[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Veja se o ipv6 está ativado na sua rede local, caso esteja, desative-a. Existe um bug no Lollipop que ele sempre tenta achar as conexões em ipv6 e se estiver ativo o celular fica buscando conexão ipv6 até dar timeout e dai vai para o ipv4.

Abraços.
Amigo, desculpe a demora em responder.
Mas como eu vejo isso?
Abraços
 
Alguem sabe colocar o sagemcom 3284 em bridge? nao encontrei nada no google.

Eu tenho o mesmo e não encontro quase nada dele na internet.
Eu até marquei uma visita técnica falando que o meu modem está reiniciando sozinho para eles trocarem para o pelo menos 3184.
O 3284 não deixa pingar minha internet, portando não vejo os pings do BF4 e outros jogos.
 
Então não estou atrás de CG-NAT.

Imaginei que mudasse apenas o IP interno ou o Gateway. Às vezes eu faço teste no SpeedTest no 3G da Vivo e aparece que meu IP externo é 177.x.x.x e ip interno 100.x.x.x. Por isso fiquei com essa dúvida.

Muitíssimo obrigado :bat:

Caramba, acho que eu te induzi ao erro... Se induzi, foi maus... Mau Sapão, mau Sapão... :feelbad:

Vou tentar explicar de forma mais detalhada, sem complicar... Veja se fica mais facil de entender.

1. Com o roteador, voce possui um rede interna, a qual provavelmente está limitada de fato ao interior do seu terreno/casa/apartamento. Essa rede normalmente fica no escopo 192.168.x.x ... Qualquer endereco IPv4 comecando assim, fica "dentro" da rede que voce criou na sua casa.

2. A Net fornece ao seu roteador um endereco externo a essa rede da sua casa, para que ele possa ser reconhecido/alcançado por outras maquinas fora da sua casa. Esse segundo endereco pode ser publico ou nao. Se ele não for publico, esse endereco externo será do tipo 100.x.x.x

Quando eu falei em "IPv4 externo" na outra mensagem, me referia a esse.

3. E qual a diferenca de ser um IPv4 público ou não? A diferenca é que se você tem esse endereço 100.x.x.x atribuido ao roteador e outras pessoas tentarem te encontrar atraves da internet, o que elas vao enxergar é um endereco "normal", do tipo 177.x.x.x (mero exemplo), nao vao enxergar o endereco 100.x.x.x. So que esse 177.x.x.x não é o IP "direto", digamos assim, para atingir a sua maquina, antes os pacotes ainda passarao pelas maquinas da NET.

E o que isso significa na pratica? Significa que se voce fizer uma pesquisa do tipo "what is my IP?" (qual o meu IP?), o que vai aparecer nessa hora é o tal 177.x.x.x do exemplo.

Sorry, bro... Ja vi que eu expliquei muito mal na primeira vez.



.
 
Última edição:
Amigo, desculpe a demora em responder.
Mas como eu vejo isso?
Abraços

Depende de qual roteador você está utilizando, cada um tem uma configuração especifica. No entanto, procure no roteador alguma aba "IPV6" e caso exista, veja se está ativado e caso esteja ativado, desative-a.
 
bom depois de dois anos com arris tg862, hj ele pediu arrego, cheguei do serviço de manha, tava sem sinal, e o modem reiniciando sozinho, ja agendei visita técnica pro mesmo dia, e o tecnico veio, falou que tinha dado pau aqui no modem, e iria buscar outro, a logo voltava, esperei, e num deu pra ele vir, mandou outro no lugar, e ja colocou um CISCO DPC3925...

Conheço pouco desse modem, se puderem me fala um pouco dele agradeço pessoal. por enquanto velocidade normal em tudo!!
 
Galera que conseguiu colocar o wumax em bridge facilmente poderia ensinar né?!:awesome:
 
Caramba, acho que eu te induzi ao erro... Se induzi, foi maus... Mau Sapão, mau Sapão... :feelbad:

Vou tentar explicar de forma mais detalhada, sem complicar... Veja se fica mais facil de entender.

1. Com o roteador, voce possui um rede interna, a qual provavelmente está limitada de fato ao interior do seu terreno/casa/apartamento. Essa rede normalmente fica no escopo 192.168.x.x ... Qualquer endereco IPv4 comecando assim, fica "dentro" da rede que voce criou na sua casa.

2. A Net fornece ao seu roteador um endereco externo a essa rede da sua casa, para que ele possa ser reconhecido/alcançado por outras maquinas fora da sua casa. Esse segundo endereco pode ser publico ou nao. Se ele não for publico, esse endereco externo será do tipo 100.x.x.x

Quando eu falei em "IPv4 externo" na outra mensagem, me referia a esse.

3. E qual a diferenca de ser um IPv4 público ou não? A diferenca é que se você tem esse endereço 100.x.x.x atribuido ao roteador e outras pessoas tentarem te encontrar atraves da internet, o que elas vao enxergar é um endereco "normal", do tipo 177.x.x.x (mero exemplo), nao vao enxergar o endereco 100.x.x.x. So que esse 177.x.x.x não é o IP "direto", digamos assim, para atingir a sua maquina, antes os pacotes ainda passarao pelas maquinas da NET.

E o que isso significa na pratica? Significa que se voce fizer uma pesquisa do tipo "what is my IP?" (qual o meu IP?), o que vai aparecer nessa hora é o tal 177.x.x.x do exemplo.

Sorry, bro... Ja vi que eu expliquei muito mal na primeira vez.



.

Acho que eu que criei mais confusão citando esse exemplo da Vivo. Eu sei o básico de redes, IPs privados (192.168.x.x, 10.x.x.x, etc) e públicos (177.x.x.x, etc).

Enfim, não tinha pensado que uma maneira de descobrir seria traçar a rota para o Google por exemplo. Valeu por esse exemplo.
Não estou atrás de CG-NAT, o primeiro IP depois do meu roteador é 191.x.x.x.

Agora estou quebrando a cabeça pra fazer o IPv6 funcionar. Meu roteador (TL-WR1043ND) recebe um IPv6 2804:14c:c1:0:x:x:x:x/128 da NET, mas o site ipv6-test.com diz que não foi encontrado. O Gateway padrão desse IPv6 vem com um endereço local...
fe80::fad1:x:x:x/64.
É assim mesmo? Alguém sabe?
 
Última edição:
Acho que eu que criei mais confusão citando esse exemplo da Vivo. Eu sei o básico de redes, IPs privados (192.168.x.x, 10.x.x.x, etc) e públicos (177.x.x.x, etc).

Enfim, não tinha pensado que uma maneira de descobrir seria traçar a rota para o Google por exemplo. Valeu por esse exemplo.
Não estou atrás de CG-NAT, o primeiro IP depois do meu roteador é 191.x.x.x.

Agora estou quebrando a cabeça pra fazer o IPv6 funcionar. Meu roteador (TL-WR1043ND) recebe um IPv6 2804:14c:c1:0:x:x:x:x/128 da NET, mas o site ipv6-test.com diz que não foi encontrado. O Gateway padrão desse IPv6 vem com um endereço local...
fe80::fad1:x:x:x/64.
É assim mesmo? Alguém sabe?

O Gateway deve ser um ip externo válido também, senão não haverá como rotear a conexão. Tens como mandar um print da página para eu dar uma olhada?
 
Até o 4G da Boi já tem IPV6 e o usuário navega com os dois protocolos. Eu testei aqui e a diferença é bastante notável.

Enquanto isso a Net...
 
O Gateway deve ser um ip externo válido também, senão não haverá como rotear a conexão. Tens como mandar um print da página para eu dar uma olhada?

Coloquei no spoiler

Screen%2BShot%2B2015-07-13%2Bat%2B17.49.57.png

Screen%2BShot%2B2015-07-13%2Bat%2B17.50.23.png

A próxima imagem é um pedaço das configurações do DHCP da LAN
Screen%2BShot%2B2015-07-13%2Bat%2B17.50.45.png

Screen%2BShot%2B2015-07-13%2Bat%2B17.51.03.png

Valeu!!!
 
Serrano, ao lado do Casto e Alipio de melo. Uns 1km da orla da lagoa da pampulha. Por acaso você mora em apartamento ? em qual região estas?

Moro no Santa Rosa, jaraguá, região da pampulha. Moro em condomínio, tipo aquelas casas germinadas.
Pela quarta vez o tecnico da net veio hoje aqui e diz que deu uma regulada no sinal, nao mexeu em mais nada. Ja to achando que é estrutura da NET aqui que esta com problemas pois o modem ja foi trocado e nada mudou.
 

Tente reiniciar o roteador para ver se ela pega o GW do ipv6 válido. Outra coisa, no DHCP Server, ative o DHCP-service e veja se o seu computador recebe um ipv6 externo. De resto está tudo OK
 
Tente reiniciar o roteador para ver se ela pega o GW do ipv6 válido. Outra coisa, no DHCP Server, ative o DHCP-service e veja se o seu computador recebe um ipv6 externo. De resto está tudo OK

DHCP-service eu escolho qual? Server mode, relay mode ou hybrid mode?
Quando eu escolho Server ou hybrid, aparece a opção DHCPv6-Mode. Escolho o que para ela? Stateless, stateless + stateful ou stateful-only?

Já reiniciei o roteador com as opções que enviei anteriormente e não consegui um gateway válido.

Não sei se tem a ver, mas com o OpenWrt o endereço MAC das portas WAN e LAN do meu roteador ficam iguais. Então eu editei o MAC da WAN para ser igual ao MAC da LAN+1. Exemplo: MAC LAN = fe:dc:ba:98:76:54 então o MAC da WAN eu coloquei fe:dc:ba:98:76:55. Isso estava lá na página do OpenWrt. Tá escrito que é para fazer isso porque tem um bug na porta WAN. Inclusive no firmware original é assim. o MAC address da WAN = LAN+1.
 
DHCP-service eu escolho qual? Server mode, relay mode ou hybrid mode?
Quando eu escolho Server ou hybrid, aparece a opção DHCPv6-Mode. Escolho o que para ela? Stateless, stateless + stateful ou stateful-only?

Já reiniciei o roteador com as opções que enviei anteriormente e não consegui um gateway válido.

Não sei se tem a ver, mas com o OpenWrt o endereço MAC das portas WAN e LAN do meu roteador ficam iguais. Então eu editei o MAC da WAN para ser igual ao MAC da LAN+1. Exemplo: MAC LAN = fe:dc:ba:98:76:54 então o MAC da WAN eu coloquei fe:dc:ba:98:76:55. Isso estava lá na página do OpenWrt. Tá escrito que é para fazer isso porque tem um bug na porta WAN. Inclusive no firmware original é assim. o MAC address da WAN = LAN+1.

AAAAAAHM, mas aí poderia dar o mesmo problema no ipv4 não achas? Todas as portas têm o seu proprio MAC Address e a minha pergunta agora é a seguinte, na LAN 2,3 e 4 você fez também? por exemplo, fe:dc:ba:98:76:54, nas portas LAN poderias ter colocado fe:dc:ba:98:76:5A - fe:dc:ba:98:76:5B - fe:dc:ba:98:76:5C e fe:dc:ba:98:76:5D. Enfim, se não tens problema de roteamento na rede, não acredito que este seja um problema. Sobre o DHCPv6, selecione stateless e DHCP Server. Veja se esta configuração irá ajudar.
 
AAAAAAHM, mas aí poderia dar o mesmo problema no ipv4 não achas? Todas as portas têm o seu proprio MAC Address e a minha pergunta agora é a seguinte, na LAN 2,3 e 4 você fez também? por exemplo, fe:dc:ba:98:76:54, nas portas LAN poderias ter colocado fe:dc:ba:98:76:5A - fe:dc:ba:98:76:5B - fe:dc:ba:98:76:5C e fe:dc:ba:98:76:5D. Enfim, se não tens problema de roteamento na rede, não acredito que este seja um problema. Sobre o DHCPv6, selecione stateless e DHCP Server. Veja se esta configuração irá ajudar.

Quando eu disse porta, eu quis dizer interface. A interface LAN está com o MAC xx:xx:xx:xx:xx:52. Na interface WAN coloquei o MAC xx:xx:xx:xx:xx:53. Desse jeito fica igual no firmware original.
Eu posso até testar sem fazer essa alteração no MAC address, mas não posso agora. Parece que o modo bridge do cable modem tem alguma restrição de MAC address e se eu alterar o MAC da porta WAN eu vou ter que resetar o cable modem.

No mais, fiz a alteração sugerida e não funcionou. Achei isso na internet. Parece ser meu problema: http://eng.registro.br/pipermail/gter/2015-June/056106.html
 
Quando eu disse porta, eu quis dizer interface. A interface LAN está com o MAC xx:xx:xx:xx:xx:52. Na interface WAN coloquei o MAC xx:xx:xx:xx:xx:53. Desse jeito fica igual no firmware original.
Eu posso até testar sem fazer essa alteração no MAC address, mas não posso agora. Parece que o modo bridge do cable modem tem alguma restrição de MAC address e se eu alterar o MAC da porta WAN eu vou ter que resetar o cable modem.

No mais, fiz a alteração sugerida e não funcionou. Achei isso na internet. Parece ser meu problema: http://eng.registro.br/pipermail/gter/2015-June/056106.html

Sim, estava falando da interface mesmo, enfim, como falei anteriormente, se não estás tendo problemas de roteamento interno, está tudo OK. Sobre a questão do GW então, faça o seguinte:

Reinicie o modem, ligue diretamente no PC, pegue o GW que foi enviado, faça uma configuração estática e veja se vai. Retorne a configuração anterior do DHCP6, deixando tudo automático e veja se vai daí. Realmente não sabia desse "problema", podendo ser um bug do OpenWRT mesmo.
 
bom depois de dois anos com arris tg862, hj ele pediu arrego, cheguei do serviço de manha, tava sem sinal, e o modem reiniciando sozinho, ja agendei visita técnica pro mesmo dia, e o tecnico veio, falou que tinha dado pau aqui no modem, e iria buscar outro, a logo voltava, esperei, e num deu pra ele vir, mandou outro no lugar, e ja colocou um CISCO DPC3925...Conheço pouco desse modem, se puderem me fala um pouco dele agradeço pessoal. por enquanto velocidade normal em tudo!!
Não tenho muito o que falar dele, em bridge praticamente todas as configurações somem, o resto são informações da conexão e telefone. Nunca parou de funcionar e sempre cumpre a velocidade contratada. Já o utilizei uma vez em modo roteador, o wireless era ruim (esperado), mas por cabo estava bom ainda.
 
Sim, estava falando da interface mesmo, enfim, como falei anteriormente, se não estás tendo problemas de roteamento interno, está tudo OK. Sobre a questão do GW então, faça o seguinte:

Reinicie o modem, ligue diretamente no PC, pegue o GW que foi enviado, faça uma configuração estática e veja se vai. Retorne a configuração anterior do DHCP6, deixando tudo automático e veja se vai daí. Realmente não sabia desse "problema", podendo ser um bug do OpenWRT mesmo.

No modo bridge (com laptop conectado direto no modem), eu consegui um IPv6 válido.
Nas configurações de rede aparece o mesmo link local que aparecia no OpenWrt como roteador (imagino que seja sinônimo para default gateway).

screencapture-ipv6-test-com-1436826524179.png

Screen%2BShot%2B2015-07-13%2Bat%2B19.28.04.png

Liguei meu outro link de internet aqui, então agora posso reiniciar e resetar o roteador e o modem quantas vezes quiser.

Edit: se eu tiro o MAC address que eu coloquei da interface WAN, ele fica como 00:00:00:00:00:00.
 
Última edição:
Boa noite! Desculpe a pergunta, mas alguém sabe e dizer se a Net está reduzindo a velocidade da internet quando passa da franquia? Estou tendo muitos problemas com a GVT ( internet lenta, sites não abrem, caindo com frequencia...) , como já tentei de tudo estava pensando em ir pra Net. Alguém sabe me informar se vale a pena? Estou com medo de contratar e acabar tendo mais problemas.
 
Boa noite! Desculpe a pergunta, mas alguém sabe e dizer se a Net está reduzindo a velocidade da internet quando passa da franquia? Estou tendo muitos problemas com a GVT ( internet lenta, sites não abrem, caindo com frequencia...) , como já tentei de tudo estava pensando em ir pra Net. Alguém sabe me informar se vale a pena? Estou com medo de contratar e acabar tendo mais problemas.

Não há relatos concretos de redução de velocidade. A maioria aqui extrapola a franquia sem problemas.
 
Pessoal que é de Curitiba, pode me ajudar? GVT aqui está complicado, estou limitado aos 15 mb, fora que o serviço anda uma porcaria. Na NET o plano de 15 mb conta com 2 mb de upload (que é meu real interesse). Gostaria de saber como a NET tem se comportado aqui em Curitiba.

To numa dúvida parecida.

Hoje tenho GVT pra internet e NET pra TV por Assinatura. COmo vou sair de casa e só meus pais vão ficar queria colocar algo mais barato pensei em pegar um Net Mais HD + 15MB e um Fale Simples sem custo mensal, só o que usa.

Minha principal dúvida é sobre a franquia da NET, meus pais não ficam fazendo downloads, mas tão sempre no Youtube, Facebook e tal. Como tá a questão de franquia em Ctba e a qualidade do Virtua, é boa?
 
Última edição:
Não há relatos concretos de redução de velocidade. A maioria aqui extrapola a franquia sem problemas.

Obg! Acho que vou trocar e tentar baixar o máximo possível pra ver, se eu ver q vai reduzir, cancelo antes dos 7 dias. Tá difícil gvt aqui.... Será q a Net tá melhor? O bom é que na minha rua a fiação foi feita agora. :hmm:
 
No modo bridge (com laptop conectado direto no modem), eu consegui um IPv6 válido.
Nas configurações de rede aparece o mesmo link local que aparecia no OpenWrt como roteador (imagino que seja sinônimo para default gateway).


Liguei meu outro link de internet aqui, então agora posso reiniciar e resetar o roteador e o modem quantas vezes quiser.

Edit: se eu tiro o MAC address que eu coloquei da interface WAN, ele fica como 00:00:00:00:00:00.

Já que usas OSX, vá no spotlight, digite terminal e vai abrir uma tela, nela você digita ifconfig e veja os dados do eth0, já que estará cabeado. Nele, terás as informações do ipv4 e ipv6 e ali mostrará o gateway da NET. Qualquer coisa joga um screenshot ai para vermos.

Abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo