[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

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Há alguns dias voltei a ter problemas no Upload tb.... vai ficar difícil ficar na NET assim...

 
Há alguns dias voltei a ter problemas no Upload tb.... vai ficar difícil ficar na NET assim...

O seu ainda tá bom. Passei a tarde hoje mal conseguindo abrir sites.
Tava chegando 25mb/0,0mb.
Isso desde q mudou pra Claro. Será q já mudou muita coisa interna e tão cagando o serviço?
 
Já sou usuário e leitor do fórum faz já algum tempo, meu primeiro post aqui.

Queria apenas compartilhar um teste de longa duração de ping que eu fiz com internet da Net em Porto Alegre.

Basicamente recompilei uma versão do "ping" para gerar saída em .CSV, deixei rodando alguns dias num Raspberry Pi pingando direto o IP 8.8.8.8 (DNS do Google).

Em pouco mais de 6 dias observei uma taxa de perda de pacotes de em torno de 0,10%, e abaixo um gráfico com a distribuição dessas perdas de pacotes ao longo do tempo que gerei no Excel importando o .CSV gerado pelo ping:

pSq36Pz.png



Como o sinal está "redondo" e o modem acusa 0 octetos corrigidos/0 sem correção, fico intrigado do porque ocorre essa perda de pacotes:

VoKS1Gr.png


Geralmente essa perda é precedida de um tempo de resposta muito grande (aumenta de ~30ms para mais de 16000ms) e em seguida acontece a perda de pacotes:

72W27Yx.png


Bem, como esse problema é esporádico, não incomoda muito. Apenas acho estranho esse comportamento considerando que o sinal a princípio está reodondo.

Minha NET é 240Mbps e meu modem é um Sagemcom F@ast3486.

:)
 
Já sou usuário e leitor do fórum faz já algum tempo, meu primeiro post aqui.

Queria apenas compartilhar um teste de longa duração de ping que eu fiz com internet da Net em Porto Alegre.

Basicamente recompilei uma versão do "ping" para gerar saída em .CSV, deixei rodando alguns dias num Raspberry Pi pingando direto o IP 8.8.8.8 (DNS do Google).

Em pouco mais de 6 dias observei uma taxa de perda de pacotes de em torno de 0,10%, e abaixo um gráfico com a distribuição dessas perdas de pacotes ao longo do tempo que gerei no Excel importando o .CSV gerado pelo ping:

pSq36Pz.png



Como o sinal está "redondo" e o modem acusa 0 octetos corrigidos/0 sem correção, fico intrigado do porque ocorre essa perda de pacotes:

VoKS1Gr.png


Geralmente essa perda é precedida de um tempo de resposta muito grande (aumenta de ~30ms para mais de 16000ms) e em seguida acontece a perda de pacotes:

72W27Yx.png


Bem, como esse problema é esporádico, não incomoda muito. Apenas acho estranho esse comportamento considerando que o sinal a princípio está reodondo.

Minha NET é 240Mbps e meu modem é um Sagemcom F@ast3486.

:)
O sinal RX não deveria estar perto de 0 ?
 
Internet hoje ficou algumas horas fora. Liguei pra NET e já ouvi aquela mensagem automática dizendo que a região estava enfrentando um problema técnico.

Quando a net voltou, o modem (um Humax) estava com DHCP e Wi-Fi ativados (sendo que eu já havia desativado). Além disso, acessando o modem da NET, vi que agora mostra IP e DNS IPv6, coisa que antes não tinha.

Aí fui tentar desativar o DHCP e o Wi-Fi novamente e o modem ficou um tempão pra reiniciar. Fui desligar e ligar novamente, aí cagou na config dele e não voltava o sinal. Tinha que resetar e esperar ele pegar a config do server novamente. Demorou uns 20 minutos.

Agora não sei o que fazer. Nunca havia visto esse modem atualizar (é um velho, só tenho 30Mb). E agora? Vou ter que ficar com o DHCP ativado, sendo que já tenho um router? E terei que ficar com essa rede Wi-Fi dele tbm?

Sem contar que são duas redes Wi-Fi, uma chamada homewifi e a outra #NET-CLARO-WIFI - a primeira é fechada e a segunda aberta (a segunda parece um tipo de propaganda pra quem entrar assinar a NET, sei lá). Pq disso agora? Nego vai ficar conectando no meu modem mesmo, nessa rede aberta? É isso?

To com um mal pressentimento dessa mudança aí. A Claro vai cagar em algo que estava funcionando de boa (ao menos pra mim).
 
O sinal RX não deveria estar perto de 0 ?

Não necessariamente. Os valores tolerados máximos devem estar entre -15 a +15 dBmV. Normalmente entre -7 à +7 dBmV ou até mesmo entre -9 à +9 dBmv estariam OK.

Um RX acima de 0 inclusive é 3 dB mais tolerante à um SNR mais baixo:
  • Se RX entre -6 dBmV à +15 dBmV, o SNR DS deve ser 30 dB ou maior.
  • Se RX entre -15 dBmV à -6 dBmV, o SNR DS deve ser 33 dB ou maior.
(fontes: https://arris.secure.force.com/consumers/articles/General_FAQs/SB6183-Cable-Signal-Levels
https://pickmymodem.com/signal-levels-docsis-3-03-1-cable-modem/
http://motorolacable.com/whitepapers/cable-connection)
 
Não necessariamente. Os valores tolerados máximos devem estar entre -15 a +15 dBmV. Normalmente entre -7 à +7 dBmV ou até mesmo entre -9 à +9 dBmv estariam OK.

Um RX acima de 0 inclusive é 3 dB mais tolerante à um SNR mais baixo:
  • Se RX entre -6 dBmV à +15 dBmV, o SNR DS deve ser 30 dB ou maior.
  • Se RX entre -15 dBmV à -6 dBmV, o SNR DS deve ser 33 dB ou maior.
(fontes: https://arris.secure.force.com/consumers/articles/General_FAQs/SB6183-Cable-Signal-Levels
https://pickmymodem.com/signal-levels-docsis-3-03-1-cable-modem/
http://motorolacable.com/whitepapers/cable-connection)
O que vc acha deste meu sinal ?



 
Última edição:
pingando direto o IP 8.8.8.8 (DNS do Google)

Google Public DNS is a Domain Name System service, not an ICMP network testing service.

Isso faz seu teste perder parte da confiabilidade uma vez que o Google aplica ICMP rate limit, ou seja, os momentos de instabilidade/perda de pacotes podem ter sido causados pelo Google e necessariamente pela sua conexão.

O que vc acha deste meu sinal ?




Se está verde dentro dos parâmetros da NET e seu tráfego está ok não há com que se preocupar.
 
O que vc acha deste meu sinal ?





Excelente!
 
Google Public DNS is a Domain Name System service, not an ICMP network testing service.

Isso faz seu teste perder parte da confiabilidade uma vez que o Google aplica ICMP rate limit, ou seja, os momentos de instabilidade/perda de pacotes podem ter sido causados pelo Google e necessariamente pela sua conexão.

Sim, me dei conta disso também. Vou reiniciar o teste pingando o primeiro hop (CMTS).
 
Internet hoje ficou algumas horas fora. Liguei pra NET e já ouvi aquela mensagem automática dizendo que a região estava enfrentando um problema técnico.

Quando a net voltou, o modem (um Humax) estava com DHCP e Wi-Fi ativados (sendo que eu já havia desativado). Além disso, acessando o modem da NET, vi que agora mostra IP e DNS IPv6, coisa que antes não tinha.

Aí fui tentar desativar o DHCP e o Wi-Fi novamente e o modem ficou um tempão pra reiniciar. Fui desligar e ligar novamente, aí cagou na config dele e não voltava o sinal. Tinha que resetar e esperar ele pegar a config do server novamente. Demorou uns 20 minutos.

Agora não sei o que fazer. Nunca havia visto esse modem atualizar (é um velho, só tenho 30Mb). E agora? Vou ter que ficar com o DHCP ativado, sendo que já tenho um router? E terei que ficar com essa rede Wi-Fi dele tbm?

Sem contar que são duas redes Wi-Fi, uma chamada homewifi e a outra #NET-CLARO-WIFI - a primeira é fechada e a segunda aberta (a segunda parece um tipo de propaganda pra quem entrar assinar a NET, sei lá). Pq disso agora? Nego vai ficar conectando no meu modem mesmo, nessa rede aberta? É isso?

To com um mal pressentimento dessa mudança aí. A Claro vai cagar em algo que estava funcionando de boa (ao menos pra mim).


Isso que o amigo acabou de relatar sobre o modem "Humax", eu já tinha falado tem uns 20 a 25 dias atrás. O próprio técnico da net falou que todos os HUMAX serão atualizados para não "desabilitar o wifi" e para não entrar futuramente em "modo bridge". Os modens serão atualizados gradativamente !

O humax que era um ótimo modem, após a atualização virou uma porcaria !
 
Isso que o amigo acabou de relatar sobre o modem "Humax", eu já tinha falado tem uns 20 a 25 dias atrás. O próprio técnico da net falou que todos os HUMAX serão atualizados para não "desabilitar o wifi" e para não entrar futuramente em "modo bridge". Os modens serão atualizados gradativamente !

O humax que era um ótimo modem, após a atualização virou uma porcaria !

Isso é uma péssima notícia :mad:
 
hoje é mais um dia recebendo 0mb de upload.
liguei lá e disseram q estão tentando resolver o problema da região.
O pior é q tô vendo o histórico do Speedtest já tá assim desde o dia 17/07.

qualquer mensagem q eu envio leva um tempão pra chegar. Não tem como upar nada, os sites levam muito tempo pra abrir.
 
Pessoal, passei hoje de 120 pra 240 Mbps.
Tem alguma coisa a ver meu modem estar em bridge, pra eles conseguirem aplicar a nova velocidade?
Obrigado.
 
Pessoal, Boa Tarde,

Depois de muito suor e briga finalmente concluíram a minha migração de plano na NET. Já está tudo funcionando de acordo... a única coisa estranha ocorre com a minha "dobra de velocidade da internet". Minha assinatura é de 120MB, mas como fiz um combo multi (incluindo duas linhas móveis) minha velocidade de internet vai para 240MB.

Hoje os técnicos da NET vieram em minha casa instalar um novo roteador (Humax HGB10R-02) que seria compatível com a velocidade de 240MB (ao contrário do meu antigo roteador cisco que não suportava essa velocidade). A bronca é que quando vou no speedtest.net vejo que a velocidade de pico está dando 120MB. A mesma velocidade que dava antes da dobra para 240MB. O técnico que veio aqui em casa consultou o sistema da NET e me mostrou que lá estaria tudo configurado para a dobra, mas aqui em casa essa dobra ainda não chegou (de acordo com os testes do speedtest).

Tem algum lugar nesse roteador HUMAX em que eu possa ver e validar se realmente a dobra de velocidade ocorreu??

Outra coisa interessante... vi que no meu roteador os leds DS e US estão acesos em laranja (o mesmo ocorre com o led ethernet). Eles eram para estar em laranja mesmo ou teriam que ficar verdes???
 
Já sou usuário e leitor do fórum faz já algum tempo, meu primeiro post aqui.

Queria apenas compartilhar um teste de longa duração de ping que eu fiz com internet da Net em Porto Alegre.

Basicamente recompilei uma versão do "ping" para gerar saída em .CSV, deixei rodando alguns dias num Raspberry Pi pingando direto o IP 8.8.8.8 (DNS do Google).

Em pouco mais de 6 dias observei uma taxa de perda de pacotes de em torno de 0,10%, e abaixo um gráfico com a distribuição dessas perdas de pacotes ao longo do tempo que gerei no Excel importando o .CSV gerado pelo ping:

pSq36Pz.png



Como o sinal está "redondo" e o modem acusa 0 octetos corrigidos/0 sem correção, fico intrigado do porque ocorre essa perda de pacotes:

VoKS1Gr.png


Geralmente essa perda é precedida de um tempo de resposta muito grande (aumenta de ~30ms para mais de 16000ms) e em seguida acontece a perda de pacotes:

72W27Yx.png


Bem, como esse problema é esporádico, não incomoda muito. Apenas acho estranho esse comportamento considerando que o sinal a princípio está reodondo.

Minha NET é 240Mbps e meu modem é um Sagemcom F@ast3486.

:)
Como vc fez esse script de ping? É um script? Eu tbm tenho raspberry pi.
 
Pessoal, Boa Tarde,

Depois de muito suor e briga finalmente concluíram a minha migração de plano na NET. Já está tudo funcionando de acordo... a única coisa estranha ocorre com a minha "dobra de velocidade da internet". Minha assinatura é de 120MB, mas como fiz um combo multi (incluindo duas linhas móveis) minha velocidade de internet vai para 240MB.

Hoje os técnicos da NET vieram em minha casa instalar um novo roteador (Humax HGB10R-02) que seria compatível com a velocidade de 240MB (ao contrário do meu antigo roteador cisco que não suportava essa velocidade). A bronca é que quando vou no speedtest.net vejo que a velocidade de pico está dando 120MB. A mesma velocidade que dava antes da dobra para 240MB. O técnico que veio aqui em casa consultou o sistema da NET e me mostrou que lá estaria tudo configurado para a dobra, mas aqui em casa essa dobra ainda não chegou (de acordo com os testes do speedtest).

Tem algum lugar nesse roteador HUMAX em que eu possa ver e validar se realmente a dobra de velocidade ocorreu??

Outra coisa interessante... vi que no meu roteador os leds DS e US estão acesos em laranja (o mesmo ocorre com o led ethernet). Eles eram para estar em laranja mesmo ou teriam que ficar verdes???

Vai ter que ligar no 0800 combo multi, só por lá que podem resolver essa questão da dobra. E sim, o DS e o US são para ficar laranja (mostra que sincronizou os 16/8 canais de down e up ); em relação ao led ethernet, laranja significa que está conectado em gigabit, se for fast vai ficar verde.
 
Vai ter que ligar no 0800 combo multi, só por lá que podem resolver essa questão da dobra. E sim, o DS e o US são para ficar laranja (mostra que sincronizou os 16/8 canais de down e up ); em relação ao led ethernet, laranja significa que está conectado em gigabit, se for fast vai ficar verde.

Perfeito então!!! nenhum problema no roteador ou no alinhamento..

quanto a ligar para o 0800 do combo multi isso eu já fiz... estou até com reclamação aberta no consumidor.gov e falei ontem com a atendente que ficou de ver o que aconteceu... o engraçado é que vi na tela do telefone do técnico da net que lá estava habilitado os 240MB, enquanto na minha tela dentro do "minha net" ainda estava mostrando 120MB.

Olhando agora novamente no "minha net" vi que meu plano mudou depois que falei com a atendente de um plano 120MB para "Virtua 240m 3p Exc Rev Fid"... mas velocidade que é bom, nada... vou aguardar retorno da atendente que está tratando da minha reclamação.
 
Perfeito então!!! nenhum problema no roteador ou no alinhamento..

quanto a ligar para o 0800 do combo multi isso eu já fiz... estou até com reclamação aberta no consumidor.gov e falei ontem com a atendente que ficou de ver o que aconteceu... o engraçado é que vi na tela do telefone do técnico da net que lá estava habilitado os 240MB, enquanto na minha tela dentro do "minha net" ainda estava mostrando 120MB.

Olhando agora novamente no "minha net" vi que meu plano mudou depois que falei com a atendente de um plano 120MB para "Virtua 240m 3p Exc Rev Fid"... mas velocidade que é bom, nada... vou aguardar retorno da atendente que está tratando da minha reclamação.

As vezes por conta de erro cadastral dá esses pepinos, eu mudei meu plano para o 4k fazem 2 semanas e tenho 3 pontos, até agora não habilitaram em um dos pontos o premiere, é erro cadastral, mas não conseguem solucionar.

Quando mudei para 240mega foram 3 dias de encrenca, por desencargo tira o modem da tomada, espera alguns minutos e religa ele, de repente o node não está conseguindo subir o profile de 240 mega. Alguns erros de internet envolvem o data center para que consigam subir determinadas configurações, se for o caso vai se arrastar um pouco a história.
 
As vezes por conta de erro cadastral dá esses pepinos, eu mudei meu plano para o 4k fazem 2 semanas e tenho 3 pontos, até agora não habilitaram em um dos pontos o premiere, é erro cadastral, mas não conseguem solucionar.

Quando mudei para 240mega foram 3 dias de encrenca, por desencargo tira o modem da tomada, espera alguns minutos e religa ele, de repente o node não está conseguindo subir o profile de 240 mega. Alguns erros de internet envolvem o data center para que consigam subir determinadas configurações, se for o caso vai se arrastar um pouco a história.

Essa de desligar e religar o modem realmente eu não fiz... e olha que é geralmente a primeira coisa que faço antes mesmo de reclamar com a net... assim que chegar em casa hoje, testo. Se bem que a virada do meu plano de 120MB para 240MB já havia sido feita desde a semana passada (estou passando por esse problema de migração de plano desde 11/07 quando optei pela migração). O plano de celular consegui ver a dobra no mesmo momento... mas a velocidade de internet não senti a diferença, apesar que de ontem à noite para hoje vi que mudaram a descrição do meu plano no "Minha net".

Mas no celular do técnico já estava com 240MB desde a hora que ele entrou na minha casa.. o novo modem já foi instalado depois da dobra feita... acho que deve ser algum problema mais sério mesmo, infelizmente.
 
Geralmente se os sinais estão VERDES, o sinal esta OK...não é isso?
 
Geralmente se os sinais estão VERDES, o sinal esta OK...não é isso?
Não necessariamente. Sinal TX, acima do 40 melhor e sinal RX, quanto mais perto de 0 melhor.

Níveis Ideais de Potência
Sinal RX/Receive Power Level/Downstream Power Level: Entre -10 e +10 dBmV
Sinal TX/Transmit Power Level/Upstream Power Level: Entre 40dbmV e 51dbmV
Signal to Noise Ratio(SNR DS): Entre 36dB e 45dB
Signal to Noise Ratio(SNR UP): Acima de 27dB

Níveis Nominais de Potência
Sinal RX/Receive Power Level/Downstream Power Level: Entre -15 e +15 dBmV
Sinal TX/Transmit Power Level/Upstream Power Level: Entre 30dbmV e 56dbmV
Signal to Noise Ratio(SNR DS): Maior ou igual a 33dB
Signal to Noise Ratio(SNR UP): Acima de 27dB

Se o seu sinal está dentro dos níveis ideais de potência, o seu modem vai funcionar normalmente!
Se o seu sinal está dentro dos nominais, que é o padrão na maioria dos modens, mas estão fora dos ideais, o seu modem provavelmente irá funcionar, mas pode estar sujeitos a problemas.
Mas se o seu sinal estiver totalmente fora dos níveis nominais de potência, você provavelmente terá problemas de conexão!
http://tvgosat.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=81



 
ah finalmente achei:

5GQuCbj.jpg


alguém avalia ?
Aqui um divisor de -7db as vezes aumenta o TX e diminui o RX.
 
Pessoal se a operadora Net bloquear a configuração bridge nos roteadores que cede em comodato e mesmo assim eu colocar o meu roteador próprio após o da operadora ele vai fazer um gerenciamento diferente das rotas? O modem da operadora em tese vai escolher determinadas rotas pois o bridge não estaria ativado, porém quando o sinal entrar no meu roteador ele não irá modificar os caminhos?

Se hoje a operadora restringi o meu acesso a determinados conteúdos eu consigo driblar isso setando o modem dela para bridge usando o meu Archer C9 como principal, e se ela começar a bloquear o acesso ao bridge nos modems que cede a base de clientes? Ainda assim eu poderia usar um roteador após o modem dele para gerenciar de outras maneiras as rotas?
 

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