arris aqui eu nunca tive problema, tirando esse do ipv6 agora, e sinceramente eu estou preferindo ele do que esse PACE pq acho o arris liberal na configuração, esse PACE ta com a interface igual ao antigo motorola 1202 + dedo da net, ae tem algumas opções travadas, tipo ele tem wifi 5Ghz mas no FW é travado só pra 2.4Ghz, não da pra alterar o usuário e a senha dele ae fica uns códigos gigante como user e senha, sem falar que no arris eu conseguia ver qual perfil ele tinha sincronizado.
sobre os 16 canais de down, não mudou nada. com os antigos 8 canais, em teoria, dava pra sugar ate 308Mb deles então pra 60Mb dava e sobrava, e eu não tentaria trocar o modem só por trocar, pq a net com certeza vai cobrar R$90 da visita improdutiva.
e sobre a velocidade ruim no arris, bom em rede local em full gigabit usando ele como switch, eu consegui uma taxa de 700Mb de transferência, e nunca tive problemas com ping nele.
No meu ele consegue 121mb/4mb com 9 a 11 de ping no servidor ps5 de brasilia no speedtest.
Mas colocando em bridge e deixando a cargo do roteador tp-link wdr4300 consigo quase 127mb/4.5mb e ping 8 ms. o ipv6 só consegui no tp-link gerenciando.
Quando deixo pelo arris nos jogos sempre pego ping maior, jogo bastante diablo 3 e por ele sempre é 10ms para mais, comparando quando deixo ele em bridge.
Como vi o melhor resultado desta forma, hoje só uso modem em bridge e deixo o roteador fazer o trabalho.
Estou pensando na troca para tentar diminuir mais o ping e melhorar a estabilidade.
um exemplo que tenho percebido, meu vizinho e amigo, jogamos BF4, eu pego 31 a 34ms de ping, e ele jogando junto comigo pega 21 a 25 de ping.
Mesmo servidor, e ele ainda deixa direto pelo modem, sem roteador. O dele é um HUMAX. eu com 120mb/4 e ele 60mb/3.
Uso ainda cabos CAT6e e ele 5e.