[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O que começou a acontecer aqui, aconteceu com o user na página anterior. O canal ofdm está desativado aqui na minha área após eu ter informado ao supervisor que tal canal está sofrendo de interferências e que as toupeiras que mandam não entendem de nada.
Esse agora é o desafio da Claro no 3.1, conseguir mitigar estas interferências.

Pessoal assinante do plano de 240mb, upload segue levemente reduzido desde o início do isolamento social? Aqui sigo nos 17,5mbps desde então, mas tô sem paciência de ficar abrindo reclamação.
Sim. Aqui bate 18,5Mbps. N tem o que reclamar, está dentro da lei.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que começou a acontecer aqui, aconteceu com o user na página anterior. O canal ofdm está desativado aqui na minha área após eu ter informado ao supervisor que tal canal está sofrendo de interferências e que as toupeiras que mandam não entendem de nada.
E é complicado viu. Se a equipe não mitigar (descer o piso ne que eles chamam, algo assim) a pouca interferência existente compromete o desempenho.

Os caras apanham para resolver interferência no 3.0 (sem OFDM) imagine agora.
Vai sair o 6G (em 2028) e esse docsis 3.1 nunca se vê só se ouve falar kkkkkkk.

Tenta uma porta mais alta, talvez esteja ocorrendo algum bloqueio ou até mesmo o roteador não abre por bloqueio da Net, quem tiver esse roteador e puder ajudar o amigo aí.

Ao todo, eu tenho apenas 19 portas liberadas (considerando o range de 1-65535). Fiz o teste usando um programa instalado na minha máquina

Dessas portas, todas ficam abertas e acessíveis para o teste online desde que eu desative o Firewall do Windows (ou libere manualmente pro jogo/aplicativo). Esse teste foi feito já com o DMZ setado para minha máquina.

Não importa qual configuração eu fizer lá, só permanecem essas 19 portas abertas.

O modem/roteador é um HG8245Q2 da Huawei, estou acessando a internet direto dele por cabo.
Localmente, no teste que eu fiz usando o programa, não era pra eu conseguir obter todas as portas desbloqueadas? (ou ao menos as que eu setei)
Será que é alguma limitação do roteador?

Bom dia!
Hoje a net agendou troca de modem aqui em casa sem eu pedir disseram que vão colocar modem 2.4 /5.0 ghz isso está acontecendo com mais alguém? o meu modem ainda era o HUMAX -HG100R-L2 e minha velocidade de 240mb.
Sabem qual modem estão colocando ? tem alguma marca melhor?

Boa noite,

O técnico veio hoje efetuar a troca do roteador, antes tinha um Humax HGA12r-02, e foi trocado por um Humax HGJ310, com docsis 3.1. Segundo ele, será distribuído estes para planos acima de 100mb.

No teste que ele fez, chegou a bater 260mb... Executei alguns testes, e achei que ficou um pouco instável as medições na rede 2.4.

Pelo celular, ficou em média 30/15. Antes chegava em média 50/20. Na 5.0, ficou em média 120/19.

No notebook, média de 55/19 na 2.4, e de 253/19 na 5.0. Não lembro dos testes no roteador antigo para a 2.4. Sei que na 5.0 estão bem próximos.

Via cabo, consegui a mesma velocidade da 5.0, 253/19.

Em termos de alcance de sinal, superou o antecessor. Do local do roteador, indo em linha reta até o meu quintal, dá aproximadamente 17m, ultrapassando 5 paredes, ainda consegui conexão em média de 7/3. Na mesma localização, não conseguia nem sinal no anterior.

Para a rede 5.0, só consegui sinal até 10m (3 paredes), batendo 120/20. Engraçado que consegui a mesma velocidade estando ao lado do roteador.
Poderia ser uma limitação do celular por não ultrapassar 120mb?

Achei bem diferente os menus para configuração. Parece que adaptaram para ser utilizado em celulares/tablets.

Fiz um teste bem rápido usando ele em bridge com o Mi Router 3, e consegui melhores resultados, pena que ele limita a 100mb.
Importei um Xiaomi Ax1800, deve chegar essa semana, e faço novos testes comparativos.

Não sou expert no assunto, e em resumo achei um bom roteador, mas esperava no mínimo que mantivesse as medições para a rede 2.4. Neste quesito decepcionou um pouco nesta impressão inicial. Como jogo no PS4 via wi-fi, e limitado a rede 2.4, acredito que vou ter que cabear mesmo.

Abs,
Depois posta os resultados,to usando AC68U da ASUS nada a reclamar o bixinho é fera se tratando de WiFI,sobre os modems é confirmado essa noticia?

Alguém sabe se o claro gaming funciona? Não vi nada no google sobre. Será que é possível ficar com ping menor que 10 mesmo morando no df?

Alguém sabe se o claro gaming funciona? Não vi nada no google sobre. Será que é possível ficar com ping menor que 10 mesmo morando no df?
As pessoas que eu ouvi comentar disseram que não funciona, o que já era esperado por mim, é só balela na minha opinião.

Aquilo é um engodo.
É o mesmo velho virtua de guerra, com os mesmos B.Os que os demais assinantes sofrem. Software NoPing não faz milagre.

As pessoas que eu ouvi comentar disseram que não funciona, o que já era esperado por mim, é só balela na minha opinião.
Maior tiro no pé da Claro. Se tivessem menos preguiça mexeriam na rede para melhorar as rotas para servidores de games.

Última edição:
Pessoal assinante do plano de 240mb, upload segue levemente reduzido desde o início do isolamento social? Aqui sigo nos 17,5mbps desde então, mas tô sem paciência de ficar abrindo reclamação.
Sim, antes batia sempre 255/21, mas depois da pandemia eu mal pego 19Mbps de upload. Isso quando a internet funciona, né :sefu:

Parece que ninguém dentro da Claro sabe como funciona isso, só atualizaram pro 3.1 pq dá pra vender velocidades mais altas e fizeram tudo de qualquer jeito.
O coordenador do ultimo técnico que veio aqui me pediu pra testar até no lg.he.net, e mesmo depois de mandar todas as provas pra ele explicando que o problema era esse canal OFDM, o cara ainda achou que eu estava com problema no meu computador e no meu celular (!!!)
Eles não tem a minima noção do que fazem. O meu medo é ficar nisso de desativar e ativar canal, vários protocolos e reclamações na anatel.
Foi exatamente o que aconteceu na ultima vez, passaram o meu caso pro pessoal da engenharia e desativaram o canal OFDM. Depois de um tempo ele syncou dnv e os meus problemas voltaram.

Chega a ser engraçado pensar como vai ser no resto do Brasil, já que apenas poucos lugares estão com docsis 3.1 habilitado. Talvez seja melhor simplesmente mudar pra FTTH e esquecer essa dor de cabeça toda, vai ser melhor a curto e longo prazo.

Os caras apanham para resolver interferência no 3.0 (sem OFDM) imagine agora.
Vai sair o 6G (em 2028) e esse docsis 3.1 nunca se vê só se ouve falar kkkkkkk.

Triste. O pior é que eu fui dar uma pesquisada sobre outras pessoas com o mesmo problema, e vi alguns tópicos no fórum da Comcast de pessoas com problemas no canal OFDM.
Agora imagina, se até lá fora os caras passam sufoco, sendo que a rede dos caras é muito melhor e menos gambiarrada que a da NET, imagina aqui?

É interessante essa discussão, porque docsis ainda é uma tecnologia boa pras empresas que já tem coaxial em todos os lugares, por conseguir entregar velocidades altas. Mas eu nunca tive tanto problema na ultima milha igual eu tenho hoje em dia, nem o ADSL da Oi ou o VDSL2 com status no limite da TIM Live era assim.
Sem falar dos problemas de peering e rotas inconsistentes da NET/Claro. Já fiquei semanas sem jogar matchmaking no CSGO por ficar com 130ms, e isso foi um problema pra todo mundo no Brasil. Também teve uma vez que eu fiquei semanas com perda de pacote no Apex Legends, e TODOS os meus amigos com NET também tiveram, até os que moram em estados diferentes.
Ah, me lembrei também do problema de disconnect que eu tenho até hoje no Warzone e no chat da Twitch. Todos esses problemas são resolvidos quando eu uso VPN, o problema é que a NET também tem um peering inconsistente pros servidores brasileiros do Mullvad, então tem dias que eu pego 20ms e dias que eu pego 120ms.

===================

Quinto dia com a internet zoada. Agora tá funcionando, mas começa a perder pacote aleatoriamente, e a internet cai por alguns segundos.
Pelo jeito, desativaram o canal novamente.

winmtr pra teste-2.gamersclub.com.br:
RTR0Aam.png

hraRVmU.png

agdTpDN.png

Última edição:
Hoje liguei solicitando o aumento de velocidade de 120MB para 240MB, a atendente queria me cobrar uma taxa de 90 reais dividido em 6x para fazer o upgrade, e 60 reais a mais na conta pra migrar :sei: :mil:, falei que ia pensar e desliguei. Liguei de novo e a atendente me fez por 20 reais a mais e me deu desconto de 20 reais por 6 meses, falou que após os 6 meses que eu poderia ligar dnv pois ela iria deixar registrado a questão do desconto. :tuntun:

9791190141.png

Falei com ela sobre o modem HUMAX HGB10R-02 e os milhões de problemas que ele tem:
-Faz um chiado quando demanda mais da conexão;
-Depois de 2-3 dias tenho q ficar reiniciando pq o wifi buga, perdendo alcance e velocidade, as vezes batendo 20-30 mb na rede 5ghz, ai quando reinicio ele volta ao normal;
-esse modem tem fabricação de 2019, mas tem uma etiqueta de reparo elétrico nele, e que pelo visto não resolveu (me colocaram ele recondicionado);
-agora esses tempos o wifi 2.4 tem parado de funcionar , a rede simplesmente some e só fica a de 5ghz, tendo que reiniciar.

Ela mandou um reforço de sinal e disse pra ligar em 72h se o problema persistir, e que não poderia fazer mais nada. :mil::mil::mil::bua:

Não me resta outra alternativa pra trocar esse modem :coolface:

O homem não consegue ter um minuto de paz mesmo...

Internet voltou, canal OFDM desativado, níveis virtua ok, velocidade ok também
Aí então eu percebi que tomei disconnect da Steam e do Discord, fui ver e mesmo desativando IPv6 ou mudando o DNS, continuava sem conseguir conectar. Outros sites não tavam abrindo também, só o google, twitch e facebook tavam funcionando. Liguei o PIA no server Argentino e pronto, internet funcionando bem dnv.

O primeiro tracert pro discordapp.com é usando a NET normal, sem VPN. E o segundo é com o PIA no server Argentino.

3Lo4z8k.jpg

Tá complicado

O homem não consegue ter um minuto de paz mesmo...

Internet voltou, canal OFDM desativado, níveis virtua ok, velocidade ok também
Aí então eu percebi que tomei disconnect da Steam e do Discord, fui ver e mesmo desativando IPv6 ou mudando o DNS, continuava sem conseguir conectar. Outros sites não tavam abrindo também, só o google, twitch e facebook tavam funcionando. Liguei o PIA no server Argentino e pronto, internet funcionando bem dnv.

O primeiro tracert pro discordapp.com é usando a NET normal, sem VPN. E o segundo é com o PIA no server Argentino.

3Lo4z8k.jpg

Tá complicado

Testa um tracert para um servidor de voz do discord: brazil5271.discord.gg

Segue um tracert daqui (litoral norte - sp) para o servidor do site do discord:

Código:
C:\Users>tracert discordapp.com

Tracing route to discordapp.com [162.159.133.233]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     5 ms     3 ms     6 ms  100.71.128.1
  3     8 ms     7 ms     7 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    13 ms    13 ms    13 ms  embratel-h0-5-0-0-4004-agg02.sts.embratel.net.br [189.22.45.29]
  5    17 ms    14 ms    15 ms  ebt-h1-8-0-1-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.215]
  6    14 ms    14 ms    14 ms  ebt-h0-12-0-1-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.242.2]
  7    15 ms    33 ms    15 ms  peer-b63-1702-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.230]
  8    14 ms    14 ms    14 ms  162.159.133.233

Trace complete.

E um para o servidor de voz que mandei acima:

Código:
C:\Users>tracert brazil5271.discord.gg

Tracing route to brazil5271.discord.gg [185.41.140.7]

2     5 ms     5 ms     3 ms  100.71.128.1
  3     7 ms     7 ms     7 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    14 ms    14 ms    14 ms  embratel-t0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  5    20 ms    14 ms    14 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  6    14 ms    14 ms    15 ms  ebt-b1101-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.33]
  7    14 ms    14 ms    15 ms  ebt-h0-17-1-0-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.212.122]
  8    14 ms    15 ms    14 ms  peer-B54-1917-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.66]
  9    14 ms    14 ms    14 ms  . [185.41.140.7]

Trace complete.

Não me resta outra alternativa pra trocar esse modem :coolface:

Alguns segundos bastam :coolface: :coolface:

Tenho o mesmo modem, só que operando em bridge há alguns meses e sem problemas.

Em modo router estava perdendo a conectividade IPv6 de tempos em tempos e suspeito ser algo no radvd.
E o pouco que cheguei a utilizar da wireless já me desanimou, não pela velocidade (que é boa), mas o chiado insuportável de algum capacitor quando tem tráfego na rede.

Testa um tracert para um servidor de voz do discord: brazil5271.discord.gg

Segue um tracert daqui (litoral norte - sp) para o servidor do site do discord:

Código:
C:\Users>tracert discordapp.com

Tracing route to discordapp.com [162.159.133.233]

2     5 ms     3 ms     6 ms  100.71.128.1
  3     8 ms     7 ms     7 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    13 ms    13 ms    13 ms  embratel-h0-5-0-0-4004-agg02.sts.embratel.net.br [189.22.45.29]
  5    17 ms    14 ms    15 ms  ebt-h1-8-0-1-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.215]
  6    14 ms    14 ms    14 ms  ebt-h0-12-0-1-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.242.2]
  7    15 ms    33 ms    15 ms  peer-b63-1702-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.230]
  8    14 ms    14 ms    14 ms  162.159.133.233

Trace complete.

E um para o servidor de voz que mandei acima:

Código:
C:\Users>tracert brazil5271.discord.gg

Tracing route to brazil5271.discord.gg [185.41.140.7]

2     5 ms     5 ms     3 ms  100.71.128.1
  3     7 ms     7 ms     7 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    14 ms    14 ms    14 ms  embratel-t0-0-0-1-4004-uacc02.spo.embratel.net.br [200.231.241.85]
  5    20 ms    14 ms    14 ms  ebt-h1-9-0-0-tcore01.spo.embratel.net.br [200.244.211.43]
  6    14 ms    14 ms    15 ms  ebt-b1101-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.33]
  7    14 ms    14 ms    15 ms  ebt-h0-17-1-0-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.212.122]
  8    14 ms    15 ms    14 ms  peer-B54-1917-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.66]
  9    14 ms    14 ms    14 ms  . [185.41.140.7]

Trace complete.

Acabou de voltar ao normal aqui, vou testar caso dê esse problema dnv

Em modo router estava perdendo a conectividade IPv6 de tempos em tempos e suspeito ser algo no radvd.
E o pouco que cheguei a utilizar da wireless já me desanimou, não pela velocidade (que é boa), mas o chiado insuportável de algum capacitor quando tem tráfego na rede.

Sim, aqui ja perdi o Ipv6 2x durante as reiniciadas que tive q dar pra voltar o wifi, consegui pegar o ipv6 reiniciando umas 15x kkkkkk, da vontade de tacar isso pela janela

Sim, aqui ja perdi o Ipv6 2x durante as reiniciadas que tive q dar pra voltar o wifi, consegui pegar o ipv6 reiniciando umas 15x kkkkkk, da vontade de tacar isso pela janela

Pois é, mas se "solicitar a troca" provavelmente vão botar um Doc 3.1 e visto os problemas com os canais OFDM aqui relatados, acho arriscado.

Melhor comprar um roteador pessoal e deixar o modem em bridge.

Pois é, mas se "solicitar a troca" provavelmente vão botar um Doc 3.1 e visto os problemas com os canais OFDM aqui relatados, acho arriscado.

Eu tenho canal OFDM ativo lá em casa, e não possuo nenhum problema.

Aff tenso, nao to podendo gastar com roteador bom por agora, se eles pelo menos colocarem aquele Arris 3.0 TG alguma coisa ou algo que eu nao precisasse ficar reiniciando 3x por semana ajudaria

Esse modem é uma merda.
Obviamente isso e um bug no software dele.
Foda que a gente nao consegue subir um firmware pro modem ne ?

Os caras da NET poderiam entrar em contato com a Humax e avisar sobre o problema. Alias muito proavelmente a Humax ja deve ter lancado um hotfix pra isso ha muito tempo so q esses cagalhoes da NET nao devem fazer a menor ideia disso.
Eu tinha esse modem tbm e tinha o mesmo problema que o pessoal relata aqui.
Eu nao possuo mais o modem pq mudei o local de instalacao e colocaram um TC7337 e eu o uso em bridge.

Acabei de lembrar que o ultimo tecnico colocou uma trava nesse modem, aquela preta que nao deixa tirar o coaxial kkkkkk Só jesus, logo agora q ele ia pro microondas. Não sei pra que colocar essa trava aff

Acabei de lembrar que o ultimo tecnico colocou uma trava nesse modem, aquela preta que nao deixa tirar o coaxial kkkkkk Só jesus, logo agora q ele ia pro microondas. Não sei pra que colocar essa trava aff

Tira todos os cabos, e coloca seu dedo no vão da trava e o cabo. Dps rode o roteador que vai desparafusar

E a saga do canal OFDM continua!

Consegui jogar um pouco de CS, a internet tava funcionando normal. Do nada começou a dar uns disconnects aleatórios umas 5 vezes seguidas e o problema voltou.
O coordenador da área aqui me ligou, expliquei o caso pra ele, mas ele não sabe o que pode ser. Disse que vai mandar uma mensagem pro pessoal do datacenter...

Momento da queda:
l4uDRvN.jpg

Tô usando um chip pré pago da Claro pra entrar na internet, já que o meu pacote de dados da Vivo acabou. E até o móvel deles é horrível, não tá pegando 4G, as páginas tão demorando pra abrir e não consigo pingar pra lugar nenhum. Nem sabia que dava pra desativar comando de ping assim.
No teamspeak deu 3000ms de jittering, nem o 3G da TIM dava uma dessas. LUL
8CxnpgS.png

E a reclamação da Anatel não parece ter ajudado em nada até agora.

Users who are viewing this thread

Voltar