[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, a claro fibra possui CGNAT, e se tiver, é facil pedir para removerem ?
Estou com a OI FIBRA aqui tendo varios problemas de quedas na regiao, todo dia enfrento quedas no serviço.
Possui CGNAT, não é regra nem certeza que vai cair nisso mas é uma possibilidade (única das grandes que usa).
Em TESE era pra ser fácil, o problema que a maior parte dos usuários tem enfrentado é que nem técnico nem operadores do 0800 tem sabido do que se trata. A maior parte já assume que é IP FIXO, que é exclusivo pra PJ e pago a parte. O caminho mais "fácil" tem sido agendar visita técnica e explicar pro técnico que vem atender (ou liga, às vezes ele vê que não tem problema na conexão e dá uma ligada pra saber do que se trata antes) e ele solicita pra central o procedimento. Só explicar que precisa de acesso remoto pra câmera, geralmente é o suficiente pra quem entende.

Resumindo, se encontrar alguém que entenda o que é o procedimento, é pra ser rápido. Se não... Pode acabar levando uma linha de celular junto do além, paga obviamente :bem:
SE o técnico que vier fazer a instalação souber do que se trata, você pode verificar já na instalação se está ou não em CGNAT e pedir pra ele no ato se ele não consegue já te tirar. Vale a máxima: seja educado, explique numa boa que melhora a probabilidade dele tentar te ajudar, o problema é que muitos não sabem nem do que se trata e só sabem puxar o cabo/fibra e instalar.

Depende da região, eu peguei a época do Virtua com previsão de redução na largura de banda caso atingisse a franquia, mas no meu caso nunca foi aplicado.

O lema "se não torar não vai faltar" já vinha daquela época, mas mesmo torando de vez em quando nunca foi reduzido. Eu lembro de comentar sobre o Virtua com amigos e sempre tinha o cara que falava que não queria em razão da franquia, sobretudo na época de ouro da GVT.
Não posso falar por experiência própria, mas na casa de um amigo do colégio colocaram o virtua e todo mês era capado e era uma redução significativa, tiveram que voltar pra GVT. :haha: Mas ele tinha irmãos então era muito uso e se pá a net achava demais e capava, eu morava em Porto Alegre na época.

Mas quando eu coloquei, lá pra 2012/13 acho, estourava direto e nunca fui capado.

Possui CGNAT, não é regra nem certeza que vai cair nisso mas é uma possibilidade (única das grandes que usa).
Em TESE era pra ser fácil, o problema que a maior parte dos usuários tem enfrentado é que nem técnico nem operadores do 0800 tem sabido do que se trata.

Resumindo, se encontrar alguém que entenda o que é o procedimento, é pra ser rápido. Se não... Pode acabar levando uma linha de celular junto do além, paga obviamente :bem:
SE o técnico que vier fazer a instalação souber do que se trata, você pode verificar já na instalação se está ou não em CGNAT e pedir pra ele no ato se ele não consegue já te tirar. Vale a máxima: seja educado, explique numa boa que melhora a probabilidade dele tentar te ajudar, o problema é que muitos não sabem nem do que se trata e só sabem puxar o cabo/fibra e instalar.
O técnico que veio sabia do que se tratava e para que nº ligar.

O seu pareceu quase uma exceção comparando com os últimos relatos, por isso que eu prefiro deixar avisado que PODE dar dor de cabeça. Se todo mundo relatasse essa tranquilidade eu falaria bem mais tranquilo que é fácil, mas mesmo dando o caminho das "pedras" a coisa foi difícil pra alguns, prefiro que a pessoa já vá preparada pra pior desgraça possível :haha:

O seu pareceu quase uma exceção comparando com os últimos relatos, por isso que eu prefiro deixar avisado que PODE dar dor de cabeça. Se todo mundo relatasse essa tranquilidade eu falaria bem mais tranquilo que é fácil, mas mesmo dando o caminho das "pedras" a coisa foi difícil pra alguns, prefiro que a pessoa já vá preparada pra pior desgraça possível :haha:
Tem razão - na maioria dos casos a coisa é complicada mesmo, pelos relatos que também já li. No meu caso, eu liguei para o 10621 e fiz 2 pedidos, a troca de tecnologia (HFC para FIBRA) e a retirada do CGNAT.

Isso é mais mérito do técnico que te atendeu do que uma regra.
E veja que isso não quer dizer que estou culpando o cara que porventura não saiba como resolver.
É responsabilidade da empresa, seja a Claro ou a terceirizada, treinar sua equipe técnica para a realidade enfrentada nos atendimentos de campo. E todos nós sabemos que a maioria desses caras ou tem um treinamento "faz de conta" e mega superficial, ou já atendem acompanhando um outro técnico e vão resolvendo meio que na marra o que vai aparecendo.
É por isso que me esforço em ser o mais compreensível e educado possível com essa galera. Especialmente porque muitas vezes a boa vontade e iniciativa da parte deles já é responsável por 50% da resolução dos nossos problemas.
E vou nem falar das condições de trabalho dos caras, que são as piores possíveis.

parece que aumentaram minha internet de 240 pra 500 (já vinha batendo 350~ há alguns meses)
Provavelmente oficializaram seu plano que era de 250M para 350M. (aqui foi a mesma coisa, só que na época era cabo de antena ainda, não fibra)

Isso é mais mérito do técnico que te atendeu do que uma regra.
E veja que isso não quer dizer que estou culpando o cara que porventura não saiba como resolver.
É responsabilidade da empresa, seja a Claro ou a terceirizada, treinar sua equipe técnica para a realidade enfrentada nos atendimentos de campo. E todos nós sabemos que a maioria desses caras ou tem um treinamento "faz de conta" e mega superficial, ou já atendem acompanhando um outro técnico e vão resolvendo meio que na marra o que vai aparecendo.
É por isso que me esforço em ser o mais compreensível e educado possível com essa galera. Especialmente porque muitas vezes a boa vontade e iniciativa da parte deles já é responsável por 50% da resolução dos nossos problemas.
E vou nem falar das condições de trabalho dos caras, que são as piores possíveis.
E o cara era tão gente boa que eu perdi a oportunidade de mudar o local do modem e incluir um cabo ethernet lá pro meu escritório, pagando um café (já tinha os 100 reais separado) na época.

parece que aumentaram minha internet de 240 pra 500 (já vinha batendo 350~ há alguns meses)
Seu plano é 350x175 porém como a Claro entrega cerca de 48% a mais da velocidade nominal do plano acaba ficando por volta de 518x259.

Apenas por curiosidade: alguém sabe quantos clientes a Claro "pendura" em cada fibra GPON 2.5Gbps? Há relatos que a Vivo divide 1 fibra de 2.5Gbps para cada 64 instalações, não sei se a Claro segue o mesmo padrão.

Apenas por curiosidade: alguém sabe quantos clientes a Claro "pendura" em cada fibra GPON 2.5Gbps? Há relatos que a Vivo divide 1 fibra de 2.5Gbps para cada 64 instalações, não sei se a Claro segue o mesmo padrão.
Se não estou enganado já postaram aqui no fórum que a Claro trabalha com a divisão 1:32.

Eu já achei fibra com 64 clientes.

:haa:
Se não estou enganado já postaram aqui no fórum que a Claro trabalha com a divisão 1:32.
:ramon:
Eu já achei fibra com 64 clientes.
:bem:

Essa caixa da CLARO FIBRA que distribui sinal para 5 andares aqui no meu BLOCO de 8 moradores por andar... que nome eu daria para essa caixa e, fazendo uma conta rápida, estaria correto multiplicar 5 x 8 = 40 clientes? Nessa caixa, deveria entrar algum cabo vindo do térreo?

Caixa_cinza_CLARO_CLOSE_%282%29.jpeg

:haa:

:ramon:

:bem:

Essa caixa da CLARO FIBRA que distribui sinal para 5 andares aqui no meu BLOCO de 8 moradores por andar... que nome eu daria para essa caixa e, fazendo uma conta rápida, estaria correto multiplicar 5 x 8 = 40 clientes? Nessa caixa, deveria entrar algum cabo vindo do térreo?

Caixa_cinza_CLARO_CLOSE_%282%29.jpeg

O pessoal chama ela de CDOI, se ela tiver um número escrito da para saber qual caixa é pelo último valor, exemplo:

RhywcHx.png

Essa CTO é a final 07, ou seja, seria o 7º splitter na rede. Aí já indica que já foi divido para mais de 32 clientes, e pela posição dos cabos provavelmente tem a caixa com final 08.

O pessoal chama ela de CDOI, se ela tiver um número escrito da para saber qual caixa é pelo último valor, exemplo:

RhywcHx.png

Essa CTO é a final 07, ou seja, seria o 7º splitter na rede. Aí já indica que já foi divido para mais de 32 clientes, e pela posição dos cabos provavelmente tem a caixa com final 08.
da nada ter 64 clientes pendurados numa unica fibra gpon não, só não ter um vizinho torrador igual ao @KILLME e a esse cara aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...xdsl-vdsl-fibra-optica.447175/post-1076704575
:limo:

a real é que 64 cabeças numa fibra já é preparação pro xgspon.

da nada ter 64 clientes pendurados numa unica fibra gpon não, só não ter um vizinho torrador igual ao @KILLME e a esse cara aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...xdsl-vdsl-fibra-optica.447175/post-1076704575
:limo:

a real é que 64 cabeças numa fibra já é preparação pro xgspon.
:que:
Só não entendi uma parte da história, os downloads do cara só ficam se reescrevendo? Já que é um loop pra baixar os mesmos 4 arquivos de novo e de novo e de novo. Sentar o pau na rede da TIM eu nem ligo, única coisa que eu penso é o SSD ou HDD escrevendo isso tudo a toa... 6TB bicho, tenho disco que até hoje não tem isso de escrita e o maluco me enfia isso num fim de semana

:que:
Só não entendi uma parte da história, os downloads do cara só ficam se reescrevendo? Já que é um loop pra baixar os mesmos 4 arquivos de novo e de novo e de novo. Sentar o pau na rede da TIM eu nem ligo, única coisa que eu penso é o SSD ou HDD escrevendo isso tudo a toa... 6TB bicho, tenho disco que até hoje não tem isso de escrita e o maluco me enfia isso num fim de semana
lendo o tópico la, ele ta fazendo isso pq caiu no conto do vigário do vendedor.
falando que ia cancelar a assinatura da bOi fibra dele sem pagar multa, obviamente papo fake, e agora cara ta tentando ser chutado pela tim sem ter que pagar multa de cancelamento :limo:

Sinceramente eu já iria pra ouvidoria. Já provaram e comprovaram a má fé por ter enfiado um plano nada a ver no seu contrato e nem pra cancelar? O que eu tenho sentido com as operadoras é que esse primeiro contato, 0800 e afins não tem resolvido muita coisa, precisa ir "escalando" e ir jogando protocolo em cima de protocolo subindo de instância pra mexerem alguma coisa.

Resumindo, se encontrar alguém que entenda o que é o procedimento, é pra ser rápido. Se não... Pode acabar levando uma linha de celular junto do além, paga obviamente

Atualizando essa história: Tenho um plano NET(Tv, internet e telefone) e uma linha Pré-Paga da Claro(Na qual colocaram no combo SEM autorização)

Liguei lá da primeira vez e me pediram um prazo de 3 dias para o cancelamento. (Esperei)
Liguei lá de novo falaram pra esperar mais 5 dias. (Esperei)
Agora pouco, liguei novamente lá mas dessa vez na OUVIDORIA já com os protocolos em mãos. A moça falou que solicitou "rapidez no protocolo" e me pediu para aguardar mais 10 DIAS!!

Essa operadora é uma piada, como que pode chamar isso de operadora? É apenas antedentes abrindo protocolos que não resolvem nada! Já tenho 3 protocolo de ligações aqui!
Já nem sei vai adiantar alguma coisa, pelo visto não.

Ah, o app Minha Claro Móvel já está informando que em alguns dias minha fatura vai estar pronta!(Mesmo que eu não tenha solicitado plano nenhum);)
8kCSN44.jpg
FyutAP4.jpg
vYZGkW3.jpg

Atualizando essa história: Tenho um plano NET(Tv, internet e telefone) e uma linha Pré-Paga da Claro(Na qual colocaram no combo SEM autorização)

Liguei lá da primeira vez e me pediram um prazo de 3 dias para o cancelamento. (Esperei)
Agora pouco, liguei novamente lá mas dessa vez na OUVIDORIA já com os protocolos em mãos. A moça falou que solicitou "rapidez no protocolo" e me pediu para aguardar mais 10 DIAS!!

Essa operadora é uma piada, como que pode chamar isso de operadora? É apenas antedentes abrindo protocolos que não resolvem nada! Já tenho 3 protocolo de ligações aqui!

Ah, o app Minha Claro Móvel já está informando que em alguns dias minha fatura vai estar pronta!(Mesmo que eu não tenha solicitado plano nenhum);)
Você já abriu reclamação na anatel ou no consumidor?

8kCSN44.jpg
FyutAP4.jpg
vYZGkW3.jpg
Bom... A mesma operadora que orientou a esperar aparecer na fatura o valor da "visita técnica improdutiva" pra poder contestar e quando caiu e contestei disseram que eu tinha que ter reclamado no dia seguinte (eu reclamei e recebi a orientação furada).
Agora assim, é achismo meu, mas: a ouvidoria sempre pede um prazo pra averiguar as coisas. Mesmo que isso saia na sua fatura, eles podem cancelar esse valor e gerar uma nova fatura corrigida. Como disse antes, eu teria dado no máximo aquele primeiro prazo de 3 dias pra reclamar com a ouvidoria direto. Agora tem mais esses 10 dias da ouvidoria? Se passar esse prazo, já reclame direto como o colega disse no consumidor.gov ou na Anatel.

Infelizmente o atendimento inicial que a Claro tem é um dos piores que eu já vi e a única coisa que se salvava ali era a partir da ouvidoria. A "sorte" é que daqui pra frente é só o pessoal da ouvidoria que vai te atender e vai escalonando ali dentro

Users who are viewing this thread

Voltar