[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No Wifi? Qual velocidade de conexão o Windows fecha com o roteador? Pra ver é só executar o comando ncpa.cpl e abrir o adaptador wireless..
269257d1583365186t-wifi-6-questions-img1.jpg
Legal, está em 390,0Mbs. Minha placa é Intel(R) Dual Band Wireless-AC 3168.

No navegador?
Sim, no edge do windows 11. O speed test não passa de 220Mb :(

Vc conseguiu pelo valor da promo ou cobraram a mais com a justificativa de ser cliente antiga?
Consegui por 104,99 pois pago em boleto, daí acrescentam 5.

Intel(R) Dual Band Wireless-AC 3168
Essa placa pega no máximo 433mbps teóricos por que ela só conecta em uma stream..
Na prática, com ruído e obstaculos a velocidade fica proxima desse 220mbps mesmo..

Networking Specifications​

TX/RX Streams 1x1
Max Speed 433 Mbps

Antes de condenar o speedtest, operadora, navegador, seria bom fazer um teste exclusivo do Wifi pra saber qual é a maior banda que seu PC consegue usar..
Eu uso o iperf server numa máquina cabeada e uso o iperf client na maquina que eu quero testar a velocidade..

Assinei os 350Mb mais pelos 35 de upload :vish:
Que download meu computador não passa de 220Mb/35 no speed test. E meu celular bate uns 300/35 ;/
Fui assinar esse plano e depois que fechei a compra, recebi um e-mail com o valor de cento e cacetada e um plano controle incluso no meio. :blaur:

E essa caceta de receive power em 3 :pensa:

Conexão tá estável; download e upload estão OK.

E essa caceta de receive power em 3 :pensa:

Conexão tá estável; download e upload estão OK.
Para mim sempre que via algo vermelho era caso de alerta, e este receive power era o maior problema até para os técnicos arrumarem.
Entretanto desde o docsis 3.1, aqui em casa já veio supervisor e coordenador da terceirizada junto com operacional da própria claro(todos afirmando que era normal, e eu desconfiando), daí pedi para ligaram para o datacenter e me deixaram perguntar, e inclusive lá me falaram que não afetava nada. Meu receive power até hoje acontece de no mesmo dia ir de -7 para +5 (ambos na extremo oposto do que é o considerado otimo, que seria o valor 0 neste caso).
Obs: Minha internet está normal, pago por 600Down, 35 Up
Recebo 900Down, 50Up

Para mim sempre que via algo vermelho era caso de alerta, e este receive power era o maior problema até para os técnicos arrumarem.
Entretanto desde o docsis 3.1, aqui em casa já veio supervisor e coordenador da terceirizada junto com operacional da própria claro(todos afirmando que era normal, e eu desconfiando), daí pedi para ligaram para o datacenter e me deixaram perguntar, e inclusive lá me falaram que não afetava nada. Meu receive power até hoje acontece de no mesmo dia ir de -7 para +5 (ambos na extremo oposto do que é o considerado otimo, que seria o valor 0 neste caso).
Obs: Minha internet está normal, pago por 600Down, 35 Up
Recebo 900Down, 50Up

Engraçado que estava tudo okay até há alguns meses.

Pouco tempo depois de terem desligado o OFDMA aqui, é que começou isso. Conexão estável, pego ~540 Mbps de download e os fatídicos 35 de upload. Vez ou outra tenho uma mini desconexão.

Tô até com preguiça de ligar lá. Acho que vou deixar por enquanto.

qxoDCOj.png

CTO Claro Fibra na cidade de Ivoti - RS, "novinha", instalaram ontem. É a mesma cidade que está recebendo Vivo Fibra em simultâneo (fato curioso). A marca Claro está ali no quadrado.

O W11 tem o aplicativo do Speed Test? Se tiver tenta por ele.

O navegador não é confiável (também pode ser a placa Wireless).
Obrigada, vou baixar! Mas deve ser a placa mesmo 🙁

Essa placa pega no máximo 433mbps teóricos por que ela só conecta em uma stream..
Na prática, com ruído e obstaculos a velocidade fica proxima desse 220mbps mesmo..

Networking Specifications​

TX/RX Streams 1x1
Max Speed 433 Mbps

Antes de condenar o speedtest, operadora, navegador, seria bom fazer um teste exclusivo do Wifi pra saber qual é a maior banda que seu PC consegue usar..
Eu uso o iperf server numa máquina cabeada e uso o iperf client na maquina que eu quero testar a velocidade..
Ah, deve ser a placa então, ela é bem básica. Mas irei ver esses programas!!! Muito obrigada.

Fui assinar esse plano e depois que fechei a compra, recebi um e-mail com o valor de cento e cacetada e um plano controle incluso no meio. :blaur:
E você não pediu nada? Liga la de novo.
Tem que ser no combo essa promoção, mas assino TV bem simples e telefone básico.
O meu eles atualizaram o plano de 250 para 350. Mas do momento que desliguei o telefones fiquei sem internet. A moça simplesmente tirou a internet do meu pacote em vez de atualizar. Liguei lá 5x e ninguém sabia de nada até o técnico vir depois de umas 20h sem internet resolver…

Obrigada, vou baixar! Mas deve ser a placa mesmo 🙁

Ah, deve ser a placa então, ela é bem básica. Mas irei ver esses programas!!! Muito obrigada.

E você não pediu nada? Liga la de novo.
Tem que ser no combo essa promoção, mas assino TV bem simples e telefone básico.
O meu eles atualizaram o plano de 250 para 350. Mas do momento que desliguei o telefones fiquei sem internet. A moça simplesmente tirou a internet do meu pacote em vez de atualizar. Liguei lá 5x e ninguém sabia de nada até o técnico vir depois de umas 20h sem internet resolver…
Eu nem sequer consigo contratar os serviços dessa caceta...

VTuNiBG.png

Mas deve ser a placa mesmo
São dois possíveis gargalos, aplicação ou placa.... A velocidade aparenta ser aplicação... No caso da placa, ela se comporta de forma diferente (de um dispositivo móvel) num notebook por conta da parte energética, mas sim, pode ser a placa.

Eu nem sequer consigo contratar os serviços dessa caceta...

VTuNiBG.png
se você já teve Claro, acessa o minha claro residencial, lá deve ter mais informações

eu acho é que vc devia é evitar é a operadora.
Por quê?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

se você já teve Claro, acessa o minha claro residencial, lá deve ter mais informações
Consegui achar lá.

ps6AYfk.png

O ruim é que não diz o que será instalado, pois eu tentei pegar depois os 350Mbps. Vou ter que entrar em contato com o chat.

EDIT: falei no resolva aqui e é o plano de 500Mbps que eu havia assinado mesmo.

Última edição:
CTO Claro Fibra na cidade de Ivoti - RS, "novinha", instalaram ontem. É a mesma cidade que está recebendo Vivo Fibra em simultâneo (fato curioso). A marca Claro está ali no quadrado.
O fato da claro fibra chegar junto da vivo fibra em uma nova cidade não é só uma coincidência, é um padrão que se repete o tempo todo. Aconteceu na minha cidade 3 anos atrás, creio que no caso do @KILLME também

O porquê disso acontecer, de forma praticamente simultânea, eu já n sei dizer :shrug:

O fato da claro fibra chegar junto da vivo fibra em uma nova cidade não é só uma coincidência, é um padrão que se repete o tempo todo. Aconteceu na minha cidade 3 anos atrás, creio que no caso do @KILLME também

O porquê disso acontecer, de forma praticamente simultânea, eu já n sei dizer :shrug:
Aqui na minha cidade também foi assim, porém cada empresa começou a rede de um ponto diferente da cidade. Até parece ser algo combinado entre as duas empresas, mas a Claro tem uma cobertura maior que a da Vivo.

Se acalmem que em breve lança 2gb/35mb também

Piada afora, a Net oferece download de apenas 35 Mbits nao por maldade, mas por uma limitacao tecnologica da rede HFC usando o atual Docsis 3.1. Mas ja existe o Docsis 4.0 (recente ate mesmo nos EUA), que é full-duplex e permite à operadora ofertar um upload de pelo menos a metade da velocidade de download... Ou seja, com Docsis 4.0 dá para oferecer plano de 1 Giga com download de pelo menos 500 Mega... O problema é que tem que trocar todos os equipamentos da rede da Net/Claro (alem dos modems dos clientes)... Mas um dia eles trocam, foi assim tambem quando passou para Docsis 2.0, Docsis 3.0 e agora Docsis 3.1.

.

Piada afora, a Net oferece download de apenas 35 Mbits nao por maldade, mas por uma limitacao tecnologica da rede HFC usando o atual Docsis 3.1. Mas ja existe o Docsis 4.0 (recente ate mesmo nos EUA), que é full-duplex e permite à operadora ofertar um upload de pelo menos a metade da velocidade de download... Ou seja, com Docsis 4.0 dá para oferecer plano de 1 Giga com download de pelo menos 500 Mega... O problema é que tem que trocar todos os equipamentos da rede da Net/Claro (alem dos modems dos clientes)... Mas um dia eles trocam, foi assim tambem quando passou para Docsis 2.0, Docsis 3.0 e agora Docsis 3.1.

.
O docsis 3.1 consegue mais de 35mb sim, tanto é que tem clientes com 100mb de up. O problema foi o "comodismo" da net virtua em não expandir a rede da forma correta. Agora está correndo atrás pra não perder market share para provedores pequenos de fibra e outros grandes de fibra.

.
Escreveu muito e sem nexo.

3.1 é capaz de muito mais, é 10/2.5g em máxima capacidade, pode entregar mais do que entrega atualmente. DOCSIS 4.0 está firmado pela CableLabs mas não existe instalação nesse padrão ainda.

O docsis 3.1 consegue mais de 35mb sim,

Em teoria, sim... Mas para isso toda a rede precisa estar bem afinada e ajustada, node a node...
Na pratica nao é bem assim, a empresa nao tem como ofertar 100Mb de upload para todos, ou vai dar caca... Tem que lidar com a realidade, nao com a teoria.

.
Escreveu muito e sem nexo.

3.1 é capaz de muito mais, é 10/2.5g em máxima capacidade, pode entregar mais do que entrega atualmente.

Eu estou falando da realidade, e nao da teoria em papel... Nao é apenas fazer upgrade do Docsis e ja pode sair colocando 100 Mbit para todo mundo, nao é assim que a banda toca, é necessario trocar o hardware e depois fazer um longo trabalho de ajuste nos canais, etc. etc. Eu penso que no futuro a Net ate pode aumentar o upload, mas no momento, se fizer isso, vai dar caca em boa parte da rede...

O ponto que eu quis realmente colocar ninguem prestou atencao: Não é por maldade que a Net coloca apenas 35 Mbps. Tanto é verdade que, onde é viavel, ela coloca upload maior.

DOCSIS 4.0 está firmado pela CableLabs mas não existe instalação nesse padrão ainda.

Comercialmente ainda nao... Seja como for, a Comcast ja faz uns testes com assinantes e o Docsis 4 ha algum tempo. Por isso eu disse que um dia eles trocam (mas nao vai ser agora).

.

Última edição:
Eu tenho os 250 mega daquela promoção de 90 reais, fui dar uma olhada nessa promoção dos 250 + 100, aqui ficou 79 Reais durante 6 meses e depois 99 reais. Só falta coragem pra tentar.

COMO FUNCIONA NA NET DOS ESTADOS UNIDOS?...

Algumas pessoas parecem imaginar que a Net coloca upload baixo de maldade, porem ela oferece MUITO mais do que, por exemplo, a Comcast nos EUA (que usa a mesma tecnologia da Net), alem de cobrar menos...

Como muitos sabem, a operadora Comcast é a "Net" dos americanos: lider em tv paga e internet, opera em 39 estados, usa rede HFC com Docsis 3.1, etc... Tudo igualzinho.

Pois bem, por la a situacao é muito pior que na Net brasileira... Apesar de ter mais opcoes de velocidades na rede HFC (eles tem planos de 50 a 1200 Mbps de download), todo o resto é pior: é muito mais caro, os planos tem Cota de Consumo mensal de 1.2 TB (que é efetivamente "cobrada" do usuario, voce precisa pagar uma taxa mensal adicional para ter o consumo liberado) e a velocidade de download é ainda menor, no maximo igual ao da Net. Na maioria dos planos a velocidade de upload da Net BR é maior do que na Comcast US.

Para efeitos comparativos, eis os planos disponiveis na Comcast nos EUA:
--------------------------------------------------------------------------------------
Plano de 50 Mbps:............... a partir US$ 30 .... down 50 Mbps ......... up 5 Mbps
Plano de 100 Mbps:............ US$ 35 a 40 ........... down 100 Mbps ...... up 5 Mbps
Plano de 200 Mbps:............ US$ 50 a 55 ........... down 200 Mbps ...... up 5-10 Mbps
Plano de 400 Mbps:............ US$ 60 a 65 ........... down 400 Mbps ...... up 10 Mbps
Plano de 800 Mbps:............ US$ 60 a 70 ........... down 800 Mbps ...... up 15-20 Mbps
Plano de 1200 Mbps:......... US$ 70 a 80 ........... down 1200 Mbps .... up 35 Mbps

Plano de 2000 Mbps (fibra):... a partir US$ 300 .... down 2000 Mbps .... up 2000 Mbps
--------------------------------------------------------------------------------------

TODOS os planos impoem cota de consumo de 1.2 TB, exceto o plano de 2000 Mbps, que é fibra e ilimitado.

Tudo bem que o calculo é complexo, tem que levar em conta a renda do americano, porem reparem que, pelo menos na comparacao direta, mesmo que o dolar estivesse a apenas R$ 2, ainda assim a Comcast fica mais cara...

Enfim, é apenas para mostrar que o problema do upload baixo está na realidade do Docsis (nao estou falando de pegar um mero papel com as especificacoes teoricas da tecnologia para um mundo ideal e perfeito, estou falando do mundo real, onde as pessoas vivem...)

.

Depois de 2 semanas de 1 giga filé, indo sempre no talo, começou a melar. Desde ontem tem sofrido pra chegar nos 800 e pouco. Upload tá normalzão. Será que tem algo a ver com sinal? Aqui tem chovido muito.

Users who are viewing this thread

Voltar