[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Faz um teste pra gente: coloca na conexao wifi do celular pra modo estatico, colocando ip , ip gateway , dns ... e faça conexão e testa. Aguardamos
Como eu disse no celular é mais frequente, mas no momento em que fiz a alteração ontem a rede estava OK e permanece até agora. Vou observando se há alterações.
Usei o DNS primário: 8.8.8.8 e secundário: 1.1.1.1

Testes ontem:
Testes hoje

##edit
Acabei de testar no app do Twitter e não conseguiu carregar.
Lendo o comentario do amigo ai embaixo eu percebi que ainda não tinha tentado ver pelo browser, abri o twitter pelo chrome no celular e tudo carregou perfeitamente.

Assinei em Julho/2018 um combo com 4 pontos de TV (3 gratuitos, adicionais) + 100/50 de internet + telefone ilimitado Brasil, semelhante ao que eu tinha na NET na época, com mais canais de TV, e mais barato em quase 100 reais por 1 ano.
1- No primeiro dia, o decoder da sala morreu.
2- De quebra, minha casa é grande e não era possível (ao menos na época, hj já existe material) tirar o HGU da Vivo da jogada de ser um router na rede, coisa que sempre fiz na NET. Deixar meu router como AP me atrapalha, pois tenho VPN em casa e acesso minhas câmeras, meu PC e meu NAS dessa forma quando tô fora de casa. Repito: parece que hoje, já tem um jeitinho de matar o HGU da jogada, porém não pude testar por não ter mais Vivo.
3- já discordaram de mim aqui nesse tópico do fórum e salvo engano, no tópico da Vivo também, MAS... na época, me parecia um shaping exagerado na rede, eu tentava usar os apps de Facebook e Instagram, por exemplo, e era impossível usar a rede social. As imagens não carregavam de forma alguma, era insuportável, e isso em horários aleatórios. A mesma situação não ocorria no 4G da Claro e da própria Vivo, e também não ocorria caso o acesso fosse via browser... isso pra mim caracteriza em todas as condições, traffic shaping. O mesmo não ocorreu nunca com a NET.
4- A TV da Vivo é um menino perto da TV da NET (e isso até hoje, principalmente para quem tem equipamento de alta definição de som).

A soma desses fatores me arremessou com força de volta pra NET. Os 5ms a menos de ping (média) e os 40 megas de upload a mais, não era suficiente pra me encher tanto o saco.

Última edição:
Penso assim também, no geral no momento não valia a pena...
No seu caso o que foi decisivo pra cancelar a vivo ?
Assinei em Julho/2018 um combo com 4 pontos de TV (3 gratuitos, adicionais) + 100/50 de internet + telefone ilimitado Brasil, semelhante ao que eu tinha na NET na época, com mais canais de TV, e mais barato em quase 100 reais por 1 ano.
2- De quebra, minha casa é grande e não era possível (ao menos na época, hj já existe material) tirar o HGU da Vivo da jogada de ser um router na rede, coisa que sempre fiz na NET. Deixar meu router como AP me atrapalha, pois tenho VPN em casa e acesso minhas câmeras, meu PC e meu NAS dessa forma quando tô fora de casa. Repito: parece que hoje, já tem um jeitinho de matar o HGU da jogada, porém não pude testar por não ter mais Vivo.
3- já discordaram de mim aqui nesse tópico do fórum e salvo engano, no tópico da Vivo também, MAS... na época, me parecia um shaping exagerado na rede, eu tentava usar os apps de Facebook e Instagram, por exemplo, e era impossível usar a rede social. As imagens não carregavam de forma alguma, era insuportável, e isso em horários aleatórios. A mesma situação não ocorria no 4G da Claro e da própria Vivo, e também não ocorria caso o acesso fosse via browser... isso pra mim caracteriza em todas as condições, traffic shaping. O mesmo não ocorreu nunca com a NET.
4- A TV da Vivo é um menino perto da TV da NET (e isso até hoje, principalmente para quem tem equipamento de alta definição de som).

A soma desses fatores me arremessou com força de volta pra NET. Os 5ms a menos de ping (média) e os 40 megas de upload a mais, não era suficiente pra me encher tanto o saco.

Nos outros pontos não tenho base pra afirmar, mas desse pontos aí, de fato, fiz testes extensivos de rota, ping e down no que mais usamos aqui em casa...
O ping na média geral teve diferença de 11ms a favor da vivo, o que não gera nenhum tipo de transtorno pra ser quase imperceptível...
O down na Net ficava em 23~27MB na vivo ficava entre 29~35 também não é algo que cause grandes mudanças no dia a dia.
O up ja não tem comparação mesmo, na vivo batia os 290Mb facilmente contra os clássicos 20Mb.
E de fato a TV eu achei a experiência bem ruim e qualidade de imagem não é a mesma comparado a experiência da Net..
Juntando tudo isso e colocando na balança de preço e pacote não fazia muito sentido. Eu esperava mais da fibra.

Nos outros pontos não tenho base pra afirmar, mas desse pontos aí, de fato, fiz testes extensivos de rota, ping e down no que mais usamos aqui em casa...
O ping na média geral teve diferença de 11ms a favor da vivo, o que não gera nenhum tipo de transtorno pra ser quase imperceptível...
O down na Net ficava em 23~27MB na vivo ficava entre 29~35 também não é algo que cause grandes mudanças no dia a dia.
O up ja não tem comparação mesmo, na vivo batia os 290Mb facilmente contra os clássicos 20Mb.
E de fato a TV eu achei a experiência bem ruim e qualidade de imagem não é a mesma comparado a experiência da Net..
Juntando tudo isso e colocando na balança de preço e pacote não fazia muito sentido. Eu esperava mais da fibra.
O seu ainda deu 11ms... meu ping médio pra qualquer lugar que costumo acessar daqui é 11-13ms, então a diferença pros 4-6 da Vivo é ainda menor que no seu caso.
O download, na época, era Vivo Fibra 100 megas contra Net Virtua 120 megas... insignificante a diferença, e também seria insignificante hoje com Net 240 comparando com Vivo 300.
O upload era 50 megas (50%, meu down era 100) e ok, batia os 50 teóricos... porém oscila demais, o da Net faz upload a 2.2 mb/s constantes, o da vivo oscilava a cada segundo entre 4 e 5mb/s. E, no dia a dia, insignificante também.
A TV é péssima, imagem ruim, som ruim, decodificador feito de açúcar.
Na NET, recebo o 5.1 real direto no meu receiver, nada de Pro-Logic. A TV da NET pode fazer escola tranquila no nosso país, a que mais se aproxima é a Sky, que sofre os males do meio físico e acaba perdendo pra NET em qualidade de imagem e estabilidade, do mesmo jeito.

Inclusive, pela primeira vez em 22 anos de NET (18 em São Paulo, 4 em Taubaté), to tendo problema com a TV da NET. Porém, o nível de atendimento dos técnicos tá inacreditavelmente excelente (nao sao terceirizados). Em alguns momentos, a imagem quadricula/trava por alguns segundos, e eles não conseguem justificar a atenção da engenharia só de falar (problema da cultura da empresa)... deixaram o Trilithic comigo, pois o problema geralmente ocorre a noite. E pude filmar a oscilação de MER e BER nos momentos em que a imagem quadricula, enviei por whatsapp e endossaram pro time de engenharia, que há de tratar em curto prazo. Ou seja, rapidamente tive um excelente atendimento pra sanar meu problema.

vZYOZpE.jpg

Não existe receita de bolo. A mesma empresa no país tem 300 formas de trabalhar diferente, principalmente por causa de técnicos, rede física, tudo é relativo. Eu tinha Net 240/20, sem nenhum problema, muito estável, modem estável e wi-fi bons. Mudei para a vivo 200/100 e agora 300/150. Único ponto ruim para a vivo são os seus routers que o wi-fi é ruim, mas usar videoconferência, Netflix, YouTube, estremar jogos do ps4 sem gargalar para mim tem o seu principal ponto positivo para a vivo. Estava satisfeito com a NET, mas estou mais ainda com a vivo.

Não existe receita de bolo. A mesma empresa no país tem 300 formas de trabalhar diferente, principalmente por causa de técnicos, rede física, tudo é relativo. Eu tinha Net 240/20, sem nenhum problema, muito estável, modem estável e wi-fi bons. Mudei para a vivo 200/100 e agora 300/150. Único ponto ruim para a vivo são os seus routers que o wi-fi é ruim, mas usar videoconferência, Netflix, YouTube, estremar jogos do ps4 sem gargalar para mim tem o seu principal ponto positivo para a vivo. Estava satisfeito com a NET, mas estou mais ainda com a vivo.
A prova de que há várias formas de trabalhar é a postura da Vivo aqui em Fortaleza.
Nos raros bairros que ela sobrepôs a rede de fibra com a da GVT, se tu contratar com o televendas a fibra, com pouco tempo depois te ligam de um tal de "setor de qualidade" dizendo que não tem fibra na tua região (mesmo com uma caixa CTO praticamente na tua calçada) e tentam te empurrar a conexão de cobre da ex-GVT, ainda justificando que é a mesma coisa da fibra.
Já fizeram isso com 3 amigos meus aqui, um deles tem cadastro aqui no Adrenaline. @werlitong pode confirmar aqui essa história.

Última edição:
A prova de que há várias formas de trabalhar é a postura da Vivo aqui em Fortaleza.
Nos raros bairros que ela sobrepôs a rede de fibra com a da GVT, se tu contratar com o televendas a fibra, com pouco tempo depois te ligam de um tal de "setor de qualidade" dizendo que não tem fibra na tua região (mesmo com uma caixa CTO praticamente na tua calçada) e tentam te empurrar a conexão de cobre da ex-GVT, ainda justificando que é a mesma coisa da fibra.
Já fizeram isso com 3 amigos meus aqui, um deles tem cadastro aqui no Adrenaline. @werlitong pode confirmar aqui essa história.
quer falar de qualidade de operadora, e ainda mais da vivo? :hmm:
esses fdp tiveram a cachora de me fala via telefone que o numero do meu prédio NÃO EXISTE na rua, e o puto do cara que atualiza o endereço na região me falou com todas as letras que não ia atualizar o cadastro da rua pq não queria :mil::mil::mil: com isso tem um cto no poste aqui na minha frente com vaga e não posso ter vivo 300Mb.
espero no fundo do meu coração que esse cara que atua aqui na região não seja uma pessoa bem sucedida na vida e que tenha vários problemas :safadao:

comparando com a net, na boa dos poucos problemas técnicos que tive, era ligar la e pasmar de me atenderem presencialmente no mesmo dia.

Como eu disse no celular é mais frequente, mas no momento em que fiz a alteração ontem a rede estava OK e permanece até agora. Vou observando se há alterações.
Usei o DNS primário: 8.8.8.8 e secundário: 1.1.1.1

Testes ontem:
Testes hoje

##edit
Acabei de testar no app do Twitter e não conseguiu carregar.
Lendo o comentario do amigo ai embaixo eu percebi que ainda não tinha tentado ver pelo browser, abri o twitter pelo chrome no celular e tudo carregou perfeitamente.
Sei que e meio chato perguntar etapas por etapas, esse app do Twitter esta com todas as permissoes para celular? Pelo relato, firewall pode estar bloqueando alguma porta pra utilza-lo, se tiver como testar em outros dispositivos.... tudo ocorre por rotas congestionadas, mas nao custa fazer teste por teste ate acionar a claro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sei que e meio chato perguntar etapas por etapas, esse app do Twitter esta com todas as permissoes para celular? Pelo relato, firewall pode estar bloqueando alguma porta pra utilza-lo, se tiver como testar em outros dispositivos.... tudo ocorre por rotas congestionadas, mas nao custa fazer teste por teste ate acionar a claro
, lembrei agora, no proprio site https://downdetector.com.br/ relatos de usuarios reclamando de tudo desde whatsapp, twitter, insta...

Última edição:
esses fdp tiveram a cachora de me fala via telefone que o numero do meu prédio NÃO EXISTE na rua, e o puto do cara que atualiza o endereço na região me falou com todas as letras que não ia atualizar o cadastro da rua pq não queria :mil::mil::mil: com isso tem um cto no poste aqui na minha frente com vaga e não posso ter vivo 300Mb.
espero no fundo do meu coração que esse cara que atua aqui na região não seja uma pessoa bem sucedida na vida e que tenha vários problemas :safadao:

comparando com a net, na boa dos poucos problemas técnicos que tive, era ligar la e pasmar de me atenderem presencialmente no mesmo dia.
Sim, eu vi o seu depoimento sobre isso outro dia no fórum.
Meu vizinho também teve o pedido negado pelo mesmo motivo.
Segundo eles, o número da casa dele não existe, sendo que o cara recebe conta de água, luz e celular (por exemplo) normalmente.
Hoje ele tem NET, que instalou lá sem problema algum.

Última edição:

tive um problema parecido, ano passado, mudei para um endereço que tinha vivo fibra d até 300mb (consultei antes de me mudar), quando fui assinar a vivo, pra minha surpresa o site dizia que apenas um plano de 25Mbs + 25Mbs estava disponível, ok, liguei na central e por surpresa o atendente falou que era SOMENTE 25Mbs adsl (???), pois não tinha mais portas na cto disponíveis, bom, fiquei de saco cheio e coloquei a net de 120mb. No dia da instalação da net, falei com o síndico e ele disse que só ele assinava vivo fibra, e que tinha uma caixa de fibra instalada no prédio, nesse momento eu fiquei mto puto. Depois da instalação, ainda liguei de novo e falaram a mesma coisa, questionei sobre e ficaram me enrrolando tentando empurrar 25mb adsl.
1 ano se passou diante desse fato, e novamente, pela minha surpresa, o site atualizou e mostra 300 megas disponível no meu endereço AHUEHUEHUEHUE. Vou deixar alguns prints do pacote de fibra vendido como adsl

tive um problema parecido, ano passado, mudei para um endereço que tinha vivo fibra d até 300mb (consultei antes de me mudar), quando fui assinar a vivo, pra minha surpresa o site dizia que apenas um plano de 25Mbs + 25Mbs estava disponível, ok, liguei na central e por surpresa o atendente falou que era SOMENTE 25Mbs adsl (???), pois não tinha mais portas na cto disponíveis, bom, fiquei de saco cheio e coloquei a net de 120mb. No dia da instalação da net, falei com o síndico e ele disse que só ele assinava vivo fibra, e que tinha uma caixa de fibra instalada no prédio, nesse momento eu fiquei mto puto. Depois da instalação, ainda liguei de novo e falaram a mesma coisa, questionei sobre e ficaram me enrrolando tentando empurrar 25mb adsl.
1 ano se passou diante desse fato, e novamente, pela minha surpresa, o site atualizou e mostra 300 megas disponível no meu endereço AHUEHUEHUEHUE. Vou deixar alguns prints do pacote de fibra vendido como adsl

teu caso ae pode ter sido por lotarem o limite de splitagem, o meu aqui é mais bizzaro meu numero é 290 e não existe no sistema, o 289 que esta do outro lado de frente tem disponível, e o números 300 e 276(estão respectivamente vizinhos de parede a esquerda e direita) tb tem disponível.
pra falar a verdade no meu quarteirão do numero 155 a 783 ate números que não existem tem disponível pra assinar menos o nosso prédio no 290 :mil:

enfim num adianta ficar reclamando por não ter vivo, o esquema é torcer pra net da um jeito nesse upload que ta foda e de que a oi resolva passar a fibra deles por aqui :haha:

Cara a Vivo é uma empresa muito 171.
De todas as telecom ela é a mais mau carater.
Me lembro que meu pai tinha na empresa dele telefones fixo da Telefonica na epoca meados de 2000/2001, e ele sempre reclamava que eles roubavam (na epoca nao havia cobertura de outra empresa).
Sempre reparei que eles se esforcam ao maximo para sugar dinheiro do cliente.
Por exemplo, na empresa do meu pai tem vivo vdsl (antiga gvt).
A conta ficou atrasada por 15 dias, a FDP da vivo deixou a internet inavegavel. Nada abria nada carregava.
A Claro por exemplo nao faz isso.
Eu ja esqueci de pagar uma fatura por 30 dias e em MOMENTO ALGUM a Claro abaixou a qualidade da navegacao.
Aqui em casa so ha internet fixa d Claro, se chegar Vivo antes da Oi me oferecendo 300 mbps por 30 reais por mes eu juro q eu nao assino.
Alias, o único motivo que me faz sair da Claro é que a Oi/Vivo usam FTTH, latencia mais baixa e upload mais alto.
Eu odeio a vivo! Eles sao os mais caros e os mais filhos da puta!

Aqui tá bacana ping pro facebook:

Código:
Rastreando a rota para facebook.com [2a03:2880:f148:82:face:b00c:0:25de]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  2804:14d:9eXXXXXXXX
  2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  3    14 ms    14 ms    10 ms  2804:14d:9e00:a05::1
  4    10 ms    10 ms     9 ms  2804:a8:2:c2::7c5
  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  6     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9    15 ms    16 ms    12 ms  ae0.pr03.gru2.tfbnw.net [2620:0:1cff:dead:beee::b06]
 10    22 ms    14 ms    14 ms  po131.asw02.gru1.tfbnw.net [2620:0:1cff:dead:beef::28a]
 11    16 ms    14 ms    12 ms  po226.psw04.gru1.tfbnw.net [2620:0:1cff:dead:beef::1729]
 12    12 ms    13 ms    12 ms  po4.msw1al.01.gru1.tfbnw.net [2a03:2880:f048:ffff::b3]
 13    14 ms    13 ms    11 ms  edge-star-mini6-shv-01-gru1.facebook.com [2a03:2880:f148:82:face:b00c:0:25de]

Rastreamento concluído.

Muitos saltos hein. Facebook tem um peering excelente.

Código:
Tracing route to star-mini.c10r.facebook.com [31.13.74.35]
over a maximum of 30 hops:

1     2 ms     2 ms     1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3    13 ms    15 ms    15 ms  c9112083.virtua.com.br [201.17.32.131]
  4    12 ms    14 ms    12 ms  ae7.pr01.gig2.tfbnw.net [157.240.66.206]
  5    34 ms    17 ms    12 ms  po101.psw03.gig2.tfbnw.net [157.240.42.207]
  6    12 ms    14 ms    10 ms  173.252.67.131
  7    11 ms    11 ms    10 ms  edge-star-mini-shv-01-gig2.facebook.com [31.13.74.35]

Trace complete.

A vivo não é pra qualquer um. Kkkkkkk

NET já é a Tim dos celulares é do povão.
Depende... tive Vivo e cancelei, por achar uma bost@. Não sei se melhorou, mas não sou o único a enxergar o serviço dela dessa forma. As CTO da minha região tem poucas fibras, já os taps da NET... tudo lotado. Fora um ou outro cliente com operadoras menores regionais. Detalhe, a NET aqui é mais caro. A vivo aqui na região abre as pernas... é complicado. Acredito que possam ter melhorado o péssimo serviço que prestavam em 2018 quando assinei, mas que fica uma imagem horrível, isso fica.

Cara a Vivo é uma empresa muito 171.
De todas as telecom ela é a mais mau carater.
Me lembro que meu pai tinha na empresa dele telefones fixo da Telefonica na epoca meados de 2000/2001, e ele sempre reclamava que eles roubavam (na epoca nao havia cobertura de outra empresa).
Sempre reparei que eles se esforcam ao maximo para sugar dinheiro do cliente.
Por exemplo, na empresa do meu pai tem vivo vdsl (antiga gvt).
A conta ficou atrasada por 15 dias, a FDP da vivo deixou a internet inavegavel. Nada abria nada carregava.
A Claro por exemplo nao faz isso.
Eu ja esqueci de pagar uma fatura por 30 dias e em MOMENTO ALGUM a Claro abaixou a qualidade da navegacao.
Aqui em casa so ha internet fixa d Claro, se chegar Vivo antes da Oi me oferecendo 300 mbps por 30 reais por mes eu juro q eu nao assino.
Alias, o único motivo que me faz sair da Claro é que a Oi/Vivo usam FTTH, latencia mais baixa e upload mais alto.
Eu odeio a vivo! Eles sao os mais caros e os mais filhos da puta!

Muitos saltos hein. Facebook tem um peering excelente.

Código:
Tracing route to star-mini.c10r.facebook.com [31.13.74.35]
over a maximum of 30 hops:

1     2 ms     2 ms     1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3    13 ms    15 ms    15 ms  c9112083.virtua.com.br [201.17.32.131]
  4    12 ms    14 ms    12 ms  ae7.pr01.gig2.tfbnw.net [157.240.66.206]
  5    34 ms    17 ms    12 ms  po101.psw03.gig2.tfbnw.net [157.240.42.207]
  6    12 ms    14 ms    10 ms  173.252.67.131
  7    11 ms    11 ms    10 ms  edge-star-mini-shv-01-gig2.facebook.com [31.13.74.35]

Trace complete.
Talvez seja pelo IPv6, não fiz no IPv4 pra ver como tá... eu moro no interior, tenho uns 3 saltos a mais do que quem mora na capital, pra chegar na capital.

, lembrei agora, no proprio site https://downdetector.com.br/ relatos de usuarios reclamando de tudo desde whatsapp, twitter, insta...
Está com as permissões sim. Outros dispositivos moveis não é possivel eu testar, mas tanto no browser do proprio celular e no pc ambos carregaram 100% enquanto o app não.
Nesse site que você comentou próximo ao horário que eu tive esse problema (entorno de 10:50AM) há alguns relatos pro twitter.

Só pra lembrar que nesse App é só o que eu mais vejo ocorrer, mas diversas vezes ocorre na rede inteira independente de plataforma (SO, app/browser, etc). No caso mais extremo já passei só funcionavam serviços da Google e do Facebook (fb, insta, whatsapp, google, gmail) tudo isso conectava muito rapidamente como se não houvesse problemas, mas pra todo o resto não havia conexão.

Aqui em Cuiabá quando estavam cabeando, tinha rua que não tinha asfalto ou esgoto encanado, mas tinha tap da NET.
kkkkkk
mermao na india, bangladesh e vietna
NAO TEM AGUA!
Mas tem 4G rapido pacaralho !!! Eu tava em Bangladesh um pais MUIIIITO pobre e muito fodido, mas o sinal do 4,5g tava torando 250mbps down!
Alias na India ja tem 5G aos montes.

Depende... tive Vivo e cancelei, por achar uma bost@. Não sei se melhorou, mas não sou o único a enxergar o serviço dela dessa forma. As CTO da minha região tem poucas fibras, já os taps da NET... tudo lotado. Fora um ou outro cliente com operadoras menores regionais. Detalhe, a NET aqui é mais caro. A vivo aqui na região abre as pernas... é complicado. Acredito que possam ter melhorado o péssimo serviço que prestavam em 2018 quando assinei, mas que fica uma imagem horrível, isso fica.

Talvez seja pelo IPv6, não fiz no IPv4 pra ver como tá... eu moro no interior, tenho uns 3 saltos a mais do que quem mora na capital, pra chegar na capital.
ate aonde sei, o fb usa akamai e a akamai tem presenca na porra toda.
faz um tracert ai usando ipv4.
Se for windows é so digitar o comando tracert /4 www.facebook.com

kkkkkk
mermao na india, bangladesh e vietna
NAO TEM AGUA!
Mas tem 4G rapido pacaralho !!! Eu tava em Bangladesh um pais MUIIIITO pobre e muito fodido, mas o sinal do 4,5g tava torando 250mbps down!
Alias na India ja tem 5G aos montes.

ate aonde sei, o fb usa akamai e a akamai tem presenca na porra toda.
faz um tracert ai usando ipv4.
Se for windows é so digitar o comando tracert /4 www.facebook.com
FB tem CDN próprio, salvo engano.

Segue tracert:

Código:
Rastreando a rota para facebook.com [157.240.222.35]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  ROUTER [192.168.111.1]
  2    15 ms    13 ms    12 ms  10.13.0.1
  3     9 ms    10 ms    10 ms  bb02d878.virtua.com.br [187.2.216.120]
  4    11 ms    12 ms    10 ms  embratel-H0-3-0-1-4004-agg02.tte.embratel.net.br [189.43.66.1]
  5    18 ms    19 ms    15 ms  ebt-H0-6-1-0-agg02.sjc.embratel.net.br [200.230.243.245]
  6    14 ms    23 ms    18 ms  ebt-H0-8-0-0-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.212.115]
  7    18 ms    15 ms    14 ms  ebt-B1102-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.243.32]
  8    13 ms    15 ms    14 ms  ebt-H0-2-1-1-agg01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.34]
  9    13 ms    13 ms    16 ms  ae17.pr04.gru2.tfbnw.net [103.4.96.236]
 10    19 ms    23 ms    15 ms  po141.asw01.gru1.tfbnw.net [31.13.30.184]
 11    21 ms    17 ms    14 ms  po215.psw04.gru1.tfbnw.net [157.240.33.151]
 12    14 ms    13 ms    15 ms  173.252.67.169
 13    14 ms    13 ms    20 ms  edge-star-mini-shv-01-gru1.facebook.com [157.240.222.35]

Rastreamento concluído.

FB tem CDN próprio, salvo engano.

Segue tracert:

Código:
Rastreando a rota para facebook.com [157.240.222.35]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  ROUTER [192.168.111.1]
  2    15 ms    13 ms    12 ms  10.13.0.1
  3     9 ms    10 ms    10 ms  bb02d878.virtua.com.br [187.2.216.120]
  4    11 ms    12 ms    10 ms  embratel-H0-3-0-1-4004-agg02.tte.embratel.net.br [189.43.66.1]
  5    18 ms    19 ms    15 ms  ebt-H0-6-1-0-agg02.sjc.embratel.net.br [200.230.243.245]
  6    14 ms    23 ms    18 ms  ebt-H0-8-0-0-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.212.115]
  7    18 ms    15 ms    14 ms  ebt-B1102-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.243.32]
  8    13 ms    15 ms    14 ms  ebt-H0-2-1-1-agg01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.34]
  9    13 ms    13 ms    16 ms  ae17.pr04.gru2.tfbnw.net [103.4.96.236]
10    19 ms    23 ms    15 ms  po141.asw01.gru1.tfbnw.net [31.13.30.184]
11    21 ms    17 ms    14 ms  po215.psw04.gru1.tfbnw.net [157.240.33.151]
12    14 ms    13 ms    15 ms  173.252.67.169
13    14 ms    13 ms    20 ms  edge-star-mini-shv-01-gru1.facebook.com [157.240.222.35]

Rastreamento concluído.
Eles usam a infra da akamai.
Como o google usa aqui no brasil equinix entre outras empresas.

Aqui no rio o google usa infra da equinix https://peering.google.com/#/infrastructure

Eu iria atrás e processava. Nessa crise, processo é renda extra.

Normal, isso depende muito do server que tá rodando o Speedtest. Aqui (Taubaté/SP), o server speedtest mais próximo da Claro/NET fica em São José dos Campos e quase 100% das minhas rotas passam por SJC também, porém o server de lá é horrível. Já me deu 225ms de ping, e 10mbps de banda, contra outros servidores da região me dando 11ms e 250mbps de banda. Isso muda bastante, por isso é importante sempre testar em vários servidores e ter uma listinha dos que costumam ter melhores respostas.

Cara eu já nem testo a velocidade mais no server da net aqui de SJC, 80% das vezes dá esses 220-230 de ping, um absurdo. Acabo usando o da NIPBR como referência.

Users who are viewing this thread

Voltar