[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Nossa, top demais o seu esquema.

Acabei sendo um "doente de upgrade" :bem: e peguei o Plano 1000/500 por $199, mesmo valor que pagava no HFC 1000/50, acabou de upar o perfil no Humax.

Notei latências um pouco maiores no plano de 1Gbps em relação ao de 700/350 vendido como 500/250, bufferbloat foi de A+ para A, mas ainda sim está ótimo.

Estabilidade de download é impressionante se comparar com o HFC de mesmo perfil de down, Fibra cravou na Steam, super estável:

Tu conseguiu essa velocidade com ipv6 ligado? Estou enfretando um problema aqui de download capado com ipv6 ligado em modo Bridge.
 
Tu conseguiu essa velocidade com ipv6 ligado? Estou enfretando um problema aqui de download capado com ipv6 ligado em modo Bridge.
aqui pega velocidade full com ipv6 ligado normalmente,plano 500 mb Claro fibra:
7lOra1N.png
 
Humax em bridge e Ipv6 desligado no meu roteador Asus, não deixo habilitado o passthrough do ipv6.
Então é o Ipv6 que tá causando isso. Pensei que fosse o meu router que não me dá opções de Lan Ipv6 eu tenho que setar o ipfixo para pegar na rede.
aqui pega velocidade full com ipv6 ligado normalmente,plano 500 mb Claro fibra:
7lOra1N.png
Tu usa Bridge? Aqui usando a HGU da operadora em modo router vai no talo com ipv6 ligado. Agora quando seto bridge e ligo ipv6 no roteador secudário fica uma porcaria.
 
Como fica esse upload para fora do Brasil?

Geralmente chega até uns 300, mas hj pelo teste que fiz aqui travou em 50 não sei pq.

Nossa, top demais o seu esquema.

Acabei sendo um "doente de upgrade" :bem: e peguei o Plano 1000/500 por $199, mesmo valor que pagava no HFC 1000/50, acabou de upar o perfil no Humax.

Notei latências um pouco maiores no plano de 1Gbps em relação ao de 700/350 vendido como 500/250, bufferbloat foi de A+ para A, mas ainda sim está ótimo.

Estabilidade de download é impressionante se comparar com o HFC de mesmo perfil de down, Fibra cravou na Steam, super estável:


Muito bom, pelo jeito você teve o upload "capado" igual o meu, tão entregando dentro do contratado, mas é menos do que estão entregando em outras cidades. Quanto maior a velocidade mais chances de ter problema com bufferbloat, já que é mais coisa para processar hehe.


Logo chegará aí hehehe.

-----

Aqui to com ipv6 habilitado e tá normal:

6VyAwZz.png
 
Geralmente chega até uns 300, mas hj pelo teste que fiz aqui travou em 50 não sei pq.



Muito bom, pelo jeito você teve o upload "capado" igual o meu, tão entregando dentro do contratado, mas é menos do que estão entregando em outras cidades. Quanto maior a velocidade mais chances de ter problema com bufferbloat, já que é mais coisa para processar hehe.



Logo chegará aí hehehe.

-----

Aqui to com ipv6 habilitado e tá normal:

6VyAwZz.png
É o meu router então a FW dele é limitada, como AP é excelente, vou aguentando aqui até providenciar um router x86 e jogar um openwrt.
 
Geralmente chega até uns 300, mas hj pelo teste que fiz aqui travou em 50 não sei pq.



Muito bom, pelo jeito você teve o upload "capado" igual o meu, tão entregando dentro do contratado, mas é menos do que estão entregando em outras cidades. Quanto maior a velocidade mais chances de ter problema com bufferbloat, já que é mais coisa para processar hehe.



Logo chegará aí hehehe.

-----

Aqui to com ipv6 habilitado e tá normal:

6VyAwZz.png
Coitado do disco ...
 
Aqui to com ipv6 habilitado e tá normal:

6VyAwZz.png

O mesmo jogo (Battlefield Bad Company) em outros serviços:

Origin
3TjhyFs.png


EA App
32VfRyy.png


Por algum motivo esse EA App é limitado a 107 MB/s aqui e ele será o substituto do Origin.
 
Última edição:
O mesmo jogo (Battlefield Bad Company) em outros serviços:

Origin
3TjhyFs.png


EA App
32VfRyy.png


Por algum motivo esse EA App é limitado a 107 MB/s aqui e ele será o substituto do Origin.
Legal! Infelizmente esses routers chineses oferecem um firmware bosta, o que eles têm de poder de atravessar parede e pecam nisso. Literalmente esse router tenda ax3000 não tem capacidade de entregar tudo com ipv6 ligado nele somente o ipv4. É porque é quad core.
 
Legal! Infelizmente esses routers chineses oferecem um firmware bosta, o que eles têm de poder de atravessar parede e pecam nisso. Literalmente esse router tenda ax3000 não tem capacidade de entregar tudo com ipv6 ligado nele somente o ipv4. É porque é quad core.
Não entendi nada ...
O ipv4 usa nat que necessita, em processamento, de muito mais cpu ou harware nat no SoC. O ipv6 é roteado, não usando nat , sendo assim muito mais leve.
A maioria dos routers WIFI6 ( 802.11ax ) são quadcore, muitos baseados na arquiteura ARM, outros na antiga MIPS. Logo tem bom poder de procesamento. Um exemplo é a RB750gr3 que usa um processador 2c/4t e aguenta conexões de alta velocidade.
Só não me diz que o parâmetro de qualidade, agora, é a bandeira do país do fabricante do hardware ... lembrando que 99% é feito na China, Taiwan e arredores.
 
Geralmente chega até uns 300, mas hj pelo teste que fiz aqui travou em 50 não sei pq.



Muito bom, pelo jeito você teve o upload "capado" igual o meu, tão entregando dentro do contratado, mas é menos do que estão entregando em outras cidades. Quanto maior a velocidade mais chances de ter problema com bufferbloat, já que é mais coisa para processar hehe.



Logo chegará aí hehehe.

-----

Aqui to com ipv6 habilitado e tá normal:

6VyAwZz.png
não se se vc viu eu relatar la no tópico da vivo, mas com ipv6 meu não passava de 25mb/s, epic, app ea e battlenet vai full.
 
Não entendi nada ...
O ipv4 usa nat que necessita, em processamento, de muito mais cpu ou harware nat no SoC. O ipv6 é roteado, não usando nat , sendo assim muito mais leve.
A maioria dos routers WIFI6 ( 802.11ax ) são quadcore, muitos baseados na arquiteura ARM, outros na antiga MIPS. Logo tem bom poder de procesamento. Um exemplo é a RB750gr3 que usa um processador 2c/4t e aguenta conexões de alta velocidade.
Só não me diz que o parâmetro de qualidade, agora, é a bandeira do país do fabricante do hardware ... lembrando que 99% é feito na China, Taiwan e arredores.
Muito menos eu, ativo o ipv6 downloads na steam e cia ficam uma porcaria, eu citei que o Firmware desses routers da china pecam, precisam melhorar há uns bugs ou a faltam opções tipo nesse da tenda não tem Lan ipv6, acredito que o problema está aí. E nada contra a nacionalidade, inclusive pretendo comprar mais para usar como Aps.
 
Muito menos eu, ativo o ipv6 downloads na steam e cia ficam uma porcaria, eu citei que o Firmware desses routers da china pecam, precisam melhorar há uns bugs ou a faltam opções tipo nesse da tenda não tem Lan ipv6, acredito que o problema está aí. E nada contra a nacionalidade, inclusive pretendo comprar mais para usar como Aps.
Concordo que em muitos casos os firmwares são mal acabados. Muitos fabricantes entregam protótipos para o "brand" final dar polimento e debugar.
Aqui no Brasil a implementação e backbones do ipv6 são uma zona. Já teve ocasiões do tráfego nacional sair do país e voltar para alcançar o destino.
Já experimentou fazer alguns tracert dos destinos que tem disparidade de performance entre o ipv4 e o ipv6 ? lembrndo ainda que o ipv6 é o protocolo padrão dos navegadores e aplicativos, logo ele pode ser sobrecarregado primeiro.
 
Concordo que em muitos casos os firmwares são mal acabados. Muitos fabricantes entregam protótipos para o "brand" final dar polimento e debugar.
Aqui no Brasil a implementação e backbones do ipv6 são uma zona. Já teve ocasiões do tráfego nacional sair do país e voltar para alcançar o destino.
Já experimentou fazer alguns tracert dos destinos que tem disparidade de performance entre o ipv4 e o ipv6 ? lembrndo ainda que o ipv6 é o protocolo padrão dos navegadores e aplicativos, logo ele pode ser sobrecarregado primeiro.
Até então está normal, na HGU da operadora não tenho problema nenhum com ipv6. Infelizmente é no router externo devido a essa limitação do FW. Mas vou aguentando ate fazer um Nic x86 para acabar com esses "problemas" de falta de opção de config.
 
Uma pena que os routers e modens 2.5gb estão vindo muito devagar, pela altura do campeonato, deveriam ser padrão já faz um tempo. Só de pensar em mudar toda minha infra da casa já desanima.
 
Ia fazer o reset no EMTA e deixar em router, mas desisti.
O supervisor q passei as informações não me deu retorno, mas outro supervisor da Claro acabou de me ligar pra perguntar como estava a conexão, conversei bastante com ele, ele disse q o outro supervisor tinha passado as informações e q o problema ainda estava ocorrendo, ele disse q realmente está com problema na rede aqui ainda, q outros clientes próximos Tb reclamaram de quedas. Ele falou q ia abrir outra visita técnica e quando chegasse aqui o técnico só iria dar baixa na rede, mas q realmente ela ainda está com ruído e eles vão passar um pente fino mais minucioso em td a rede q atende o node aqui e regiões próximas pra verificar o q está gerando esse ruído. Então vou deixar quieto em bridge msm e aguardar. Pedi pra ele pra verificar se minha conexão aqui estava em CGNAT e Tb o upload limitado em 50mb, ele falou q tinha como verificar sim e que veria isso, combinamos de priorizar a solução da instabilidade primeiro e depois ele veria o upload.
Perguntei sobre a rede FTTH, ele falou q alguns bairros aqui na minha cidade já estavam 100% na fibra e a previsão é que a Claro até o final do ano q vem vai remover td rede HFC aqui e deixar so FTTH.

Vamos caminhando, pelo menos n posso reclamar da atenção q estão dando e q realmente estão trabalhando pra resolver.
Bom,
segundo o supervisor, hj a tarde foi concluída a limpeza geral na rede, teriam conseguido identificar a origem dos ruídos e sanado. Ontem eu ainda tive uma queda somente, mas hj ficou estável o dia td.

O atendente que está cuidando da situação pelo consumidor.gov me ligou pela manhã e ficou de tentar ver a questão do upload voltar pra 100mb e ver como fica a questão do sagemcom 3896.

Já hj a tarde entrou em contato comigo uma outra atendente referente a Anatel, essa me deu dor de cabeça, quer me empurrar que na minha região o upload para 1gb é 50mb e falou da limitação do cabo coaxial, fiz várias argumentações com ela, inclusive mostrando que no site da Claro consultando pelo meu CEP, o plano informa q o upload é 100mb e eu já estava usando essa velocidade no plano de 500mb, ela continuou insistindo que é 50mb e q se não me atende recomenda q eu cancele e procure outra que me atenda!

Vamos ver no q vai dar, mas ainda vou continuar insistindo nos 100mb e no sagemcom 3896.
 
Pessoal boa tarde,

sei das limitações do HFC devido ao cabo coaxial, mas só pra tirar uma dúvida, tem alguém aqui com o plano de 1gb HFC batendo 100mb no upload?
Aqui, praticamente desde o lançamento batendo 1000/100 em 24/7:

35f9b710-2605-41f2-b2ba-4e0870e0bcec.png


Demais testes, no tópico de velocidades.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pena que os routers e modens 2.5gb estão vindo muito devagar, pela altura do campeonato, deveriam ser padrão já faz um tempo. Só de pensar em mudar toda minha infra da casa já desanima.
cabeamento que você já usa para gigabit, pode usar para 2.5GbE, aqui eu uso cabeamento cat5e tranquilamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom,
segundo o supervisor, hj a tarde foi concluída a limpeza geral na rede, teriam conseguido identificar a origem dos ruídos e sanado. Ontem eu ainda tive uma queda somente, mas hj ficou estável o dia td.

O atendente que está cuidando da situação pelo consumidor.gov me ligou pela manhã e ficou de tentar ver a questão do upload voltar pra 100mb e ver como fica a questão do sagemcom 3896.

Já hj a tarde entrou em contato comigo uma outra atendente referente a Anatel, essa me deu dor de cabeça, quer me empurrar que na minha região o upload para 1gb é 50mb e falou da limitação do cabo coaxial, fiz várias argumentações com ela, inclusive mostrando que no site da Claro consultando pelo meu CEP, o plano informa q o upload é 100mb e eu já estava usando essa velocidade no plano de 500mb, ela continuou insistindo que é 50mb e q se não me atende recomenda q eu cancele e procure outra que me atenda!

Vamos ver no q vai dar, mas ainda vou continuar insistindo nos 100mb e no sagemcom 3896.
Esse cable modem Fast 3896 é lenda urbana, está homologado mas não tem pra instalar.
 
Última edição:
Aqui, praticamente desde o lançamento batendo 1000/100 em 24/7:

35f9b710-2605-41f2-b2ba-4e0870e0bcec.png


Demais testes, no tópico de velocidades.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


cabeamento que você já usa para gigabit, pode usar para 2.5GbE, aqui eu uso cabeamento cat5e tranquilamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Esse cable modem Fast 3896 é lenda urbana, está homologado mas não tem pra instalar.
Um dos técnicos q veio aqui em casa por último me falou q eles só estão fornecendo ele por enquanto no sul e sudeste, mas q aqui na região nordeste ninguém tinha msm, mas se já está homologado e estão colocando ele por lá, vou brigar pra colocarem aqui tb, se vou ter sucesso, são outros 500 🤣🤣🤣
 
É um direito seu reclamar, mas acho pouco provável atenderem.
Banda larga em qualquer operadora ou provedor é um serviço vendido em regime privado, sem metas e obrigações de cobertura.
A operadora/provedor vende onde achar que tem retorno e é interessante pra ela.
O preço é igualmente livre.
O único serviço de telecom vendido hoje com metas e obrigações é a telefonia fixa. E isso também deve mudar em 2025.
O problema é que aqui tem um grande retorno. As operadoras locais ficando ricas, vendendo 400 mb e entregando menos de 100mb no horário de pico. Não entendo , parece que não querem dinheiro.
 
Um dos técnicos q veio aqui em casa por último me falou q eles só estão fornecendo ele por enquanto no sul e sudeste, mas q aqui na região nordeste ninguém tinha msm, mas se já está homologado e estão colocando ele por lá, vou brigar pra colocarem aqui tb, se vou ter sucesso, são outros 500 🤣🤣🤣
Ele deve ter inventado, aqui em São Paulo não conheço ninguém que use esse modelo, eu mesmo tentei solicitar na base esse modelo e nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo