[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Exagero mesmo é defender algo defasado em tempos de FTTH, no mais o presidente deixou bem claro que o upload não era prioridade e vc sabe bem disso...

Exatamente

Em todo topico de operadora tem fanboy, nesse aqui não seria diferente... se a Claro disser latência não é importante e começar a socar 20/30ms em todas as conexões, acredito que ainda vai ter gente defendendo dizendo que é pro bem da rede quando na real deveriam é defender melhoria para o usuário, parecem até torcida organizada
Desculpa mas ninguém defende nada. Todo mundo que comenta aqui, é baseado na experiência com a operadora.

Não tem como comentar sobre um plano 1000/500 HFC pois ele não existe na Claro. Mas, o tópico é da Claro, portanto, tem que comentar baseado no que se tem disponível.

Reclamações, chororô, e coisas do tipo, tem que mandar um email para a Claro ou tentar a sorte na área de reclamações no 10621.

Ficar com mimimi de que não tem upload simétrico, não tem upload 50%, não vai mudar a realidade atual. Simples.

Última edição:
Numa experiência com um parente que mora aí, volta e meia reclamava da Claro. Está estável atualmente?
Olha, no final de 2020 eu saí da claro pq estava uma tristeza kkkk, troquei pra um provedor da região e acabei voltando para a Claro em dez/2021. Até então estável e só caiu uma vez, onde deu pra resolver diretamente pelo suporte do app.
Pelo que vi por aqui, dividiram a rede e colocaram mais um node pra atender a região, então espero ter um longo período de paz com a Claro kkkkk.

Pelo que contei até o momento 3 pessoas já perderam o upgrade. A Claro ta de brincadeira hehee.
Deve ser regiões com problemas de capacidade.

Bom, contrato é 500 né :limo: :limo:

Desculpa mas ninguém defende nada. Todo mundo que comenta aqui, é baseado na experiência com a operadora.

Não tem como comentar sobre um plano 1000/500 HFC pois ele não existe na Claro. Mas, o tópico é da Claro, portanto, tem que comentar baseado no que se tem disponível.

Reclamações, chororô, e coisas do tipo, tem que mandar um email para a Claro ou tentar a sorte na área de reclamações no 10621.

Ficar com mimimi de que não tem upload simétrico, não tem upload 50%, não vai mudar a realidade atual. Simples.
Se acha sua experiência boa sorte tua, a minha não é e de muita gente também não, muitos aqui só tem essa conexão da claro pois não tem fibra de outras operadoras ou as que tem são ainda piores, eu trocaria a claro na hora pela fibra da tim (mesmo com a questão dos 2TB pois processo resolve e da grana caso cortem), oi fibra e até mesmo vivo fibra, mas infelizmente não me atendem aqui ainda, quando atender a claro roda na hora e muitos como eu pulam fora da claro.

Mimimi é ficar tentando defender tecnologia ultrapassada, 2022 tempos de FTTH, HFC já deu o que tinha que dar

Sobre ter ou não plano disponível não importa, não é por isso que devemos nos acomodar com uma conexão que tem o pior upload do mercado e ficar elogiando como faz, não é pq tem a conexão e não usa o upload que o mesmo não é importante pros demais, pare de olhar somente pro seu umbigo, o mundo não gira a tua volta, assim como eu, muitos detestam o pifio upload da claro.

Diretor agora virou Presidente... PQP!

Se informar passou longe aqui e mandou lembranças.

:limo:
O cargo do cara pra mim pouco importa, o que importa é o que ele disse em nome da claro, acho que vc deveria se focar nisso ao invés de floodar tentando desqualificar alguém por um erro que não influencia o resultado final.

Última edição:

No geral mais leio do que escrevo por aqui, e evito entrar em discussões "acaloradas". Porém, aqui vou me manifestar. Concordo e discordo de ti

Concordo que reclamar aqui no forum não vai mudar a realidade da Claro. Mas pode sim mudar a realidade de muitas pessoas, por deixar claro que o upload é sim cada vez mais importante (veja backup de fotos e videos na nuvem, default em muitos smartphones atualmente mesmo para usuários "normais" e cada vez mais gente gravando videos em 4K) e que o HFC é inferior nesse aspecto comparado com internet de fibra, e que as pessoas tem a opção de trocar de operadora quando possível. Isso é fato, não é opinião.

Eu como muitos outros aqui só temos Claro pois é o único provedor razoável no endereço. Por exemplo, comparada com a ADSL que a Vivo oferece no meu endereço o HFC é infinitas vezes superior. Mas isso não impede que eu deseje um serviço ainda melhor. Por isso, se a Oi de fato instalar fibra no meu endereço, vou migrar. Note que acho que operadoras na média são todas iguais, e se a Claro tivesse fibra eu não trocaria de provedor.

Bem, de minha parte acho saudável as pessoas continuarem colocando suas opiniões aqui, seja contra ou a favor do HFC, contra ou a favor da Fibra. Uma discussão construtiva com diferentes pontos de vista sempre é bem-vinda.

Por isso espero que vc continue colocando teus argumentoss, porém espero também continuar ouvido reclamações e opinões contrárias. Apenas tendo argumentos de dois lados conseguiremos enriquecer a discussão. 👍

EDIT: aliás, já teve usuário "normal" pedindo minha ajuda pois a internet Claro estava muito lenta. Descobri que o motivo era que essa pessoa "normal" tinha uma familia de 5 pessoas, e todos smartphones estavam configurados para fazer upload automático de fotos e videos. Quando chegavam todos em casa no final do dia, esse backup saturava o link de upload e tornava o download quase impossível (aka bufferbloat). Expliquei de forma geral para essa pessoa (leiga em tecnologia) que apenas uma solução mais avançada resolveria o problema (configuração de um QoS), e que eu também tinha esse problema e foi assim que resolvi. Felizmente percebi que de 1 ano para cá a Claro mudou alguma coisa na rede que reduziu muito o bufferbloat, a ponto de eu poder usar hoje minha internet Claro HFC sem QoS (obviamente um upload pesado impacta na latência, mas nada como antigamente que simplesmente derrubava o download e causava perda massiva de pacotes).

Última edição:
Cara, quando eu tinha 75Mbps de upload meu trabalho era bem mais fluido... pastas do iCloud no mac sincronizavam mais rapido e aparecia praticamente instantaneamente nos outros dispositivos, o Box.com também sempre subia tudo super rapido e ja dava o link de compartilhamento na hora, o drive da empresa syncava mais rapido tbm, ao começar a fazer upload de commits/arquivos em serviços o google meet não gargalava... tudo no mesmo roteador (Archer c7 e modem em bridge).

Pode ser pela tecnologia e nao pelo upload? Pode! Mas no final o que vale é a experiencia pro usuario e não da pra falar que isso é mimimi, se eu acho que piorou, piorou e ponto final.

Última edição:
Meio off: alguém trabalha no atendimento da Claro ou conhece alguém?

Trabalhei numa terceirizada em meados de 2005/2006 no Atendimento de linhas móveis. Eles tinham um sistema que eu achava GENIAL para comunicar falhas em determinadas regiões, era tipo um portal de notícias, tinha tudo lá. Queria relembrar aquilo, ou ao menos o layout.

• Curtir
Reações: gkz
Era muito estressante? Trabalhava com atendimento aos clientes por telefone? Tinha muita gente grossa que entrava e contato?

Tinha de tudo, cara. :haha:

Trabalhei acho que 6~8 meses na Claro e ~8 meses no extinto Banco Real. Nos dois via telefone.

Na época da Claro, eu atendia a galera do NE. Era época dos celulares CDMA se não me engano, um porre. Tinha cliente que ligava e você o ensinava a usar o aparelho; outros no stress puro, xingando mesmo e tal. Mas era OK, eu gostava de falar com o pessoal do NE pois geralmente eles se tornavam compreensivos de algum modo.

Quando a Claro começou a entrar em MG, aí sim que foi tenso. Foi muito problemático e o pessoal realmente ligava puto para a operação. E com razão. Nem lembro quantas vezes fui xingado, mas eu era de boa. Uma vez um cliente perguntou se eu o estava chamando de burro, e eu disse algo como "não com essas palavras, mas sim". Foi totalmente sem querer.

:haha3:

Mas acho que os contatos mais bizarros que eu atendia era de mulheres dando em cima de mim. Minha voz é mais forte, daí algumas mulheres começavam a se melar do outro lado da linha. Eu achava que estava atendendo Tele Sexo.

:bem:

Quando a Claro começou a entrar em MG, aí sim que foi tenso. Foi muito problemático e o pessoal realmente ligava puto para a operação. E com razão.

Em nível de ouvidoria deve ser pior, o cliente já chega com uma queixa que não foi solucionada em etapa anterior de atendimento e conhecendo o ser humano, certamente uma grande parte vai descontar seu ódio no funcionário. A força tem que estar no argumento e não o uso do argumento com força como a alegação de ontem, printada pelo Paulo onde o cliente diz que irá colocar fogo no MDU da prestadora e que foi aplaudido por uma parte, geralmente esse perfil de pessoa, late, mas não morde! Se der "piti" e depredar o património da prestadora é boletim de ocorrência, ruptura de contrato, cobrança pelo prejuízo intencional e se der azar processo.

Última edição:
Boleto veio com valor a mais, lá vou eu falar com o chat. :ps:

Pipocando alguns relatos disso no harmob de quem fez aquela alteração pra 250mb e 500mb em setembro.
De novo veio errado essa porra e já entrei no chat uma vez e a moça nem fez questão de resolver, só disse que o valor promocional(que era vitalício) acabou e que alteraram no sistema, alguém ai que pegou essa promo de setembro ta sofrendo com isso também? Comofas?

De novo veio errado essa porra e já entrei no chat uma vez e a moça nem fez questão de resolver, só disse que o valor promocional(que era vitalício) acabou e que alteraram no sistema, alguém ai que pegou essa promo de setembro ta sofrendo com isso também? Comofas?
O meu só resolveu depois que entrei na Anatel e Consumidor.gov.br. Fiz reclamação nos dois.

No geral mais leio do que escrevo por aqui, e evito entrar em discussões "acaloradas". Porém, aqui vou me manifestar. Concordo e discordo de ti

Concordo que reclamar aqui no forum não vai mudar a realidade da Claro. Mas pode sim mudar a realidade de muitas pessoas, por deixar claro que o upload é sim cada vez mais importante (veja backup de fotos e videos na nuvem, default em muitos smartphones atualmente mesmo para usuários "normais" e cada vez mais gente gravando videos em 4K) e que o HFC é inferior nesse aspecto comparado com internet de fibra, e que as pessoas tem a opção de trocar de operadora quando possível. Isso é fato, não é opinião.

Eu como muitos outros aqui só temos Claro pois é o único provedor razoável no endereço. Por exemplo, comparada com a ADSL que a Vivo oferece no meu endereço o HFC é infinitas vezes superior. Mas isso não impede que eu deseje um serviço ainda melhor. Por isso, se a Oi de fato instalar fibra no meu endereço, vou migrar. Note que acho que operadoras na média são todas iguais, e se a Claro tivesse fibra eu não trocaria de provedor.

Bem, de minha parte acho saudável as pessoas continuarem colocando suas opiniões aqui, seja contra ou a favor do HFC, contra ou a favor da Fibra. Uma discussão construtiva com diferentes pontos de vista sempre é bem-vinda.

Por isso espero que vc continue colocando teus argumentoss, porém espero também continuar ouvido reclamações e opinões contrárias. Apenas tendo argumentos de dois lados conseguiremos enriquecer a discussão. 👍

EDIT: aliás, já teve usuário "normal" pedindo minha ajuda pois a internet Claro estava muito lenta. Descobri que o motivo era que essa pessoa "normal" tinha uma familia de 5 pessoas, e todos smartphones estavam configurados para fazer upload automático de fotos e videos. Quando chegavam todos em casa no final do dia, esse backup saturava o link de upload e tornava o download quase impossível (aka bufferbloat). Expliquei de forma geral para essa pessoa (leiga em tecnologia) que apenas uma solução mais avançada resolveria o problema (configuração de um QoS), e que eu também tinha esse problema e foi assim que resolvi. Felizmente percebi que de 1 ano para cá a Claro mudou alguma coisa na rede que reduziu muito o bufferbloat, a ponto de eu poder usar hoje minha internet Claro HFC sem QoS (obviamente um upload pesado impacta na latência, mas nada como antigamente que simplesmente derrubava o download e causava perda massiva de pacotes).
Bom, não vejo discussão sendo fomentada aqui, o que mais vejo é mimimi e flame, discussão mesmo de alto nível, é inexistente.
Eu posso ser o tipo de membro indesejado em tópicos como esse, mas não posso deixar desapercebido que essa tal discussão nunca existe, sobretudo quando há membros antigos. Com membros novos a história muda, já que não pegaram o vício do tópico em viver de flame e conversa fiada.

O meu só resolveu depois que entrei na Anatel e Consumidor.gov.br. Fiz reclamação nos dois.
É, to dando uma olhada no tópico no hardmob e parece que vai ser o jeito mesmo, nunca precisei usar esses sites de reclamação, duro vai ser achar os prints da época da promoção, até porque dos 250mb pra 500mb não tinha banner, foi só um link que já acessava a conta pra alteração.

É, to dando uma olhada no tópico no hardmob e parece que vai ser o jeito mesmo, nunca precisei usar esses sites de reclamação, duro vai ser achar os prints da época da promoção, até porque dos 250mb pra 500mb não tinha banner, foi só um link que já acessava a conta pra alteração.
A Claro só resolve quando chega nessas duas. Nem a Ouvidoria deles (Resolva Aqui) resolve mais.
O número de pessoas que aceitam caladas as retrucadas da Claro deve ser maior que as que brigam.

Em nível de ouvidoria deve ser pior, o cliente já chega com uma queixa que não foi solucionada em etapa anterior de atendimento e conhecendo o ser humano, certamente uma grande parte vai descontar seu ódio no funcionário. A força tem que estar no argumento e não o uso do argumento com força como a alegação de ontem, printada pelo Paulo onde o cliente diz que irá colocar fogo no MDU da prestadora e que foi aplaudido por uma parte, geralmente esse perfil de pessoa, late, mas não morde! Se der "piti" e depredar o património da prestadora é boletim de ocorrência, ruptura de contrato, cobrança pelo prejuízo intencional e se der azar processo.

Ah, acho que depende. No sentido de chegar na Ouvidoria pois um canal falhou antes, concordo. Mas eu vejo a pessoa do outro lado da linha/balcão sendo igual a eu, então jamais irei tratar mal, pois não queria/quero ser tratado mal. Acho que quem "vai com as pedras" na mão tem algo não resolvido consigo mesma.

Isso me lembra dois casos em duas posições diferentes.

Quando migrei para os 500 MB, cês lembram como foi os primeiros meses aqui. Todo dia tinha queda. Depois de muito corre aqui e ali, liguei na central da Claro e fui muito bem atendido por uma pessoa que soube ouvir meus problemas, pois expliquei de forma humana para ela. Naquele dia o sistema parecia fora, o que poderia gerar um "ligue mais tarde, por favor". No fim das contas, ela disse que iria me retornar e passado 20 minutos, realmente ligou. Ela até abandonou alguns scripts idiotas que esses Call Centers obrigam as pessoas; foi totalmente humana, um atendimento perfeito. Não resolveu o problema, mas a experiência ali foi ótima.

(...)

Quando atendia o Banco Real, na verdade eu ligava para as pessoas. Era horrível. Em certo momento, fui anarquista e não seguia os scripts, mesmo a gerente me pressionando e tal. Consegui converter um cliente que mais tarde conseguiu contato com uma pessoa acima da gerente e super me elogiou; os gestores não sabiam onde enfiar a cara.

:haha:

Então, em partes a frustração de um contato telefônico geralmente é gerado não apenas pelo problema em si, mas como as empresas insistem em atender e, principalmente, na pessoa que procura contato.

Meu pai mesmo é um... jamais queria atender ele. :haha:

A Claro só resolve quando chega nessas duas. Nem a Ouvidoria deles (Resolva Aqui) resolve mais.
O número de pessoas que aceitam caladas as retrucadas da Claro deve ser maior que as que brigam.
Só a palavra com muitos detalhes e protocolos anteriores bastam ou precisou de print das migrações?

Ah, acho que depende. No sentido de chegar na Ouvidoria pois um canal falhou antes, concordo. Mas eu vejo a pessoa do outro lado da linha/balcão sendo igual a eu, então jamais irei tratar mal, pois não queria/quero ser tratado mal. Acho que quem "vai com as pedras" na mão tem algo não resolvido consigo mesma.

Isso me lembra dois casos em duas posições diferentes.

Quando migrei para os 500 MB, cês lembram como foi os primeiros meses aqui. Todo dia tinha queda. Depois de muito corre aqui e ali, liguei na central da Claro e fui muito bem atendido por uma pessoa que soube ouvir meus problemas, pois expliquei de forma humana para ela. Naquele dia o sistema parecia fora, o que poderia gerar um "ligue mais tarde, por favor". No fim das contas, ela disse que iria me retornar e passado 20 minutos, realmente ligou. Ela até abandonou alguns scripts idiotas que esses Call Centers obrigam as pessoas; foi totalmente humana, um atendimento perfeito. Não resolveu o problema, mas a experiência ali foi ótima.

(...)

Quando atendia o Banco Real, na verdade eu ligava para as pessoas. Era horrível. Em certo momento, fui anarquista e não seguia os scripts, mesmo a gerente me pressionando e tal. Consegui converter um cliente que mais tarde conseguiu contato com uma pessoa acima da gerente e super me elogiou; os gestores não sabiam onde enfiar a cara.

:haha:

Então, em partes a frustração de um contato telefônico geralmente é gerado não apenas pelo problema em si, mas como as empresas insistem em atender e, principalmente, na pessoa que procura contato.

Meu pai mesmo é um... jamais queria atender ele. :haha:
Acho que só quem já trampou do outro lado não se exalta com atendente em momento nenhum :incri2: lembrei do meu pai também :haha: só que além disso por outro motivo, quando alguma empresa liga oferecendo alguma coisa ele diz: "vou deixar ele/ela falar tudo pra depois eu recusar pra ele/ela perder tempo" não percebe que querm perde tempo é ele que fica ouvindo, o atendente tá lá só cumprindo horário.

Quinta feira me ligaram e falaram que estava tudo certo na internet, querendo que eu cancelasse a visita, eu insisti falando que ta uma porcaria tudo, e quando fui fazer o testes no niveis virtua, estava tudo certo! Sexta eu tomei a vacina e acabei me sentindo mal e mais tarde e decidi cancelar a visita de ontem, e advinha só, voltou a ficar uma m&&,. Eu reagendei, não sei se tu conseguiu a visita, é que os horários que eu posso é so a noite, e caso ele queira ter acesso ali naqueles acho que é tap, que fica no corredor do meu prédio (fica trancado com chave), só consigo de sabádo. Mas vou marcar mesmo assim... e continuar tirando prints, ao longo da semana para provar que não estou mentindo...
Ainda continuo com problema ja vieram 4 tecnicos terceirizados, tecnico de redes da Claro e um analista de datacenter me ligou 2x e não resolveram o problema. Sigo tentando kkkkk
Upload lixo a partir das 17:00 e nao consigo nem fazer o speedtest no servidor da claro.

Users who are viewing this thread

Voltar