[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Velho, tô vendo uma galera falando do IPv6, porém fico na dúvida:

- Vale a pena modificar o roteador/pedir para a empresa disponibilizar o IP? O que isso realmente na rede? O serviço fica melhor? Tudo fica funcionando normal? Queria achar um bom motivo pra testar isso kkkk
Vc pediu um bom motivo....
Sinceramente nao e necessario mudar pra ipv6.
A grande vasta maioria dos servicos q vc usa tem suporte pra ipv4 e ipv6.

Velho, tô vendo uma galera falando do IPv6, porém fico na dúvida:

- Vale a pena modificar o roteador/pedir para a empresa disponibilizar o IP? O que isso realmente na rede? O serviço fica melhor? Tudo fica funcionando normal? Queria achar um bom motivo pra testar isso kkkk
a net por padrão já disponibiliza ipv6 pra todos, só que tem algumas areas que eles aleatoriamente desabilitaram por algum motivo.
os modens docsis 3.0 pra cima todos já suportam ipv6.

basta no caso se vc utiliza seu roteador suportar e estar bem configurado, pq praticamente todos os SO(windows, android, ios, mac, linux e etc) já suportam ipv6 a anos.

motivos pra ter o ipv6? praticamente todos, tu não fica atrás de nat com ele, se o serviço que vc utiliza já estiver com ipv6 automaticamente vc ira utiliza-lo, e quando se trada de p2p é uma maravilha.
o que fode é praticamente que hj nem um jogo multiplayer suporta ipv6 nativo, mas num sei se isso é por conta dos consoles ou por algum outro motivo.

Meus colegas, me tirem uma dúvida!

Estou tentando liberar portas diretamente no modem da Claro, mas elas continuam bloqueadas. Isso significa que eu estou em CGNAT?
Usando alguns sites de verificação, encontrei pouquíssimas portas abertas. Uma delas é a 11602, mesmo sem configuração nenhum no modem. (descobri logo de cara pq meu cliente de torrent setou pra ela)
Minha internet é FTTH, se alguém quiser testar essa mesma porta pra ver.

Estou tentando liberar portas diretamente no modem da Claro, mas elas continuam bloqueadas. Isso significa que eu estou em CGNAT?
Usando alguns sites de verificação, encontrei pouquíssimas portas abertas. Uma delas é a 11602, mesmo sem configuração nenhum no modem. (descobri logo de cara pq meu cliente de torrent setou pra ela)
veja o ip que a net entregou na porta wan, se começar com 100.x.x.x vc esta com cgnat.

Provavelmente está aberta porquê a opção UPnP está habilitada, então é só desabilitar e não vai mais abrir as portas automaticamente.

Claro está não está perdendo terreno para os provedores regionais de fibra.

Só se for de de fibra, porque HFC tem saído bastante gente para provedores grandes ou locais de fibra, seja pela qualidade maior ou pelo upload.

veja o ip que a net entregou na porta wan, se começar com 100.x.x.x vc esta com cgnat.

Não. Graças a god começa com 187.
Provavelmente está aberta porquê a opção UPnP está habilitada, então é só desabilitar e não vai mais abrir as portas automaticamente.

Na verdade eu queria abrir manualmente algumas portas, mas não tá funcionando. O UPnP está desabilitado.
Até apelei pra ativar o DMZ pro ip local da minha máquina, mas as portas que eu quero liberar continuam bloqueadas.

Amigos, já não sei mais o que fazer. Já abri reclamação na Anatel e na ouvidoria da Claro, mas até agora nada.

Há uns meses atrás ligaram o canal OFDM na minha região, e sempre tive muitos erros corrected e não corrected no modem da Sagemcom nesse canal específico, mas a internet funcionava normalmente. De um dia pro outro simplesmente parou de funcionar, chamei um técnico aqui e ele verificou que tava com problema de sinal nesse canal, e encaminhou o caso pra equipe de engenharia. Desde então eles desativaram esse canal (ficava aparecendo Partial Service ao invés de Bounded), e a internet estava funcionando normal.
O problema é que esse canal sempre sincroniza aleatoriamente, me deixando sem internet por 2-3 dias.
Os níveis mostram em média de -25dB no power e 15dB de SNR, sendo que pelo que eu pesquisei era pro power level ficar entre -7 e +7 e o SNR acima de 33dB.

Agora uma coisa curiosa: uma vizinha que mora no andar de baixo tem um Humax 3.1 e também tem o plano de 240Mb, e a internet dela está funcionando normalmente todo esse tempo (inclusive, estou usando o wifi dela agora)

Alguém tem alguma luz? Parece que a Claro não está nem aí, desativaram o canal hoje de tarde e voltou a funcionar, o técnico me ligou mas eu não estava perto do celular, e não retornou mais. Depois de uns minutos o canal sincronizou novamente e eu estou sem internet dnv hue.

Xvb9AgY.png

V6U8EfU.png

hkcceJr.jpg

Dá pra ver que o loss já começa no primeiro hop depois do modem.
Infelizmente não tem Oi Fibra na minha região, ou FTTH da TIM Live (apenas o VDSL2 problemático deles, que já usei e saí por ser ainda pior que a NET)

Amigos, já não sei mais o que fazer. Já abri reclamação na Anatel e na ouvidoria da Claro, mas até agora nada.

Há uns meses atrás ligaram o canal OFDM na minha região, e sempre tive muitos erros corrected e não corrected no modem da Sagemcom nesse canal específico, mas a internet funcionava normalmente. De um dia pro outro simplesmente parou de funcionar, chamei um técnico aqui e ele verificou que tava com problema de sinal nesse canal, e encaminhou o caso pra equipe de engenharia. Desde então eles desativaram esse canal (ficava aparecendo Partial Service ao invés de Bounded), e a internet estava funcionando normal.
O problema é que esse canal sempre sincroniza aleatoriamente, me deixando sem internet por 2-3 dias.
Os níveis mostram em média de -25dB no power e 15dB de SNR, sendo que pelo que eu pesquisei era pro power level ficar entre -7 e +7 e o SNR acima de 33dB.

Agora uma coisa curiosa: uma vizinha que mora no andar de baixo tem um Humax 3.1 e também tem o plano de 240Mb, e a internet dela está funcionando normalmente todo esse tempo (inclusive, estou usando o wifi dela agora)

Alguém tem alguma luz? Parece que a Claro não está nem aí, desativaram o canal hoje de tarde e voltou a funcionar, o técnico me ligou mas eu não estava perto do celular, e não retornou mais. Depois de uns minutos o canal sincronizou novamente e eu estou sem internet dnv hue.

Xvb9AgY.png

V6U8EfU.png

hkcceJr.jpg

Dá pra ver que o loss já começa no primeiro hop depois do modem.
Infelizmente não tem Oi Fibra na minha região, ou FTTH da TIM Live (apenas o VDSL2 problemático deles, que já usei e saí por ser ainda pior que a NET)
Caso você não faça questão por isso, peça à NET para trocar seu modem 3.1 por um 3.0.
O modem 3.0 não enxerga esse canal OFDM.

Caso você não faça questão por isso, peça à NET para trocar seu modem 3.1 por um 3.0.
O modem 3.0 não enxerga esse canal OFDM.

Pois então, o ultimo técnico que veio aqui saiu tentando caçar um modem 3.0, mas aparentemente nenhum técnico conhecido dele tinha um modem 3.0 sobrando. Segundo o próprio, a NET só está comprando modems 3.1 agora.

Pois então, o ultimo técnico que veio aqui saiu tentando caçar um modem 3.0, mas aparentemente nenhum técnico conhecido dele tinha um modem 3.0 sobrando. Segundo o próprio, a NET só está comprando modems 3.1 agora.

Pede para trocar para um Humax, já que o da sua vizinha funciona sem problemas

Pede para trocar para um Humax, já que o da sua vizinha funciona sem problemas

Ele trocou na ultima visita técnica, colocou um Humax exatamente igual o dela, já que achamos que talvez o Sagemcom estivesse com problemas. Mesma coisa.

E só pra atualizar: O jittering tava extremamente alto pelo wifi dela, fui checar os stats do modem e ela também estava sincronizada nesse canal OFDM, mas com 4dB de potência e 0 de SNR (provavelmente não estava funcionando). Reiniciei o modem dela e começou o mesmo problema que o meu, então o problema é do prédio pra rua mesmo.

É normal nao ter os sinais em ofdm com o modem 3.1?

Pesquisar no google e navegar sempre tem um delay de 1 segundo ai sim ele vai...
Outra coisa que estou notando é que não estou conseguindo baixar ou atualizar aplicativos da play store... assim como o gmail pra atualizar no cel ta demorando uma eternidade, alguém sabe como resolver?

Mudar o dns no modem pode resolver essa situação?

Fala galera, estou com um problema aqui:

As luzes de US e DS do modem /roteador ARRIS TG 862 estão laranjas em vez de verdes, como elas costumavam ser. No status do modem/roteador, só aparece 1 canal de upload e 1 canal de download.

A velocidade de download contratada é 35Mb mas ela custa a passar de 30Mb nos testes de velocidade. Já a de upload está horrível, com incríveis 0,3Mb.

Alguém que já tenha tido esse problema pode me dizer como resolveu?

Fala galera, estou com um problema aqui:

As luzes de US e DS do modem /roteador ARRIS TG 862 estão laranjas em vez de verdes, como elas costumavam ser. No status do modem/roteador, só aparece 1 canal de upload e 1 canal de download.

A velocidade de download contratada é 35Mb mas ela custa a passar de 30Mb nos testes de velocidade. Já a de upload está horrível, com incríveis 0,3Mb.

Alguém que já tenha tido esse problema pode me dizer como resolveu?
problema de rede externa, deve ter dado pal no cmts/node.

já liga direto pra net.

Não. Graças a god começa com 187.

Na verdade eu queria abrir manualmente algumas portas, mas não tá funcionando. O UPnP está desabilitado.
Até apelei pra ativar o DMZ pro ip local da minha máquina, mas as portas que eu quero liberar continuam bloqueadas.

Alguém Poderia dar um help de como proceder a liberação de portas?

Meu Ip começa com 187, pelo que fui informado pelo @dudu1505, estou fora de Cgnat. Já tentei desativar UPNP e ativar DMZ, e ainda assim as portas continuam bloqueadas.
Desativando DMZ e tentando liberar no Port Forwarding, continua da mesma forma.

É normal nao ter os sinais em ofdm com o modem 3.1?

Pesquisar no google e navegar sempre tem um delay de 1 segundo ai sim ele vai...
Outra coisa que estou notando é que não estou conseguindo baixar ou atualizar aplicativos da play store... assim como o gmail pra atualizar no cel ta demorando uma eternidade, alguém sabe como resolver?

Mudar o dns no modem pode resolver essa situação?

Esse provlema da play store eu tava enfrentando. Troquei pro dns do Google no roteador, e aparentemente funcionou até agora

Alguém Poderia dar um help de como proceder a liberação de portas?

Meu Ip começa com 187, pelo que fui informado pelo @dudu1505, estou fora de Cgnat. Já tentei desativar UPNP e ativar DMZ, e ainda assim as portas continuam bloqueadas.
Desativando DMZ e tentando liberar no Port Forwarding, continua da mesma forma.
Tem que liberar no firewall do computador também.

Internet ok pelo cabo de rede mas oscilando muito em smartphone é problema no roteador ou pode ser com o provedor? No meu notebook conectado através do cabo de rede a conexão é normal, as vezes uma oscilação normal, mas no smartphone fica oscilando muito, do nada a conexão fica horrível, o wifi não cai, apenas fica muito lento, as vezes desligando e ligando o wifi no celular volta, as vezes só esperando, isso geralmente é a noite, já resetei o roteador, mudei canal e nada. Uso conexão de 10mb da NET (não é fibra) e um roteador Dlink DI 524.

Tem que liberar no firewall do computador também.

Liberei o programa no firewall do windows e a conectividade ficou ok, obrigado.

Mas ainda fiquei com uma dúvida: Mesmo desabilitando o firewall do Windows e do roteador (só para testes), a porta em específico continua como fechada. Esse resultado foi confirmado tanto com a utilização de um programa instalado no pc (local) como fazendo o teste num site.
Só algumas pouquíssimas portas estão como abertas (nenhuma setada por mim).

Boa noite,

O técnico veio hoje efetuar a troca do roteador, antes tinha um Humax HGA12r-02, e foi trocado por um Humax HGJ310, com docsis 3.1. Segundo ele, será distribuído estes para planos acima de 100mb.

No teste que ele fez, chegou a bater 260mb... Executei alguns testes, e achei que ficou um pouco instável as medições na rede 2.4.

Pelo celular, ficou em média 30/15. Antes chegava em média 50/20. Na 5.0, ficou em média 120/19.

No notebook, média de 55/19 na 2.4, e de 253/19 na 5.0. Não lembro dos testes no roteador antigo para a 2.4. Sei que na 5.0 estão bem próximos.

Via cabo, consegui a mesma velocidade da 5.0, 253/19.

Em termos de alcance de sinal, superou o antecessor. Do local do roteador, indo em linha reta até o meu quintal, dá aproximadamente 17m, ultrapassando 5 paredes, ainda consegui conexão em média de 7/3. Na mesma localização, não conseguia nem sinal no anterior.

Para a rede 5.0, só consegui sinal até 10m (3 paredes), batendo 120/20. Engraçado que consegui a mesma velocidade estando ao lado do roteador.
Poderia ser uma limitação do celular por não ultrapassar 120mb?

Achei bem diferente os menus para configuração. Parece que adaptaram para ser utilizado em celulares/tablets.

Fiz um teste bem rápido usando ele em bridge com o Mi Router 3, e consegui melhores resultados, pena que ele limita a 100mb.
Importei um Xiaomi Ax1800, deve chegar essa semana, e faço novos testes comparativos.

Não sou expert no assunto, e em resumo achei um bom roteador, mas esperava no mínimo que mantivesse as medições para a rede 2.4. Neste quesito decepcionou um pouco nesta impressão inicial. Como jogo no PS4 via wi-fi, e limitado a rede 2.4, acredito que vou ter que cabear mesmo.

Abs,

Liberei o programa no firewall do windows e a conectividade ficou ok, obrigado.

Mas ainda fiquei com uma dúvida: Mesmo desabilitando o firewall do Windows e do roteador (só para testes), a porta em específico continua como fechada. Esse resultado foi confirmado tanto com a utilização de um programa instalado no pc (local) como fazendo o teste num site.
Só algumas pouquíssimas portas estão como abertas (nenhuma setada por mim).
Tenta uma porta mais alta, talvez esteja ocorrendo algum bloqueio ou até mesmo o roteador não abre por bloqueio da Net, quem tiver esse roteador e puder ajudar o amigo aí.

Pessoal assinante do plano de 240mb, upload segue levemente reduzido desde o início do isolamento social? Aqui sigo nos 17,5mbps desde então, mas tô sem paciência de ficar abrindo reclamação.

Users who are viewing this thread

Voltar