[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Só pra deixar registrado, dei um pulo aqui no esritorio pra ver qual é a do modem do pq dele NÃO me entregar o ipv6 e descobri que ele estra com FW bugado :haha::haha::haha::haha::haha::haha:

enfim, não que ele sempre esteve bugado, mas é que eu restaurei sem querer a config errada pra ele do outro modem arris que tenho em casa, e parece que nessa restaurarão travou o ipv6 no modem do escritório, já vai pra mais de 1 mês que to enrolando pra ver o que tinha acontecido por falta de tempo.

aproveitei pra ligar na net pra ver se o call center já esta a par no ipv6 e por incrivel que pareça eles já tem ate ferramentas pra diagnosticar problemas com ele :vish:

então fica a diga pro pessoa ae, NÃO restaure configurações no modem arris se não a gerada por ele mesmo :haha::haha::haha::haha: e se tiver algum problema com ipv6 os bots do call center da net já estão com ferramentas para os paranae de diagnostico de problemas :deal:

e pra quem é de BH/MG se tiver algum problema com a net hj é o dia pra pedir técnico, marquei um agora com previsão de chegada entre 16 ~ 17h

print do bug no modem:
não to recebendo o Delegated Prefix pra distribuir na rede interna
Kmq6Uq1.png

-------------

Update das 16:20 :vinho:

o técnico chegou e viu o bug no modem e tb ficou sem saber o que fazer :haha::haha::haha::haha:
ae a gente conversando acabamos por arriscar a trocar o modem e cair no cgnat pra ver se ia pegar o prefixo, e adivinhem :coolface:

continuo sem receber o prefixo v6 pra distribuir na rede interna, e não cai no cgnat, e agora to com o modem da PACE com sincronismo de 16 canais down e 4 up.
O3J4Fr5.png

agora é esperar o supervisor regional ver o que pegas com a rede da net junto com o pessoal do datacenter.
Que show.

em modo bridge o ipv6 funciona ?
então, não funciona :haha:
o mais estranho de tudo, com um outro modem em outro contrato que eu tenho, ligando ele aqui no escritório ele funciona no ipv6 normal.

acho que deu zica com o contrato do escritório.

Só pra deixar registrado, dei um pulo aqui no esritorio pra ver qual é a do modem do pq dele NÃO me entregar o ipv6 e descobri que ele estra com FW bugado :haha::haha::haha::haha::haha::haha:

enfim, não que ele sempre esteve bugado, mas é que eu restaurei sem querer a config errada pra ele do outro modem arris que tenho em casa, e parece que nessa restaurarão travou o ipv6 no modem do escritório, já vai pra mais de 1 mês que to enrolando pra ver o que tinha acontecido por falta de tempo.

aproveitei pra ligar na net pra ver se o call center já esta a par no ipv6 e por incrivel que pareça eles já tem ate ferramentas pra diagnosticar problemas com ele :vish:

então fica a diga pro pessoa ae, NÃO restaure configurações no modem arris se não a gerada por ele mesmo :haha::haha::haha::haha: e se tiver algum problema com ipv6 os bots do call center da net já estão com ferramentas para os paranae de diagnostico de problemas :deal:

e pra quem é de BH/MG se tiver algum problema com a net hj é o dia pra pedir técnico, marquei um agora com previsão de chegada entre 16 ~ 17h

print do bug no modem:
Kmq6Uq1.png

-------------

o técnico chegou e viu o bug no modem e tb ficou sem saber o que fazer :haha::haha::haha::haha:
ae a gente conversando acabamos por arriscar a trocar o modem e cair no cgnat pra ver se ia pegar o prefixo, e adivinhem :coolface:

continuo sem receber o prefixo v6 pra distribuir na rede interna, e não cai no cgnat, e agora to com o modem da PACE com sincronismo de 16 canais down e 4 up.
O3J4Fr5.png

agora é esperar o supervisor regional ver o que pegas com a rede da net junto com o pessoal do datacenter.

update das 18:40
o supervisor regional falou que no sistema dele eu estava com o prefixo e que tinha já ate alguns dispositivos conectados e usando ele :haha::haha::haha::haha::haha:

agora é esperar o pessoal de dentro do datacenter rastrear o que qui ta esta pegando.

O negócio do IPv4 deve estar provocando algumas mudanças no datacenter da minha cidade.

Gosto de assistir a streams no Twitch, mas infelizmente, de uns meses para cá, ou a NET tá aplicando traffic shapping ou as rotas internacionais zuaram pesado para esse site.

A solução que eu havia encontrado é spoofar um WAN MAC diferente no meu roteador (cable modem em modo bridge), rebootar o cable modem e, pegando um novo IP, conseguir uma rota diferente (ou que não sofra traffic shapping). Com poucas tentativas, uma hora chegava um IP com rota boa e eu conseguia assistir aos streams em Source.

De 3 dias para cá, percebi que não estou mais recebendo IPs públicos diferentes quando troco o WAN MAC do roteador. Já mudei umas 10 vezes o MAC e o IP que recebo continua sendo o mesmo.

Com VPN consigo assistir aos streams (o que talvez reforce a tese de traffic shapping), mas não estou disposto a gastar mais dinheiro só para ver essas transmissões...

:okay:

Tbm sou de GYN mas parece que não recebi. O seu roteador é TP Link? Como vc configurou para receber o IPV6? Ou foi tudo automático?

Desculpa a demora para responder. Hoje ralei o dia inteiro de peão. kkkkkkk
Meu router é um Archer C7 o modem é um Thompson.
Modem em bridge.
Eu estava com o ipv6 desligado no router. Resolvi ligar para "ver" se a NET tinha habilitado o IPV6 por aqui, e para minha surpresa, tinha.
Testei e realmente tá funcionando beleza.

Certeza que não tá rolando IPV6 para você!? Qual o seu modem/Router!?
Se for TPLINK coloca as mesmas configs que coloquei. Dá uma olhada no meu último post.

Sobre o DNS da NET que o @dudu1505 citou, funciona legal também.

Tenho Archer C2 , é um pouco diferente a configuração. Outra coisa que reparei é que quando dou reboot no C2 ele perde o DNS de IPV6 da Google, tem que reconfigurar, ai acontece o mesmo?
Não aconteceu. Ele salvou o DNS IPV6.

Comigo eu tive que colocar o DNS do google depois reiniciar porque não funcionou IPV6 sem reiniciar depois que alterei.
aqui em casa eu uso no ipv4 o da própria net, e no v6 o do google pq o dns v6 da net não esta respondendo :haha:
mas entre usar o dns da net e ou outro, eu fico com o da net pq nele tem os registros do cache local que ela faz.

Eu tenho um medo do DNS Poison :rip:. Por isto uso o DNS do google. Mesmo que seja mais lento, é mais seguro.
Aqui o DNS IPV6 da NET funcionou de boa, mas eu passei.

Última edição:

print do bug no modem:
Kmq6Uq1.png

-------------

O3J4Fr5.png

Tá a mesma coisa aqui, não tem prefixo IPv6.

Eu tenho um medo do DNS Poison :rip:. Por isto uso o DNS do google. Mesmo que seja mais lento, é mais seguro.
Aqui o DNS IPV6 da NET funcionou de boa, mas eu passei.
infelizmente o dns poison tem muitas formas de ser realizado, não necessariamente só no servidor dns da operadora, se o atacante fizer isso no sv dns do domínio :haha: não a dnssec que barre.

enfim, prefiro me arriscar com o sv dns da net que é regionalizado e de deve sofrer menos tentativas de dns poison, do que usar servidores públicos. sem falar dos benefícios do cache local de serviços que a net faz(google, akamai, netflix e etc) e que demoram muito pra entrar nos sv dns públicos.

Tá a mesma coisa aqui, não tem prefixo IPv6.
mas ae o modem tb pega um endereço ipv6 pra ele?

infelizmente o dns poison tem muitas formas de ser realizado, não necessariamente só no servidor dns da operadora, se o atacante fizer isso no sv dns do domínio :haha: não a dnssec que barre.

enfim, prefiro me arriscar com o sv dns da net que é regionalizado e de deve sofrer menos tentativas de dns poison, do que usar servidores públicos. sem falar dos benefícios do cache local de serviços que a net faz(google, akamai, netflix e etc) e que demoram muito pra entrar nos sv dns públicos.

mas ae o modem tb pega um endereço ipv6 pra ele?

pega, mesma coisa

Conta aí o que fizerem pra resolver.

Última edição:
O negócio do IPv4 deve estar provocando algumas mudanças no datacenter da minha cidade.

Gosto de assistir a streams no Twitch, mas infelizmente, de uns meses para cá, ou a NET tá aplicando traffic shapping ou as rotas internacionais zuaram pesado para esse site.

A solução que eu havia encontrado é spoofar um WAN MAC diferente no meu roteador (cable modem em modo bridge), rebootar o cable modem e, pegando um novo IP, conseguir uma rota diferente (ou que não sofra traffic shapping). Com poucas tentativas, uma hora chegava um IP com rota boa e eu conseguia assistir aos streams em Source.

De 3 dias para cá, percebi que não estou mais recebendo IPs públicos diferentes quando troco o WAN MAC do roteador. Já mudei umas 10 vezes o MAC e o IP que recebo continua sendo o mesmo.

Com VPN consigo assistir aos streams (o que talvez reforce a tese de traffic shapping), mas não estou disposto a gastar mais dinheiro só para ver essas transmissões...

https://www.vultr.com/faq/#downloadspeedtests

Quantos Mb/s vc consegue nos servidores de Miami e New Work ? Está usando DNS da propria net ou algum outro ? Talvez o servidor que vc esteja bufferizando esteja congestionado.

https://www.vultr.com/faq/#downloadspeedtests

Quantos Mb/s vc consegue nos servidores de Miami e New Work ? Está usando DNS da propria net ou algum outro ? Talvez o servidor que vc esteja bufferizando esteja congestionado.
Miami: 6~7 MB/s
New York: 3~5 MB/s

Vírtua 60 Mbps

DNS da NET.

Não creio que seja problema nos servers do Twitch.

A velocidade não está muito boa mas tambem nao está péssima. Experimenta usar DNS da Google (8.8.8.8) e da level3 (4.2.2.1). Baixa o programa Tcpview e veja de onde o video ta sendo bufferizado. Me fala aí qual vc está assistindo pra ver de onde minha internet bufferiza.

Gosto de assistir a streams no Twitch, mas infelizmente, de uns meses para cá, ou a NET tá aplicando traffic shapping ou as rotas internacionais zuaram pesado para esse site. (...) Com VPN consigo assistir aos streams (o que talvez reforce a tese de traffic shapping), mas não estou disposto a gastar mais dinheiro só para ver essas transmissões...

Ao usar a VPN, voce passa a usar rotas diferentes. Ou seja, reforça a tese que o problema com a NET pode ser as "rotas zoadas", como voce chamou.

.

pega, mesma coisa

KYMzdl7.png

Conta aí o que fizerem pra resolver.

o pessoal na net ainda vai vim aqui no escritório hj pra ver o que pegas, mas já ti adianto que nessa sua print o modem não ta pegando ipv6 publico, ele ta numa faixa privada de autoconfiguração. e apaga esse endereço mac, da altas tretas exibir ele na internet.

print do bug no modem:
Kmq6Uq1.png

-------------

O3J4Fr5.png

Estou com o modem arris uso ele em bridge, aqui pego 8 canais de down e 4 de upload.
o ipv6 só consegui com o dns da própria net.

Acha que se eu solicitar a troca do modem, conseguirei também os 16 canais de down? melhorou algo?
Acho o arris bem ruim, ele não aguenta a propria banda. e o ping com ele fora do bridge também sobe.

Acabei de testar o meu aqui em aguas claras-Brasília e também mudou, agora tá 60/6.

estou ainda no perfil 120mb/4 aqui na asa norte, Brasília - DF , na esperança agora que você está com o novo upload.

Com esse resultado então vai ser oficial os 120 com 6 de up.

Lembrando que quando os boatos aqui no forum eram de 15/3, 30/3, 60/6 e 120/12, apareceu um suposto funcionario da NET por aqui e ele foi extremamente suscinto sobre a nova velocidade de upload no plano de 120 Mbps: "vai ser 6 Mbps", disse ele na epoca... E foi mesmo.

.

Lembrando que quando os boatos aqui no forum eram de 15/2, 30/3, 60/6 e 120/12, apareceu um suposto funcionario da NET por aqui e ele foi extremamente suscinto sobre a nova velocidade de upload no plano de 120 Mbps: "vai ser 6 Mbps", disse ele na epoca... E foi mesmo.

.

Cadê esse rapaz? Me interessei na possibilidade dos 250MB que falaram aí.

Cadê esse rapaz? Me interessei na possibilidade dos 250MB que falaram aí.

250 Mbps é boato novo... :)
Nao lembro o nickname dele no Forum, so lembro que o nome era algo que deixava claro que ele era um funcionario ou revendedor da NET... Talvez outra pessoa se lembre.

.

Estou com o modem arris uso ele em bridge, aqui pego 8 canais de down e 4 de upload.
o ipv6 só consegui com o dns da própria net.

Acha que se eu solicitar a troca do modem, conseguirei também os 16 canais de down? melhorou algo?
Acho o arris bem ruim, ele não aguenta a propria banda. e o ping com ele fora do bridge também sobe.

arris aqui eu nunca tive problema, tirando esse do ipv6 agora, e sinceramente eu estou preferindo ele do que esse PACE pq acho o arris liberal na configuração, esse PACE ta com a interface igual ao antigo motorola 1202 + dedo da net, ae tem algumas opções travadas, tipo ele tem wifi 5Ghz mas no FW é travado só pra 2.4Ghz, não da pra alterar o usuário e a senha dele ae fica uns códigos gigante como user e senha, sem falar que no arris eu conseguia ver qual perfil ele tinha sincronizado.

sobre os 16 canais de down, não mudou nada. com os antigos 8 canais, em teoria, dava pra sugar ate 308Mb deles então pra 60Mb dava e sobrava, e eu não tentaria trocar o modem só por trocar, pq a net com certeza vai cobrar R$90 da visita improdutiva.

e sobre a velocidade ruim no arris, bom em rede local em full gigabit usando ele como switch, eu consegui uma taxa de 700Mb de transferência, e nunca tive problemas com ping nele.

Users who are viewing this thread

Voltar