[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Rapaz, gente com 15 Mb na Oi era mais difícil de ver que nota de 200 reais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui uso o da Claro mesmo.
Outro muito bom na minha região é o da Cloudflare, que tem latência muito baixa aqui.
No DNS Benchmark, em alguns dias, empata ou é um pouco melhor que o da Claro em desempenho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Normal.
O Sistema Telebrás tinha sido privatizado há apenas 3 anos em 2000.

tbm uso o DNS da Claro mas ultimamente qdo jogo tenho notado variação de ping aí nao sei se é o DNS que esta afetando
 
tbm uso o DNS da Claro mas ultimamente qdo jogo tenho notado variação de ping aí nao sei se é o DNS que esta afetando
DNS não afeta ping.

DNS é um servidor que traduz os endereços no formato uol.com.br para 200.147.3.157 e só.
Nos jogos, a conexão com os servidores geralmente são feitas direto pelo endereço IP, DNS nem sequer é consultado nesse processo.
 
Pergunta caso alguém saiba ou já tenha passado por isso:

Na migração de HFC para Fibra, se o modem HFC estiver fora do CGNAT, o modem Fibra vai continuar fora do CGNAT também? Ou nessa migração o modem fibra volta para CGNAT e terei que pedir rollback de novo?

PS: Já fiz a troca de modem HFC (por outro HFC) no passado e continuei fora do CGNAT. Penso que talvez esteja ligado ao contrato, mas não sei, entendo que a infra de fibra possa ser diferente.
 
Pergunta caso alguém saiba ou já tenha passado por isso:

Na migração de HFC para Fibra, se o modem HFC estiver fora do CGNAT, o modem Fibra vai continuar fora do CGNAT também? Ou nessa migração o modem fibra volta para CGNAT e terei que pedir rollback de novo?

PS: Já fiz a troca de modem HFC (por outro HFC) no passado e continuei fora do CGNAT. Penso que talvez esteja ligado ao contrato, mas não sei, entendo que a infra de fibra possa ser diferente.
Não é garantido, teve gente que estava fora e ao migrar foi colocado em CGNAT, teve gente que continuou fora. Infelizmente é instalar e verificar, na pior é aquele chá de cadeira pra encontrar um atendente que saiba que diabos você tá solicitando e atender
 
Instalação realizada, TV e Fixo (20/06/2023)
Vila da Penha/Vicente de Carvalho | CLARO HFC

IMAGENS

Decoder_CLARO_TV__4K.jpeg

Decoder_CLARO_TV__4K_Conex%C3%B5es.jpeg

Decoder_CLARO_TV__4K_Cracter%C3%ADsticas_T%C3%A9cnicas.jpeg
esse ae é aqueles que só precisa de internet pra funcionar né o claro tv+, alguem me diz se a qualidade imagem é melhor que nos receptor hd via cabo coaxial ? existe delay nos jogos ?
 
Eu também achei que o técnico tivesse se enganado mas não, esse é via coaxial e a Internet é para rodar os aplicativos que já vêm nativo. É que no site da CLARO os receptores ainda são aqueles antigos quadrados.
esse ae é aqueles que só precisa de internet pra funcionar né o claro tv+, alguem me diz se a qualidade imagem é melhor que nos receptor hd via cabo coaxial ? existe delay nos jogos ?
 
Não é garantido, teve gente que estava fora e ao migrar foi colocado em CGNAT, teve gente que continuou fora. Infelizmente é instalar e verificar, na pior é aquele chá de cadeira pra encontrar um atendente que saiba que diabos você tá solicitando e atender

Obrigado. HFC estava muito ruim aqui, ano passado instalei Vivo Fibra (600) e mantive a Claro HFC como backup - estou pagando por um plano HFC de 120Mbps mas recebendo 400Mbps (deveria ser 500Mbps mas meu modem é DOCSIS 3.0).

Semana passada a Claro passou fibra para o prédio onde moro. Então pedi para mudar minha conexão HFC para Fibra (500, agendado para semana que vem), e vou experimentar a Claro Fibra por 1 mês. Depois disso cancelarei um dos dois (Vivo ou Claro).

A Vivo no geral tem me atendido bem, mas tem vários problemas (acredito de rota) que volta e meia um site simplesmente não conecta. Fico refazendo a conexão PPPoE até pegar um IP que funcione melhor (em alguns casos tive que fazer um DNS rewrite no meu DNS local para apontar para um IP específico que funcione em alguns casos de CDN). Isso acontece a cada 10 dias e está me irritando... Com a Claro nunca tive esse problema, o que estava ruim é a conexão HFC que perdia pacotes e velocidade caia muito dependendo do horário do dia. Com Claro Fibra espero que isso se resolva, e se for o caso provavelmente cancelarei a Vivo, vamos ver.
 
sim é essa config msm.

no caso, mesmo forçando o pd em /64 e não entregou, só resta ver se com o modem em modo router ele consegue pegar o pd, se nem ele pegar, o datacenter que ti adente desligou o ipv6 na região por algum motivo.
Resgatando essa questão. Passei um tempo sem PD aqui na minha instalação da Claro (modem em modo bridge e OpenWrt como router). DO NADA, ontem voltei a receber prefixo /64. IPv6 funcionando normalmente aqui agora.
 
Pergunta caso alguém saiba ou já tenha passado por isso:

Na migração de HFC para Fibra, se o modem HFC estiver fora do CGNAT, o modem Fibra vai continuar fora do CGNAT também? Ou nessa migração o modem fibra volta para CGNAT e terei que pedir rollback de novo?

PS: Já fiz a troca de modem HFC (por outro HFC) no passado e continuei fora do CGNAT. Penso que talvez esteja ligado ao contrato, mas não sei, entendo que a infra de fibra possa ser diferente.

Obrigado. HFC estava muito ruim aqui, ano passado instalei Vivo Fibra (600) e mantive a Claro HFC como backup - estou pagando por um plano HFC de 120Mbps mas recebendo 400Mbps (deveria ser 500Mbps mas meu modem é DOCSIS 3.0).

Semana passada a Claro passou fibra para o prédio onde moro. Então pedi para mudar minha conexão HFC para Fibra (500, agendado para semana que vem), e vou experimentar a Claro Fibra por 1 mês. Depois disso cancelarei um dos dois (Vivo ou Claro).

A Vivo no geral tem me atendido bem, mas tem vários problemas (acredito de rota) que volta e meia um site simplesmente não conecta. Fico refazendo a conexão PPPoE até pegar um IP que funcione melhor (em alguns casos tive que fazer um DNS rewrite no meu DNS local para apontar para um IP específico que funcione em alguns casos de CDN). Isso acontece a cada 10 dias e está me irritando... Com a Claro nunca tive esse problema, o que estava ruim é a conexão HFC que perdia pacotes e velocidade caia muito dependendo do horário do dia. Com Claro Fibra espero que isso se resolva, e se for o caso provavelmente cancelarei a Vivo, vamos ver.
Sim, acontece, eu fui um deles. Tive a vida inteira NET (desde a época da internet 2MB) e nunca fui colocado em CGNAT. Em abril agora mudei pra fibra e imediatamente passei a receber o "IP fake". Porém só fui notar depois que o técnico foi embora. Acredito que eles estão fazendo meio que "padrão", novos assinantes (ou novos na Fibra) serem colocados no CGNAT.

semana passada tive um problema com meu modem (um tc2232 lixo) e precisei solicitar suporte técnico. Aproveitei e pedi pro técnico se tinha como ele liberar meu modem pra acessar os pcs de forma remota fora de casa e poder instalar câmeras de segurança. Ele fez na hora pra mim ali, porem ele falou que não adianta só ligar lá que por telefone eles não fazem, precisa do técnico presente pra fazer a solicitação. Recomendo fazer o mesmo quando ele for aí instalar. Fala na caruda mesmo que vc precisa do acesso remoto e precisa ver se o IPv4 é valido ou não. Se ele começar com 100. é CGNAT e já peça pra liberar o modem.

Aqui estava impossível jogar alguma coisa online em horários de pico e fim de semana no HFC, até o telefone fixo dava umas pipocadas as vezes, agora com fibra melhorou MUITO. Ainda tem uma variações pequenas, mas nada que me afetou. Só a 💩 do modem techcnicolor que não aceitou ser colocado em bridge e foi de base.
 
esse ae é aqueles que só precisa de internet pra funcionar né o claro tv+, alguem me diz se a qualidade imagem é melhor que nos receptor hd via cabo coaxial ? existe delay nos jogos ?
Eu também achei que o técnico tivesse se enganado mas não, esse é via coaxial e a Internet é para rodar os aplicativos que já vêm nativo. É que no site da CLARO os receptores ainda são aqueles antigos quadrados.
Estou achando interessante é a gravação em nuvem. São 400 horas disponíveis. O decoder é super rápido. Vem com ALEXA, bastando configurar.
 
Pergunta caso alguém saiba ou já tenha passado por isso:

Na migração de HFC para Fibra, se o modem HFC estiver fora do CGNAT, o modem Fibra vai continuar fora do CGNAT também? Ou nessa migração o modem fibra volta para CGNAT e terei que pedir rollback de novo?

PS: Já fiz a troca de modem HFC (por outro HFC) no passado e continuei fora do CGNAT. Penso que talvez esteja ligado ao contrato, mas não sei, entendo que a infra de fibra possa ser diferente.
Aqui quando a Claro migrou meu plano de 500 (sem CGNAT) para 600 entrou o CGNAT mas consegui sair de boa e nem precisou de técnico aqui em casa.
 
Pessoal, alguém me tira uma dúvida?

Sempre utilizei o modem da Net em modo bridge, e ele conectado a um roteador e o pc conectado ao roteador, porém estava tendo microdesconexoes. Resolvi fazer diferente, agora o computador liga diretamente no modem, e o roteador continua ligado ao modem. Porém ao fazer isso, não sei pq diabos agora a conexao do roteador fica limitado a 300mps, antes ia ate 700. Alguem faz ideia do pq disso?
 
Pessoal, alguém me tira uma dúvida?

Sempre utilizei o modem da Net em modo bridge, e ele conectado a um roteador e o pc conectado ao roteador, porém estava tendo microdesconexoes. Resolvi fazer diferente, agora o computador liga diretamente no modem, e o roteador continua ligado ao modem. Porém ao fazer isso, não sei pq diabos agora a conexao do roteador fica limitado a 300mps, antes ia ate 700. Alguem faz ideia do pq disso?
Falei paginas atrás quando postar: qual modem... qual roteador... qual tecnologia... niveis.virtua.com.br... (pra todos aqui no forum)

poste como esta o cenário ai
 
Pessoal, alguém me tira uma dúvida?

Sempre utilizei o modem da Net em modo bridge, e ele conectado a um roteador e o pc conectado ao roteador, porém estava tendo microdesconexoes. Resolvi fazer diferente, agora o computador liga diretamente no modem, e o roteador continua ligado ao modem. Porém ao fazer isso, não sei pq diabos agora a conexao do roteador fica limitado a 300mps, antes ia ate 700. Alguem faz ideia do pq disso?
O meu modem é um ARRIS TG1692A, internet de 350MB Virtua, Roteador Linksys WRT 1900AC.

Utilizo o modem ARRIS TG1692A em modo bridge, e ele conectado ao roteador Linksys WRT 1900AC e o pc conectado a porta LAN 2 do ARRIS TG1692A, porém hoje a internet deixou de funcionar. Resolvi fazer diferente, a internet voltou, o computador liga diretamente no roteador Linksys WRT 1900AC , e o roteador ligado ao modem ARRIS TG1692A .

Alguém faz ideia porque as portas LAN 02, 03 e 04 do modem ARRIS TG1692A pararam de funcionar se conectar diretamente o cabo no computador?

Já resetei o modem, reconfigurei e nada. A internet só funciona agora com o computador ligado ao roteador. Será que foi alguma atualização que a Claro realizou remotamente no modem?

Alguém poderia me ajudar?
 
O meu modem é um ARRIS TG1692A, internet de 350MB Virtua, Roteador Linksys WRT 1900AC.

Utilizo o modem ARRIS TG1692A em modo bridge, e ele conectado ao roteador Linksys WRT 1900AC e o pc conectado a porta LAN 2 do ARRIS TG1692A, porém hoje a internet deixou de funcionar. Resolvi fazer diferente, a internet voltou, o computador liga diretamente no roteador Linksys WRT 1900AC , e o roteador ligado ao modem ARRIS TG1692A .

Alguém faz ideia porque as portas LAN 02, 03 e 04 do modem ARRIS TG1692A pararam de funcionar se conectar diretamente o cabo no computador?

Já resetei o modem, reconfigurei e nada. A internet só funciona agora com o computador ligado ao roteador. Será que foi alguma atualização que a Claro realizou remotamente no modem?

Alguém poderia me ajudar?
quando voce colocou arris em bridge desativou dhcp, upnp, wi-fi ... antes?


Ja tive esse modem, ele e otimo pra tirar as mentiras dos tecnicos que nao querem serviço externo
 
Falei paginas atrás quando postar: qual modem... qual roteador... qual tecnologia... niveis.virtua.com.br... (pra todos aqui no forum)

poste como esta o cenário ai



Opa, claro. Vamos lá
Modem: TC3102 - bridge
Roteador: Xiaomi AX1800
Tanto o pc quanto o roteador estão ligados diretamente ao modem, no pc a internet chega total, mas agora a wifi está distribuindo bem baixa, não passa de 50%, isso no 5gHz, que antes distribuia full também. Lembrando que antes o PC estava conectado ao roteador e não diretamente no modem, unica variavel que mudei foi esse encaixe que então dropou a internet.

FQQa2Ru

 
O meu modem é um ARRIS TG1692A, internet de 350MB Virtua, Roteador Linksys WRT 1900AC.

Utilizo o modem ARRIS TG1692A em modo bridge, e ele conectado ao roteador Linksys WRT 1900AC e o pc conectado a porta LAN 2 do ARRIS TG1692A, porém hoje a internet deixou de funcionar. Resolvi fazer diferente, a internet voltou, o computador liga diretamente no roteador Linksys WRT 1900AC , e o roteador ligado ao modem ARRIS TG1692A .

Alguém faz ideia porque as portas LAN 02, 03 e 04 do modem ARRIS TG1692A pararam de funcionar se conectar diretamente o cabo no computador?

Já resetei o modem, reconfigurei e nada. A internet só funciona agora com o computador ligado ao roteador. Será que foi alguma atualização que a Claro realizou remotamente no modem?

Alguém poderia me ajudar?
Acompanhando aqui, porque até então eu não sabia que as portas LAN 2,3 e 4 funcionavam com o modem em Bridge... em teoria, ativar o modo Bridge, automaticamente desativaria o DHCP do modem e ele pararia de fornecer IPs aos dispositivos e quem faria a função seria o Router conectado na porta LAN1.

:thinking:
 
Opa, claro. Vamos lá
Modem: TC3102 - bridge
Roteador: Xiaomi AX1800
Tanto o pc quanto o roteador estão ligados diretamente ao modem, no pc a internet chega total, mas agora a wifi está distribuindo bem baixa, não passa de 50%, isso no 5gHz, que antes distribuia full também. Lembrando que antes o PC estava conectado ao roteador e não diretamente no modem, unica variavel que mudei foi esse encaixe que então dropou a internet.

FQQa2Ru


upload ai nao fica full infelizmente...

No 5ghz coloque no canal 149 - 80MHZ , testa pra gente se resolve

Quando era PC -------ROTEADOR-------MODEM
velocidade cai? AX 1800 precisa ser reconfigurado clonando MAC do modem
 
upload ai nao fica full infelizmente...

No 5ghz coloque no canal 149 - 80MHZ , testa pra gente se resolve

Quando era PC -------ROTEADOR-------MODEM
velocidade cai? AX 1800 precisa ser reconfigurado clonando MAC do modem
Sim, upload é baixo mesmo.

Quanto era PC - ROTEADOR - MODEM conforme você disse, a internet não caía, 5ghz ficava 100%, e 2.4 ghz em 40% da banda. Agora fica 5ghz 50%, e 2.4 uns 20%.
Pra clonar o MAC precisa trocar dígitos finais do mac adress?
 
Pergunta caso alguém saiba ou já tenha passado por isso:

Na migração de HFC para Fibra, se o modem HFC estiver fora do CGNAT, o modem Fibra vai continuar fora do CGNAT também? Ou nessa migração o modem fibra volta para CGNAT e terei que pedir rollback de novo?

PS: Já fiz a troca de modem HFC (por outro HFC) no passado e continuei fora do CGNAT. Penso que talvez esteja ligado ao contrato, mas não sei, entendo que a infra de fibra possa ser diferente.
Talvez eu possa te ajudar parcialmente: eu estava com HFC, mas dentro do CGNAT.

Aí quando pedi a troca pra fibra, pedi pro técnico que fez a instalação solicitar um IP válido.

Mas já vá na expectativa de ter alguma dor de cabeça pra ter IP válido na fibra, porque a rede é nova e aparentemente nem os caras do datacenter estão dominando todos os protocolos.

Comigo o técnico passou quase o dia inteiro aqui, falando diretamente com o datacenter (que tenho sorte de ficar na mesma cidade em que moro), até descobrirem que apenas 1 ONT, e apenas 1, é compatível com IP válido dinâmico na fibra: um da Huawei.

E se você for usar ip dinâmico com a ONT em bridge, fique atento que liberam a conexão apenas para o único MAC address registrado na central.

Fora isso, a conexão tem sido extremamente estável, muito superior à Vivo em todos os sentidos.
 
Sim, upload é baixo mesmo.

Quanto era PC - ROTEADOR - MODEM conforme você disse, a internet não caía, 5ghz ficava 100%, e 2.4 ghz em 40% da banda. Agora fica 5ghz 50%, e 2.4 uns 20%.
Pra clonar o MAC precisa trocar dígitos finais do mac adress?
clonar o endereço MAC do modem para fazer o serviço no roteador ( caso AX 1800 tenha essa opção de clonar )
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo