Fazia anos que não logava, mas depois de ler a noticia no techtudo resolvi postar meu relato com a Claro:
Em Janeiro do ano de 2020 mudei meu plano de 120mb (combo, 2 tv, celular, fixo, internet) para 240mb em uma promoção da época. Passados uns dias trocaram meu modem (que sempre funcionou muito bem) para outro que "aguentava" a nova velocidade. no mês de janeiro mesmo resolvi testar um plano empresarial do Google com gdrive ilimitado e comecei um backup de uns 9 tera, 90% imagens 1080p da minha dashcam, algumas series/filmes, uns 300 gb de fotos e vídeos da minha formatura que eu mantinha no OneDrive com um péssimo dow limitado em 400kbps* que demorava para abrir uma foto de 11mb.
Em março, com o upload quase concluído o modem começou a ficar instável, com a velocidade reduzida como já relatado aqui. Solicitei a troca do modem e no outro dia veio um técnico que fuçou um pouco no modem e para minha surpresa pediu para ver/acessar todos os computadores que estavam conectados. permiti que ele acessasse meu note e ele de cara já foi na pasta downloads e depois deu uma busca geral nos programas, ai pediu para ver meu pc conectado no cabo e eu voltei a perguntar para ele o porquê, que respondeu que poderia ser um problema na placa de rede do pc que interferia no modem . A essa altura eu já tinha me ligado o que ele queria. Deixei ele acessar o PC e bingo, fez o mesmo, abriu até o histórico do navegador e eu perguntei rispidamente o que que ele estava mexendo ali (eu não uso mais torrent por exemplo, já utilizei mas nos pcs daqui de casa faz anos que não tem). O cara deu uma gaguejada e ligou para um supervisor, informou que não tinha achado nada e eu fiquei perto dele e consegui ouvir o supervisor mandando ele ver os outros pcs da casa o que eu neguei pq já estava p* com a situação.
Ele falou para o supervisor que eu não deixei e o supervisor de posse de um log, falou que eu acessava site X que tinha tantos mb, site Y que tinha mais tantos mb e assim foi até que ele achou um protocolo que ele não encontrou o que era que tinha 5tb de up só naquele mês.
Falei para o técnico que era o gdrive e que estava fazendo o primeiro backup e pedi para o técnico ir embora, nessa hora até meus familiares estavam p* com a cara de pau do cara tentar intimidar ou de alguma forma pressionar falando todos os acessos que mais frequentes, ele foi até o carro falando que ia trocar o modem e que eu utilizava demais e estraguei aquele modem, nessa hora contei até um milhão, não queria mais nem deixar o cara trocar o modem, mas assim que substituído a velocidade voltou ao normal.
No fim cancelei o gdrive já que enquanto eu for cliente claro não teria como usufruir e também tive problemas com alguns arquivos da dashcam que ficaram ilegíveis pós upload.
Em momento algum o técnico acessou as config de rede ou fez um teste de velocidade. Tudo foi devidamente relatado a ouvidoria claro e estou esperando resposta até hoje.