No geral mais leio do que escrevo por aqui, e evito entrar em discussões "acaloradas". Porém, aqui vou me manifestar. Concordo e discordo de ti
Concordo que reclamar aqui no forum não vai mudar a realidade da
Claro. Mas pode sim
mudar a realidade de muitas pessoas, por deixar claro que o upload é sim cada vez mais importante (veja backup de fotos e videos na nuvem, default em muitos smartphones atualmente mesmo para usuários "normais" e cada vez mais gente gravando videos em 4K) e que o HFC é inferior nesse aspecto comparado com internet de fibra, e que as pessoas tem a opção de trocar de operadora quando possível. Isso é fato, não é opinião.
Eu como muitos outros aqui só temos Claro pois é o único provedor razoável no endereço. Por exemplo, comparada com a ADSL que a Vivo oferece no meu endereço o HFC é infinitas vezes superior. Mas isso não impede que eu deseje um serviço ainda melhor. Por isso, se a Oi de fato instalar fibra no meu endereço, vou migrar. Note que acho que operadoras na média são todas iguais, e se a Claro tivesse fibra eu não trocaria de provedor.
Bem, de minha parte
acho saudável as pessoas continuarem colocando suas opiniões aqui, seja contra ou a favor do HFC, contra ou a favor da Fibra. Uma discussão construtiva com diferentes pontos de vista sempre é bem-vinda.
Por isso
espero que vc continue colocando teus argumentoss, porém
espero também continuar ouvido reclamações e opinões contrárias. Apenas tendo argumentos de dois lados conseguiremos enriquecer a discussão.
EDIT: aliás, já teve usuário "normal" pedindo minha ajuda pois a internet Claro estava muito lenta. Descobri que o motivo era que essa pessoa "normal" tinha uma familia de 5 pessoas, e todos smartphones estavam configurados para fazer upload automático de fotos e videos. Quando chegavam todos em casa no final do dia, esse backup saturava o link de upload e tornava o download quase impossível (aka bufferbloat). Expliquei de forma geral para essa pessoa (leiga em tecnologia) que apenas uma solução mais avançada resolveria o problema (configuração de um QoS), e que eu também tinha esse problema e foi assim que resolvi. Felizmente percebi que de 1 ano para cá a Claro mudou alguma coisa na rede que reduziu muito o bufferbloat, a ponto de eu poder usar hoje minha internet Claro HFC sem QoS (obviamente um upload pesado impacta na latência, mas nada como antigamente que simplesmente derrubava o download e causava perda massiva de pacotes).