[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu tive 120 Mb e, até o meados de 2015, o upload era 4 Mb.
Só veio começar a mudar em 2016, quando subiu pra 10 Mb.
(continuando o offtopic/curiosidade) Pois é, comecei com Net Virtua de 256Kbps (isso mesmo, Kbps...), mas o teste mais antigo que tenho é do ADSL BrasilTelecom 600Kbps, ver abaixo... Não lembro quando comecei a usar o SpeedTest, mas 2016 é o registro mais antigo que aparece...

(2004)
download-2004-09-04-gdmt-router.png

Última edição:
Nem lembrava que dava pra logar no site do speedtest. Ultima vez que o fiz foi em 2013...kkkk

O registro mais antigo é de 2011 e nessa época já tinha internet de 10MB, mas estranhamente a maioria dos speedtest estavam dando 0.76MB de UP. Após um tempo, já em 2012, aparecem testes com 2MB de Upload, mas os downloads não passavam de 9.5MB. E já em 2013,, nos ultimos testes, eu conseguia um pouquinho mais nos 10MB de down e 2MB de UP.

Me pareceu que a NET mudava a configuração de "overhead" de tempos em tempos.

Por incrível que pareça, o modem que eu tinha devia ser esse aqui ainda.

DHG-534.jpg

EDIT:

10 anos entre o ultimo teste e hoje:olho:
10-anos-de-net.png

Última edição:
O registro mais antigo é de 2011 e nessa época já tinha internet de 10MB, mas estranhamente a maioria dos speedtest estavam dando 0.76MB de UP.
O upload do Virtua 10 Mb bem no inicio era de 800 Kbps.
Para ter up de 1 Mb, você tinha que ter 20 Mb, assim como o up de 2 Mbps era exclusivo das poucas regiões DOCSIS 2.0 onde o plano de 100 Mb estava disponível. Esse plano era tipo 1 Gbps hoje na Vivo Fibra: caríssimo!
Só com a chegada dos planos de 30, 60 e 120 Mb que foram modificados os perfis de upload de todos os planos.

Esse papo de vírtua antigamente só me lembra franquia de consumo, na época existia e era aplicada, lembro de insistir bastante em casa pra continuar com a GVT devido a isso por mais que o preço do combo fosse bem competitivo, só fui ter o virtua lá pra 2012 eu acho, quando tinha os 30/60mb e já não aplicavam a franquia e ai foi nisso até o final de 2019 quando chegou a vivo fibra, mas felizmente o HFC era infinitamente melhor, pelo mens aqui, do que é hoje, o declínio na qualidade do serviço começou ainda em 2017 e nunca melhorou.

Inclusive pelo histórico consigo ver uma postagem minha aqui no adrena chorando sobre a qualidade do sinal. :haha:

Última edição:
Esse papo de vírtua antigamente só me lembra franquia de consumo, na época existia e era aplicada, lembro de insistir bastante em casa pra continuar com a GVT

Depende da região, eu peguei a época do Virtua com previsão de redução na largura de banda caso atingisse a franquia, mas no meu caso nunca foi aplicado.

O lema "se não torar não vai faltar" já vinha daquela época, mas mesmo torando de vez em quando nunca foi reduzido. Eu lembro de comentar sobre o Virtua com amigos e sempre tinha o cara que falava que não queria em razão da franquia, sobretudo na época de ouro da GVT.

Última edição:
(...) sobretudo na época de ouro da GVT.

Em 2008 migrei da Net Virtua (4Mbps/400Kbps) para a GVT (3Mbps/1Mbps) nessa época "de ouro" principalmente pelo melhor upload, e também o serviço e atendimento da GVT eram diferenciados, muito bons. Fiquei com a GVT até 2016 (15Mbps/1Mbps), mas aí a GVT já estava decadente e numa tentativa de passar para 25Mbps(VDSL) deu uma grande m*** que fiquei 1 semana sem internet e sem prazo para solução. Foi quando voltei para a Net Virtua (30Mbps/3Mbps).

Vejo que estamos agora num momento de transição similar. Quando no passado a migração do xDSL para o HFC ganhou velocidade e o xDSL decaiu desde então, a história se repete agora na migração do HFC para Fibra. HFC ainda vai continuar por um bom tempo, mas a manutenção vai reduzir gradativamente ao longo dos anos e vai seguir a mesma história do xDSL.

Considero isso normal e até bom, pois as tecnologias de conexão "last mile" evoluem em termos de largura de banda (Linha Discada -> ADSL -> HFC -> Fibra).

A diferença agora é que com fibra existe uma concorrência muito maior considerando os provedores regionais. Com xDSL e HFC era só briga (ou lobby?) de provedores grandes. Vamos ver qual será o final da história.

Última edição:
Esse papo de vírtua antigamente só me lembra franquia de consumo, na época existia e era aplicada, lembro de insistir bastante em casa pra continuar com a GVT devido a isso por mais que o preço do combo fosse bem competitivo, só fui ter o virtua lá pra 2012 eu acho, quando tinha os 30/60mb e já não aplicavam a franquia e ai foi nisso até o final de 2019 quando chegou a vivo fibra, mas felizmente o HFC era infinitamente melhor, pelo mens aqui, do que é hoje, o declínio na qualidade do serviço começou ainda em 2017 e nunca melhorou.

Inclusive pelo histórico consigo ver uma postagem minha aqui no adrena chorando sobre a qualidade do sinal. :haha:
fui cliente da net/claro por 7 anos... os 2 primeiros anos foram perfeitos... depois do 3 e 4 anos foi so inferno.
os preços eram bons.. quando mudei para 10mb e por ultimo 20mb os valores ainda ficavam abaixo dos 99 reais, nunca tive problema de limte de franquia. me tornei cliente em 2007,saindo dos 1mb do speedy.
logo em 2012 ja estava beirando aos 120 reais e qualidade bem duvidosa, 2013 o serviço ja estáva bem precário aos finais de semana.
e as madrugadas inúmeras desconexões para manutenção. Inúmeras visitas de técnicos em casa, e da equipe de rede externa. Foi quando mudei para vivo fibra, e foi da agua para o vinho.

Imagino que a GVT nunca fez uso de franquia porque tinham servidor cache de P2P (leia-se torrent) kkkk

Bom dia pessoal, alguém aqui que manja sobre load balancer poderia me orientar como poderia fazer isso com a própria ONU da Claro fibra e meu roteador WiFi 6 pra poder aproveitar o máximo do plano de 1Gbps que a operadora oferece? Por exemplo, além da ONU e meu roteador, precisaria de algo mais pra tornar isso possível?

Eu já tentei ver na minha ONU que é um Humax e acho que talvez não seja possível.. pelo menos a opção avançada tá desabilitada/bloqueada.

Obrigado

Bom dia pessoal, alguém aqui que manja sobre load balancer poderia me orientar como poderia fazer isso com a própria ONU da Claro fibra e meu roteador WiFi 6 pra poder aproveitar o máximo do plano de 1Gbps que a operadora oferece? Por exemplo, além da ONU e meu roteador, precisaria de algo mais pra tornar isso possível?

Eu já tentei ver na minha ONU que é um Humax e acho que talvez não seja possível.. pelo menos a opção avançada tá desabilitada/bloqueada.

Obrigado
Sugiro a você substituir esta sua ONT Humax por uma ONU Vsol com porta de 2.5gb conforme esposto neste tópico:
Foi o que eu fiz aqui e funciona muito bem. Porém todos os equipamentos ligados na ONU Vsol precisam ser com portas de 2.5gb para você realmente poder usufruir de toda a velocidade do plano de 1Gb da Claro.

Em 2008 migrei da Net Virtua (4Mbps/400Kbps) para a GVT (3Mbps/1Mbps) nessa época "de ouro" principalmente pelo melhor upload, e também o serviço e atendimento da GVT eram diferenciados, muito bons. Fiquei com a GVT até 2016 (15Mbps/1Mbps), mas aí a GVT já estava decadende e numa tentativa de passar para 25Mbps(VDSL) deu uma grande m*** que fiquei 1 semana sem internet e sem prazo para solução. Foi quando voltei para a Net Virtua (30Mbps/3Mbps).

Vejo que estamos agora num momento de transição similar. Quando no passado a migração do xDSL para o HFC ganhou velocidade e o xDSL decaiu desde então, a história se repete agora na migração do HFC para Fibra. HFC ainda vai continuar por um bom tempo, mas a manutenção vai reduzir gradativamente ao longo dos anos e vai seguir a mesma história do xDSL.

Considero isso normal e até bom, pois as tecnologias de conexão "last mile" evoluem em termos de largura de banda (Linha Discada -> ADSL -> HFC -> Fibra).

A diferença agora é que com fibra existe uma concorrência muito maior considerando os provedores regionais. Com xDSL e HFC era só briga (ou lobby?) de provedores grandes. Vamos ver qual será o final da história.
penso igual

Sugiro a você substituir esta sua ONT Humax por uma ONU Vsol com porta de 2.5gb conforme esposto neste tópico:
Foi o que eu fiz aqui e funciona muito bem. Porém todos os equipamentos ligados na ONU Vsol precisam ser com portas de 2.5gb para você realmente poder usufruir de toda a velocidade do plano de 1Gb da Claro.
Valeu! Darei uma olhada, mas onde vc recomenda comprar essa ONU da Vsol? Tentei procurar aqui o modelo VSOL V2802RH e não achei por nada pra comprar.

fui ver o meu registro de teste no speedtest, pqp, tem teste de mais registrado meu la :limo:
nem da pra ver direito a linha do gráfico, fica a url pra vcs verem por conta os meus testes: https://www.speedtest.net/pt/results?sh=a467b5abfc9e53821e19655037286984
primeiro teste em 29/05/2011 com saudosa GVT ADSL 15Mb
image.png

image.png

detalhe, media do meu upload vai aumentar, provedor la da roça agora é 300Mb de up, só que como ta no gráfico ae, so fiz 1 teste la e mesmo assim o router meia boca que to usando la ta capando a velocidade ainda hahahah

e uma coisa que notei, os testes registrados ae são só os feitos no site e app, os de CLI passam longe.
se tivessem contando, rapaz teria teste de 1Gb duplex de quando tava no trampo no estado.

Obrigado

Tem dois caminhos para aproveitar todo o 1 Gbps da Claro:

1. Roteador com pelo menos 3 portas 2.5 Gbps, coloca ONT da Claro em bridge e usa duas portas delas para fazer LOAD BALANCE.
2. Trocar a ONT por uma com porta 2.5 Gbps.

Valeu! Darei uma olhada, mas onde vc recomenda comprar essa ONU da Vsol? Tentei procurar aqui o modelo VSOL V2802RH e não achei por nada pra comprar.

Mas não basta só a ONU. Você vai precisar comprar um cordão ótico adequada também . Veja mais informações no tópico que indiquei.

Mas não basta só a ONU. Você vai precisar comprar um cordão ótico adequada também . Veja mais informações no tópico que indiquei.
Obrigado amigo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem dois caminhos para aproveitar todo o 1 Gbps da Claro:

1. Roteador com pelo menos 3 portas 2.5 Gbps, coloca ONT da Claro em bridge e usa duas portas delas para fazer LOAD BALANCE.
2. Trocar a ONT por uma com porta 2.5 Gbps.
Certo, obrigado!

Em relação a roteador com porta 2.5Gbps, tem algum que vocês conhecem e que indicam? Únicos que conheço são Xiaomi AX5400 Gamer e o AX9000 (que possui 2 portas). Alguma outra marca/modelo legal?

Certo, obrigado!

Em relação a roteador com porta 2.5Gbps, tem algum que vocês conhecem e que indicam? Únicos que conheço são Xiaomi AX5400 Gamer e o AX9000 (que possui 2 portas). Alguma outra marca/modelo legal?

Eu não faço ideia, eu uso um minipc chinês para isso:

EvEE24y.png

Entendi, legal! Esse equipamento precisa de alguma configuração específica pra funcionar em conjunto com algum roteador ou é plug-in-play mesmo e já tá funcionando?
Aguardando a resposta. BOM DIA E BOA SEMANA!

Entendi, legal! Esse equipamento precisa de alguma configuração específica pra funcionar em conjunto com algum roteador ou é plug-in-play mesmo e já tá funcionando?
Aqui você vai encontrar tudo sobre estes MiniPCs:

Certas coisas não mudam :bem:

Pessoal, a claro fibra possui CGNAT, e se tiver, é facil pedir para removerem ?
Estou com a OI FIBRA aqui tendo varios problemas de quedas na regiao, todo dia enfrento quedas no serviço.

Users who are viewing this thread

Voltar