[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Facebook aqui tem CDN sim! So tu pegar qualquer foto no Instagram e ver aonde ta hospedada

vVZTXx1.png

rYDMqbx.png
Tem.
A NET aqui em Fortaleza tem CDN do Facebook, Instagram e Whatsapp.
Usavam até alguns anos atrás, mas hoje possuem a própria infra (CDN), o FNA que atende o facebook, instagram e whatsapp.

fb, whatsapp, instagram
Netflix
google,youtube,gmail, googlemaps....

todos usam infra mista.

Por exemplo, o Netflix instala um servidor dentro do DC/rack do ISP.
Facebook deve fazer isso tambem

Antes do fb ter comprado o whatsapp eles usavam CDN da Softlayer e ate mesmo apos o FB ter comprado o Whatsapp, o whatsapp continuou usando a infra da softlayer por um bom tempo.

Tracert pra um dominio do instagram
5e69ef34295f60e8ef01cf70163c92d2.png

Tracert pra um dominio do whatsapp
DiOpa.png

Tracert pra um ip de streaming do netflix. O netflix usa um projeto propio chamado https://openconnect.netflix.com/pt_br/
6640b42385fb220b18b1de133b629ec5.png

Tracert video youtube
cd22a894c70d187b5b74bc0e02decf39.png

Ja o spotify usa a infra do google (pelo menos aqui na minha regiao)
96c4ddd44213d42a3fa96ca47df845a6.png

O flickr usa AWS (Amazon)
db095590b214091c84595efaabb11506.png

fb, whatsapp, instagram
Netflix
google,youtube,gmail, googlemaps....

todos usam infra mista.

Por exemplo, o Netflix instala um servidor dentro do DC/rack do ISP.
Facebook deve fazer isso tambem

Antes do fb ter comprado o whatsapp eles usavam CDN da Softlayer e ate mesmo apos o FB ter comprado o Whatsapp, o whatsapp continuou usando a infra da softlayer por um bom tempo.

Tracert pra um dominio do instagram
5e69ef34295f60e8ef01cf70163c92d2.png

Tracert pra um dominio do whatsapp
DiOpa.png

Tracert pra um ip de streaming do netflix. O netflix usa um projeto propio chamado https://openconnect.netflix.com/pt_br/
6640b42385fb220b18b1de133b629ec5.png

Tracert video youtube
cd22a894c70d187b5b74bc0e02decf39.png

Ja o spotify usa a infra do google (pelo menos aqui na minha regiao)
96c4ddd44213d42a3fa96ca47df845a6.png

O flickr usa AWS (Amazon)
db095590b214091c84595efaabb11506.png

Exatamente. O FNA, é o mesmo esquema, assim como o Google com o seus GGC`s.

A NET geralmente tem essas 4 CDN`s instaladas localmente:
- Google (GGC)
- Netflix (OCA)
- Facebook (FNA)
- Akamai

Sobre a Akamai, essa é mais "tricky", pois nem sempre vai apontar para a CDN dentro da rede da NET, devido a forma como é gerida.

Um domínio que sempre aponta para a CDN local (ao menos aqui) é o tiktok:

Código:
C:\Users\User>tracert www.tiktok.com

Rastreando a rota para a2047.r.akamai.net [201.82.12.233]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     7 ms     8 ms     7 ms  10.X.0.1
  3     9 ms     8 ms     7 ms  c9520078.virtua.com.br [201.82.0.120]
  4     7 ms     8 ms     8 ms  c9520ce9.virtua.com.br [201.82.12.233]

Olá pessoal,
Estou querendo sair da vivo 300/150, e tem a opção do FTTH da Claro e Oi,
Vocês recomendam ir pra Claro?
Por aqui tenho duas experiências com ela, a primera é móvel que parece um queijo suiço de tanto buraco na cobertura e funciona relativamente bem quando tem sinal, além de um amigo que tem o FTTH e a voz dele trava bastante no Discord, apesar de os outros serviços funcionarem sem problemas.

Olá pessoal,
Por aqui tenho duas experiências com ela, a primera é móvel que parece um queijo suiço de tanto buraco na cobertura e funciona relativamente bem quando tem sinal, além de um amigo que tem o FTTH e a voz dele trava bastante no Discord, apesar de os outros serviços funcionarem sem problemas.
Como você tem opções. Assina as 2 ao mesmo tempo e testa as 3 juntas, dentro dos 7 dias e decide qual cancelar. Assim vais ter um veredicto.

Olá pessoal,

Claro FTTH é boa. Agora cidade com OI,VIVO e Claro FTTH é rara hein. Qual o valor do upload que aparece no plano da sua cidade?

- Google (GGC)
- Netflix (OCA)
- Facebook (FNA)
- Akamai

Sobre a Akamai, essa é mais "tricky", pois nem sempre vai apontar para a CDN dentro da rede da NET, devido a forma como é gerida.

Código:

com no máximo 30 saltos:

Eles estao usando akamai mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal,
tu e sortudo demais hein!!

Qual sua cidade?

Como você tem opções. Assina as 2 ao mesmo tempo e testa as 3 juntas, dentro dos 7 dias e decide qual cancelar. Assim vais ter um veredicto.

Excelente ideia, muito obrigado.

Claro FTTH é boa. Agora cidade com OI,VIVO e Claro FTTH é rara hein. Qual o valor do upload que aparece no plano da sua cidade?

Pois é, dei uma procurada por "upload" aqui no control+F nas páginas de contratar e internet fixa não consegui achar velocidades, onde será que acho?
Um outro detalhe, a Claro é de longe a que tem a maior cobertura FTTH na cidade, em relação a Vivo e Oi, e também o menor market share, possivelmente pela má fama no móvel.

A cidade é Pouso Alegre, MG.

Gente, eu to com um problema no upload aqui. Testei 2 roteadores diferentes e dá na mesma. Quando eu testo, ele claramente bate os 9mb que deveria certas horas (plano de 120) mas, depois de um tempo, não sei o que acontece que limita de 1 a 0.5 mb e fica nojento. Começa a partir das 18h parece e fica nisso até o outro dia, nem de madrugada muda. A steam começa a cair sem parar, o chat da twitch mesma coisa, ele congela, reconecta, congela, reconecta, tá um saco isso. Parece que é uma limitação deliberada da parte deles. A solução é ligar lá mesmo ou tem alguma outra saída?

Pois é, dei uma procurada por "upload" aqui no control+F nas páginas de contratar e internet fixa não consegui achar velocidades, onde será que acho?
Um outro detalhe, a Claro é de longe a que tem a maior cobertura FTTH na cidade, em relação a Vivo e Oi, e também o menor market share, possivelmente pela má fama no móvel.

É FTTH mesmo. Eu iria assinar e se n curtir cancelar dentro dos 7 dias.

se for ftth mesmo a velocidade do upload é metade do download.
Monsta o combo e depois clica na internet.
Eu tentei montar um plano aqui pra tirar print mas nao consigo achar um CEP que tenho cobertura de internet fibra.

Outra indicativo é o preco da banda larga.

dc83474f4a630b0e61154a4e46518916.png

Última edição:
Fiz alguns teste aqui e descobri que o WhatsApp, facebook e instagram também possuem CDN aqui na minha rota, netflix e youtube também.

Olá pessoal,
Percebi que aqui em Minas, pelo menos aqui em Montes Claros MG as rotas da oi no geral são melhores do que da claro, não sei se vc vai usar a internet pra jogos mais fica a dica,em termo de preços a claro se sai melhor

Cara eu já nem testo a velocidade mais no server da net aqui de SJC, 80% das vezes dá esses 220-230 de ping, um absurdo. Acabo usando o da NIPBR como referência.

Vocês falando nisso, eu lembrei que na empresa de sjc quando colocaram nipbr no começo do ano, eu testando speedtest e o pessoal da empresa comentou que o servidor da claro era uma porcaria e tal, que usavam o da nipbr para testar, então esse problema é de longa data.
Bom mas o fato é que durante os primeiros dias, pessoal lá testando e tal, viram que o speedtest no servidor da claro usando a nipbr ficava sempre bom! rsrs Bizarro a rede estar ruim para os próprios clientes e boa para gente de fora.
Em todo caso acabei de fazer um teste usando nipbr e para o servidor claro de sjc deu 3ms.

[/QUOTE]
É FTTH mesmo. Eu iria assinar e se n curtir cancelar dentro dos 7 dias.

Acredito que vou acabar fazendo isso mesmo.

se for ftth mesmo a velocidade do upload é metade do download

Deve ser pra poder fazer frente com a vivo e oi, e não tem muito sentido deixar as velocidades de up do DOCSIS no FTTH.

Percebi que aqui em Minas, pelo menos aqui em Montes Claros MG as rotas da oi no geral são melhores do que da claro, não sei se vc vai usar a internet pra jogos mais fica a dica,em termo de preços a claro se sai melhor

Isso é uma coisa importante, antigamente o pessoal reclamava bastnate das rotas.
Eu acho muito estranho o fato da Claro estar com preços bastante agressivos e não ter conseguido nem metade de ms da oi ou vivo.
Pelos dados de abril da anatel, ela tinha 9,1% enquanto Oi e Vivo tinham 22,3% e 22,0% respectivamente.

Ah, eles usam modem Huawei padrão no FTTH, certo?
Será que ele aguenta um "uso doméstico" do tipo 5 pessoas assistindo live/navegando/jogando sem travar ou subir o ping?

Acredito que vou acabar fazendo isso mesmo.

Deve ser pra poder fazer frente com a vivo e oi, e não tem muito sentido deixar as velocidades de up do DOCSIS no FTTH.

Isso é uma coisa importante, antigamente o pessoal reclamava bastnate das rotas.
Eu acho muito estranho o fato da Claro estar com preços bastante agressivos e não ter conseguido nem metade de ms da oi ou vivo.
Pelos dados de abril da anatel, ela tinha 9,1% enquanto Oi e Vivo tinham 22,3% e 22,0% respectivamente.

Ah, eles usam modem Huawei padrão no FTTH, certo?
Será que ele aguenta um "uso doméstico" do tipo 5 pessoas assistindo live/navegando/jogando sem travar ou subir o ping?

sim,achei as rotas da claro bem zuadas daqui de Minas,tanto nacionais como internacionais,e a respeito do modem pelo menos na casa de um parente que possui 120 mb realmente é da Huawei,e acredito que não terá problema a respeito de 5 pessoas usar ao mesmo tempo,pelo menos no cabo,o wifi dele achei que tem uma cobertura legal,porém os dias que fiz testes na casa do parente ele apresentou 2 quedas na internet,tanto na rede 2.4 e na 5 ghz,no wifi não carregava nada e no cabo estava normal,pode ter sido algum problema na hora,mais achei estranho.

Última edição:

- Google (GGC)
- Netflix (OCA)
- Facebook (FNA)
- Akamai

Código:

com no máximo 30 saltos:

Vale ressaltar que fazer tracert pro site da marca nao necessariamente quer dizer que o stream/video/arquivo vem do mesmo host que esta hospedando o site.

Por exemplo aqui esta um tracert pro dominio wwww.netflix.com (usa amazon) https://i.gyazo.com/7b5527f221397f5bf226573bccd15fbd.png
Mas o video vem de um servidor dentro do seu proprio ISP ou num POP proximo ao seu isp.

Fui ver um video do tiktok e o stream veio desse URL v16m.tiktokcdn.com

2f7470a3ac51e93c7a711653f1215ab9.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz alguns teste aqui e descobri que o WhatsApp, facebook e instagram também possuem CDN aqui na minha rota, netflix e youtube também.
Essas empresas colocam servidores dentro do proprio isp.
Salvo engano.

Vale ressaltar que fazer tracert pro site da marca nao necessariamente quer dizer que o stream/video/arquivo vem do mesmo host que esta hospedando o site.

Por exemplo aqui esta um tracert pro dominio wwww.netflix.com (usa amazon) https://i.gyazo.com/7b5527f221397f5bf226573bccd15fbd.png
Mas o video vem de um servidor dentro do seu proprio ISP ou num POP proximo ao seu isp.

Fui ver um video do tiktok e o stream veio desse URL v16m.tiktokcdn.com

Sim eu sei.

Mas no caso do tiktok, o vídeo também está na Akamai ( v16m.tiktokcdn.com ) e vai de encontro com o que escrevi no post: não necessariamente virá da CDN dentro da NET. Neste caso, e como aqui, apontou para uma CDN Akamai na rede da Embratel.

sim,achei as rotas da claro bem zuadas daqui de Minas,tanto nacionais como internacionais,e a respeito do modem pelo menos na casa de um parente que possui 120 mb realmente é da Huawei,e acredito que não terá problema a respeito de 5 pessoas usar ao mesmo tempo,pelo menos no cabo,o wifi dele achei que tem uma distância legal porém os dias que fiz testes na casa do parente ele apresentou 2 quedas na internet,tanto na rede 2.4 e na 5 ghz,no wifi não carregava nada e no cabo estava normal.

Obrigado pelo feedback, principalmente por alertar quanto as rotas.

Vocês falando nisso, eu lembrei que na empresa de sjc quando colocaram nipbr no começo do ano, eu testando speedtest e o pessoal da empresa comentou que o servidor da claro era uma porcaria e tal, que usavam o da nipbr para testar, então esse problema é de longa data.
Bom mas o fato é que durante os primeiros dias, pessoal lá testando e tal, viram que o speedtest no servidor da claro usando a nipbr ficava sempre bom! rsrs Bizarro a rede estar ruim para os próprios clientes e boa para gente de fora.
Em todo caso acabei de fazer um teste usando nipbr e para o servidor claro de sjc deu 3ms.

Começou a dar pau em dezembro que eu me lembre, antes disso era normal, com ping chegando até em 5, 6ms. Acho muito bizarro o que acontece hoje, acho que colocaram um link capengapro server de testes.

Sim eu sei.

Mas no caso do tiktok, o vídeo também está na Akamai ( v16m.tiktokcdn.com ) e vai de encontro com o que escrevi no post: não necessariamente virá da CDN dentro da NET. Neste caso, e como aqui, apontou para uma CDN Akamai na rede da Embratel.
Cara o lance da empresa ter um server dentro do ISP vai depender da negociação la dos caras.
Na verdade, pelo que constatei no tracert, o server da akamai na ta na rede da embratel.
A embratel faz peering direto com a akamai.

Gente, como que funciona o NOW Online (aquele que dá pra assistir pelo site) da Claro? É tipo Netflix que você paga uma mensalidade específica todo mês e tem todo o catálogo livre ou você paga por "pacotes", tipo TV por assinatura?

Gente, como que funciona o NOW Online (aquele que dá pra assistir pelo site) da Claro? É tipo Netflix que você paga uma mensalidade específica todo mês e tem todo o catálogo livre ou você paga por "pacotes", tipo TV por assinatura?
quando tinha assinado tv, o now online era igual ao now da tv.
uma ou outra programação free, uma ou outra paga era free pq tinha canal de tv assinado, e uma porrada de filme pra alugar no estilo on demand(paga o acesso e tinha tipo 24h pra ver).

quando tinha assinado tv, o now online era igual ao now da tv.
uma ou outra programação free, uma ou outra paga era free pq tinha canal de tv assinado, e uma porrada de filme pra alugar no estilo on demand(paga o acesso e tinha tipo 24h pra ver).
Saquei... Aqui eu só tenho contratado apenas o plano de internet sem mais nada, porém eu vi que tenho acesso "gratuito" a alguns conteúdos no NOW...

Pessoal, saí recentemente da NET CLARO 120mb e contratei 100mb+100 de fibra e notei que as páginas demoram MUITO pra carregar as vezes e aí com algumas pesquisas vi que se deixar o modem (RTF3505VW-N2) em BRIDGE resolve esse problema, porem eu não to conseguindo, segue o vídeo a baixo de como eu to fazendo, alguém pode me ajudar?

Users who are viewing this thread

• Voltar