
Alguns anos atrás, tive um problema, estava recebendo menos do que contratei, no caso 8 megas, mas chegava somente 6 megas, o problema não era em casa e nem na central, simplesmente queriam diminuir minha velocidade. Depois de reclamar tanto, verificaram a rede da central até minha casa e resolveram. Eu sempre tive a atenuação na linha em 39 com 8 megas sem problema, mas depois que resolveram o problema, ficou em 31 e melhrou o SNR em pelo menos 3 dB. Poderia até ter uma melhora nos sinais da sua linha.
Entra nesse site e entenderá melhor sobre CRC, Link
 
Bom dia, tudo bem?

Bem, achei o tópico bem interessante e gostaria de participar e aprender.

Recentemente consegui trocar o serviço de internet e estou até gostando deste.

O cabo do provedor (independente, mas com link fornecido pela Oi) sai direto do poste e entra direto no roteador (sem modem). Meu roteador é um TP-Link TL-WR841N.
Como faço para realizar os testes indicados no tópico?

Abraço!
 
A Vivo teria que fazer uma adequação na rede ou tratamento na rede como foi citado por alguns aqui, mas se você não tiver nenhum problema em que afeta sua conexão, como quedas ou receber menos que do que o contratado por exemplo, acho dificil a Vivo fazer isso.
Alguns anos atrás, tive um problema, estava recebendo menos do que contratei, no caso 8 megas, mas chegava somente 6 megas, o problema não era em casa e nem na central, simplesmente queriam diminuir minha velocidade. Depois de reclamar tanto, verificaram a rede da central até minha casa e resolveram. Eu sempre tive a atenuação na linha em 39 com 8 megas sem problema, mas depois que resolveram o problema, ficou em 31 e melhrou o SNR em pelo menos 3 dB. Poderia até ter uma melhora nos sinais da sua linha.
Entra nesse site e entenderá melhor sobre CRC, Link

Realmente nos últimos 3 meses tenho ligado na Vivo a cada 10 dias para reclamar de baixa velocidade e que da de conexão.
Como pode ver pela imagem abaixo, o erro está em 0 e sem eu ter ligado lá. A Vivo é coisa de louco.
YWpKF7.jpg


Como eu tinha comentado, tenho um roteador ligado no meu modem. Gostaria que me ajudasse com alguma configuração que possa ajudar na qualidade da minha rede.
Abaixo segue como está configurado meu roteador:
er5H55.jpg


Agora as configurações do modem. Obs.: quase todas estão no padrão de fábrica.

UaMOf8.jpg

oi0Stp.jpg


bjTa0k.jpg

yyMz2m.jpg


d1XKC8.jpg


Desculpe pela quantidade de imagens, mas tentei ser o mais detalhista possível.
Obrigado!!!
 
Ola, sua linha está muito ruim, provalmente o cabeamento é velho e muito comprido. Sua atenuação está muito alta (33.5 dB de Download e 17.3 de upload).
O modem so consegue entregar mesmo 7.082 Mbps, mesmo o sistema podendo chegar a taxa máxima de 13 Mbps, mas baixa qualidade da linha não permite.

Sds.,
Fecdias/BH-MG[/QUOTE

O problema está na porta utilizada no armário! O técnico vai solicitar a troca amanhã para uma que suporte a velocidade. Vamos ver!
 
Realmente nos últimos 3 meses tenho ligado na Vivo a cada 10 dias para reclamar de baixa velocidade e que da de conexão.
Como pode ver pela imagem abaixo, o erro está em 0 e sem eu ter ligado lá. A Vivo é coisa de louco.
http://imageshack.com/a/img913/876/YWpKF7.jpg

Como eu tinha comentado, tenho um roteador ligado no meu modem. Gostaria que me ajudasse com alguma configuração que possa ajudar na qualidade da minha rede.
Abaixo segue como está configurado meu roteador:
http://imageshack.com/a/img540/6960/er5H55.jpg

Agora as configurações do modem. Obs.: quase todas estão no padrão de fábrica.

http://imageshack.com/a/img538/1563/UaMOf8.jpg
http://imageshack.com/a/img540/9232/oi0Stp.jpg

http://imageshack.com/a/img661/6904/bjTa0k.jpg
http://imageshack.com/a/img673/8744/yyMz2m.jpg

http://imageshack.com/a/img538/8201/d1XKC8.jpg

Desculpe pela quantidade de imagens, mas tentei ser o mais detalhista possível.
Obrigado!!!

Não tem segredo, uso como recomendam, modem em bridge e um roteador decente em pppoe fazendo o trabalho, nunca precisei fazer alguma configuração mais especifica. Você disse que está tendo quedas? Você tem uma boa margem de SNR, não é pra acontecer. Não mandam um técnico? Entra nesse site Consumidor.gov, siga os procedimentos e formalize sua reclamação. Da última vez que tive problema, fui muito bem atendido, nem parecia a mesma empresa (Vivo) :haha:.

Pra quem tiver curiosidade. Antes eu usava um D-Link 500B, reparem nos sinais;

aa_zpssjqrcnem.png


Estava observando os dados do pessoal que tem Oi Velox que usam o Technicolor, e notei que alguns com atenuação parecida com a minha, mas com Attainable Rate mais elevado e SNR melhores, com velocidades de 10 megas em média, enquanto eu ficava no limite com 8 megas, e quando estava lendo um tópico em outro fórum sobre o assunto, indicaram justamene o Tecnicolor TD 5136 V2. Resolvi arriscar, paguei R$35,00 e olhem o resultado;

tt_zpsbspzz7tw.png


Notei que o Output Power (dBm) no D-Link é de 12.6 e no Technicolor de 19.5. Mas disseram que isso vem da central, aí já não entendi.
 
Pessoal, preciso de um auxilio.
Consegui migrar meu Speedy de 2mb para 10mb, mais tenho 90% de certeza que meu profile está errado, sei que nos três primeiros dias, variou muito quando reiniciava o modem, as vezes ficava 8,000, as vezes 9,600 e depois desses três dias (migrei na quinta) ele está assim: 10.24mbps e não sai mais disso. Os downloads e a internet estão bastante estáveis, consegui arrumar esses "error frames" que antes ficava com valores gigantescos, quase na mesma proporção que os transmitted, bastando trocar o filtro de linha.

Mais o que eu quero é o seguinte, pedir que arrumem o profile, está na cara que tá errado, aqui tá chegando 9Mbps, mais tenho medo de vir um técnico tão bom que queira fazer downgrade, ai é melhor ficar do jeito que tá :damn:
Meu SNR chega em picos de 12.3 e fica variando de no mínimo 11.3

Sem_t_tulo.jpg
 
Pessoal, preciso de um auxilio.
Consegui migrar meu Speedy de 2mb para 10mb, mais tenho 90% de certeza que meu profile está errado, sei que nos três primeiros dias, variou muito quando reiniciava o modem, as vezes ficava 8,000, as vezes 9,600 e depois desses três dias (migrei na quinta) ele está assim: 10.24mbps e não sai mais disso. Os downloads e a internet estão bastante estáveis, consegui arrumar esses "error frames" que antes ficava com valores gigantescos, quase na mesma proporção que os transmitted, bastando trocar o filtro de linha.

Mais o que eu quero é o seguinte, pedir que arrumem o profile, está na cara que tá errado, aqui tá chegando 9Mbps, mais tenho medo de vir um técnico tão bom que queira fazer downgrade, ai é melhor ficar do jeito que tá :damn:
Meu SNR chega em picos de 12.3 e fica variando de no mínimo 11.3

http://s11.postimg.org/eb71512mr/Sem_t_tulo.jpg

Aconteceu exatamente o mesmo comigo a uns 3 dias atrás... Não passava de 10.24Mbps, liguei na vivo e pedi pra resetar o perfil a atendente nem sabia o que eu estava falando, depois de insistir muito dizendo que meu perfil estava errado consegui o reset e voltou a sincronizar a 12.41Mbps. O problema que o SNR padrão da vivo é 12dB, seu perfil sempre vai adaptar pra ficar com 12dB, mesmo que com 10dB você consiga a velocidade máxima, vai acabar adaptando pra sincronizar com 12dB então nunca pega a velocidade máxima se você não estiver com folga no SNR. Sair do perfil adaptativo seria uma solução, mas acho que eles não mudam mais. Uma outra solução seria comprar um modem que tenha como mexer no SNR, ae você pode setar sua margem para um valor menor.
 
Aconteceu exatamente o mesmo comigo a uns 3 dias atrás... Não passava de 10.24Mbps, liguei na vivo e pedi pra resetar o perfil a atendente nem sabia o que eu estava falando, depois de insistir muito dizendo que meu perfil estava errado consegui o reset e voltou a sincronizar a 12.41Mbps. O problema que o SNR padrão da vivo é 12dB, seu perfil sempre vai adaptar pra ficar com 12dB, mesmo que com 10dB você consiga a velocidade máxima, vai acabar adaptando pra sincronizar com 12dB então nunca pega a velocidade máxima se você não estiver com folga no SNR. Sair do perfil adaptativo seria uma solução, mas acho que eles não mudam mais. Uma outra solução seria comprar um modem que tenha como mexer no SNR, ae você pode setar sua margem para um valor menor.

Entendi, liguei lá, mais a maldita disse que estava dentro dos parâmetros de 40% da Anatel, insisti novamente mais ela disse que estava sem sistema :poker:, e para eu ligar depois de 24hs, que piada :damn:

Qual foi o seu SNR para você conseguir um sync de 12.41mbps ?

Aqui já vi sincronizando com 11.70mbps, mais como estava variando muito, consegui usar por apenas dois dias e a velocidade chegou aos 9.90mbps, ou seja, o contratado, ai já ficaria bem satisfeito.
 
Anatel, a partir de 11/2014, estabeleceu que em 95% do período a taxa não pode ser menor do que 80% da banda contratada. E, nos 5% do período que estiver abaixo desse valor, não pode ser inferior À 40% da banda contratada.
Fica o alerta.

.
 
Entendi, liguei lá, mais a maldita disse que estava dentro dos parâmetros de 40% da Anatel, insisti novamente mais ela disse que estava sem sistema :poker:, e para eu ligar depois de 24hs, que piada :damn:

Qual foi o seu SNR para você conseguir um sync de 12.41mbps ?

Aqui já vi sincronizando com 11.70mbps, mais como estava variando muito, consegui usar por apenas dois dias e a velocidade chegou aos 9.90mbps, ou seja, o contratado, ai já ficaria bem satisfeito.

É assim mesmo, nossos parâmetros são parecidos. O meu snr varia bastante ao longo do dia (6~16dB).
22_41_01_05.png


08_20_28_04.png


Geralmente depois das 23 horas meu snr está alto, essa é a hora que eu consigo 12.41Mbps, ae é só conectar e não desligar mais o modem. Raramento tenho quedas.
 
pessoal, boa tarde!
eu ainda não consegui configurar para acessar os sinais do modem(em bridge) atras do roteador
eu sei que se ligar direto o cabo no computador eu consigo as informações, mas eu quero monitorar para verificar as variações e acessar sem ter que ficar mudando os cabos e deixando as outras maquinas sem internet

Alguem por favor sabe como fazer isso ?
 
É assim mesmo, nossos parâmetros são parecidos. O meu snr varia bastante ao longo do dia (6~16dB).
http://s18.postimg.org/actuu5og9/22_41_01_05.png

http://s17.postimg.org/3zcaz0te7/08_20_28_04.png

Geralmente depois das 23 horas meu snr está alto, essa é a hora que eu consigo 12.41Mbps, ae é só conectar e não desligar mais o modem. Raramento tenho quedas.

Fizeram tratamento aqui tambem o que mais melhorou foi a atenuação de 37 foi pra 15.8 / 28.7,max rate foi pra 15700 e o snr ta na casa dos 24/12.5. obs:estou a 70 metros do poste com cabo fe,com cabo de rede o snr seria bem melhor
 
Última edição:
pessoal, boa tarde!
eu ainda não consegui configurar para acessar os sinais do modem(em bridge) atras do roteador
eu sei que se ligar direto o cabo no computador eu consigo as informações, mas eu quero monitorar para verificar as variações e acessar sem ter que ficar mudando os cabos e deixando as outras maquinas sem internet

Alguem por favor sabe como fazer isso ?

Não entendi muito bem mas se for o que eu to pensando é só com dd-wrt
 
Última edição:
É assim mesmo, nossos parâmetros são parecidos. O meu snr varia bastante ao longo do dia (6~16dB).
http://s18.postimg.org/actuu5og9/22_41_01_05.png

http://s17.postimg.org/3zcaz0te7/08_20_28_04.png

Geralmente depois das 23 horas meu snr está alto, essa é a hora que eu consigo 12.41Mbps, ae é só conectar e não desligar mais o modem. Raramento tenho quedas.

Vou ligar lá quando o SRN estiver alto, sei que de manhã cedo ele está, vou acompanhar pela madrugada, também to achando que tenha perdas em uma emenda que tenho na caixinha preta do telefone no poste da casa, vou testar colocando uma caixa rj11 no cabo FE vindo da TAR e ver quanto que dá pra confirmar.

Sem_t_tulo.jpg
 
quote_icon.png
Postado originalmente por ecz

pessoal, boa tarde!
eu ainda não consegui configurar para acessar os sinais do modem(em bridge) atras do roteador
eu sei que se ligar direto o cabo no computador eu consigo as informações, mas eu quero monitorar para verificar as variações e acessar sem ter que ficar mudando os cabos e deixando as outras maquinas sem internet

Alguem por favor sabe como fazer isso ?


Não entendi muito bem mas se for o que eu to pensando é só com dd-wrt

tenho o dd-wrt instalado no roteador

vou tentar explicar melhor
o modem está em modo bridge e ele fica invisivel na rede, saindo um cabo de rede dele entrando na WAN do roteador e outro cabo de rede do roteador para o switch
o roteador com dd-wrt é o gateway, faz discagem, é o servidor dhcp... etc

quero acessar o modem para ficar monitorando os sinais SNR atenuação sem ter que mexer nos cabos
 
Anatel, a partir de 11/2014, estabeleceu que em 95% do período a taxa não pode ser menor do que 80% da banda contratada. E, nos 5% do período que estiver abaixo desse valor, não pode ser inferior À 40% da banda contratada.
Fica o alerta.

.

Poderia postar a resolução da anatel ou só amanhã mesmo para ser divulgado? Amanhã mesmo vou fazer uma reclamação no site do consumidor.gov.br
Aqui contrato 10mb, porém preciso que eles façam um tratamento de linha, pois sicroniza perfil de 8mb, e só a partir da 00:00 consigo altas taxas de download e de conexão.

Já fiz uma reclamação e nada, fiz uma também em relação ao cobrarem pelo ponto extra no VIVO TV. Tem uma resolução da anatel que cita isso... Essa eu garanto que venço, assim como venci para que eles vendessem 10mb.


____________________________________


Agora que li que foi em 2014 que entrou em vigor, vou procurar saber mais sobre isso.
 
Última edição:
Bom dia, tudo bem?

Bem, achei o tópico bem interessante e gostaria de participar e aprender.

Recentemente consegui trocar o serviço de internet e estou até gostando deste.

O cabo do provedor (independente, mas com link fornecido pela Oi) sai direto do poste e entra direto no roteador (sem modem). Meu roteador é um TP-Link TL-WR841N.
Como faço para realizar os testes indicados no tópico?

Abraço!
Só repostando, acho que o pessoal não viu..
 
http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por ecz http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?p=1071180055#post1071180055http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png
pessoal, boa tarde!
eu ainda não consegui configurar para acessar os sinais do modem(em bridge) atras do roteador
eu sei que se ligar direto o cabo no computador eu consigo as informações, mas eu quero monitorar para verificar as variações e acessar sem ter que ficar mudando os cabos e deixando as outras maquinas sem internet

Alguem por favor sabe como fazer isso ?




tenho o dd-wrt instalado no roteador

vou tentar explicar melhor
o modem está em modo bridge e ele fica invisivel na rede, saindo um cabo de rede dele entrando na WAN do roteador e outro cabo de rede do roteador para o switch
o roteador com dd-wrt é o gateway, faz discagem, é o servidor dhcp... etc

quero acessar o modem para ficar monitorando os sinais SNR atenuação sem ter que mexer nos cabos

Sim entao foi isso mesmo que eu entendi posso te passar os comandos por msg privada
 
Alguém pode dar uma olhado no meu sinal? 10Mb oi Velox.
Tava com um modem aqui Sagencom e estava com problemas de queda de sinal e velocidade baixa. Liguei várias vezes na oi pra ver o que é e sempre a mesma respota.
Finalmente troquei o roteador por um Tp_link e o problema persiste.
Inclusive no celular quando tento baixar um app de 600mb por exemplo ele simplesmente baixa lá seus 4mb e para do nada e fica nessa, até alguns minutos depois dar um erro.

Line State
Showtime

Modulation
ADSL2 PLUS

Annex Mode
ANNEX_A

SNR Margin
17.0 21.4 db

Line Attenuation
27.0 15.3 db

Data Rate
11296 573 kbps

Max Rate
21004 1083 kbps

CRC
4 0
 
Está ái, Luiz. Servirá para todos.


Limites mínimos de velocidade da banda larga ficam mais rigorosos
31 de Outubro de 2014



Pelos novos limites que entram em vigor amanhã, 1º de novembro, as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários

Os novos limites mínimos de velocidade contratada pelos assinantes de bandas largas fixa e móvel entram em vigor neste sábado, 1º de novembro. Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.
Em outras palavras, na contratação de um plano de 10MBps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8MBps. A velocidade instantânea - aquela aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 4MBps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 80%.
Esses percentuais valem a partir de amanhã. Desde 2012, maiores de taxas de transmissão têm sido exigidas pela Anatel:

................................................................................. Taxa de Transmissão Média (download e upload) ........................................................Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload)
Desde novembro de 201260% da taxa de transmissão máxima contratada20% da taxa de transmissão máxima contratada pelo usuário
Desde novembro de 201370% da taxa de transmissão máxima contratada30% da taxa de transmissão máxima contratada pelo usuário
A partir de novembro de 201480% da taxa de transmissão máxima contratada40% da taxa de transmissão máxima contratada pelo assinante

Fonte : http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35544

.
 
Última edição:
pessoal entendido de sinais do NET VIRTUA, eu moro em apto e queria esclarecer uma duvida.

a infra da NET esta muito bem feita no meu prédio mas como eu moro no ultimo andar tenho um pouco mais de perda por conta da distancia, então eu queria saber se a minha linha de raciocínio esta correta, quero saber se por exemplo eu trocar um divisor de sinal que atenua -7dB por um que atenue -3,5dB os meus sinais SNR irão aumentar na mesma proporção da troca dos divisores ou seja, irão aumentar em 3,5dB ??
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo