[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eles estão fazendo alguns testes em algumas regiões.
Na casa dos pais de um amigo que mora no bairro vizinho ao meu, o plano lá tem 150 Mb de upload faz um bom tempo.
Aqui onde moro não tem OFDMA ativo ainda na rede.
O upload é no máximo 50 Mb.
Mas ate ontem tava 100 no máximo 110 hoje do nada fui medir e bateu 160/180 espero que aumentem esse Up logo
E aqui também era sem OFDMA So batia até 60 ate a luz do 3896 era laranja no up até que liberaram, reiniciou e ficou tudo verde com luz verde no up OFDMA ativo e no plano de 500 megas era 100 de up

Você identifica a ausência pura e simplesmente pelo seu upload? Então a rede HFC aqui da CLARO onde moro tem esse OFDMA tendo em vista o meu upload estar batendo próximo dos 100 no speedtest CLI. O meu plano é 500/50.

649d1fde-4db3-43b7-bddf-d92ead3d837c.png
Sim. Provavelmente está ativo.
Aqui consigo ver tanto no niveis.virtua.com.br como nos menus do Kaon CG3000 que tenho aqui os canais ativos.
Nada de OFDMA até agora.
E não é meu plano. Ninguém que tem Claro coaxial por aqui tem OFDMA.

O site http://niveis.virtua.com.br/ deveria funcionar para Claro Fibra? Para mim tá dando erro de "Não encontrou nenhum cable com este mac, verifique digitação"...
Funciona mas mostra dados mínimos do link PON.
Se está dando esta mensagem, pode estar com algum dado errado. O MAC é o da interface PON, a cidade é Porto Alegre = 078 .

Em tempo. Testei aqui agora e não está retornando informações. É a mesma mensagem que tu postou.

Última edição:
O site http://niveis.virtua.com.br/ deveria funcionar para Claro Fibra? Para mim tá dando erro de "Não encontrou nenhum cable com este mac, verifique digitação"...

Só funciona para cidades fibra, não funciona na fibra em cidades com HFC.

iubkPCk.png
As informações dentro do próprio modem não são ainda mais completas?

info-modem-fibra.jpg

*Acho que não tem nenhuma informação sensível aí no print (espero :bem:)

info-modem-fibra.jpg

*Acho que não tem nenhuma informação sensível aí no print (espero :bem:)
o que não tem é a distancia entre a OLT e a ONU :haha:

Funciona mas mostra dados mínimos do link PON.
Se está dando esta mensagem, pode estar com algum dado errado. O MAC é o da interface PON, a cidade é Porto Alegre = 078 .

Em tempo. Testei aqui agora e não está retornando informações. É a mesma mensagem que tu postou.

Sim, os dados estão todos corretos. Não funciona aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só funciona para cidades fibra, não funciona na fibra em cidades com HFC.

Vc quer dizer que funciona em cidades que é fibra somente? No caso de sobreposição como POA (HFC+Fibra) então não funciona?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, e na verdade troquei a HGU/modem por uma ONT VSOL, tenho informações similares (abaixo e detalhes ver esse tópico). Mesmo antes com a HGU da Claro o site niveis.virtua.com.br não funcionava. Só curiosidade mesmo...

Última edição:
Isso e uma tristeza pago por 750 mega e recebo 35 de upload no plano Internet Bl 750m Emp Pme Cnpj e pior que so tem a net no meu cep 20241010 e fico no centro do rio. Já pensei ate na Starlink.

18837055_836435483171292_1480136680925880596_o.jpg
Mas sua região tem OFDMA? Se tiver, pode ser que caso vc assine 500 ou 750mb residencial, talvez vc possa receber 50 ou 100mb de upload (é um upgrade não oficial que pode ocorrer ou não - depende das condições da rede). Ou vc pode migrar para 1gb (empresarial mesmo), que o up é 50mb.

Isso e uma tristeza pago por 750 mega e recebo 35 de upload no plano Internet Bl 750m Emp Pme Cnpj

O upload nos planos empresa é muito baixo e ao meu ver injustificável, eu não vejo explicação para essa política da Claro já que nos planos residenciais o upload é maior. Se você precisa de um pouco mais é melhor migrar para a "modalidade" residencial pois li que você não tem a alternativa de outro provedor.

A propósito, que foto top!

Última edição:
eu não vejo explicação para essa política da Claro já que nos planos residenciais o upload é maior.
Imagino que o motivo seja justamente esse: por ser plano empresa. Empresas em geral têm um uso maior da rede, mais computadores, uso maior de upload.

Considerando que a Claro usa HFC na maior parte das praças, e que o node não tem capacidade para tanto upload, ofertar um upload maior para as empresas significa maior risco de saturação da rede, pelo maior uso do upload em velocidade maxima.

O upload nos planos empresa é muito baixo e ao meu ver injustificável, eu não vejo explicação para essa política da Claro já que nos planos residenciais o upload é maior. Se você precisa de um pouco mais é melhor migrar para a "modalidade" residencial pois li que você não tem a alternativa de outro provedor.

A propósito, que foto top!
O cliente PME, apesar de ser minoria da base coaxial da Claro, tem um perfil de uso bastante diferente do cliente residencial, como o @YO! falou.
É bem mais certo ele usar a banda que tem (especialmente no horário comercial) do que o cliente residencial, que muitas vezes deixa a conexão a maior parte do tempo ociosa ou fazendo tarefas muito leves.

Como você consegue esse "card" legal do Speedtest?
depois de fazer o teste vai ter os botões de compartilhar, ai é só clicar no botão que tem os links do teste, tem um link direto da imagem, dai pode ou compartilhar o link direto ou abrir e baixar a imagem pra compartilhar (também tem a opção com código do fórum pra agilizar)

Isso e uma tristeza pago por 750 mega e recebo 35 de upload no plano Internet Bl 750m Emp Pme Cnpj e pior que so tem a net no meu cep 20241010 e fico no centro do rio. Já pensei ate na Starlink.

GuKK09w.png

Cara, a sua rua é uma escadaria, deve ser por isso que os provedores não passam aí. Já tentou falar com a predialnet?

Bela foto, tirada com qual celular/câmera?

Imagino que o motivo seja justamente esse: por ser plano empresa. Empresas em geral têm um uso maior da rede, mais computadores, uso maior de upload.

Considerando que a Claro usa HFC na maior parte das praças, e que o node não tem capacidade para tanto upload, ofertar um upload maior para as empresas significa maior risco de saturação da rede, pelo maior uso do upload em velocidade maxima.
tenho 250mb e recebo 50mb de upload, aqui tem ofdma?

tenho 250mb e recebo 50mb de upload, aqui tem ofdma?
tem que ver os canais sincronizados no modem ou no site niveis.virtua.com.br

50Mb, se a rede estiver boa e não saturada, espremendo os canais docsis 3.0 ate da pra chegar nessa velocidade.

tem que ver os canais sincronizados no modem ou no site niveis.virtua.com.br

50Mb, se a rede estiver boa e não saturada, espremendo os canais docsis 3.0 ate da pra chegar nessa velocidade.

o modem é TG1692A, DOCSIS 3.0, um canal 5120 kSym/s e dois 2560 kSym/s, no site do niveis virtua não tem essa informação

o upload dos últimos testes:

MEsPUG9.png

Última edição:
depois de fazer o teste vai ter os botões de compartilhar, ai é só clicar no botão que tem os links do teste, tem um link direto da imagem, dai pode ou compartilhar o link direto ou abrir e baixar a imagem pra compartilhar (também tem a opção com código do fórum pra agilizar)

(offtopic/curiosidade) Fui no SpeedTest ver até quando o mesmo mantinha histórico. Descobri que tenho registros desde 2016... Na época a velocidade da ainda "Net Virtua" (mas que o speedtest renomeeou para Claro) eram impressionantes 30Mbps de download e 3Mbps de upload... :eek:

Abaixo o histórico das velocidades de download e upload da minha conexão de internet desde 2016 até 2023. Os picos "baixos" de upload foi quando testava a Claro HFC junto com Vivo Fibra e mais recentemente Claro Fibra, e fica claro no upload a troca do HFC por Fibra...

Última edição:
(offtopic/curiosidade) Fui no SpeedTest ver até quando o mesmo mantinha histórico. Descobri que tenho registros desde 2016... Na época a velocidade da ainda "Net Virtua" (mas que o speedtest renomeeou para Claro) eram impressionantes 30Mbps de download e 3Mbps de upload... :eek:
Eu tive 120 Mb e, até o meados de 2015, o upload era 4 Mb.
Só veio começar a mudar em 2016, quando subiu pra 10 Mb.

Users who are viewing this thread

Voltar