[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

arris aqui eu nunca tive problema, tirando esse do ipv6 agora, e sinceramente eu estou preferindo ele do que esse PACE pq acho o arris liberal na configuração, esse PACE ta com a interface igual ao antigo motorola 1202 + dedo da net, ae tem algumas opções travadas, tipo ele tem wifi 5Ghz mas no FW é travado só pra 2.4Ghz, não da pra alterar o usuário e a senha dele ae fica uns códigos gigante como user e senha, sem falar que no arris eu conseguia ver qual perfil ele tinha sincronizado.

sobre os 16 canais de down, não mudou nada. com os antigos 8 canais, em teoria, dava pra sugar ate 308Mb deles então pra 60Mb dava e sobrava, e eu não tentaria trocar o modem só por trocar, pq a net com certeza vai cobrar R$90 da visita improdutiva.

e sobre a velocidade ruim no arris, bom em rede local em full gigabit usando ele como switch, eu consegui uma taxa de 700Mb de transferência, e nunca tive problemas com ping nele.

No meu ele consegue 121mb/4mb com 9 a 11 de ping no servidor ps5 de brasilia no speedtest.
Mas colocando em bridge e deixando a cargo do roteador tp-link wdr4300 consigo quase 127mb/4.5mb e ping 8 ms. o ipv6 só consegui no tp-link gerenciando.
Quando deixo pelo arris nos jogos sempre pego ping maior, jogo bastante diablo 3 e por ele sempre é 10ms para mais, comparando quando deixo ele em bridge.
Como vi o melhor resultado desta forma, hoje só uso modem em bridge e deixo o roteador fazer o trabalho.

Estou pensando na troca para tentar diminuir mais o ping e melhorar a estabilidade.
um exemplo que tenho percebido, meu vizinho e amigo, jogamos BF4, eu pego 31 a 34ms de ping, e ele jogando junto comigo pega 21 a 25 de ping.
Mesmo servidor, e ele ainda deixa direto pelo modem, sem roteador. O dele é um HUMAX. eu com 120mb/4 e ele 60mb/3.

Uso ainda cabos CAT6e e ele 5e.

Galera, uma pergunta.

O meu modem Arris estando em bridge influencia em algo no NET Now?

Eu sempre usei ele em bridge. Ai agora que a NET disponibilizou o Now na minha regiao era pra eu ter o Now.
Mas só que nunca apareceu a opcao do Now em nenhum dos meus dois pontos...
To na linha falando com a NET, mas me surgiu essa dúvida agora.

Galera, uma pergunta.

O meu modem Arris estando em bridge influencia em algo no NET Now?

Eu sempre usei ele em bridge. Ai agora que a NET disponibilizou o Now na minha regiao era pra eu ter o Now.
Mas só que nunca apareceu a opcao do Now em nenhum dos meus dois pontos...
To na linha falando com a NET, mas me surgiu essa dúvida agora.

não influencia, na verdade o modem do virtua só vai influenciar o serviço de tv caso ele esteja com defeito e esteja injetando ruido no cabo coaxial.

No meu ele consegue 121mb/4mb com 9 a 11 de ping no servidor ps5 de brasilia no speedtest.
Mas colocando em bridge e deixando a cargo do roteador tp-link wdr4300 consigo quase 127mb/4.5mb e ping 8 ms. o ipv6 só consegui no tp-link gerenciando.
Quando deixo pelo arris nos jogos sempre pego ping maior, jogo bastante diablo 3 e por ele sempre é 10ms para mais, comparando quando deixo ele em bridge.
Como vi o melhor resultado desta forma, hoje só uso modem em bridge e deixo o roteador fazer o trabalho.

Estou pensando na troca para tentar diminuir mais o ping e melhorar a estabilidade.
um exemplo que tenho percebido, meu vizinho e amigo, jogamos BF4, eu pego 31 a 34ms de ping, e ele jogando junto comigo pega 21 a 25 de ping.
Mesmo servidor, e ele ainda deixa direto pelo modem, sem roteador. O dele é um HUMAX. eu com 120mb/4 e ele 60mb/3.

Uso ainda cabos CAT6e e ele 5e.

com o arris em bridge ligado o cabo direto no PC tb da esse aumento no ping?

não influencia, na verdade o modem do virtua só vai influenciar o serviço de tv caso ele esteja com defeito e esteja injetando ruido no cabo coaxial.

Obrigado dudu1505,
Já agendei uma visita técnica para resolver essa questão do NOW.
Tomara que o técnico que venha aqui seja bom e não mexa no modem... Esse Arris é muito chato de configurar e do jeito que tá agora está funcionando 100%.
Valeu

sim, mesmo em bridge, fora do bridge o ping sobe mais.

ae só resolve msm trocando o modem, o problema é a conexão esta ok e com isso se simplesmente pedir pra trocar o modem é certeza que vão ti empurra os R$90 da visita improdutiva.

Estou pensando em colocar net aqui em casa, vi em alguns lugares que esse limite de franquia nao existe, que vc pode baixar qt quiser que eles n capam a velocidade, procede? Se eles capam, a velocidade fica muito lenta ou da pra navegar normalmente?

Estou pensando em colocar net aqui em casa, vi em alguns lugares que esse limite de franquia nao existe, que vc pode baixar qt quiser que eles n capam a velocidade, procede? Se eles capam, a velocidade fica muito lenta ou da pra navegar normalmente?
a net não capa a velocidade nem pratica o limite de franquia a mais de dois anos, até onde sei.

Só pra deixar registrado, dei um pulo aqui no esritorio pra ver qual é a do modem do pq dele NÃO me entregar o ipv6 e descobri que ele estra com FW bugado :haha::haha::haha::haha::haha::haha:

enfim, não que ele sempre esteve bugado, mas é que eu restaurei sem querer a config errada pra ele do outro modem arris que tenho em casa, e parece que nessa restaurarão travou o ipv6 no modem do escritório, já vai pra mais de 1 mês que to enrolando pra ver o que tinha acontecido por falta de tempo.

aproveitei pra ligar na net pra ver se o call center já esta a par no ipv6 e por incrivel que pareça eles já tem ate ferramentas pra diagnosticar problemas com ele :vish:

então fica a diga pro pessoa ae, NÃO restaure configurações no modem arris se não a gerada por ele mesmo :haha::haha::haha::haha: e se tiver algum problema com ipv6 os bots do call center da net já estão com ferramentas para os paranae de diagnostico de problemas :deal:

e pra quem é de BH/MG se tiver algum problema com a net hj é o dia pra pedir técnico, marquei um agora com previsão de chegada entre 16 ~ 17h

print do bug no modem:
não to recebendo o Delegated Prefix pra distribuir na rede interna
Kmq6Uq1.png

-------------

Update das 16:20 :vinho:

o técnico chegou e viu o bug no modem e tb ficou sem saber o que fazer :haha::haha::haha::haha:
ae a gente conversando acabamos por arriscar a trocar o modem e cair no cgnat pra ver se ia pegar o prefixo, e adivinhem :coolface:

continuo sem receber o prefixo v6 pra distribuir na rede interna, e não cai no cgnat, e agora to com o modem da PACE com sincronismo de 16 canais down e 4 up.
O3J4Fr5.png

agora é esperar o supervisor regional ver o que pegas com a rede da net junto com o pessoal do datacenter.

update dia 11/02 17:30

o supervisor regional veio aqui, expliquei o que tava pegando com o prefixo ipv6, imediatamente ligou no datacenter e perguntou o pq do modem não estava pegando o prefixo e essa é a resposta:
a net bh NÃO esta liberando ipv6 pra todos os clientes, ela limitou a distribuição da seguinte forma:
  • quem esta no CGNAT vai ter ipv6.
  • quem esta com ipv4 publico pode pegar o ipv6, MAS, caso o pool de endereços LIMITADO se esgote, o sistema automaticamente retira o prefixo e entrega pra quem esta no CGNAT
e o pq desse esquema? pq antes era liberado pra geral, todo mundo estava pegando o v6 + v4(cgnat ou publico) só que o pessoal começou a ligar na central reclamando de problemas relacionados com o v6, por conta de fatores externos a rede da net, outras operadoras e provedores de conteúdo habilitando o v6 na rede deles e causando a zona, ae o pessoal do datacenter limitou o uso do v6 assim pra gerar menos reclamações no call center.

e uma resposta mais ou menos animadora é que eles vão habilitar o v6 pra geral de novo só depois de analisarem o que qui causou todos esses problemas relacionados ao v6 que foram parar no call center.

e que o melhor modem pra se trabalhar com o ipv6 atualmente na opinião do cara la do datacenter é o ogro do arris :haha:

e outra coisa que não tem nada a ver com o ipv6, o aumento do upload ta previsto pra ser implantado aqui em BH em maio, agora é torcer pra rede aguentar e não terem que dar ré no kibe

aproveitando o gancho de IPv6... hoje, finalmente, consegui fazer funcionar aqui com o modem Humax L2 em bridge e roteador TP-Link WR1043ND com DD-WRT.

Fiquei umas 4h pelejando com as informações de vários sites até que peguei parte de 1 e parte de outro e foi. Tem até coisa que eu acho que está redundante no que eu fiz, mas estou com receio de mexer e cagar tudo de novo.

Antes eu conseguia pegar o IPV6 se eu ligasse o PC direto no Humax, mas com ele em bridge tava osso fazer funcionar...

on-topic: @dudu1505 : implementado em maio que você diz é... liberarem o aumento de upload "pra geral"?? ou em BH ainda n liberaram pra ninguém??

aproveitando o gancho de IPv6... hoje, finalmente, consegui fazer funcionar aqui com o modem Humax L2 em bridge e roteador TP-Link WR1043ND com DD-WRT.

Fiquei umas 4h pelejando com as informações de vários sites até que peguei parte de 1 e parte de outro e foi. Tem até coisa que eu acho que está redundante no que eu fiz, mas estou com receio de mexer e cagar tudo de novo.

Antes eu conseguia pegar o IPV6 se eu ligasse o PC direto no Humax, mas com ele em bridge tava osso fazer funcionar...

on-topic: @dudu1505 : implementado em maio que você diz é... liberarem o aumento de upload "pra geral"?? ou em BH ainda n liberaram pra ninguém??

Interessante! Mesmo combo (parcial) meu.

Mas me digam uma coisa, se o Humax estiver em bridge e eu testar a conexão naquele site que fala se já tem ipv6, ele vai captar ou o modem tem que estar setado ipv4 + ipv6?

Mas me digam uma coisa, se o Humax estiver em bridge e eu testar a conexão naquele site que fala se já tem ipv6, ele vai captar ou o modem tem que estar setado ipv4 + ipv6?
A configuração é toda no Roteador, o modem em Bridge, deve estar com o DHCP desabilitado e todas as configurações de IP. O trabalho todo é do roteador. Ainda assim, se você conectar o modem diretamente no PC, deverá conseguir IPV6

confirmando o que o @FromHell_BR disse: se você ligar o PC direto no Humax, e este estiver como IPV6 Only ou IPV4+IPV6, você DEVE conseguir IPv6 válido (eu fiz esse teste aqui ano passado e deu certo).

Agora, com roteador no meio, o Humax parece que tem q estar completamente em Bridge mesmo (DHCP e outra coisas desativadas e ainda "Disable Mode" em switch mode) pra funcionar. Neste caso, lembre-se que o Humax continua acessível pelo IP 192.168.100.1. pode ser útil.

update dia 11/02 17:30

o supervisor regional veio aqui, expliquei o que tava pegando com o prefixo ipv6, imediatamente ligou no datacenter e perguntou o pq do modem não estava pegando o prefixo e essa é a resposta:
a net bh NÃO esta liberando ipv6 pra todos os clientes, ela limitou a distribuição da seguinte forma:
  • quem esta no CGNAT vai ter ipv6.
  • quem esta com ipv4 publico pode pegar o ipv6, MAS, caso o pool de endereços LIMITADO se esgote, o sistema automaticamente retira o prefixo e entrega pra quem esta no CGNAT
e o pq desse esquema? pq antes era liberado pra geral, todo mundo estava pegando o v6 + v4(cgnat ou publico) só que o pessoal começou a ligar na central reclamando de problemas relacionados com o v6, por conta de fatores externos a rede da net, outras operadoras e provedores de conteúdo habilitando o v6 na rede deles e causando a zona, ae o pessoal do datacenter limitou o uso do v6 assim pra gerar menos reclamações no call center.

e uma resposta mais ou menos animadora é que eles vão habilitar o v6 pra geral de novo só depois de analisarem o que qui causou todos esses problemas relacionados ao v6 que foram parar no call center.

Nao sei se entendi essa explicacao do Supervisor, no que se refere a "muitas reclamacoes sobre o IPv6". O CGNAT sim tem potencial para gerar muitas reclamações, nao o IPv6...

Seja como for, POR QUE exatamente voce reclamou sobre nao estar recebendo IPv6? No que isso impacta ou faz alguma diferença para voce, a ponto de reclamar na NET?... :thinking:

Lembrando que quando os boatos aqui no forum eram de 15/3, 30/3, 60/6 e 120/12, apareceu um suposto funcionario da NET por aqui e ele foi extremamente suscinto sobre a nova velocidade de upload no plano de 120 Mbps: "vai ser 6 Mbps", disse ele na epoca... E foi mesmo.

.
Me lembro dele. Por enquanto aqui em Campo Grande(RJ) não obtive o mesmo resultado mesmo desligando o modem por 15 minutos.

Não sei se espero mais algum tempo com o modem desligado e testo novamente ou se no meu caso ser plano empresarial influência em algo.

pelo jeito que ele falou, o upload aumentado não esta liberado pra ninguém ainda aqui em BH e esse up seria colocado em todos os perfils.
Nao sei se entendi essa explicacao do Supervisor, no que se refere a "muitas reclamacoes sobre o IPv6". O CGNAT sim tem potencial para gerar muitas reclamações, nao o IPv6...

Seja como for, POR QUE exatamente voce reclamou sobre nao estar recebendo IPv6? No que isso impacta ou faz alguma diferença para voce, a ponto de reclamar na NET?... :thinking:

eu tb não entendi muito bem o pq dessa explicação sem pé nem cabeça dele, mas é o que "ele"(cara do datacenter, o celular estava no viva voz) respondeu.
basicamente, já estava com sistema do escritório rodando em cima do ipv6, e pra alterar a configuração de volta pro v4 da umas dores de cabeça pq tem que ficar configurando conexão odbc e no servidor sql anyware :haha: e pra ser bem honesto, no ipv6 tava rodando melhor :poker:.

Talvez as reclamações sejam a respeito de algo semelhante ao que eu passava quando tinha IPv6 habilitado. Alguns sites não abriam, ficavam carregando eternamente ou demoravam para carregar. YouTube e alguns outros serviços de streaming também tiveram uma queda de velocidade. Com o IPv4 não acontece isso.

Nao sei se entendi essa explicacao do Supervisor, no que se refere a "muitas reclamacoes sobre o IPv6".
Acredito que tenha a ver com um problema semelhante que aconteceu aqui em Fortaleza na GVT: muita gente reclamava que os vídeos no Facebook, Vimeo, Instagram, YouTube e outros sites de vídeos simplesmente não carregavam.
E nos locais que tinham conexões feitas através de modems antigos, que não tinham firmware compatível com IPv6, isso não acontecia. Rodava tudo liso.
Isso aconteceu apenas no primeiro mês, durante a implantação. Hoje já funciona bem qualquer site.

1735888618.png

Ontem mesmo postei com upload antigo enquanto discutiamos.
Agora parece que chegou aqui também o novo perfil.
Asa norte, Brasília - DF.

Desde ontem sem conseguir acessar nada dentro do "minha NET", mais alguém com esse problema?

Users who are viewing this thread

Voltar