Olá, colegas de fórum. Venho trazer a vocês a minha experiência ao ser incluído na Blacklist da Claro Net (foto do sistema feita por um operador Claro Net, anexa).
Fui moderador da Adrenaline muitos anos atrás (os posts estão no meu histórico) e após muita pesquisa percebi que este é o tópico em que o assunto é melhor abordado em todo o Brasil e por isso decidi postar a minha experiência negativa aqui. Sou advogado atuante na área do Direito Público (licitações, convênios, contratos públicos, enfim, demandas em que a Estado opera como Administração Pública num polo processual, munido do seu poder de império, ou seja, "de cima pra baixo" em relação aos cidadãos). Na segunda quinzena de fevereiro deste ano percebi que minha banda larga de 240mb, que sempre funcionou perfeitamente em 2018, 2019 e 2020 (foto de medição (foto anexa) teve redução drástica de velocidade.
Passou a operar em 30mb/3mb (ou menos), me trazendo transtornos no home office e nas aulas de minhas duas filhas menores (das quais possuo guarda compartilhada). Chamei os técnicos da Claro por mais de 10 (dez) vezes e cada eles vinham o problema cessava por algumas horas e retornava, "religiosamente", por volta das 6 ou 7 horas da manhã do dia seguinte (foto anexa).
No campo de observações da Ordem de Serviço, o técnico chegou a descrever isso:
Moro em Belo Horizonte e minha banda larga Claro Net é coaxial. Com o passar das vistas técnicas, o supervisor (que se chama Helbert) passou a acompanhar o técnico e relatórios não mais foram a mim encaminhados. Neste período, mais de 6 (seis) modens foram trocados, sendo de uns 4 modelos diferentes. Hoje é este aqui:
Estou indo pro quarto mês sem solução e vou juntando material probatório pra algumas ações administrativas e judiciais. Na Anatel já tenho 15 (quinze) reclamações (foto anexa), em duas frentes de abordagem distintas. A primeira em redução de franquia e a outra em não fornecimento das ligações realizadas entre mim e funcionários da operadora Claro Net, que por sua vez além de não regularizar minha velocidade de banda larga me nega o fornecimento destas ligações, contrariando frontalmente a Resolução nº 614, de 28 de maio de 2013 da Anatel. Requeri o envio , no meu e-mail cadastrado, da cópia do Contrato de Prestação do SCM e do Plano de Serviço contratado por mim; os registros das reclamações, solicitações de serviços nos últimos dois anos; a gravação de todas as chamadas e conversas telefônicas realizadas entre mim e a funcionária Bruna (Supervisionada pela funcionária Laís), do Centro de Atendimento, bem como todas os registros de chamadas e conversas entre mim e o funcionário Leandro, da Ouvidoria da Claro, nos últimos cento e oitenta dias.
Olhem o que a Claro Net respondeu:
"Em atenção ao protocolo 202105151217705, contatamos X, na data de 22/05/2021, às 09:17 h através do telefone XXX. No qual foi solicitado a resposta somente via E-mail, ocasião em que esclarecemos que, em virtude do decurso do prazo regulamentar, a gravação encontra-se indisponível. Ressaltamos que, de acordo com a Resolução 632 art. 26º, § 2º A prestadora deve manter à disposição do Usuário a gravação das chamadas efetuadas ao Centro de Atendimento pelo prazo máximo de 6 (seis) meses da data da realização da chamada, desta forma, infelizmente não temos mais o áudio solicitado. Esclarecemos que, grandes esforços são realizados no sentido de atingir nosso objetivo que é proporcionar um atendimento que supere as expectativas de nossos clientes. A Operadora investe continuamente em sua estrutura de atendimento visando agilidade e satisfação. Assumimos sua manifestação como objeto de estudo para futuras melhorias.. Este atendimento foi registrado no protocolo 013211102239686, e esclarecemos ainda que poderá nos contatar através do Fale com a sua Prestadora no endereço https://resolvaaqui.claro.com.br/ e pela nossa Ouvidoria através do 0800-701-0180. Você pode utilizar também o atendimento via WhatsApp no n° (11) 99991-0621 ou o Minha Claro, acessando pelo aplicativo ou site, para informações relacionadas à sua internet, fatura/saldo, questões técnicas, planos e serviços."
E em outro protocolo, desta feita sobre a redução de velocidade, respondeu na reclamação que fiz à Anatel:
"Em atenção ao protocolo 202105052409216 realizamos tentativas de contato com Sr X, através do(s) telefone(s) e-mail conforme solicitado X (...). Queremos esclarecer que, realizamos busca na data informada pelo cliente e não localizamos o áudio do atendimento informado. Devido a esta falha sistêmica pontual, adotamos as seguintes providências considerando o relato do cliente e em acordo com o mesmo: pedimos desculpas pelos eventuais transtornos ocorridos, pois temos como propósito o respeito e a satisfação no relacionamento com os nossos clientes. Desta forma, encaminhamos em anexo a segunda via do contrato e os registros das reclamações anteriores. Este atendimento foi registrado no protocolo 013211099505511, e esclarecemos ainda que poderá nos contatar através do Fale com a sua Prestadora no endereço https://resolvaaqui.claro.com.br/ e pela nossa Ouvidoria através do 0800-701-0180."
Enfim, me coloco à disposição dos demais colegas pra esclarecer quaisquer dúvida sobre a inclusão de consumidores em Blacklist pela Claro Net.
Abraços.