Excelente bate-papo no Reddit com um cara que trabalha com infraestrutura de internet. Recomendo fortemente que vocês deem uma olhada:
https://www.reddit.com/r/brasil/comments/46vv28/pcqama_eu_faço_a_internet_funcionar_me_pergunte/
Quão difícil seria e quanto tempo levaria para cortar comunicações externas do Brasil com o mundo depois de uma ordem oficial ser expedida e existe alguma forma de recuperar comunicações de maneira clandestina?
Contando a partir do momento que a ordem judicial chegar numa equipe como a minha, creio que 4h seriam suficientes
Tenho a contribuir esclarecendo como a internet funciona, seus bastidores, o por quê dela ser lenta em algumas circunstâncias, a polêmica do limite de tráfego mensal (NET e recentemente Vivo),
Qual é a velocidade máxima em mbps de uma GVT de 100 "mega", por exemplo?
Acredite: 100 megas![]()
Quais especializações são necessárias e/ou recomendadas pra trabalhar na sua área? Se não quiser responder o valor tudo bem, mas quanto você ganha?
Qualquer certificação de fabricante que envolva os assuntos OSPF, MPLS e BGP. Graduação - na minha visão - é perda de tempo. Os melhores profissionais que tenho são justamente os auto-didatas não formados.
Caros colegas, principalmente os cariocas, devo sair da (b)Oi e migrar para o Virtua, após uma obra que será feita lá em casa, no início do mês que vêm (março). Gostaria de saber algumas coisas importantes, antes de poder me decidir sobre a mudança da internet.
1 - Sabem dizer se no bairro do Flamengo a NET está de boas ou algo cheio de emendas?
2 - Devo contratar o plano de 120Mb, existe alguma mudança estrutural (cabeamento) que deva ser feita no apartamento (que durante a obra vai ser todo recabeado) para atingir essa velocidade?
3 - Imagino que com essa velocidade conseguirei jogar, assistir netflix e downloads por torrent (tudo ao mesmo tempo) sem problemas, correto?
4 - Como está a estabilidade do serviço? Quedas constantes?
5 - Como é feita a instalação da NET (modem, roteador, decoder...)? Sendo mais claro, é tudo por um aparelho só ou seria como a Oi, que no caso é necessário o modem e o roteador ou vai tudo no decoder da Net, só tendo que ligar o roteador no mesmo?
Enfim, são essas minhas dúvidas e desculpem pela quantidade, mas realmente preciso saber essas coisas pra poder organizar tudo lá em casa.
Cara, obrigado pelas respostas.2: se o prédio já dispunha de cabeamento da NET, unica coisa que vai ter que ser vista na hora da instalação é se o cabeamento de TV ate o seu apartamento vai ser adequado para utilizar a net ou se vai ter que substituir os cabos.
3: depende, se o estuprar o upload vai interferir no resto(pq o upload é minimo na net), e se o download combinado disso tudo der limite máximo da velocidade vai interferir no ping dos jogos online.
5: internet + telefone vai ser instalado em um modem único, TV e acesso ao NOW vai ser feita por um decoder em cada ponto de tv solicitado, e todos os dispositivos tem que esta ligado ao cabo de tv.
as outras perguntas somente que é da região poderá ti responder.
Cara, obrigado pelas respostas.
2 - No caso, o meu prédio já dispõe de cabeamento da NET, só que no meu apartamento, os cabos etão velhos e tudo mais, daí foi um dos motivos pra fazer a obra.
3 - O upload da NET é muito ruim? No caso, acho que 120Mb não seria facilmente consumido, não é?
5 - No caso, esse modem pode ficar em qualquer lugar da casa ou precisa estar necessariamente perto do telefone?
Uma dúvida que surgiu, o VIRTUA possui franquia de download (escroto isso), mas o que acontece se eu ultrapassar a franquia? Já vi gente que diz não ter a franquia, como faço pra não ter essa porcaria? Aliás, é permitido por lei isso?
Valeu mesmo! Só me diz uma coisa, no meu caso o upload não é tão importante assim, mas o download é essencial. No caso de torrents, por exemplo, sei que é conexão P2P, mas mesmo assim, consigo atingir uma taxa média de +- qnt, em download? Na Steam, imagino que meu download vá ser algo bem alto, certo? Obviamente não conseguirei atingir os 120Mb, mas estima que seja +- qnt?ajudando a tirar as dúvidas:
3 - 120Mb é a taxa de download... você precisa de um bocado pra esgotar essa taxa, com Youtube, Twitch e etc (você vai precisar de VÁRIOS aparelhos vendo vídeo ao mesmo tempo pra isso), mas você facilmente consegue "puxar essa velocidade" baixando coisas em sites/serviços decentes, como baixando na Steam, por exemplo. Upload, no plano de 120Mb, é só 4Mb, oficialmente, que é bem pouco (exemplo aqui, eu sofro pra manter um ratio bom no torrent, tenho 60Mb, que tem 3Mb de upload... baixa as coisas em "1h", demora "1 dia" pra upar a mesma coisa).
5 - o modem pode ficar em qualquer lugar da casa, desde que você tenha um fio grande suficiente pra ir dele até o telefone (aqui, por exemplo, o telefone fica a uns 10m do modem).
o problema de P2P, principalmente TORRENT, vc usa tando download quanto upload ao mesmo tempo, num exemplo se vc tem 1Gb de download e 10Mb de upload vc não vai conseguir usar a totalidade do download pq cada parte que o cliente torrent requisitar(e vão ser milhares ao msm tempo) não conseguem sair com velocidade da rede por conta do upload baixo, a msm coisa se aplica a velocidades rediculas de upload da net =pValeu mesmo! Só me diz uma coisa, no meu caso o upload não é tão importante assim, mas o download é essencial. No caso de torrents, por exemplo, sei que é conexão P2P, mas mesmo assim, consigo atingir uma taxa média de +- qnt, em download? Na Steam, imagino que meu download vá ser algo bem alto, certo? Obviamente não conseguirei atingir os 120Mb, mas estima que seja +- qnt?
Sobre o modem, o mesmo deverá ficar no meu quarto, junto com o roteador, então terei que medir e ver esse lance do cabo do telefone, que fica na sala e tem um cômodo entre o meu quarto e a sala. Tenho que ver com a arquiteta e com o eletricista como vou resolver esse problema. Tô pensando inclusive, em chamar alguém que trabalhe com estruturação de redes para acompanhar o trabalho lá em casa, pois uma vez tendo quebrado paredes e passado os cabos, não haverá uma segunda rodada.
Valeu mesmo! Só me diz uma coisa, no meu caso o upload não é tão importante assim, mas o download é essencial. No caso de torrents, por exemplo, sei que é conexão P2P, mas mesmo assim, consigo atingir uma taxa média de +- qnt, em download? Na Steam, imagino que meu download vá ser algo bem alto, certo? Obviamente não conseguirei atingir os 120Mb, mas estima que seja +- qnt?
Sobre o modem, o mesmo deverá ficar no meu quarto, junto com o roteador, então terei que medir e ver esse lance do cabo do telefone, que fica na sala e tem um cômodo entre o meu quarto e a sala. Tenho que ver com a arquiteta e com o eletricista como vou resolver esse problema. Tô pensando inclusive, em chamar alguém que trabalhe com estruturação de redes para acompanhar o trabalho lá em casa, pois uma vez tendo quebrado paredes e passado os cabos, não haverá uma segunda rodada.
o problema de P2P, principalmente TORRENT, vc usa tando download quanto upload ao mesmo tempo, num exemplo se vc tem 1Gb de download e 10Mb de upload vc não vai conseguir usar a totalidade do download pq cada parte que o cliente torrent requisitar(e vão ser milhares ao msm tempo) não conseguem sair com velocidade da rede por conta do upload baixo, a msm coisa se aplica a velocidades rediculas de upload da net =p
aqui msm eu com 60Mb de down e 3Mb de up faço uma config no utorrent pra que é tipo um QoS só que só no upload pra ele não estourar a velocidade, pq quando bate nos 3Mb de upload máximo o download cai drasticamente pq as requisições de download de novas partes do torrent simplesmente não sai pra internet rápido o suficiente.
vó ve se consigo um print via teamviwer do meu pc pra exemplificar
sobre a parte física(cabeamento), o melhor msm é fazer algo permanente de uma vez, unica vez que deixei fazer de qual quer jeito(época que tinha um link da gvt) os caras passaram CI interno e prenderam com FITA ADESIVA MARROM no FORRO PVC ********BRANCO********![]()
No caso do torrent, eu consigo ser escroto e deixar o upload limitadíssimo, certo? Isso não interferiria no download, certo? Quer dizer, iria atingir o máximo possível de download ou estou errado?quanto ao cabo de telefone, eu não sei se tem um limite "máximo" de tamanho, mas com 10m de fio aqui não deu interferência notável, então acredito que você não vá ter problemas aí.
no caso de download, Steam você vai pegar a velocidade máxima fácil (15MB/s ou 120Mb). maioria dos links diretos de download você deve pegar velocidade alta também.
agora, em torrent oscila demais, pois você depende da velocidade de upload das outras pessoas. não é raro caso de coisas em torrent que não chegam nem perto da velocidade máxima aqui, mas também não são tão raros os casos que conseguem lotar a banda. varia muito mesmo.
EDIT: o @dudu1505 tem razão, também, sobre o fato de você upar durante download de torrent. Aqui quando eu consigo um torrent que lote a banda, a velocidade do upload cai, sozinha, pra aproximadamente 1Mb... ou o upload estabiliza alto (2~2.5 Mb) e o download não passa de uns 15Mb.
No caso do torrent, eu consigo ser escroto e deixar o upload limitadíssimo, certo? Isso não interferiria no download, certo? Quer dizer, iria atingir o máximo possível de download ou estou errado?
o problema de P2P, principalmente TORRENT, vc usa tando download quanto upload ao mesmo tempo, num exemplo se vc tem 1Gb de download e 10Mb de upload vc não vai conseguir usar a totalidade do download pq cada parte que o cliente torrent requisitar(e vão ser milhares ao msm tempo) não conseguem sair com velocidade da rede por conta do upload baixo, a msm coisa se aplica a velocidades rediculas de upload da net =pValeu mesmo! Só me diz uma coisa, no meu caso o upload não é tão importante assim, mas o download é essencial. No caso de torrents, por exemplo, sei que é conexão P2P, mas mesmo assim, consigo atingir uma taxa média de +- qnt, em download? Na Steam, imagino que meu download vá ser algo bem alto, certo? Obviamente não conseguirei atingir os 120Mb, mas estima que seja +- qnt?
No caso do torrent, eu consigo ser escroto e deixar o upload limitadíssimo, certo? Isso não interferiria no download, certo? Quer dizer, iria atingir o máximo possível de download ou estou errado?
E a NET em Brasília mais uma vez uma bosta... Ontem fiquei sem sinal (internet e tv) e hoje também. Hoje resolvi ligar e me disseram que estão fazendo manutenção na minha região e a previsão para normalização era as 15h. Engraçado que enquanto a atendente verifica se tinha algum problema, o sinal voltou.
Agora são quase 18h e ta uma bosta pra jogar. PING e LOSS altíssimos no CSGO...