Você precisou cadastrar o MAC do teu roteador na central? Penso se uma alternativa seria clonar o MAC da ONT (em bridge) no roteador. Pretendo usar com meu roteador OpenWrt para não ter que pedir o registro do MAC na central.
Aliás, estão complicando desnecessariamente...
Então cara, acidentalmente cadastraram o MAC da placa de rede do meu PC; foi só assim que fiquei sabendo dessa limitação.
Explico: meu problema original foi que quando coloquei em bridge a primeira ONT que me enviaram (um modelo da Technicolor),
deixei de ter conexão IPv4. Só tinha IPv6. Aí nem resetar adiantava nada. Achei liguei na central esperando resolver rápido, achando que fosse ser algum problema relacionado a sair do CGNAT, que pedi pro técnico que fez a instalação (ele não fez na hora porque não sabia que ele poderia fazer).
Mas como pra pessoa que me atendeu na central falar em IPv4 e CGNAT é como falar japonês, agendou a visita do técnico.
Aí, como falei, a gente passou quase um dia inteiro, com duas trocas de ONT, só pra fazer funcionar o IPv4 válido em bridge.
O Kaon que o técnico colocou primeiro funcionou com IPv4 dinâmico, mas foi só colocar em bridge que deu pau.
Depois de muita conversa, alguém no datacenter lembrou que uma ONT específica da Huawei não tinha esse problema, e por sorte a empresa terceirizada tinha uma unidade, que trouxeram de moto.
Coincidentemente, a ONT da Huawei é a única que não tinha o firmware da Claro.
Como estava ligando a placa de rede do PC por cabo à ONT pra ver se o bridge funcionava, e já estava todo mundo de saco cheio, acredito que o datacenter registrou o MAC da placa de rede sem querer. Todo mundo ali só queria resolver o problema logo, então nem fizemos mais testes.
Só fui descobrir que o IPv4 era liberado para um único MAC address quando fui ligar a ONT ao OPNsense: não tinha IPv4, só IPv6. Mas quando ligava no PC, funcionava normal... Levei horas pra descobrir que era só o MAC; quando clonei o MAC no OPNsense tudo passou a funcionar normalmente.
Então, se tivessem registrado o MAC da ONT eu poderia ter IPv4 em qualquer dispositivo que eu fosse ligar em bridge? Não sei. Aparentemente não; parece que teria que clonar o MAC pra poder ter o IPv4 liberado.