[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Nas cidades com a cobertura NET - Claro a rede é HFC (hibrida coaxial com fibra). Nas novas praças depois de 2018, a cobertura ja é FTTH
A cidade de Sp é HFC.
Moro em SP capital e aqui em casa a claro é Fibra até o modem...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito que a maior diferença entre coaxial e fibra esta na latencia. Enquanto a minha conexão por fibra fica em 5ms, a minha coaxial fica em 20ms. No uso cotidiano, a diferença é imperceptível.
Outra caracteristica da conexao coaxial é que o uoload costuma ser baixo. No plano de 240mbps por exemplo da claro, vc terá 20mbps de upload.
Exatamente no cabo é uma latência e ping maior e o upload é bem mais baixo.

Alguem pro problemas de instabilidade em Porto Alegre?
Não sou de PoA, sou de curitiba, mas desde ontem tenho notado a internet muito ruim. Meus testes de ping/latência estão horríveis, muito instáveis (variando muito e com saltos bem grandes no delay, mas milagrosamente quase sem percas de pacote). Hoje resolvi testar a velocidade e em nenhum teste (qlq servidor do speedtest e o eaq) deram próximo dos 120MB, fica variando de 30~80MB. Upload também bem abaixo dos 10MB.
Até agora pouco o sinal TX estava um pouco alto (na casa dos 54) mas agora ficou abaixo de 50 mas não mudou nada, continua uma 💩. Se continuar assim pelo próximos dias, terei de tomar aquela maracugina concentrada e ligar pra Claro/NET.

Fui ao mercadinho agora e dei de cara com essa parada aí da Claro (a etiqueta da frente é da Brisanet), pelo visto a da claro tá por trás.

20210330-163107.jpg

Uma coisa interessante de se frisar é que há anos que tem fibras da Embratel aqui no bairro, mas são apenas fibras que passam por aqui mesmo. Agora sobre essa aí da Claro eu não entendi, pois botaram essa recentemente aí, digo, recentemente MESMO.

Fui ao mercadinho agora e dei de cara com essa parada aí da Claro (a etiqueta da frente é da Brisanet), pelo visto a da claro tá por trás.

20210330-163107.jpg

Uma coisa interessante de se frisar é que há anos que tem fibras da Embratel aqui no bairro, mas são apenas fibras que passam por aqui mesmo. Agora sobre essa aí da Claro eu não entendi, pois botaram essa recentemente aí, digo, recentemente MESMO.
Deve ter noia de olho, "NÃO TEM COBRE - SEM VALOR" hehehehe

Vergonhoso, a que ponto chegamos de precisar colocar etiqueta em cabeamento...

Sim, lembra que eu havia reportado aqui sobre isso na semana antepassada? kkkk
Sim, tem regiões por aí que tem essa etiqueta há tempos, não só da Claro. Já vi da TIM tbm.

Vergonhoso, a que ponto chegamos de precisar colocar etiqueta em cabeamento...
Se cada um que fosse pego roubando ou vendendo um cabo de poste, ficasse sem a mão, ou fosse dormir com peixes, não precisaria chegar ao ridículo de colocar essas plaquinhas.

Sei lá, só uma ideia que me passou pela cabeça, não estou incentivando nem fazendo apologia a nada...:vish:

Após longos 8 anos com a NET/Claro tive que cancelar.

No cancelamento me ofertaram ter 500mb pelo preço que estava pagando (R$149,90). Retruquei que aqui onde moro não tem esse plano, e muito menos fibra da Claro.

A att foi incisiva de que tinha etc, etc.

Quando finalizei a ligação, peguei o cel da patroa e fui ligar na Claro só para desencargo de consciência, dito e feito, máximo era 240mb, plano esse que já tinha.

Fiquei tentado a pagar para ver se iria rolar mesmo, mas achei melhor evitar maiores dores de cabeça.

Alguem pro problemas de instabilidade em Porto Alegre?

Moro na ZN, até o cancelamento, estava tudo ok.

Claro ligou cancelando.
Não tem ponto
Vou ter que ir pra Tim.
É HFC tb, espero não ter problemas.
Problema é ser 60
Mega só

20210330-163107.jpg

È dessa fibras ociosas que estavamos falando.
Quem sabe futuramente migrem sua região.

Não sou de PoA, sou de curitiba, mas desde ontem tenho notado a internet muito ruim. Meus testes de ping/latência estão horríveis, muito instáveis (variando muito e com saltos bem grandes no delay, mas milagrosamente quase sem percas de pacote). Hoje resolvi testar a velocidade e em nenhum teste (qlq servidor do speedtest e o eaq) deram próximo dos 120MB, fica variando de 30~80MB. Upload também bem abaixo dos 10MB.
Até agora pouco o sinal TX estava um pouco alto (na casa dos 54) mas agora ficou abaixo de 50 mas não mudou nada, continua uma 💩. Se continuar assim pelo próximos dias, terei de tomar aquela maracugina concentrada e ligar pra Claro/NET.
Aqui, tá variando muito cai e volta e tá desde ontem e passou o dia assim.... :nooo:

Moro na ZN, até o cancelamento, estava tudo ok.
Eu acho que é no meu bairro, no grupo do condomínio foi a pauta do dia :vish:

A Oi acaba de chegar aqui, acho que mesmo com o modem deles bloqueado vou encarar os 400/200, mas em conta pra mim que os atuais 240/20.

Esses 20 de Upload tá muito 2015.

Última edição:
aqui tb é esse DNS
CLARO fez/faz anycast dos seu IPs de DNS?
@dudu1505 @Hemerson Silva

nos testes aqui ele está redirecionando para os IPs que apareciam há algum tempo atrás, IPs da mesma rede.

fiz o teste aqui https://ipleak.net/

agora a casa cai para o "provedores locais"

Aqui mostram outros dns, nao sei se sao melhores https://sempreupdate.com.br/lista-dos-servidores-dns-gratuitos-para-2021/

site ae ta errado, cada ilha da net tem seu dns proprio.

e depois que fizeram uso do anycast dns, tu usa o ip do anycast que direciona pro dns server da ilha que vc esta.
Em teoria, o anycast dificulta que o DNS fique off, pois sempre ira direcionar para um server disponível.
Voltei a usar DNS da claro desde ontem. Vamos ver como se comporta. Mesmo eles sabendo tudo que eu acesso na Web

Eu mesmo uso os DNS da Claro por padrão mesmo, tanto o IPv6 como o IPv4. Na Brisanet (os caras usavam o DNS do Google PQP :facepalm: e só tinham 1 endereço de DNS próprio) aí eu usava outros DNS juntos pra auxiliar.

Captura-de-tela-2021-03-30-203358.png
Captura-de-tela-2021-03-30-204106.png

Se me pedirem pra dar a opnião sobre os serviços da ClaroNET aqui em Curitiba, só vou mandar esse vídeo. Sujeito ai tirou as palavras da minha boca:

É muito pior?
Não posso te falar se é pior ou não pois não sei da qualidade de ambas na sua região, mas HFC é mais evoluído que VDSL.

Captura-de-tela-2021-03-30-203358.png
Captura-de-tela-2021-03-30-204106.png

Se me pedirem pra dar a opnião sobre os serviços da ClaroNET aqui em Curitiba, só vou mandar esse vídeo. Sujeito ai tirou as palavras da minha boca:

Claro fibra aqui eu acho bem consistente:

W4rKUf6.png
HDGdygl.png

Aqui, tá variando muito cai e volta e tá desde ontem e passou o dia assim.... :nooo:

Eu acho que é no meu bairro, no grupo do condomínio foi a pauta do dia :vish:

A Oi acaba de chegar aqui, acho que mesmo com o modem deles bloqueado vou encarar os 400/200, mas em conta pra mim que os atuais 240/20.

Esses 20 de Upload tá muito 2015.

Sai da Claro justamente por assinar 400/200 da Oi.

Tem uns que da para colocar em bridge.

W4rKUf6.png
HDGdygl.png
Sim, aqui na rua não tem fibra até onde eu sei (o plano disponível aqui no meu endereço só vai até 240mb).

Uma coisa curiosa é que, até algum ponto do ano passado, meu ping pra um dns como do google por exemplo, ficava não muito maior que esse seu ai. Ficava na casa dos 9~11ms, com picos para 14-16ms as vezes. Já faz um bom tempo que não vejo o ping menor que 20ms aqui (Quando está "bom", e não oscilando desse jeito). Não consegui descobrir se foi alguma alteração de rota ou se a região aqui ficou com algum problema/delay triste.

2 anos atrás briguei com a Oi (tínhamos uma linha de telefone com eles para manter o numero apenas) e estavam cobrando um valor surreal, até que nos irritamos e fizemos a portabilidade. A atendente tentou de tudo quanto é jeito manter a gente na Oi e eu disse que nunca mais a Oi estaria dentro da nossa residência... e vejam só, a Oi é hoje a empresa que julgo ser a menos pior entre todas disponível aqui em cwb (naquela época, 2 anos atrás, eles ainda forneciam apenas adsl de sei lá, uns 15 megas no máximo aqui na rua).

Tempos atrás eles ligaram aqui dizendo que tinha fibra disponível na minha rua. Entrei no site deles só de curiosidade e lá fala que não tem fibra disponível na minha rua. Não sei se a atendente que ligou aquela vez tava dando um "migué" só pra fazer a gente assinar e depois dizer que não tinha e tentar empurrar outra porcaria de serviço, ou se estavam fazendo só uma espécie de "prospecção" de clientes para saber se era viável instalar fibra aqui na região ou se realmente tem a dita da fibra. Vou tentar olhar com calma no poste pra ver, mas não sei identificar fibra no poste.

Não posso te falar se é pior ou não pois não sei da qualidade de ambas na sua região, mas HFC é mais evoluído que VDSL.

W4rKUf6.png
HDGdygl.png
HFC véio de guerra

2021-03-30-1.png
2021-03-30.png

Fibra Vogel do trabalho,
estabilidade da fibra: confere :mesa:

2021-03-30-3.png
2021-03-30-2.png

Última edição:
DNS secundário da NET é o final .5, ou seja, 181.213.132.5.

Obrigado, achei estranho ate nas configs do modem/router da NET so aparecer um DNS como primario e o secundario que é opcional estar em branco

Users who are viewing this thread

Voltar