[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aqui na cidade do Rio, ao menos aqui em casa, caiu de 22 pra 19 megas dia 21 de abril exatamente as 21 horas... e até agora não voltou! Sei exatamente o dia e a hora pois no momento exato tava fazendo speed tests, ae do nada parou de passar de 21 megas kkkk triste
 
Locais com HFC continuarão a ser HFC até que o protocolo seja descontinuado - ou seja, nunca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


aí os caras já estão brincando, só pode
maxresdefault.jpg
 
Aqui em casa sumiu. Inclusive nem 20 está batendo. está entre 12 e 15.
Eles devem ter entregue os 50 por um tempo como se vc tivesse comprado uma tv a prazo, agora tão descontando no upload as parcelas kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eles devem ter entregue os 50 por um tempo como se vc tivesse comprado uma tv a prazo, agora tão descontando no upload as parcelas kkkk
Alegria de consumidor brasileiro dura pouco... hahah
 
Eles devem ter entregue os 50 por um tempo como se vc tivesse comprado uma tv a prazo, agora tão descontando no upload as parcelas kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alegria de consumidor brasileiro dura pouco... hahah
Eles entregaram 50 mais vai descontar desses 50 que ele usou por isso tá dando menos de 20 kkkkkkkkkkkkk, já que você usou 50 agora vai ficar com menos do que os outros. :isquero::isquero:
 
Pq o povo acha que sempre o FTTH é melhor? Desculpe, porém conheço bem a tecnologia do GPON por prestar serviços a um grande provedor que trabalha com isso e não é mesmo! É sim uma tecnologia inovadora, só que muito problemática ainda, diferente da rede HFC ainda tem muito chão pela frente... O DOCSIS 3.1 trouxe diversas melhorias e o novo protocolo está projetado para ser lançado entre 2022/2023!

DOCSIS 3.1 suporta até 10Gbps de Down e 1Gbps de UP, então tem muita coisa que a Claro pode melhorar e muito nos seus pacotes para seus assinantes!
Pois é, conhece a GPON que é bem antiga mas desde então a tecnologia da fibra já evolui MUITO. Hoje tem o NG-PON2 que permite banda total de de 40 - 80Gbps simétricos, detalhe que o NG-PON2 é de 2015. Não tem como DOCSIS alcançar isso, já é uma dificuldade tremenda para darem um upgrade para o docsis 3.1 com 10Gbps de down e 1Gbps de up.

FS-Table-1.600.jpg
 
Comentei anteriormente que alguns sites estão lentos, meio que fica intermitente. Fui tentar acessar o hotmail e demorou muito pra carregar.

Fiz um tracert e está havendo perda de pacote

Rastreando a rota para hotmail.com [204.79.197.212]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 8 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
3 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
4 8 ms 7 ms 7 ms bb410064.virtua.com.br [187.65.0.100]
5 35 ms 39 ms 36 ms embratel-T0-0-0-2-uacc02.fla.embratel.net.br [200.172.151.9]
6 29 ms 29 ms 29 ms ebt-P1-2-1-core01.flajn.embratel.net.br [200.244.212.95]
7 59 ms 58 ms 62 ms ebt-B1881-tcore01.rjoen.embratel.net.br [200.230.251.118]
8 64 ms 59 ms 62 ms ebt-H0-12-0-0-agg04.rjo.embratel.net.br [200.244.18.24]
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 58 ms 59 ms 57 ms 104.44.43.14
11 56 ms 57 ms 60 ms ae25-0.rio01-96cbe-1b.ntwk.msn.net [104.44.234.14]
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 60 ms 58 ms 59 ms a-0010.a-msedge.net [204.79.197.212]


Tem que reclamar na net, esperar melhorar por si só ou o que?
isso no tracert é normal,pois tem muitos roteadores no meio do tracert que são bloqueados pra responder ping,o certo seria vc rodar o win mtr ou deixar pingando no cmd pra ver se está tendo perdas pro destino em si,aqui no provedor local as rotas que passam pelo link da telemar o tracert fica quase todo bloqueado,segue

Rastreando a rota para hotmail.com [204.79.197.212]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 10.0.0.1
2 <1 ms <1 ms <1 ms 100.100.1.1
3 <1 ms 1 ms <1 ms customer-177-36-195-89.conectv.com.br [177.36.19
5.89]
4 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
9 * * 18 ms xe-0-0-2-0.rio03-96cbe-1a.ntwk.msn.net [207.46.4
1.213]
10 19 ms 19 ms 19 ms 104.44.43.12
11 17 ms 17 ms 18 ms ae25-0.rio01-96cbe-1a.ntwk.msn.net [104.44.233.2
12]
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 17 ms 17 ms 17 ms a-0010.a-msedge.net [204.79.197.212]
 
Pois é, conhece a GPON que é bem antiga mas desde então a tecnologia da fibra já evolui MUITO. Hoje tem o NG-PON2 que permite banda total de de 40 - 80Gbps simétricos, detalhe que o NG-PON2 é de 2015. Não tem como DOCSIS alcançar isso, já é uma dificuldade tremenda para darem um upgrade para o docsis 3.1 com 10Gbps de down e 1Gbps de up.

FS-Table-1.600.jpg

GPON tem suas variantes no protocolo, DOCSIS ainda vai evoluir muito, pois é forte no mercado americano e na Europa, assim como no Brasil! A verdade é que o custo da rede GPON é absurdamente inferior a rede HFC e toda nova estrutura deve seguir esse padrão.

Como assinante, eu já tive Live Tim e Vivo Fibra e as duas eram péssimas em estabilidade, usam fibras de baixa qualidade e por ai vai....

Uma rede HFC bem instalada não dar dores de cabeça ao assinante!

Abs
 
Pois é, conhece a GPON que é bem antiga mas desde então a tecnologia da fibra já evolui MUITO. Hoje tem o NG-PON2 que permite banda total de de 40 - 80Gbps simétricos, detalhe que o NG-PON2 é de 2015. Não tem como DOCSIS alcançar isso, já é uma dificuldade tremenda para darem um upgrade para o docsis 3.1 com 10Gbps de down e 1Gbps de up.

FS-Table-1.600.jpg
NG-PON2? esquece, pra o mesmo funcionar tanto a ONU quanto a OLT necessitam obrigatoriamente de filtro espectral, resumidamente DWDM.
filtros multi cor espectral ate hj são extremamente caros, ate a tecnologia encontrar uma forma de baratear o mesmo não é viável a aplicação do mesmo, o pratico é o xgpon e xgspon que mantem retro compatibilidade e não necessitam de filtro espectral.

e docsis, na birra que muita gente tem, e não é só aqui no forum, muita gente que conheço tb tem pavor do cabão de cobre com malha blindada 60%+ :haha: na versão 4.0, oferece 10Gb down e 6Gb up.
só que ae entra no mesmo territorio do ng-pon2, necessita de implementação deep fiber com mini nodes ou ate msm mini cmts literalmente dentro da casa/prédio do cliente. praticamente inviável hj.
 
NG-PON2? esquece, pra o mesmo funcionar tanto a ONU quanto a OLT necessitam obrigatoriamente de filtro espectral, resumidamente DWDM.
filtros multi cor espectral ate hj são extremamente caros, ate a tecnologia encontrar uma forma de baratear o mesmo não é viável a aplicação do mesmo, o pratico é o xgpon e xgspon que mantem retro compatibilidade e não necessitam de filtro espectral.

e docsis, na birra que muita gente tem, e não é só aqui no forum, muita gente que conheço tb tem pavor do cabão de cobre com malha blindada 60%+ :haha: na versão 4.0, oferece 10Gb down e 6Gb up.
só que ae entra no mesmo territorio do ng-pon2, necessita de implementação deep fiber com mini nodes ou ate msm mini cmts literalmente dentro da casa/prédio do cliente. praticamente inviável hj.
Que nem aqui assinei plano
É Coxial?
Fora daqui some da minha vista
È Fibra?
Pode entra até oferece um cafezinho.

Brincadeiras a parte espero que haja competição para não parar no tempo.
 
NG-PON2? esquece, pra o mesmo funcionar tanto a ONU quanto a OLT necessitam obrigatoriamente de filtro espectral, resumidamente DWDM.
filtros multi cor espectral ate hj são extremamente caros, ate a tecnologia encontrar uma forma de baratear o mesmo não é viável a aplicação do mesmo, o pratico é o xgpon e xgspon que mantem retro compatibilidade e não necessitam de filtro espectral.

e docsis, na birra que muita gente tem, e não é só aqui no forum, muita gente que conheço tb tem pavor do cabão de cobre com malha blindada 60%+ :haha: na versão 4.0, oferece 10Gb down e 6Gb up.
só que ae entra no mesmo territorio do ng-pon2, necessita de implementação deep fiber com mini nodes ou ate msm mini cmts literalmente dentro da casa/prédio do cliente. praticamente inviável hj.
@dudu1505 sempre matando a conversa GPON, poupou de eu responder.

Upload aqui batendo 22mbps nesse momento
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é, conhece a GPON que é bem antiga mas desde então a tecnologia da fibra já evolui MUITO. Hoje tem o NG-PON2 que permite banda total de de 40 - 80Gbps simétricos, detalhe que o NG-PON2 é de 2015. Não tem como DOCSIS alcançar isso, já é uma dificuldade tremenda para darem um upgrade para o docsis 3.1 com 10Gbps de down e 1Gbps de up.

FS-Table-1.600.jpg
Que piada, cuidado para não se tornar um @Rcarvas
 
Bom dia, Senhores.

Tenho um problema com o wifi da net, minha velociade contratada é de 240mb... no cabo está vindo normal.

Isso não acontecia antes e de uns dias pra cá começou a ficar assim.

Latência alta e baixa velocidade no wifi.

Alguém sabe a solução?

 
@dudu1505 sempre matando a conversa GPON, poupou de eu responder.
FTTH era a mais cara no começo mas hoje se tornou a mais barata, se o NG-PON2 baratear também será a perdição das operados de cabo. O que importa é que a tecnologia já existe enquanto o DOCSIS nem sonha em chegar a 80Gbps simétricos, no máximo tem o DOCSIS 4.0 com 10Gbps simétricos (agora que vi que parece que fizeram um downgrade e nem mesmo é mais simétrico, só suporta 6Gbps de up agora :vish:) mas que é inviável também.
 
Fiquei feliz por vc, aqui não tem overhead, só aparece o contratado :(

9934311452.png
Aproveitando isso, bem off topic mesmo mas... Tem um provedor local aqui que oferece 500/250 full ftth por 199 reais... será que vale a pena? Pelo o que eu vi eles tem presença no ix de sp, rota bacana até e eu acho que não tem cgnat
 
Última edição:
FTTH era a mais cara no começo mas hoje se tornou a mais barata, se o NG-PON2 baratear também será a perdição das operados de cabo. O que importa é que a tecnologia já existe enquanto o DOCSIS nem sonha em chegar a 80Gbps simétricos, no máximo tem o DOCSIS 4.0 com 10Gbps simétricos (agora que vi que parece que fizeram um downgrade e nem mesmo é mais simétrico, só suporta 6Gbps de up agora :vish:) mas que é inviável também.
Esquece que NG-PON2 é lenda urbana, quero ver ser implantado em algum lugar do mundo comercialmente.
 
Aproveitando isso, bem off topic mesmo mas... Tem um provedor local aqui que oferece 500/250 full ftth por 199 reais... será que vale a pena? Pelo o que eu vi eles tem presença no ix de sp, rota bacana até e eu acho que não tem cgnat
assina por telefone, pelo cdc vc tem direito de arrependimento sem cobrança se cancelar o serviço/compra no período máximo de 7 dias corridos.

tirando isso, só ver algum vizinho por ae que tem o serviço, e pedir pra filar a conexão dele pra testar e tirar suas próprias conclusões se vale a pena ou não o provedor regional.
 
Sua rede está merecendo um filtro de -6,5db, deixar esse RX quase 0

Dica: não conserte o que tá funcionando :haha:

Aqui o RX tá em 10~11 a anos e nunca deu problema, sem falar que tá dentro da faixa considerada "ok" (sinais em verde).
SNRs up e down em 40dB, isso que importa.
 
Que nem aqui assinei plano
É Coxial?
Fora daqui some da minha vista
È Fibra?
Pode entra até oferece um cafezinho.

Brincadeiras a parte espero que haja competição para não parar no tempo.
ae que esta, faltou competição nesses anos todos e por isso a net acomodou nas praças HFC com docsis 3.0 :vish:
agora que esta entrando coisa nova(mid-split + teste de upload), e na minha visão, por competição da OI com os 500Mb, pq a vivo virou prassodia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia, Senhores.

Tenho um problema com o wifi da net, minha velociade contratada é de 240mb... no cabo está vindo normal.

Isso não acontecia antes e de uns dias pra cá começou a ficar assim.

Latência alta e baixa velocidade no wifi.

Alguém sabe a solução?


usando qual tipo de rede pra testar? 2.4Ghz ou 5Ghz?

na 2.4 tem MUITA interferência, e é ate complicado cravar qual quer coisa sobre por conta disso. o único que da pra falar é a media """normal""" de se ver em rede 2.4 é latência uns ~30ms a mais do que no cabo, down na casa dos 30 ate 50Mb dependendo do nivel de interferência, e o up na mesma faixa do down(isso independe da conexão ser da net).

em rede 5ghz, quanto mais perto do roteador, a latência é extremamente baixa e a velocidade praticamente sempre crava no talo do que tiver, mas vai se afastando e tendo interferência + obstáculos que fica ridícula a conexão tb.
 
Última edição:
ae que esta, faltou competição nesses anos todos e por isso a net acomodou nas praças HFC com docsis 3.0 :vish:
agora que esta entrando coisa nova(mid-split + teste de upload), e na minha visão, por competição da OI com os 500Mb, pq a vivo virou prassodia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


usando qual tipo de rede pra testar? 2.4Ghz ou 5Ghz?

na 2.4 tem MUITA interferência, e é ate complicado cravar qual quer coisa sobre por conta disso. o único que da pra falar é a media """normal""" de se ver em rede 2.4 é latência uns ~30ms a mais do que no cabo, down na casa dos 30 ate 50Mb dependendo do nivel de interferência, e o up na mesma faixa do down(isso independe da conexão ser da net).

em rede 5ghz, quanto mais perto do roteador, a latência é extremamente baixa e a velocidade praticamente sempre crava no talo do que tiver, mas vai se afastando e tendo interferência + obstáculos que fica ridícula a conexão tb.

Pois é, é meio difícil.

Eu já testei tanto na 2.4 quanto na 5ghz, mesmo problema nas duas. Mudei o canal de radio para um menos ocupado, mas mesmo assim está terrível.

O modem fica a uns 2 m de distância daqui, sem paredes.

O foda é que preciso do wifi para usar o notebook do trabalho... está complicado mesmo.
 


^
docshit docsis vs ftth toda vez q inicia essa "guerra" :sefu:

---

Acho que o upgrade do docsis 2.0 para o 3.0 foi/é mais facil pq "simplificamente" falando so foi feito o bonding do mesmo tipo de canal/modulacao/qlqr_outro_termo_tecnico q ja tinha no docsis 2.0, dai teoricamente do precisava do "espaco" no cabo. Ja no docsis 3.1 o treco parece muito cabuloso:

569-docsis31-modulation-schema.png


Pode chamar isso de bonding tamein?! :haha:

"Defensores" do docsis aqui batem no peito dizendo que tem capacidade de 10Gbps e que compete com xgpon/xgspon mas esquece que na pratica nenhuma operadora vai conseguir tao cedo colocar os 10Gbps para "rodar" na rede para downstream... quem dira 1gbps para upstream. Hoje em dia as operadoras grandes mal mal estao conseguindo colocar um canal OFDM para downstream...

Ja no xgpon/xgspon, basta colocar plugar a fibrinha no chassis e vuala.

--

Para q tem conhecimento da rede da NET, o q precisa-se fazer na rede fisica (nodes, amplificadores, spliters, cabo) para conseguir implementar por completo o docsis 3.1 (10/1Gbps) ? Quantidade de canais de TV q ta no cabo usam frequencia utilizada pelo docsis 3.1? Pode-se mover estes canais de TV para outras frequencias? :thinking:
 
Pessoal, podem me ajudar? Contratei a Claro pegando uma promoção de 120mbps+120mpbs por 1 ano. No wifi 5g, no meu Samsung S10, chega a bater 260mbps, mas no meu desktop não passa de 90mbps de jeito nenhum. Ja descartei o cabo antigo, e botei um cabo de rede e conectores Cat6, mas não fez diferença.
Minha placa mãe é uma Gigabyte GA-B85M-D3PH e o modem da Claro/Net é HUMAX HGJ310.
 
Esquece que NG-PON2 é lenda urbana, quero ver ser implantado em algum lugar do mundo comercialmente.
Concordo com voce. igual o docsis 4.0
Tecnologias inviáveis pro dia e no momento de hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



^
docshit docsis vs ftth toda vez q inicia essa "guerra" :sefu:

---

Acho que o upgrade do docsis 2.0 para o 3.0 foi/é mais facil pq "simplificamente" falando so foi feito o bonding do mesmo tipo de canal/modulacao/qlqr_outro_termo_tecnico q ja tinha no docsis 2.0, dai teoricamente do precisava do "espaco" no cabo. Ja no docsis 3.1 o treco parece muito cabuloso:

569-docsis31-modulation-schema.png


Pode chamar isso de bonding tamein?! :haha:

"Defensores" do docsis aqui batem no peito dizendo que tem capacidade de 10Gbps e que compete com xgpon/xgspon mas esquece que na pratica nenhuma operadora vai conseguir tao cedo colocar os 10Gbps para "rodar" na rede para downstream... quem dira 1gbps para upstream. Hoje em dia as operadoras grandes mal mal estao conseguindo colocar um canal OFDM para downstream...

Ja no xgpon/xgspon, basta colocar plugar a fibrinha no chassis e vuala.

--

Para q tem conhecimento da rede da NET, o q precisa-se fazer na rede fisica (nodes, amplificadores, spliters, cabo) para conseguir implementar por completo o docsis 3.1 (10/1Gbps) ? Quantidade de canais de TV q ta no cabo usam frequencia utilizada pelo docsis 3.1? Pode-se mover estes canais de TV para outras frequencias? :thinking:


Bem provável que para chegar nessa velocidade a net ira matar a TV a cabo e so utilizar IPTV.
Ai sim veremos uma evolução.
 
Aproveitando isso, bem off topic mesmo mas... Tem um provedor local aqui que oferece 500/250 full ftth por 199 reais... será que vale a pena? Pelo o que eu vi eles tem presença no ix de sp, rota bacana até e eu acho que não tem cgnat

Se vc utiliza vai fundo, aqui eu tenho opção mais barata na regional para ter 500 Mbps. O problema dos provedores regionais da minha cidade acontece das 18h as 22h, não conseguem oferecer uma conexão estável e ping baixo no horário de pico, coisa que a Claro FTTH aqui faz brincando.
 
GPON tem suas variantes no protocolo, DOCSIS ainda vai evoluir muito, pois é forte no mercado americano e na Europa, assim como no Brasil! A verdade é que o custo da rede GPON é absurdamente inferior a rede HFC e toda nova estrutura deve seguir esse padrão.

Como assinante, eu já tive Live Tim e Vivo Fibra e as duas eram péssimas em estabilidade, usam fibras de baixa qualidade e por ai vai....

Uma rede HFC bem instalada não dar dores de cabeça ao assinante!

Abs
A vivo utiliza FURUKAWA se isso significa fibra de baixa qualidade eu não sei kkkk
 


^
docshit docsis vs ftth toda vez q inicia essa "guerra" :sefu:

---

Acho que o upgrade do docsis 2.0 para o 3.0 foi/é mais facil pq "simplificamente" falando so foi feito o bonding do mesmo tipo de canal/modulacao/qlqr_outro_termo_tecnico q ja tinha no docsis 2.0, dai teoricamente do precisava do "espaco" no cabo. Ja no docsis 3.1 o treco parece muito cabuloso:

569-docsis31-modulation-schema.png


Pode chamar isso de bonding tamein?! :haha:

"Defensores" do docsis aqui batem no peito dizendo que tem capacidade de 10Gbps e que compete com xgpon/xgspon mas esquece que na pratica nenhuma operadora vai conseguir tao cedo colocar os 10Gbps para "rodar" na rede para downstream... quem dira 1gbps para upstream. Hoje em dia as operadoras grandes mal mal estao conseguindo colocar um canal OFDM para downstream...

Ja no xgpon/xgspon, basta colocar plugar a fibrinha no chassis e vuala.

--

Para q tem conhecimento da rede da NET, o q precisa-se fazer na rede fisica (nodes, amplificadores, spliters, cabo) para conseguir implementar por completo o docsis 3.1 (10/1Gbps) ? Quantidade de canais de TV q ta no cabo usam frequencia utilizada pelo docsis 3.1? Pode-se mover estes canais de TV para outras frequencias? :thinking:

não é só chegar com a fibrinha e conectar não o zaca :haha:
tem problema de porta combo gpon e xgpon pra manter reto compatibilidade, o que dependendo da olt pode dobrar custo e espaço usado na operação do lado da olt :haha:
fora a taxa de splitagem, que dependendo de projeto da rede pode dar caca para usuários no final da linha ou com baixo nível de sinal.

e taxa de downstream pra conseguir os 10Gb no docsis 3.1 é meio bruxaria negra tb pra calcular :haha:
sei que leva bound 2 canais + 192MHz cada um deles, só a taxa do qam que não me recordo o quanto tem que ser, mas docsis 3.1 obriga os modens a suportar no mínimo ate qam 4096 mas o protocolo já suporta 8192 qam e 16384 qam mas não são obrigatórios, e pra atingir os 10Gb é mais do que os 4k.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo