[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

fonte adrenaline!
XOax9n.gif

Ontem deixei meu modem (net/claro) desligado durante algumas horas e hoje o notebook não consegue conectar, mas o celular conseguiu normalmente. Já olhei a senha e está certa.
O notebook conectou ontem antes de desligar o modem.

Essa nunca vi ! kkkkkk

solar.png
Isso acontece 2 vezes por ano na época do equinócio ( início do outono e da primavera ) quando a linha do equador ( onde ficam a maior parte dos satélites ) fica alinhada com o sol. Normalmente as interrupções ocorrem no período de 11:00 até 14:00, dependendo da localização do satélite.

Vi alguém comentando aqui que tinha gente duvidando que seria possível fibrar áreas que já tinha a estrutura HFC.
Pois a Multiplay (que tbm é HFC) aqui de Fortaleza já começou a fazer isso desde 2018. É a chamada rede overbuild. Ela fez a mesma coisa que a Claro tá fazendo, deixou só a TV como HFC e internet e fone FTTH. Isso nas regiões que já tinha HFC. Em áreas novas a TV é via IP.

Última edição:
Vi alguém comentando aqui que tinha gente duvidando que seria possível fibrar áreas que já tinha a estrutura HFC, pois a Multiplay (que tbm é HFC) aqui de Fortaleza já começou a fazer isso desde 2018. É a chamada rede overbuild. Ela fez a mesma coisa que a Claro tá fazendo, deixou só a TV como HFC e internet e fone FTTH. Isso nas regiões que já tinha HFC. Em áreas novas a TV é via IP.
Eu acho que a galera não duvidou que seria possível. O problema foi que a Claro estava investindo na rede nesses últimos anos e ela tem 9.5 Milhões de assinantes no HFC. Então não é natural que do nada os caras mudem o que estavam fazendo para simplesmente ir para o FTTH.

Eu acho que a galera não duvidou que seria possível. O problema foi que a Claro estava investindo na rede nesses últimos anos e ela tem 9.5 Milhões de assinantes no HFC. Então não é natural que do nada os caras mudem o que estavam fazendo para simplesmente ir para o FTTH.
Esse treco vai é ficar uma gambiarra....kkkkk
Eles devem te pensado se a VIVO fazia, nois também faz.

Esse treco vai é ficar uma gambiarra....kkkkk
Eles devem te pensado se a VIVO fazia, nois também faz.
Tá desse jeito aqui ó:

7FX0ojV.jpg

Sai um coaxial do NODE e entra na OLT, de lá sai uma fibra para a casa do cliente.

Os testes em horário de pico tão nesse nível:

y7oYVdd.png

Para alegria dos consumidores/clientes

Ontem deixei meu modem (net/claro) desligado durante algumas horas e hoje o notebook não consegue conectar, mas o celular conseguiu normalmente. Já olhei a senha e está certa.
O notebook conectou ontem antes de desligar o modem.
Confere se o IP está automático no modem

Última edição:
Tá desse jeito aqui ó:

7FX0ojV.jpg

Sai um coaxial do NODE e entra na OLT, de lá sai uma fibra para a casa do cliente.

Os testes em horário de pico tão nesse nível:

y7oYVdd.png
Expectativa: 500/250
Realidade: gambiarra e pior que 240/20 hahahaha

Deixa eu vê se eu entendi, vai coxial até node do node sai uma fibra para o cliente. É isso?
Ou teria como sair fibra através dos amplificadores? ao me ver eles teriam que implantar mais node ou estou errado?

gambiarra funcionando melhor que o HFC está ótimo.
upload de verdade e estabilidade..
Sim, 138/19

Realmente tá ótimo, instala aí na sua casa

Eu nunca tive problemas com HFC, sempre é estável, com rotas boas, ping bom e sempre batendo o contratado (600/35).

Última edição:
O setor financeiro da claro notou que montar uma rede FTTH sai mais barato que tentar ficar atualizando o HFC e fica páreo para a concorrência e ainda cria uma forma de "escoar" o tráfego que as futuras tecnologias de celular vão demandar em termos de tráfego de dados.

Deixa eu vê se eu entendi, vai coxial até node do node sai uma fibra para o cliente. É isso?
Ou teria como sair fibra através dos amplificadores? ao me ver eles teriam que implantar mais node ou estou errado?
Também fiquei sem entender kkkkk. Mais se não me enganei a fibra sai do servidor da CLARO até o node e do node vai via coaxial até a casa do cliente, o que a CLARO fez foi apenas substituir o coaxial que sai do node até a casa do cliente por fibra? ou eu viajei hehehhe.

e zueira do povo ae, a olt ta ligada no backbone igual o cmts e de la sai fibra pon pra distribuir na rua.

tanto é que nos teste que o danilo fez tava com o mesmo problema de não chegar o Download contratado.

Também fiquei sem entender kkkkk. Mais se não me enganei a fibra sai do servidor da CLARO até o node e do node vai via coaxial até a casa do cliente, o que a CLARO fez foi apenas substituir o coaxial que sai do node até a casa do cliente por fibra? ou eu viajei hehehhe.
Pelas imagens, tu está correto. Pelo que vi colocaram uma fibra saindo do node até o cliente, em paralelo com o coaxial. A entrada do node sempre foi fibra.
O que não sabemos é a capacidade da fibra que ingressa no node. Dependendo disso, o serviço pode ficar ótimo ou ter gargalos devido ao uso dos clientes.

Users who are viewing this thread

Voltar