[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA



^
docshit docsis vs ftth toda vez q inicia essa "guerra" :sefu:

---

Acho que o upgrade do docsis 2.0 para o 3.0 foi/é mais facil pq "simplificamente" falando so foi feito o bonding do mesmo tipo de canal/modulacao/qlqr_outro_termo_tecnico q ja tinha no docsis 2.0, dai teoricamente do precisava do "espaco" no cabo. Ja no docsis 3.1 o treco parece muito cabuloso:

569-docsis31-modulation-schema.png


Pode chamar isso de bonding tamein?! :haha:

"Defensores" do docsis aqui batem no peito dizendo que tem capacidade de 10Gbps e que compete com xgpon/xgspon mas esquece que na pratica nenhuma operadora vai conseguir tao cedo colocar os 10Gbps para "rodar" na rede para downstream... quem dira 1gbps para upstream. Hoje em dia as operadoras grandes mal mal estao conseguindo colocar um canal OFDM para downstream...

Ja no xgpon/xgspon, basta colocar plugar a fibrinha no chassis e vuala.

--

Para q tem conhecimento da rede da NET, o q precisa-se fazer na rede fisica (nodes, amplificadores, spliters, cabo) para conseguir implementar por completo o docsis 3.1 (10/1Gbps) ? Quantidade de canais de TV q ta no cabo usam frequencia utilizada pelo docsis 3.1? Pode-se mover estes canais de TV para outras frequencias? :thinking:

A Claro já tem em boa parte de sua base, CMTS 3.0 adaptáveis para o 3.1, o cabeamento é o mesmo, amplificadores e splitters devem ser trocados pois os atuais trabalham no range 5-1002mhz (aqui na região já operam em 1.2GHz).
Para colocar todo o protocolo na ativa, a rede precisa estar em full-split (5-204mhz para upload) e o restante para o downstream. Não veremos apenas um cable modem sincronizando 10/1 ou 10/2 pois aí vc sobrecarregaria com apenas 1 cliente, assim como no GPON 2,5/1,25 em que você não verá apenas uma ONT recebendo o máximo do protocolo.

Sobre a TV, no momento em que isso acontecer, a TV terá que ser migrada para IPTV, mas já dá para afirmar que isso dificilmente ocorrerá.
O que podemos esperar é planos de 1gbps com upload de 100mbps, com a ree operando a 1.2GHz e em mid-split.

Os modems 3.1 homologados Claro ja permitem 5gbps/2gbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo com voce. igual o docsis 4.0
Tecnologias inviáveis pro dia e no momento de hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Bem provável que para chegar nessa velocidade a net ira matar a TV a cabo e so utilizar IPTV.
Ai sim veremos uma evolução.
DOCSIS 4.0 é bem recente, nem cable modem direito ainda tem.
Mas continua retrocompatível com os protocolos anteriores, ou seja, a implantação uma hora ou outra será feita, assim como do 1.1 para 2.0, para 3.0 e agora para 3.1
 
Última edição:
assina por telefone, pelo cdc vc tem direito de arrependimento sem cobrança se cancelar o serviço/compra no período máximo de 7 dias corridos.

tirando isso, só ver algum vizinho por ae que tem o serviço, e pedir pra filar a conexão dele pra testar e tirar suas próprias conclusões se vale a pena ou não o provedor regional.
Entendo, mas em questão de preço, tá bom será?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se vc utiliza vai fundo, aqui eu tenho opção mais barata na regional para ter 500 Mbps. O problema dos provedores regionais da minha cidade acontece das 18h as 22h, não conseguem oferecer uma conexão estável e ping baixo no horário de pico, coisa que a Claro FTTH aqui faz brincando.
Penso que preciso por causa do novo FS2020 que demanda bastante da conexão. Mas vou arriscar.
 
Pessoal, podem me ajudar? Contratei a Claro pegando uma promoção de 120mbps+120mpbs por 1 ano. No wifi 5g, no meu Samsung S10, chega a bater 260mbps, mas no meu desktop não passa de 90mbps de jeito nenhum. Ja descartei o cabo antigo, e botei um cabo de rede e conectores Cat6, mas não fez diferença.
Minha placa mãe é uma Gigabyte GA-B85M-D3PH e o modem da Claro/Net é HUMAX HGJ310.
baixa um ubuntu e roda ele direto do pendrive pra ver se pega 1gigabit na porta de rede e a velocidade chega normalmente, caso sim problema é no seu sistema operacional.
se não funcionar, teste com outro pc/notebook que efetivamente já tenha funcionado a gigabit com vc para testar o cabo + modem, se não funcionar troque o cabo por outro que vc garante que funcione, caso ainda não funcione veja se a porta do modem não esta suja, e se ainda não funcionar bomba no modem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendo, mas em questão de preço, tá bom será?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Penso que preciso por causa do novo FS2020 que demanda bastante da conexão. Mas vou arriscar.
assim, fs2020 não necessita de 500Mb de conexão =p
a própria m$ recomenda no MINIMO 5Mb de conexão pra rodar no mínimo e 50Mb pras opções no talo.

e esse preço de R$200, veja se tem oi fibra disponível ae na tua area, eles estão com 500Mb/250Mb por 150R$
se não tiver, mesmo esse valor de 200 ainda não esta ruim.
 
NG-PON2? esquece, pra o mesmo funcionar tanto a ONU quanto a OLT necessitam obrigatoriamente de filtro espectral, resumidamente DWDM.
filtros multi cor espectral ate hj são extremamente caros, ate a tecnologia encontrar uma forma de baratear o mesmo não é viável a aplicação do mesmo, o pratico é o xgpon e xgspon que mantem retro compatibilidade e não necessitam de filtro espectral.

e docsis, na birra que muita gente tem, e não é só aqui no forum, muita gente que conheço tb tem pavor do cabão de cobre com malha blindada 60%+ :haha: na versão 4.0, oferece 10Gb down e 6Gb up.
só que ae entra no mesmo territorio do ng-pon2, necessita de implementação deep fiber com mini nodes ou ate msm mini cmts literalmente dentro da casa/prédio do cliente. praticamente inviável hj.

Não sei como os principais DWDM (Padtec e Huawei são as marcas mais usadas no mercado nacional), que são multiplexadores, vão trabalhar com isso.... O provedor que atendo já trabalha com xGPON para algumas entregas...

Só pequenos provedores que não possuem DWDM, pois usar apenas OLT se torna inviável quando falamos de 100/200 ou mais de 300 mil assinantes não ter DWDM é impossível!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando isso, bem off topic mesmo mas... Tem um provedor local aqui que oferece 500/250 full ftth por 199 reais... será que vale a pena? Pelo o que eu vi eles tem presença no ix de sp, rota bacana até e eu acho que não tem cgnat

Normalmente todo FTTH pequeno trabalha com CGNAT
 
Última edição:
assim, fs2020 não necessita de 500Mb de conexão =p
a própria m$ recomenda no MINIMO 5Mb de conexão pra rodar no mínimo e 50Mb pras opções no talo.

e esse preço de R$200, veja se tem oi fibra disponível ae na tua area, eles estão com 500Mb/250Mb por 150R$
se não tiver, mesmo esse valor de 200 ainda não esta ruim.
é isso mesmo... o gargalo do MFS2020 não é rede (a nao ser que tenha rotas ruins), e sim hardware. Tem que ter basicamente um PC da NASA pra rodar em 4K 60FPS+
 
  • Curtir
Reações: gkz


^
docshit docsis vs ftth toda vez q inicia essa "guerra" :sefu:

---

Acho que o upgrade do docsis 2.0 para o 3.0 foi/é mais facil pq "simplificamente" falando so foi feito o bonding do mesmo tipo de canal/modulacao/qlqr_outro_termo_tecnico q ja tinha no docsis 2.0, dai teoricamente do precisava do "espaco" no cabo. Ja no docsis 3.1 o treco parece muito cabuloso:

569-docsis31-modulation-schema.png


Pode chamar isso de bonding tamein?! :haha:

"Defensores" do docsis aqui batem no peito dizendo que tem capacidade de 10Gbps e que compete com xgpon/xgspon mas esquece que na pratica nenhuma operadora vai conseguir tao cedo colocar os 10Gbps para "rodar" na rede para downstream... quem dira 1gbps para upstream. Hoje em dia as operadoras grandes mal mal estao conseguindo colocar um canal OFDM para downstream...

Ja no xgpon/xgspon, basta colocar plugar a fibrinha no chassis e vuala.

--

Para q tem conhecimento da rede da NET, o q precisa-se fazer na rede fisica (nodes, amplificadores, spliters, cabo) para conseguir implementar por completo o docsis 3.1 (10/1Gbps) ? Quantidade de canais de TV q ta no cabo usam frequencia utilizada pelo docsis 3.1? Pode-se mover estes canais de TV para outras frequencias? :thinking:


A Claro já está trabalhando nisso!
 
baixa um ubuntu e roda ele direto do pendrive pra ver se pega 1gigabit na porta de rede e a velocidade chega normalmente, caso sim problema é no seu sistema operacional.
se não funcionar, teste com outro pc/notebook que efetivamente já tenha funcionado a gigabit com vc para testar o cabo + modem, se não funcionar troque o cabo por outro que vc garante que funcione, caso ainda não funcione veja se a porta do modem não esta suja, e se ainda não funcionar bomba no modem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


assim, fs2020 não necessita de 500Mb de conexão =p
a própria m$ recomenda no MINIMO 5Mb de conexão pra rodar no mínimo e 50Mb pras opções no talo.

e esse preço de R$200, veja se tem oi fibra disponível ae na tua area, eles estão com 500Mb/250Mb por 150R$
se não tiver, mesmo esse valor de 200 ainda não esta ruim.
500nb é pra ter a garantia :coolface:, mas entendi sua opinião. Aqui não tem oi cobre e nem fibra... a cidade aqui só tinha vivo adsl ate 10mb (interior de sp) só agora esses provedores estão chegando com força por aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é isso mesmo... o gargalo do MFS2020 não é rede (a nao ser que tenha rotas ruins), e sim hardware. Tem que ter basicamente um PC da NASA pra rodar em 4K 60FPS+
Entendo
 
A vivo utiliza FURUKAWA se isso significa fibra de baixa qualidade eu não sei kkkk

O que você ver dentro da sua casa e em alguns pontos não reflete 100% da malha distribuída em todo Brasil!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, podem me ajudar? Contratei a Claro pegando uma promoção de 120mbps+120mpbs por 1 ano. No wifi 5g, no meu Samsung S10, chega a bater 260mbps, mas no meu desktop não passa de 90mbps de jeito nenhum. Ja descartei o cabo antigo, e botei um cabo de rede e conectores Cat6, mas não fez diferença.
Minha placa mãe é uma Gigabyte GA-B85M-D3PH e o modem da Claro/Net é HUMAX HGJ310.

Atualize o driver de rede do seu PC, possivelmente você está usando o que o Windows reconheceu

Windows 10

Windows 7 (caso ainda use)

Abs
 
Hoje responderam no consumidor.gov e acertaram meu plano que contratei via cancelamento em 03/02/2020, mandaram a tela depois de tanto eu reclamar...kkk, pois prometeram sem fidelidade...

Meu plano é 240Mega+Top HD 4K+2 pontos adicionais+Telecine+Premiere HD = R$ 299,39

1.jpg

Tenho telefone celular também, meu plano é Claro Pos 18GB - Combo + PASSAPORTE AMERICAS + 1 Linha Adicional, pago R$ 87,98, não apareceu no sistema da Claro, acho que ainda não estão interligados.

De qualquer maneira é complicado competir com os preços da Claro, por isso não abandonei até agora...
 
Hoje responderam no consumidor.gov e acertaram meu plano que contratei via cancelamento em 03/02/2020, mandaram a tela depois de tanto eu reclamar...kkk, pois prometeram sem fidelidade...

Meu plano é 240Mega+Top HD 4K+2 pontos adicionais+Telecine+Premiere HD = R$ 299,39


Tenho telefone celular também, meu plano é Claro Pos 18GB - Combo + PASSAPORTE AMERICAS + 1 Linha Adicional, pago R$ 87,98, não apareceu no sistema da Claro, acho que ainda não estão interligados.

De qualquer maneira é complicado competir com os preços da Claro, por isso não abandonei até agora...
Combo Multi tem os melhores preços. Esse ainda é o grande diferencial da Claro.
Realmente o móvel não aparece nessa tela, parece que só no sistema de cobrança que eles interligam para cobrar tudo na mesma fatura.
 
Hoje responderam no consumidor.gov e acertaram meu plano que contratei via cancelamento em 03/02/2020, mandaram a tela depois de tanto eu reclamar...kkk, pois prometeram sem fidelidade...

Meu plano é 240Mega+Top HD 4K+2 pontos adicionais+Telecine+Premiere HD = R$ 299,39


Tenho telefone celular também, meu plano é Claro Pos 18GB - Combo + PASSAPORTE AMERICAS + 1 Linha Adicional, pago R$ 87,98, não apareceu no sistema da Claro, acho que ainda não estão interligados.

De qualquer maneira é complicado competir com os preços da Claro, por isso não abandonei até agora...


Futebol tudo de bom rs
 
E pra surpresa de ninguém, lá vai a Claro me cobrar pelo net fone que continua ativo no meu pacote sendo que mês passado disseram que haviam cancelado já (e eu tenho print do chat confirmando isso).

Cara, que saco isso. É muita incompetência. Tá dando vontade de deixar o débito rolar e depois meter um processo neles.
 
Boa tarde pessoal... vim deixar uma screenshot para vocês:



(Ainda no perfil de 50mbps de upload, site de sinais da Claro não mostra nenhuma novidade)
CANAL OFDMA! Até que enfim algum user com 3.1 no upload.

@dudu1505

Captura-de-tela-2020-11-09-174801.png
 
Combo Multi tem os melhores preços. Esse ainda é o grande diferencial da Claro.
Realmente o móvel não aparece nessa tela, parece que só no sistema de cobrança que eles interligam para cobrar tudo na mesma fatura.
O sistema é diferente, no sistema de fatura que faz a união entre eles
 
  • Curtir
Reações: HFS
Boa tarde pessoal... vim deixar uma screenshot para vocês:



(Ainda no perfil de 50mbps de upload, site de sinais da Claro não mostra nenhuma novidade)
Finalmente uma notícia boa! Vamos ver se é só um teste isolado ou se vão começar a aparecer em mais nodes... Qual seu modem?
 
Boa tarde pessoal... vim deixar uma screenshot para vocês:



(Ainda no perfil de 50mbps de upload, site de sinais da Claro não mostra nenhuma novidade)
tu é o primeiro user a postar aqui no forum uma print com canal upstream com docsis 3.1!
posta pra gente uma print do niveis.virtua.com.br pra ver se la aparece o status do canal upstream 3.1 separado tb. :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CANAL OFDMA! Até que enfim algum user com 3.1 no upload.

@dudu1505

Captura-de-tela-2020-11-09-174801.png
agora é saber das bruxarias do 3.1 :coolface:
canal esta usando 16,05MHz de banda, quanto de qam sera que tem? e o pior o quanto de throughput tem esse canal? :haha:
 
tu é o primeiro user a postar aqui no forum uma print com canal upstream com docsis 3.1!
posta pra gente uma print do niveis.virtua.com.br pra ver se la aparece o status do canal upstream 3.1 separado tb. :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


agora é saber das bruxarias do 3.1 :coolface:
canal esta usando 16,05MHz de banda, quanto de qam sera que tem? e o pior o quanto de throughput tem esse canal? :haha:

documento bem interessante sobre o DOCSIS 3.1
 
já li esse paper a um bom tempo atras, ainda continuo na saga de correr atras de documentação como se da o calculo de throughput do docsis 3.1 :haha:
----------------

o paper mais detalhado que encontrei pra explicar como funciona o calculo é essa aqui: https://www.nctatechnicalpapers.com...ely-estimating-d3-1-channel-capacity/download
mas na moral, é complicado d+ pra conseguir fazer a conta sem infos estritas da rede.
vai pra conta o numero de sub canais dentro dos 192MHz, taxa de qam individual de cada sub canal, tamanho de cada sub canal, taxa de FFT e muito mais variáveis.

é praticamente impossível conseguir calcular a taxa de throughput de uma canal 3.1 sem informações privilegiadas da config feita no canal dentro do cmts praticamente.

e no caso da net aqui, ainda tem que escalar pra baixo, das prints que postaram aqui ela esta usando ~96MHz de banda no canal 3.1 e não 192MHz.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: HFS

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo