[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

com a banda restrita atualmente do upstream entre 5-42MHz, nem imagino que eles tentem.
é matar os poucos canais 3.0 que já existem pra colocar 1 canal ofdma.

tem que lembrar que tem que manter os canais antigos ativos para os modens antigos no node, não é simplesmente tirar eles =p
se tirar como fica ~90% dos modens/decoders com modem docsis 3.0 e 2.0 na rede, vão ficar sem conexão alguma.

é esperar a atualização que o @Hemerson Silva conseguiu a info que iriam expandir a banda do upstream pra 5-85MHz, ae da pra começar a pensar em ter canais 3.1 ofdma.
O que provavelmente vai acontecer é o "Comcasteamento" da rede, a princípio irão expandir os modems 3.1 e os nodes terão muito mais canais do que os atuais. Na rede da Comcast por exemplo, de rede 3.1 mesmo são poucos nodes, para expandir a rede eles aumentaram o número de canais (tem node lá com 96 canais fácil). É a saída mais fácil e não mexeria tanto com compra de ativos, etc, e entregaria a mesma coisa. No upload, aí o buraco é mais embaixo, a Claro vai atualizar a rede para mid-split (node da minha rua inclusive já está pronto) porém a ideia é jogar mais canais - a intenção é chegar na casa do cliente com 8 canais com 40mbps (50mbps para o plano de 500mbps). A ativação de canal OFDMA é incerta, a luta no momento é verificar as interferências que o canal OFDM causa. Com nodes com o dobro de canais de DS e US, você consegue suplantar bem a demanda e a estabilidade será trazida com os modems que sincronizarão - em capacidade máxima - com os 32 canais DS e 8 canais US.

Aqui em Caraguá só tenho o 1.0.0.1 disponivel e ele sai pelo RJ:

Código:
C:\Users>tracert 1.0.0.1

Tracing route to one.one.one.one [1.0.0.1]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     8 ms     4 ms     3 ms  100.71.128.1
  3    24 ms     7 ms     7 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    11 ms    11 ms    13 ms  embratel-t0-1-1-0-4004-uacc04.rjoen.embratel.net.br [189.87.140.37]
  5    12 ms    14 ms    14 ms  ebt-h0-3-0-0-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.211.211]
  6    13 ms    12 ms    12 ms  ebt-h0-12-0-1-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.18.2]
  7   130 ms   139 ms   130 ms  peer-b52-995-agg03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.186]
  8   125 ms   125 ms   125 ms  one.one.one.one [1.0.0.1]

Trace complete.
Pq só pega o 1.0.0.1 e não o 1.1.1.1? Estranho...
Vc deve estar na divisa de atendimento entre SP e RJ. Puta azar cair pro RJ, inclusive.

@felipecsp o IPv6 tá funcionando aí pra você? Aqui deu uma manutenção rápida semana passada e quando voltou, já era IPv6 e continua assim até agora :mil:
Normal! Postei ontem inclusive o resultado do fast.com usando IPv6. O que rolou aí? De repente é algo no CMTS que te atende aí.

com a banda restrita atualmente do upstream entre 5-42MHz, nem imagino que eles tentem.
é matar os poucos canais 3.0 que já existem pra colocar 1 canal ofdma.

tem que lembrar que tem que manter os canais antigos ativos para os modens antigos no node, não é simplesmente tirar eles =p
se tirar como fica ~90% dos modens/decoders com modem docsis 3.0 e 2.0 na rede, vão ficar sem conexão alguma.

é esperar a atualização que o @Hemerson Silva conseguiu a info que iriam expandir a banda do upstream pra 5-85MHz, ae da pra começar a pensar em ter canais 3.1 ofdma.
Aqui em Taubaté/SP estão quase terminando a homologação do DOCSIS 3.1, já estão com alguns modens em teste na região e tudo. Como tenho um canal bacana, creio que eu consiga um 3.1 logo que possível pra ver se tenho algum ganho... Vamos ver hehehe
Se não to trocando as bolas, as frequências serão expandidas para 1.2Ghz (o que implica em troca de passivos tb, como splitters e taps) - porém, como Docsis 3.0 e 3.1 convivem juntos, é uma alteração somente em atuações de equipe técnica com ou sem migração de pacotes).

Duvido. A maioria dos assinantes da NET não devem nem saber o que é upload, além do que o upload atual da NET não limita a experiência de uso da internet de, chutando, uns 90% dos assinantes. Então, imagino que para o usuário médio o upload não é um quesito fatal para fazer alguém sair ou permanecer na NET.
a saída ou nao da Claro independe de upload, quem sai normalmente é devido a intermitência. O usuário que quer hypar no upload no minimo já tem algum conhecimento e vai querer FTTH - ainda que isso não seja garantia de nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pq só pega o 1.0.0.1 e não o 1.1.1.1? Estranho...
Vc deve estar na divisa de atendimento entre SP e RJ. Puta azar cair pro RJ, inclusive.

Normal! Postei ontem inclusive o resultado do fast.com usando IPv6. O que rolou aí? De repente é algo no CMTS que te atende aí.

Aqui em Taubaté/SP estão quase terminando a homologação do DOCSIS 3.1, já estão com alguns modens em teste na região e tudo. Como tenho um canal bacana, creio que eu consiga um 3.1 logo que possível pra ver se tenho algum ganho... Vamos ver hehehe
Se não to trocando as bolas, as frequências serão expandidas para 1.2Ghz (o que implica em troca de passivos tb, como splitters e taps) - porém, como Docsis 3.0 e 3.1 convivem juntos, é uma alteração somente em atuações de equipe técnica com ou sem migração de pacotes).
Não necessariamente. O DOCSIS 3.1 por aqui seguirá os passos da Comcast, teremos o 3.1 na faixa de 1GHz (ja temos, na verdade) e onde for possível, colocarão até 1.2GHz. O node aqui já esta pronto para isso, mas o supervisor já avisou que trocar os passivos da rede é outro inferno - não na questão técnica, mas burocrática da empresa mesmo.

a saída ou nao da Claro independe de upload, quem sai normalmente é devido a intermitência. O usuário que quer hypar no upload no minimo já tem algum conhecimento e vai querer FTTH - ainda que isso não seja garantia de nada.

Não necessariamente. O DOCSIS 3.1 por aqui seguirá os passos da Comcast, teremos o 3.1 na faixa de 1GHz (ja temos, na verdade) e onde for possível, colocarão até 1.2GHz. O node aqui já esta pronto para isso, mas o supervisor já avisou que trocar os passivos da rede é outro inferno - não na questão técnica, mas burocrática da empresa mesmo.
Entendi! Eu não lembro onde foi que soube do 1.2Ghz na Claro, mas o que vc disse faz sentido mesmo, ainda mais tendo já um case enorme como a Comcast. Não sei até que ponto teria overlap nas frequências pra aumentar o upload, sei que são separadas as ondas digitais (da TV) das ondas XPTO usadas pelo Virtua (esqueci o nome, por isso o XPTO). Mas o fato é que termos mais 200Mhz pra jogar canais seria legal, até pra receber uma futura programação 4K também.

Entendi! Eu não lembro onde foi que soube do 1.2Ghz na Claro, mas o que vc disse faz sentido mesmo, ainda mais tendo já um case enorme como a Comcast. Não sei até que ponto teria overlap nas frequências pra aumentar o upload, sei que são separadas as ondas digitais (da TV) das ondas XPTO usadas pelo Virtua (esqueci o nome, por isso o XPTO). Mas o fato é que termos mais 200Mhz pra jogar canais seria legal, até pra receber uma futura programação 4K também.
acho que o destino para o DOCSIS é focar na transmissão e colocar receptores IPTV, reforça a transmissão de internet e deixa espectro livre para 5-204 full-split no upload e o até 1794MHz pra o DS, de acordo com a CableLabs. Maaaaaaaaaaaaaaaassss, nenhuma operadora HFC no mundo faz isso.

acho que o destino para o DOCSIS é focar na transmissão e colocar receptores IPTV, reforça a transmissão de internet e deixa espectro livre para 5-204 full-split no upload e o até 1794MHz pra o DS, de acordo com a CableLabs. Maaaaaaaaaaaaaaaassss, nenhuma operadora HFC no mundo faz isso.
Sonho, né!
Cara, quando fui para o Chile no ano passado, fiquei hospedado em um hotel que usava HFC da VTR, aparentemente, maior operadora triple play deles por lá. A Claro lá, inclusive, é bem forte.
Fiquei curioso e pesquisei planos deles. Eles entregam bastante banda DS e pouca banda US, porém a TV deles é bem mais interativa do que a da NET. A última atualização do decoder 4K melhorou bastante, porém ainda longe da VTR. Acabei de consultar, inclusive, e estão vendendo em larga escala planos de 600mbps down com 16mbps de up. Lembro que na época, apesar de chegar um coaxial no decoder, pensei muito se era IPTV porém não fui atrás. Sabe de algo destes caras? A título de curiosidade apenas.

Sonho, né!
Cara, quando fui para o Chile no ano passado, fiquei hospedado em um hotel que usava HFC da VTR, aparentemente, maior operadora triple play deles por lá. A Claro lá, inclusive, é bem forte.
Fiquei curioso e pesquisei planos deles. Eles entregam bastante banda DS e pouca banda US, porém a TV deles é bem mais interativa do que a da NET. A última atualização do decoder 4K melhorou bastante, porém ainda longe da VTR. Acabei de consultar, inclusive, e estão vendendo em larga escala planos de 600mbps down com 16mbps de up. Lembro que na época, apesar de chegar um coaxial no decoder, pensei muito se era IPTV porém não fui atrás. Sabe de algo destes caras? A título de curiosidade apenas.
Essas operadoras HFC operam tudo igual. Acredite se quiser, a Claro é uma das que mais entregam upload hehehe

maldita seja essa manutenção de madrugada :mil: :mil: :mil: :mil: :mil:
9683800172.png

tão mexendo no core da rede da net aqui de BH agora, ta uma merda cada 10mim com conexão é 2 sem :haha:

Essas operadoras HFC operam tudo igual. Acredite se quiser, a Claro é uma das que mais entregam upload hehehe
Sim, já notei isso mesmo. Sabe o que estão esperando (além de virar DOCSIS 3.1 nas regiões pendentes) para aquele upgrade no upload? Envolve algo mais além do que sabemos?

maldita seja essa manutenção de madrugada :mil: :mil: :mil: :mil: :mil:
9683800172.png

tão mexendo no core da rede da net aqui de BH agora, ta uma merda cada 10mim com conexão é 2 sem :haha:
Kkkkkkkk, melhor na madruga pra 99% dos usuários. Como as vzs me pego trabalhando de madrugada, já rodei nessas. Kkkkkk

Sim, já notei isso mesmo. Sabe o que estão esperando (além de virar DOCSIS 3.1 nas regiões pendentes) para aquele upgrade no upload? Envolve algo mais além do que sabemos?

Kkkkkkkk, melhor na madruga pra 99% dos usuários. Como as vzs me pego trabalhando de madrugada, já rodei nessas. Kkkkkk

eu basicamente não tenho horário fixo pra trabalhar, maioria do tempo mexo das 22h ate la pelas 6h~10h da manha, então to sempre rodando nessas kkkkkkkkkkkkkkkk

só esse ano, já deve ser a 20x caiu numa manutenção na madruga.

Na real, não podem usar o cabo da antena coletiva não. Isso, logo de cara, é só ligar na central com essa informação e agendarão um técnico para fazer a readequação. Os níveis de sinal não estão no melhor que podem estar, porém estão dentro da tolerância, então não devem te causar nenhuma espécie de incômodo no uso.
Quanto a velocidade, as vezes ocorre de não ativarem o dobro mesmo... só reclamar na central. Caso não resolvam, abre chamado no consumidor.gov.br

Ontem liguei na Claro e fiz a reclamação falaram que em 24 horas vão retornar para um técnico refazer a instalação. O pessoal meu prédio estava sem antena coletiva desde a instalação por causa da merda que o técnico fez e o zelador desligou a conexão do meu apartamento e voltou para eles mas estou sem antena por enquanto. Ele pediu para acompanhar a instalação na próxima vez que os técnicos tem feito muita merda aqui, a preguiça de passar um cabo e tanta.

Esse mes a comcast começou os trabalhos pra implementar o docsis 4.0.

não vai demorar a vender 10gbps.

Pô você enviando isso fui ver o quão distante o Brasil está dos EUA e para minha surpresa vejo como mais avançado que por lá...
Aqui temos 240/20, lá tem planos de 200/5...bem desproporcional.
Mas quando morei por lá durante um tempo, não me recordo de ter que resetar tantas vezes o roteador pra voltar ao normal a internet :sefu:

eu basicamente não tenho horário fixo pra trabalhar, maioria do tempo mexo das 22h ate la pelas 6h~10h da manha, então to sempre rodando nessas kkkkkkkkkkkkkkkk

só esse ano, já deve ser a 20x caiu numa manutenção na madruga.
Cara, te entendo bem, por aqui não é muito diferente. Por sorte, acho que tive 1 ou 2 manutenções assim nesse ano, e nenhuma chegou a 20min. Ufa! Kkkkkkkk

Ontem liguei na Claro e fiz a reclamação falaram que em 24 horas vão retornar para um técnico refazer a instalação. O pessoal meu prédio estava sem antena coletiva desde a instalação por causa da merda que o técnico fez e o zelador desligou a conexão do meu apartamento e voltou para eles mas estou sem antena por enquanto. Ele pediu para acompanhar a instalação na próxima vez que os técnicos tem feito muita merda aqui, a preguiça de passar um cabo e tanta.
Boa, é isso. Quando comprei minha atual casa, o antigo proprietário tinha NET. Um dos quartos (com ponto de TV) tinha difícil acesso pro técnico e já era cabeado... Antes dele iniciar as atividades, eu havia metido alicate em tudo exceto neste quarto. Mas fui claro: cara, vc me ajuda tirando o cabeamento deste quarto pra mandar um novo? Ele não gostou muito, mas fez. No resto da casa, inclusive no drop, eu havia metido alicate já pra não ter nem conversa. Sei lá qual a condição do cabeamento, pra que manter? Por preguiça? Sai fora!

Fire in the little park! kkkkkkkk
Baita tecnologia, como a NET tá atualizando aqui pro DOCSIS 3.1 agora já praticando FTTH, duvido que teremos DOCSIS 4.0. Acredito que o FTTH seja amplamente difundido pela Claro antes disso, até pq o DOCSIS 4.0 já vai demandar a fibra praticamente na porta do cliente de todo jeito.

Cara, te entendo bem, por aqui não é muito diferente. Por sorte, acho que tive 1 ou 2 manutenções assim nesse ano, e nenhuma chegou a 20min. Ufa! Kkkkkkkk

Boa, é isso. Quando comprei minha atual casa, o antigo proprietário tinha NET. Um dos quartos (com ponto de TV) tinha difícil acesso pro técnico e já era cabeado... Antes dele iniciar as atividades, eu havia metido alicate em tudo exceto neste quarto. Mas fui claro: cara, vc me ajuda tirando o cabeamento deste quarto pra mandar um novo? Ele não gostou muito, mas fez. No resto da casa, inclusive no drop, eu havia metido alicate já pra não ter nem conversa. Sei lá qual a condição do cabeamento, pra que manter? Por preguiça? Sai fora!

Baita tecnologia, como a NET tá atualizando aqui pro DOCSIS 3.1 agora já praticando FTTH, duvido que teremos DOCSIS 4.0. Acredito que o FTTH seja amplamente difundido pela Claro antes disso, até pq o DOCSIS 4.0 já vai demandar a fibra praticamente na porta do cliente de todo jeito.
não duvido quem fornece as tecnlogias da fibra são os chineses.

Não sei se já está funcionando, mas seria interessante você ir na sede física da NET lá no Brooklin para ver se no atendimento presencial eles conseguem levar o seu caso mais a sério, subindo para um segundo nível de atendimento ou até mostrando o porquê da retirada da infraestrutura do seu prédio.

O endereço é este aqui.

Acho mais viável ele reclamar na anatel ou consumidor.gov.br

Esse predio físico não tem atendimento para o publico.
Atendimento para publico são lojas da claro em shoppings.

com 50mb de upload? kkkkkkkkkkkk

Como ja discutido outras vezes eu também acredito que a net vai para FTTH nas capitais aonde prevalece o HFC.
bom so resta esperar, que com certeza a empresa não esta vacilando na frente dos concorrentes.

Última edição:
Boa noite.

Provavelmente deve ser intermitência do próprio modem. Eu poderia citar os milhões de procedimentos padrões que estamos cansado de ouvir... Mas a minha dica serie comprar um roteador decente pra fazer o gerenciamento da rede da sua casa e deixar esse Humax em bridge. Trocando por um router decente deve solucionar seu problema.

Foi o que eu fiz, aqui em casa instalaram um Humax HGJ310, eu nem perdi meu tempo e já encomendei um roteador novo, só estou esperando chegar pra fazer o procedimento.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Amigo, Bom Dia.

Só para tirar uma dúvida, essa intermitência começou depois que você alterou nome da rede Wifi e senha?

Abraços.

Pô você enviando isso fui ver o quão distante o Brasil está dos EUA e para minha surpresa vejo como mais avançado que por lá...
Aqui temos 240/20, lá tem planos de 200/5...bem desproporcional.
Mas quando morei por lá durante um tempo, não me recordo de ter que resetar tantas vezes o roteador pra voltar ao normal a internet :sefu:
cara la tem plano de 1000/35.

Acho mais viável ele reclamar na anatel ou consumidor.gov.br

Esse predio físico não tem atendimento para o publico.
Atendimento para publico são lojas da claro em shoppings.
Só se foi desativado temporariamente durante a pandemia, mas lá é o atendimento especializado da NET. As lojas de shopping são mais focadas na Claro móvel, não tendo tanta autonomia e ferramental para um atendimento mais específico.

IPTV sobre HFC não rola sem alguma solução de software, ou seja, virtualização... Não é atoa que as operadoras de cabo tentaram desenvolver uma solução semelhante ao IPTV, o SDV (chaveamento de vídeo digital), mas não foi pra frente por falta interoperabilidade entre as duas únicas fabricantes (Cisco e Motorola)... O que eu vejo é TV sobre streaming, há sinais de que as operadoras de cabo irão seguir por esse caminho.

Atendimento para publico são lojas da claro em shoppings
As lojas físicas da claro não oferecem o atendimento para a Net (pelo menos não estavam oferecendo no mês de fevereiro em Salvador)
Dependendo do caso, é melhor você fazer a reclamação na central (pra poder ter um protocolo) e depois realizar uma reclamação na Anatel / Proteste

As lojas físicas da claro não oferecem o atendimento para a Net (pelo menos não estavam oferecendo no mês de fevereiro em Salvador)
Dependendo do caso, é melhor você fazer a reclamação na central (pra poder ter um protocolo) e depois realizar uma reclamação na Anatel / Proteste
O atendimento presencial da NET aqui em Fortaleza é feito numa loja da Claro no Shopping Iguatemi.

Users who are viewing this thread

• Voltar