[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

problema é o $$$, docsis 3.1 pra frente o custo é insano de alto pra fazer a rede HFC funcionar direito :limo:

é que falei a varias vezes com os anos aqui no topico, a claro iria mudar pra ftth assim que o hfc ficasse inviável financeiramente :haha:
no choro la do ceo da claro(foi semana passada, se não me engano) que só aumenta o custo e diminui o preço dos planos, ele falou que não valia mais investir no hfc justamente por conta do custo de investimento e manutenção da rede :haha:
demorou muito kkkkkkkkkkkkk toma clarovelox tomaaaaaaa

problema é o $$$, docsis 3.1 pra frente o custo é insano de alto pra fazer a rede HFC funcionar direito :limo:

é que falei a varias vezes com os anos aqui no topico, a claro iria mudar pra ftth assim que o hfc ficasse inviável financeiramente :haha:
no choro la do ceo da claro(foi semana passada, se não me engano) que só aumenta o custo e diminui o preço dos planos, ele falou que não valia mais investir no hfc justamente por conta do custo de investimento e manutenção da rede :haha:
Fizeram alguma coisa estranha aqui ...
Código:
Canal: 5
Id do canal: 7
Status de conexão: Bonded
Frequência: 8.60 MHz
Largura : 11.00 MHz
Nível de Transmissão: 41.0 dBmV
Modulação: OFDMA (ID do perfil: 1024QAM)
Nunca vi 1024QAM no upstream nestas frequências baixas. Era 256QAM até semana passada.

Fizeram ontem a troca aqui em casa do modem coaxial para a fibra, Campinas também, região do Fazenda Santa Cândida. Meu plano de 500Mb tá batendo 730/360Mb, uma beleza! A TV eu optei por deixar no coaxial. Havia a possibilidade de mudar o plano para o Claro Box mas não o fiz pois tem o problema de delay de uns 30 segundos com relação a programação normal.

O modem que colocaram foi o Humax HP610, e uma curiosidade (duas, na verdade) que o técnico mencionou é:
1. Não colocar em bridge que não funciona, vc perde o modem, e
2. Se precisar resetar o modem, ele perde a sincronia com a Claro. Ou seja, não há como mudar alguma coisa e, caso dê pau, resetar as configurações de fábrica.

A quem tem esse modem, procede essas informações? Achei estranho, visto que no próprio site da claro tem as instruções para colocá-lo em modo bridge.

Alias, se ficar com medo, só salvar um backup das configurações atuais:

kF0BmlV.png

Código:
Nunca vi 1024QAM no upstream nestas frequências baixas. Era 256QAM até semana passada.
aqui no meu node, tem 5 perfils de qam pro modem usar ofdma, o meu modem já usou 64qam, 256qam e 512qam.
mas maior parte do tempo fica no 256qam.

bem capaz de ter o 1024qam disponível, mas nunca vi utilizando que eu me lembre :limo:

aqui no meu node, tem 5 perfils de qam pro modem usar ofdma, o meu modem já usou 64qam, 256qam e 512qam.
mas maior parte do tempo fica no 256qam.

bem capaz de ter o 1024qam disponível, mas nunca vi utilizando que eu me lembre :limo:
Estão utilizando o cabo do jeito que dá ... O canal OFDM do download está em 4096QAM .
Implantação e aperfeiçoamento tecnológico na marra ...

Pessoal aqui sabe como faço para acessar a area onde posso contratar o plano da Claro que tem os decoder?? Entrei agora no site da claro e só tem disponível o tal de clato tv+.
A Claro parou de vender planos com decoder?

já ti adianto, não vai rolar 300Mb de up no HFC nessa rede da claro nem fodendo.

maioria dos locais travados em LOW-SPLIT, com ofdma com tamanho de 10MHz mais os canais antigos numa mistura que sempre da o mesmo total compartilhado.
fica na casa dos 180Mb disponível de up.

só onde colocaram mid-split que TALVEZ, bem TALVEZ mesmo que de, pq tb estão capando o ofdma em ~15MHz.

pra ter alguma esperança, tem que ter ae 4 canais 5120ksymbol ou 6 canais 2560ksymbol(dão na mesma essas duas opções) + um canal ofdma de ~40MHz sincado em 256qam, pq ae sim vai dar ~401Mb de up compartilhado.

a pode ser 2 canais ofdma tb, mas a soma dos dois tem que dar ~40MHz.

agora fica a questão, quem já algum lugar com canal ofdma maior do que 16 ~ 18MHz na rede da net? e ainda num node com mid-split :limo::limo::limo::limo::limo:
Aqui em Santos eu possuo e já faz algum tempo...

6 canais upstream de 2560 k/symbols + 1 OFDMA (65.25 ~ 80.25)
24 canais de 256QAM + 1 OFDM que no modem aparece como "256-qam/1024-qam/2048-qam/4096-qam"
Segue print do niveis.virtua.com.br

Acho que o técnico tá viajando, aqui em casa é um Huawei, ao resetar ele retoma todas configurações. Coloca uns speedtest aí para nós.
Eu tô achando isso também! hehehe
Não é possível que a Claro liberaria um firmware com esse problema.

Segue um speedtest que fiz hoje a tarde, via wifi pelo computador (meu roteador tá ligado no roteador da Claro, ainda fora do modo Bridge):

seria legal fazer um comparativo de ping/rota de antes/depois da migração
Puts, eu deveria ter feito os testes, mas agora já era! Não tenho nada salvo aqui usando o HFC :(

Código:
Eu acho que não há um padrão, veja como está o meu:

Sem-t-tulo.jpg

Sem-t-tulo.jpg

Tá pegando 528/85 aqui na minha residência. Plano 500Mbps.

com esses prints abre chamado no app minha claro, visita técnica, mostre pra ele
Terceiro chamado que abro. Mostrei nas duas primeiras, na primeira visita o cara só trocou o modem anterior que acho que era um Arris (esqueci o número) para esse que citei da Sagemcom. Na segunda ele disse que não entendia de problema de ping, mediu os sinais e disse que tava tudo normal e me passou o contato desse "supervisor".

Hoje a coisa tava feia a ponto do telefone fixo da empresa não dar linha. Não conseguia nem abrir o site da NET pra ver o sinal que chegava no modem nem site nenhum.

aPdx33i.png

Liguei pra esse cara e pro 0800 721 0027, reclamei nos dois. O supervisor disse que ia dar uma olhada, que tava em contato com esse mesmo técnico e que se precisasse ia mandar ele dar uma olhada, mas na dúvida agendei uma visita pelo 0800. O legal é que o cara deu baixa na OS sem nem dar as caras por aqui e colocou que não tinha problema, tem uns textos sobrepostos que não consigo ler tudo mas me parece ser só o modelo de modem que tá instalado agora. Mas do 0800 disseram que iam atualizar minha conexão ?! e iam mudar meu plano de 300 pra 600 mb. Não faço ideia de como isso resolveria problema de perda de pacote e ping dando esses saltos monstros porque o problema aqui me parece ser qualquer coisa menos "velocidade".

Vou monitorar, mas meu próximo passo vai ser direto com a Anatel mesmo, é impressionante que os 3 chamados caíram sempre no mesmo técnico, ou eles tem muito pouca equipe ou esse é o técnico pra PJ, sei lá. Por hora parece ter estabilizado, veremos mais tarde e amanhã. Pelo speedtest realmente dá 600/30, mas essa história tá muito estranha ainda

Terceiro chamado que abro. Mostrei nas duas primeiras, na primeira visita o cara só trocou o modem anterior que acho que era um Arris (esqueci o número) para esse que citei da Sagemcom. Na segunda ele disse que não entendia de problema de ping, mediu os sinais e disse que tava tudo normal e me passou o contato desse "supervisor".

Hoje a coisa tava feia a ponto do telefone fixo da empresa não dar linha. Não conseguia nem abrir o site da NET pra ver o sinal que chegava no modem nem site nenhum.

aPdx33i.png

Liguei pra esse cara e pro 0800 721 0027, reclamei nos dois. O supervisor disse que ia dar uma olhada, que tava em contato com esse mesmo técnico e que se precisasse ia mandar ele dar uma olhada, mas na dúvida agendei uma visita pelo 0800. O legal é que o cara deu baixa na OS sem nem dar as caras por aqui e colocou que não tinha problema, tem uns textos sobrepostos que não consigo ler tudo mas me parece ser só o modelo de modem que tá instalado agora. Mas do 0800 disseram que iam atualizar minha conexão ?! e iam mudar meu plano de 300 pra 600 mb. Não faço ideia de como isso resolveria problema de perda de pacote e ping dando esses saltos monstros porque o problema aqui me parece ser qualquer coisa menos "velocidade".

Vou monitorar, mas meu próximo passo vai ser direto com a Anatel mesmo, é impressionante que os 3 chamados caíram sempre no mesmo técnico, ou eles tem muito pouca equipe ou esse é o técnico pra PJ, sei lá. Por hora parece ter estabilizado, veremos mais tarde e amanhã. Pelo speedtest realmente dá 600/30, mas essa história tá muito estranha ainda
pega esse ultimo protocolo e mande pra ouvidoria da claro. Pois suporte terceirizado nao esta no alcance de resolver o problema externo. Quando mandar equipe de rede pra reparo na rua, voce terá paz momentaneo. Nao desista pois nao so voce sofre como toda regiao nessa tecnologia chamado cabo de VARAL HFC

Insuportável o upload da internet da Claro aqui. O esperado seria 350/35. Só consigo isso de madrugada... Pelo menos a perda de pacotes absurda não tem mais (conseguiram consertar isso com alguma coisa que fizeram no poste aqui perto). Sinal tudo normal, só eu usando a internet em casa, acho que é sobrecarga da rede mesmo (HFC dando sinais de suas limitações em regiões com muitos assinantes).

E os pings que normamente dão 11ms para 1.1.1.1 estão em 30ms e volta e meia vem um pacote com 150~300ms. Por sorte não uso internet para jogar online.

Que ponto cheguei: estou feliz por ter uma internet que não perde pacotes, apesar da velocidade de tartaruga e a latência de um bêbado... :rolleyes:

Código:
48 packets transmitted, 48 received, 0% packet loss, time 47068ms
rtt min/avg/max/mdev = 29.056/36.186/86.213/10.330 ms
root@odroid:~ # ping 1.1.1.1
PING 1.1.1.1 (1.1.1.1) 56(84) bytes of data.
(...)
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=20 ttl=56 time=46.1 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=21 ttl=56 time=31.2 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=22 ttl=56 time=44.6 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=23 ttl=56 time=151 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=24 ttl=56 time=45.8 ms
(...)
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=37 ttl=56 time=29.5 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=38 ttl=56 time=35.3 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=39 ttl=56 time=33.6 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=40 ttl=56 time=30.5 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=41 ttl=56 time=128 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=42 ttl=56 time=41.7 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=43 ttl=56 time=30.2 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=44 ttl=56 time=31.3 ms
64 bytes from 1.1.1.1: icmp_seq=45 ttl=56 time=29.5 ms
^C
--- 1.1.1.1 ping statistics ---
45 packets transmitted, 45 received, 0% packet loss, time 44063ms
rtt min/avg/max/mdev = 29.237/41.404/150.666/25.731 ms

Última edição:
basta uma lida no tópico que você vai entender os motivos.
No tópico tem gente do país inteiro. Um problema que rola em Maceió não necessariamente vai atingir Chuí, cada cidade e região tem uma infra diferente, dependente da densidade de assinantes, etc. Por isso perguntei de gente que usa o serviço especificamente em Santa Maria.
Eu uso desde 2020 aqui em SM quando vim de PoA à trabalho e funciona muito bem. Não tenho do quê reclamar. Assine, teste por 7 dias, se não gostar, manda cancelar.

Só que se cancelar vai ser um parto conseguir outro provedor, pq aqui na cidade tem pouquíssimos provedores locais e os que tem são caríssimos e à rádio. E a Vivo, só opera em DSL até 50Mb/s. A Oi não sei dizer se tem cobertura, depende da região da cidade, mas aqui perto da UFSM ela não tem cobertura não, a única que oferece acima de 50Mb/s é a Claro HFC.
Bom saber, a princípio vou contratar ali nos arredores da UFSM mesmo e só tem a claro (HFC 500/35 a 115/mês) ou um provedor local lá que é 100mb a 100/mês (que é FTTH mas o provedor é minúsculo, então provavelmente vou ter problemas em horários de pico agora ou eventualmente, já trabalhei em empresa desse tamanho e sei como é).

Vou estudar o caso nos próximos meses.

Última edição:
Boa noite pessoal, precisava de uma ajuda de vocês com Encaminhamento de Portas.

Contratei há pouco tempo o serviço da NET, e tenho configurado da seguinte maneira minha infra:

Internet > Modem Claro (modo bridge) > Roteador Asus > PC (Cabo) / Server homeassistant (cabo)

(modem claro em bridge)

Preciso configurar acesso externo ao meu servidor de homeassistant. Tinha verificado que minha rede estava em CGNAT, e a claro já atualizou, e confirmo que o IP da WAN é o mesmo do IP Público:

(IP WAN no router)

(IP publico igual ao router)

O ponto é que mesmo colocando o modem em modo Bridge, eu nao consigo fazer o encaminhamento de nenhuma porta, pra nenhum dispositivo da minha rede (todos em ip estático). Todas ficam fechadas, inclusive se eu colocar o dispositivo em DMZ.

(portas abertas para o meu desktop em teste)

(portas não abertas na consulta)

O que vocês me sugerem fazer? O que estou fazendo de errado?
Precisava liberar a porta 8443/8123 do server para fazer acesso remoto.

OBS: acho estranho que mesmo em bridge, o modem claro continua com os WIFIs habilitados, mesmo sem nenhuma internet...

Obrigado desde já!

Boa noite pessoal, precisava de uma ajuda de vocês com Encaminhamento de Portas.

Contratei há pouco tempo o serviço da NET, e tenho configurado da seguinte maneira minha infra:

Internet > Modem Claro (modo bridge) > Roteador Asus > PC (Cabo) / Server homeassistant (cabo)

(modem claro em bridge)

Preciso configurar acesso externo ao meu servidor de homeassistant. Tinha verificado que minha rede estava em CGNAT, e a claro já atualizou, e confirmo que o IP da WAN é o mesmo do IP Público:

(IP WAN no router)

(IP publico igual ao router)

O ponto é que mesmo colocando o modem em modo Bridge, eu nao consigo fazer o encaminhamento de nenhuma porta, pra nenhum dispositivo da minha rede (todos em ip estático). Todas ficam fechadas, inclusive se eu colocar o dispositivo em DMZ.

(portas abertas para o meu desktop em teste)

(portas não abertas na consulta)

O que vocês me sugerem fazer? O que estou fazendo de errado?
Precisava liberar a porta 8443/8123 do server para fazer acesso remoto.

OBS: acho estranho que mesmo em bridge, o modem claro continua com os WIFIs habilitados, mesmo sem nenhuma internet...

Obrigado desde já!

sobre o WIFI é normal de todos os modens fazerem isso.

é o seguinte, liberou porta no firewall do seu próprio pc? fora ter subido o serviço/programa que vai usar a porta?
se não, no teste ae desse site, vai dar porta fechada.

Espero que Cuiabá entre logo nessa sobreposição, aqui o HFC reina nas assinaturas, mas depois do tenebroso serviço pós-ativação do OFDMA, quero mais que o cabo de parabólica vá pro sucatão.

Isso é uma coisa que eu ia perguntar, se havia como ver os sinais da fibra. O niveis.virtua não funciona, dá a mensagem de que não foi encontrado um cable modem com aquele mac (estou usando o mac do modem da fibra). Pra consultar o sinal, consigo ver apenas acessando o modem.

Dá pra ver sim, aqui é cidade somente fibra:

tK0McyY.png

Estão utilizando o cabo do jeito que dá ... O canal OFDM do download está em 4096QAM .
Implantação e aperfeiçoamento tecnológico na marra ...
Aqui também está 4096QAM e 1024QAM no OFDMA

IMG-20220715-010811.jpg

Estão errados jovens padawans... :melior4:

É claro que é possivel usar o Modem em bridge sem router. Inclusive eu consigo pegar mais de um IP PUBLICO fornecido pela NET com este método. E já vi vários usuários confirmando isso... (Inclusive já foi discutido aqui) confere @vorlon e @dudu1505 ? (As 2 primeiras máquinas que conectarem direto ao MODEM em bridge pegam IP's diferentes, a 3ª a conectar fica sem conexão).

Lá vai a informação CORRETA: Para os modens que não mostram o IP na interface. (tipo Thompson ou technicolor)

Se colocar em Bridge e conectar 1 computador direto na porta lan do modem (SEM ROTEADOR) vai sim pegar o IP fornecido pela operadora (NATEADO ou PUBLICO). Ai o usuário verifica o IP adquirido pela máquina conectada (LAN/PC) - painel de controle > central de rede > conexão local > status

Se o modem NÃO estiver em bridge vai pegar o IP interno da rede do modem na LAN do PC: 192.168.100.X

A explicação pode ter ficado confusa, mas esse método funciona 100%.:gente:

Testem ai... Quem tá fora do CGNAT vai pegar 2 IP's públicos. Um para cada máquina conectada no modem em bridge.

Lembrem-se que o CGNAT é aplicado no contrato do cliente, consequentemente através do MAC do modem.
Se o cara estiver com CGNAT o IP da LAN da máquina conectada vai ser 100.x.x.x IP NATEADO/PRIVADO (com o modem em bridge conforme explicado)
@unegro Modem

Última edição:
rip low-split ofdma 256qam :limo:

image.png

Users who are viewing this thread

• Voltar