[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Isso vai acontecer com todas conexões, seja discada, adsl, hfc e fibra. Se vc está usando tudo não sobra banda/processamento para o ping. Existem recursos para lidar com esse problema comum em qualquer conexão.

QoS pode ser usado para contornar isso. Galera acha que isso só ocorre no HFC hahahaha

QoS priorizando pacotes e/ou reservando banda para certas aplicações resolve isso.
No meu caso uso QoS para não permitir que downloads/uploads afetem a latência no ssh e na resolução de nomes ( dns ).
Creio que seja o mesmo com os jogos.
Engraçado, que eu to usando o mesmo router com as mesmas configs de quando estava na fibra, e lá não acontecia isso.

Engraçado, que eu to usando o mesmo router com as mesmas configs de quando estava na fibra, e lá não acontecia isso.
O efeito de saturação aumenta a latência pela disputa dos pacotes a serem transmitidos. No caso do HFC, temos menos banda disponivel , principalmente no upload, saturando mais facilmente, Como o HFC tem naturalmente latência maior que o GPON ( 6ms x <1ms ) pela tecnologia utilizada, o problema fica mais perceptivel.
Tanto o GPON quanto o HFC são passíveis de ter este problema, apenas em situações distintas.
Ajustando-se o QoS com a banda disponivel e informando tipos de pacotes ou serviços sensíveis a serem priorizados, é possivel reduzir o ´problema.

Ajustando-se o QoS com a banda disponivel e informando tipos de pacotes ou serviços sensíveis a serem priorizados, é possivel reduzir o ´problema.
Acho que se eu usar o modem da Claro como router, já vem configurado por padrão, certo?

pode ser um raio que entrou pelo coaxial
Pode ser, mas teoricamente é uma hipótese que seria nula caso as instalações fossem realizadas 100% no padrão exigido. Infelizmente, há instalações que nem um simples DPS é instalado na entrada.

Ontem o IPv6 voltou mas não estava funcionando a tempos pelo jeito. Eu já estava trocando o Dlink dir-x5460 pelo Asus AC86 mas pelo que a minha irmã me relatou o problema não vem de hoje, já ocorria quando eu tinha como roteador principal um Archer C7.

Eu tentei acessar com a rede de dados da Claro na casa da minha mãe e também não foi, somente quando cheguei em casa que tenho Vivo é que o serviço Disney+, Star+ e Pluto TV voltaram no meu celular.

E no Dlink não tem como desligar Ipv6.
Li as suas mensagens novamente, no meu caso também era Android TV Sony junto com Modem Humax problemático com IPv6.

Resolvi temporariamente colocando um roteador que desliga IPv6 fazendo duplo NAT.

Gateway LAN -> WAN Rot com IPv6 desligado -> (com/sem cabo) TV.

Assim resolveu, tenta algo assim que quem sabe funciona.

Meu claro ta a uns 3 meses com pequenas quedas de conexão, cai, apaga a luz DS e uns 30 segundos depois volta. As vezes demora 1 a 2min. Acontece umas 3x por dia.

Já abri umas 15 reclamações, toda vez falam que realmente viram um problema no sinal e deram um reforço. Dá última vez o técnico reiniciou os parametros do modem remotamente pq disse q tavam com problemas na configs do modem para quem tinah 500mb, ou seja, só enrolation. E que se não melhorasse teria que pedir para olharem os cabos externos.

Ontem abri outro ticket pelo app e pra variar me ligaram pra falar do reforço, já falei que não adiantava q era para analisarem direito. Mandaram o cara pra cá hoje, o cara testou sinal em casa, fez o teste do speedtest e deu 520/55 e disse que tava td normal, que se caisse de novo ligasse pra ele pra ele solicitar um monitoramento.

Caiu a conexão de tarde e falei com o cara, ele disse que iria solicitar o monitoramento que deve começar dia 29 e vai até 9 de fevereiro (10 dias) que só após isso que iriam verificar onde está o problema e que era prazo padrão da Claro, e pasmem, ainda pediu para eu lembrá-lo no dia 9. Lamentável demais esse atendimento da Claro.

Meu claro ta a uns 3 meses com pequenas quedas de conexão, cai, apaga a luz DS e uns 30 segundos depois volta. As vezes demora 1 a 2min. Acontece umas 3x por dia.

Já abri umas 15 reclamações, toda vez falam que realmente viram um problema no sinal e deram um reforço. Dá última vez o técnico reiniciou os parametros do modem remotamente pq disse q tavam com problemas na configs do modem para quem tinah 500mb, ou seja, só enrolation. E que se não melhorasse teria que pedir para olharem os cabos externos.

Ontem abri outro ticket pelo app e pra variar me ligaram pra falar do reforço, já falei que não adiantava q era para analisarem direito. Mandaram o cara pra cá hoje, o cara testou sinal em casa, fez o teste do speedtest e deu 520/55 e disse que tava td normal, que se caisse de novo ligasse pra ele pra ele solicitar um monitoramento.

Caiu a conexão de tarde e falei com o cara, ele disse que iria solicitar o monitoramento que deve começar dia 29 e vai até 9 de fevereiro (10 dias) que só após isso que iriam verificar onde está o problema e que era prazo padrão da Claro, e pasmem, ainda pediu para eu lembrá-lo no dia 9. Lamentável demais esse atendimento da Claro.
ja tem munição para registrar uma reclamação no consumidor.gov.br em 5 dias devem te ligar

ja tem munição para registrar uma reclamação no consumidor.gov.br em 5 dias devem te ligar
Já tenho 2 na anatel, to esperando resolverem. Um de valor cobrado errado e outra de que me ligam 2x por dia para me oferecer internet da claro sendo que ja tenho

A energia caiu aqui e quando o modem reiniciou o upload estava assim
8097017752.png

Alguém me citou aí pra trás como um dos que tinha o plano de 1 Giga via HFC aqui no tópico, mas já cancelei faz 1 mês mais ou menos. Fiquei só com a TV e Móvel. Funcionou bem durante 1-2 semanas, depois começou a oscilar pra 800-700... up começar a cair de 100 pra 70... enfim... não justificou o preço salgado que pedem. Eu hoje não recomendaria estando ele nesse valor. Tem gente que vai falar que é normal ficar nessa oscilação toda e pagar 400 reais. Quem tem dinheiro sobrando pra ter algo mais ou menos, manda ver.

Alguém me citou aí pra trás como um dos que tinha o plano de 1 Giga via HFC aqui no tópico, mas já cancelei faz 1 mês mais ou menos. Fiquei só com a TV e Móvel. Funcionou bem durante 1-2 semanas, depois começou a oscilar pra 800-700... up começar a cair de 100 pra 70... enfim... não justificou o preço salgado que pedem. Eu hoje não recomendaria estando ele nesse valor. Tem gente que vai falar que é normal ficar nessa oscilação toda e pagar 400 reais. Quem tem dinheiro sobrando pra ter algo mais ou menos, manda ver.

Fez o certo a claro ia te dar uma dor de cabeça para consertar. Lógico que não è normal ficar nessa oscilação, se a operadora não tem condição, de prover qualidade não venda o plano.

Só sei de uma coisa, outro dia o presidente da Claro estava falando que o upload não é importante e hoje a Claro tá fazendo testes com mais de 100 mega de up no HFC

(2021) Presidente: Upload não é importante [como vcs não tem opção, tomem 35 calados] = Não temos como aumentar o upload agora, sugamos o que deu sem investir

(2022) Presidente internamente falando com a engenharia: Deu ruim, o discurso não colou, da o teu jeito e aumenta o diabo do upload pra eles ou eles vão debandar em massa, o FTTH tá chegando com força e até o zé da esquina tem, se não der upload aumenta o download, da qualquer coisa...

Última edição:
Só sei de uma coisa, outro dia o presidente da Claro estava falando que o upload não é importante e hoje a Claro tá fazendo testes com mais de 100 mega de up no HFC

(2021) Presidente: Upload não é importante [como vcs não tem opção, tomem 35 calados] = Não temos como aumentar o upload agora, sugamos o que deu sem investir

(2022) Presidente internamente falando com a engenharia: Deu ruim, o discurso não colou, da o teu jeito e aumenta o diabo do upload pra eles ou eles vão debandar em massa, o FTTH tá chegando com força e até o zé da esquina tem, se não der upload aumenta o download, da qualquer coisa...
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Executivo da Claro não falou EXATAMENTE isso né?

Exageros são padrão no tópico hahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Plano 500/35, cidade Vargem Grande Paulista - SP
Vargem Grande Paulista?

Bem próximo daqui de Cotia, colado hehehe

Numa experiência com um parente que mora aí, volta e meia reclamava da Claro. Está estável atualmente?

Última edição:
Ainda sim, ele "desmereceu" o upload.
Meio como se ele não fosse tão importante
Cara, é chover no molhado falar que upload é importante.

Ele como executivo da empresa, tem que falar as coisas com base no serviço prestado e na experiência prestada pela Claro, até porque o discurso dele até certo ponto é OK, faz sentido. A questão é para QUAL PÚBLICO é o discurso, quem vai ouvir, e a partir disso, teorizar a respeito do que não foi falado.

Então, é besteira ficar reciclando uma fala ou outra sem inserir todo o contexto, aí é fácil criticar sem ter todas as peças do jogo.

Cara, é chover no molhado falar que upload é importante.

Ele como executivo da empresa, tem que falar as coisas com base no serviço prestado e na experiência prestada pela Claro, até porque o discurso dele até certo ponto é OK, faz sentido. A questão é para QUAL PÚBLICO é o discurso, quem vai ouvir, e a partir disso, teorizar a respeito do que não foi falado.

Então, é besteira ficar reciclando uma fala ou outra sem inserir todo o contexto, aí é fácil criticar sem ter todas as peças do jogo.
Não entendo oq vocês desse tópico tem contra upload, não é bom ter um up simétrico ou com 50% do download?
Passar pano, falando que tal discurso foi direcionado a tal publico já tá repetitivo

Não entendo oq vocês desse tópico tem contra upload, não é bom ter um up simétrico ou com 50% do download?
Passar pano, falando que tal discurso foi direcionado a tal publico já tá repetitivo
Repetitivo é volta e meia ter mimimi sobre isso.

Fora que você basicamente não entendeu UMA PALAVRA na minha mensagem, aí fica dificil.

Me tira dessa aí, já falei que por mim pode aposentar até o GPON e colocar XGSPON simétrico aí. :coolface:

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Presidente da Claro não falou EXATAMENTE isso né?

Exageros são padrão no tópico hahaha
Exagero mesmo é defender algo defasado em tempos de FTTH, no mais o presidente deixou bem claro que o upload não era prioridade e vc sabe bem disso...

Ainda sim, ele "desmereceu" o upload.
Meio como se ele não fosse tão importante
Exatamente

Em todo topico de operadora tem fanboy, nesse aqui não seria diferente... se a Claro disser latência não é importante e começar a socar 20/30ms em todas as conexões, acredito que ainda vai ter gente defendendo dizendo que é pro bem da rede quando na real deveriam é defender melhoria para o usuário, parecem até torcida organizada

Users who are viewing this thread

• Voltar