Cara, não tem essa de falar em relação a cidade grande e cidade pequena (até porque onde moro tbm não é pequeno assim). Aqui em Cotia a NET cabeou a cidade em 2010/2011, mas já morei em Pinheiros - bairro em São Paulo - e a infra lá era bem mais antiga, e também não tive problemas lá.
Problema por problema qualquer tipo de tecnologia pode ter.
Vocês tem que colocar uma coisa na cabeça de vocês: NÃO SE TROCA TECNOLOGIA APENAS PORQUE UMA GALERINHA É ENRUSTIDA POR OUTRA, mas sim por viabilidade e por necessidade. E isso não convém para o GPON nas áreas HFC, é simples.
Agora vocês ficam nesse mimimi... Ok, entendo vocês, mas as coisas não funcionam assim. A rede HFC é integra da mesma forma que o GPON ou outro protocolo superior, depende de região em região. Notoriamente aqui terá reclamações pois o fórum tem o intuito de mostrar tais reclamações, mas isso não quer dizer que toda malha HFC é podre.
Por mim, se a Claro quiser usar Starlink, quiser usar GPON, quiser usar DOCSIS, foda-se, agora não dá pra aguentar é esse mimimi fuleiro de "ain, rede velha" "ain upload" "ain coaxial", pqp
quanto aoo mimimi de ser mais barato, pode continuar?

Qual a vida util do cabo utilizado nos postes pela NET ate comecar a literalmente apodrecer? 40 anos? 50?
Rede de BH tb é antiga e nunca fui de ter problema ate fazerem uma manutencao no node da area e direto tinha sinal de upstream baixo, o q fazia com q velocidade de upload nao passase de 100Kbps.
Daqui 5 anos veremos o estrago q a OI vai fazer em BH com sua fibra.