[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Se não me engano essas frequências do Wimax são as 3.5 que estão voltando agora com o 5G SA.
Não são.
A prova disso é todo o rolê que as operadoras, emissoras e governo estão fazendo para migrar a faixa de 3.5 GHz das parabólicas para a banda Ku.
O mesmo teria que ser feito antes do WiMax começar a funcionar na primeira década do ano 2000 para não afetar o funcionamento da Banda C, caso o WiMax realmente utilizasse essa faixa.
 
Quase certeza que tem algum QoS aplicado no M5... Isso explica o porquê das oscilações de velocidade.
Infelizmente não, fiz o teste direto no modem da Claro. o QoS tá todo setado em padrão e largura de banda em 1 gb.
vão mudar o modem.

plano de 300Mb pra cima estão utilizando modens 3.1 na rede hfc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


horário especifico ou dia inteiro assim?

se for em horário especifico, é rede saturada.
O que to achando engraçado é que durante a noite tá ficando mais lenta, o que não faria muito sentido. Esse horário de 22h+ teoricamente é o mais light pra rede. A segunda dúvida que to é que tão me cobrando esses serviços adicionais, é padrão?!


418fcc4361282f0a2189b1a3c9dca298.png
 
Infelizmente não, fiz o teste direto no modem da Claro. o QoS tá todo setado em padrão e largura de banda em 1 gb.

O que to achando engraçado é que durante a noite tá ficando mais lenta, o que não faria muito sentido. Esse horário de 22h+ teoricamente é o mais light pra rede. A segunda dúvida que to é que tão me cobrando esses serviços adicionais, é padrão?!


418fcc4361282f0a2189b1a3c9dca298.png
normal esse horário ter alto uso da rede, das 18h ate as 00h a rede é torada agora pôs pandemia.
detalhe, esse é o horário de maior trafego no ix SP, o maior ponto de troca de dados do brasil.

é o horário que povo agora chega em casa e queima internet em streaming de qual quer tipo, é bem capaz que o node que vc esta ligado ta saturando nesse horário.

e os adicionais, eles cobram mas tem que fechar o preço que vc contratou a internet, se tiver fora liga la e já reclama.
 
normal esse horário ter alto uso da rede, das 18h ate as 00h a rede é torada agora pôs pandemia.
detalhe, esse é o horário de maior trafego no ix SP, o maior ponto de troca de dados do brasil.

é o horário que povo agora chega em casa e queima internet em streaming de qual quer tipo, é bem capaz que o node que vc esta ligado ta saturando nesse horário.

e os adicionais, eles cobram mas tem que fechar o preço que vc contratou a internet, se tiver fora liga la e já reclama.

Isso que é estranho qdo eu tinha 60 mega não acontecia isso, foi só mudar pra 250 e agora 350 que durante a noite desandou.
 
Isso que é estranho qdo eu tinha 60 mega não acontecia isso, foi só mudar pra 250 e agora 350 que durante a noite desandou.
quanto maior o plano contratado, fica mais evidente a saturação na rede da operadora.
tem que entender, a rede de acesso é compartilhada, tem uma velocidade X compartilhada com todo mundo que esta ligado no mesmo node, quando topa essa velocidade geralmente quem tem os plano maior sente mais.

e nem to falando que é errado o compartilhamento da rede, pq se não for assim não é viável economicamente vender internet com os preços no mercado hj.
é só a realidade.

e @Pale ti falo mais, a menos que vc tenha no seu contrato algum tipo de prioridade de trafego em cima do resto do pessoal ligado no mesmo node que vc, sempre que bater o limite do node vai da merda.
e outra questão tb, vc mudou recente pra 250Mb e 350Mb ne? e teus vizinhos tb devem ter aproveitado esses preços de promoção por agora tb, com certeza tem bem mais utilização de internet no node que vc esta ligado agora do que quando tinha 60Mb, ainda mais agora com 350Mb saindo por 99R$ e 500Mb por 120R$

a e pros fribeiros de plantão, ces tb não escapam, gpon tb é rede compartilhada :coolface:
só si salva mais desses BOs, pq no gpon o ratio do compartilhamento é menor.
 
No FTTH ainda tem a facilidade de quando uma porta topa, dá pra migrar clientes pra outra porta.
no HFC tb, só dividir o node em 2 ou mais ou aumentar a quantidade de canais. :haha:

diferença que um é colocar um node novo, e no ftth tem que migrar as ctos pra outra porta na otl.
e dependendo da rede ftth, tem que ir pessoa na rede externa e fusionar fibra de novo pra fazer isso :haha:
 
Podemos dizer então que o FTTH da Claro só não está ruim no horário de pico pois não tem ninguém usando? Se massificar a nível de HFC será a mesma m****?
só se venderem plano de 500Mb pra cima, e o pessoal realmente utilizar bem o link deles.
num exemplo, tiver 4 clientes com plano de 500Mb e eles resolverem usar os 500Mb no talo no mesmo horário, vai da merda no gpon :haha:

ratio na fibra é 32 clientes por porta na claro, em node tem na casa de 200 a 500 clientes por node.

a e a merda no ftth não é exclusivo da claro, isso pode ocorrer com qual quer operadora que usa ultima milha compartilhada.
detalhe que o ratio no gpon é de 1:64 no máximo, e a operadora que define o limite que ela vai colocar de clientes por porta, então pode ocorrer de um provedor menor meter os 64 clientes na mesma porta e estourar a bomba mais cedo tb.
 
Última edição:
Não são.
A prova disso é todo o rolê que as operadoras, emissoras e governo estão fazendo para migrar a faixa de 3.5 GHz das parabólicas para a banda Ku.
O mesmo teria que ser feito antes do WiMax começar a funcionar na primeira década do ano 2000 para não afetar o funcionamento da Banda C, caso o WiMax realmente utilizasse essa faixa.
Olhei aqui no sites por notícias da época e 3.5 ia ser leiloado para wimax, mais na época morreu a idéia.
Na verdade mesmo a Embratel so fez rede em 3 cieades e em areas restritas, pelo visto morreu a ideia logo depois.
Pelo que me lembre o Wimax era proprietário da Intel, logo os royaltes podem ter sido um fator que não fez a tecnologia decolar (no mundo inteiro).

 
Infelizmente não, fiz o teste direto no modem da Claro. o QoS tá todo setado em padrão e largura de banda em 1 gb
O problema é que quando aplica QoS consome muito recursos da CPU e com isso derruba a velocidade... Mas como você comentou que fez o teste direto no modem então podemos descartar alguma limitação no M5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olhei aqui no sites por notícias da época e 3.5 ia ser leiloado para wimax, mais na época morreu a idéia.
Na verdade mesmo a Embratel so fez rede em 3 cieades e em areas restritas, pelo visto morreu a ideia logo depois.
Pelo que me lembre o Wimax era proprietário da Intel, logo os royaltes podem ter sido um fator que não fez a tecnologia decolar (no mundo inteiro).

O lobby das Operadoras Móveis e fabricantes derrubaram o Wimax... Fora o enrosco da interferência na Banda C na época.
 
Última edição:
num exemplo, tiver 4 clientes com plano de 500Mb e eles resolverem usar os 500Mb no talo no mesmo horário, vai da merda no gpon

Por isso amiguinhos parem de recomendar para as pessoas a mesma operadora que você usa hahahaha. Quanto menos gente na sua rede melhor para você.

PS: Assinem bastante Vivo, Oi e TIM.
 
Infelizmente não, fiz o teste direto no modem da Claro. o QoS tá todo setado em padrão e largura de banda em 1 gb.

O que to achando engraçado é que durante a noite tá ficando mais lenta, o que não faria muito sentido. Esse horário de 22h+ teoricamente é o mais light pra rede. A segunda dúvida que to é que tão me cobrando esses serviços adicionais, é padrão?!


418fcc4361282f0a2189b1a3c9dca298.png
No meu esta cobrando esse de 7,00 só, mas liguei lá e falaram que não vem na conta não, que é só pra saber os serviços que tem. Estou esperando a conta, se vier vou ligar lá.
 
só se venderem plano de 500Mb pra cima, e o pessoal realmente utilizar bem o link deles.
num exemplo, tiver 4 clientes com plano de 500Mb e eles resolverem usar os 500Mb no talo no mesmo horário, vai da merda no gpon :haha:

ratio na fibra é 32 clientes por porta na claro, em node tem na casa de 200 a 500 clientes por node.

a e a merda no ftth não é exclusivo da claro, isso pode ocorrer com qual quer operadora que usa ultima milha compartilhada.
detalhe que o ratio no gpon é de 1:64 no máximo, e a operadora que define o limite que ela vai colocar de clientes por porta, então pode ocorrer de um provedor menor meter os 64 clientes na mesma porta e estourar a bomba mais cedo tb.
Por curiosidade. No gpon seria 2,5Gb x 1,25Gb para estes 32 clientes. E no HFC? Qual é banda disponível no node para estes 200 a 500 clientes?
 
só se venderem plano de 500Mb pra cima, e o pessoal realmente utilizar bem o link deles.
num exemplo, tiver 4 clientes com plano de 500Mb e eles resolverem usar os 500Mb no talo no mesmo horário, vai da merda no gpon :haha:

É daí que resulta o meme:

"Se não torar não vai faltar!" :shave:
Se por ventura tomarem o atalho pelo caminho das sombras e pedras pode chegar para alguns um humilde presentinho: 30MB/3MB :ramon:
E olha que já tão tesourando até que não passa de 4TB como foi reportado semana retrasada... Vai vendo!
 
Última edição:
"com o download por volta de 800-900..." isso no speedtest ou no gerenciador de tarefas do Windows? Na parte da rede ethernet?

Pois aqui dá 638Mbps no speedtest e no gerenciador de tarefas do Windows 11 aparece 672Mbps de download quando tem algo baixando da Steam, Rockstar Launcher, Epic Games etc (servidores bons, que aguentam altas velocidades).
Aparece assim:
a9WoOjT.png


O upload eu não tirei foto, mais segue igual. Upload no speedtest da 50, no gerenciador 53~55
 
Será que já tinha HFC lá neste bairro?

Seria no mínimo curioso a Claro preferir fibrar Contagem com uma rede HFC novinha ao invés de BH que tá do lado e o coaxial vai beirando os 30 anos.

não tem, cep dessa rua ae é 32013-560

a rede HFC em contagem que me lembro fica na parte da cidade industrial e eldorado, fizeram essa rede entre 2016-2018

Ai estão as fotos conforme pediram, estou sem meu celular, mas dem uma olhada a foto da caixa no meio da escrito Claro nessa rua tem duas caixas dessas bem perto uma da outra e a outra e o cabo na minha rua.
 
Ai estão as fotos conforme pediram, estou sem meu celular, mas dem uma olhada a foto da caixa no meio da escrito Claro nessa rua tem duas caixas dessas bem perto uma da outra e a outra e o cabo na minha rua.

É o FTTH da Claro. Então pelo visto vão começar a manter redes HFC e FTTH nas mesmas cidades aqui em MG. Espero que isso signifique também o início da conversão da rede HFC de BH para FTTH.

Por enquanto eu estou satisfeito com a Oi Fibra, mas é sempre bom ter opções. Quando eu saí da Claro o serviço estava muito ruim aqui no bairro, acredito que era saturação do node porque a velocidade sempre vinha abaixo nos horários de pico e estava tendo muita queda.
 
Olhei aqui no sites por notícias da época e 3.5 ia ser leiloado para wimax, mais na época morreu a idéia.
Na verdade mesmo a Embratel so fez rede em 3 cieades e em areas restritas, pelo visto morreu a ideia logo depois.
Pelo que me lembre o Wimax era proprietário da Intel, logo os royaltes podem ter sido um fator que não fez a tecnologia decolar (no mundo inteiro).

Exatamente.
Aqui em Fortaleza tinham planos empresariais da Embratel no WiMax, mas a cobertura era muito limitada.
Aqui eles usavam uma frequência próxima do 4G. Tiveram que desativar a rede anos depois por isso, inclusive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso amiguinhos parem de recomendar para as pessoas a mesma operadora que você usa hahahaha. Quanto menos gente na sua rede melhor para você.

PS: Assinem bastante Vivo, Oi e TIM.
TIM não dá nem tempo de saturar a rede.
Antes do fim da primeira semana já cancelam o contrato por excesso de uso.
 
Última edição:
Aqui tá horrível pra acessar facebook, whatsapp, não carrega imagens, vídeos direito, fica com ícones "quebrados".

Tanto no wifi como ethernet.

Já mudei DNS e não melhorou.
 
Por curiosidade. No gpon seria 2,5Gb x 1,25Gb para estes 32 clientes. E no HFC? Qual é banda disponível no node para estes 200 a 500 clientes?
varia de node pra node.
depende se a rede esta em low-split ou mid-split, a quantidade de canais upstream e downstream, e a modulação desses canais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ai estão as fotos conforme pediram, estou sem meu celular, mas dem uma olhada a foto da caixa no meio da escrito Claro nessa rua tem duas caixas dessas bem perto uma da outra e a outra e o cabo na minha rua.

bom saber, sera que vão levar o ftth ate betim agora tb?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso amiguinhos parem de recomendar para as pessoas a mesma operadora que você usa hahahaha. Quanto menos gente na sua rede melhor para você.

PS: Assinem bastante Vivo, Oi e TIM.
no teu caso eu recomendo seus vizinhos assinarem claro ftth 1Gb :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :press: :safadao:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo