[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Atualizando essa história para vocês: um atendente da ouvidoria entrou em contato pelo meu celular semana passada sobre essa minha situação.

Ele perguntou para fins de gravação se eu realmente não reconhecia essa mudança no meu pacote e eu disse que não! Falei para ele que não solicitei e que gostaria de tirar a linha do combo e voltando a ser pré-paga já que sempre foi Pré-Paga.

Ele falou que estariam iniciando o processo de análise para resolver. Depois disso nenhuma novidade até o momento e ainda vejo minha linha no meu combo como Plano Controle.

(Nota: quase eu não atendi a ligação pois me apareceu como "Chamada suspeita de Spam")
É assim mesmo, os celulares mais atuais quando a ligação é aquela 0303 ele classifica como spam.
Foi constatado pelos colegas que estou na lista negra da CLARO pois, nem na OUVIDORIA e nem na ANATEL conseguiram resolver meu caso, ou seja, continuo sem poder contratar.
ATUALIZANDO
Eu não quero mais nada com a CLARO porque já tenho o que quero no CPF da minha esposa. Só me falta a troca de tecnologia, de HFC para FIBRA.
Estou esperando a poeira baixar quanto aos problemas de saúde na família da minha esposa (mãe morreu e o pai sofreu uma amputação na perna).

Por favor, poderia informar qual foi o novo modem instalado e que permitiu a utilização em bridge? O telefone fixo (caso possua) também ficou ativo no modo bridge? Para abrir o chamado, bastou solicitar a troca com a justificativa da necessidade de um modem que permitisse a utilização em bridge?

Agradeço desde já!
Quando instalar na sua casa, o que tiver no carro do técnico. caso problema no modo bridge voce solicita reparo mas mostrando erro

recomendo sagemcom ou kaon

Aqui tá abrindo normal (usando Vivo).
Testei agora pela Vivo Fibra e pela rede móvel da Claro, em ambas aparece como no print abaixo e quando clico nela retorna a página do imgebb com erro de página não encontrada. Estranho. Vou mudar o dns pra ver se resolve com a Vivo, na Claro não faz diferença. Só uso pro celular mesmo.
Screenshot-20230801-121720-Chrome.jpg

Quando instalar na sua casa, o que tiver no carro do técnico. caso problema no modo bridge voce solicita reparo mas mostrando erro

recomendo sagemcom ou kaon
Obrigado. Somente para confirmar, estou falando de fibra. Quando os técnicos vieram aqui, há 3 semanas, avisaram que o Technicolor TCG2232 não podia ser colocado em Bridge, então nem deixei instalar. Eles prometeram procurar um dos outros modelos (usados) e retornar outro dia para completar a instalação, mas, infelizmente, sumiram...

Quanto ao Sagemcom, por acaso você sabe o modelo específico que a Claro instala, para fibra? Segundo a lista do @KILLME, os outros modelos que funcionariam (?) no modo Bridge são:
- Kaon PG2449
- Huawei HG8245W5-6T-V2
- ZTE F689
- Humax HP610

Agradeço novamente.

atualizando meu caso aqui @Vanísio e @Brasil150 e @_dsouza_

hoje por volta de meio dia um atendente da anatel entrou em contato comigo dizendo que de fato não localiza que faz parte do meu contrato e que nem foi adicionado tais serviços de premiere hd e nem claro tv mais, sim enfiaram tb agora um claro tv mais, e que o trabalho estava fácil de ser feito já que está claro que eles enfiaram isso na fatura e nitidamente não há contratação, em menos de 10 minutos, sim 10 minutos o atendente me retornou dizendo que já corrigiu a fatura e que me deu um desconto de mais de 30 reais, de fato confirmei com ele e estava certinho, fatura corrigida no próprio app da claro e problema resolvido

é isso amigos, acionem a anatel que a mesma resolve, se depender da claro eles só vão enrolar o cliente, devem bem saber que alguém de dentro faz isso pra bater metas e deixam rolar pra não "queimar" o coleguinha

obrigado a vocês

atualizando meu caso aqui @Vanísio e @Brasil150 e @_dsouza_

hoje por volta de meio dia um atendente da anatel entrou em contato comigo dizendo que de fato não localiza que faz parte do meu contrato e que nem foi adicionado tais serviços de premiere hd e nem claro tv mais, sim enfiaram tb agora um claro tv mais, e que o trabalho estava fácil de ser feito já que está claro que eles enfiaram isso na fatura e nitidamente não há contratação, em menos de 10 minutos, sim 10 minutos o atendente me retornou dizendo que já corrigiu a fatura e que me deu um desconto de mais de 30 reais, de fato confirmei com ele e estava certinho, fatura corrigida no próprio app da claro e problema resolvido

é isso amigos, acionem a anatel que a mesma resolve, se depender da claro eles só vão enrolar o cliente, devem bem saber que alguém de dentro faz isso pra bater metas e deixam rolar pra não "queimar" o coleguinha

obrigado a vocês
Por nada!
Feliz por ter te ajudado e por tudo ter sido resolvido.

Aqui em casa não tive problemas pra instalar a fibra. Não tem mais conduite exatamente (tinha a uns 30 anos atrás, quando o duto eram praticamente tubo de mangueira, agora é só um buraco dentro da parede) e ainda o modem ficou uns 4 metros de onde sai o cabo da parede. OBviamente coloquei uma canaleta no rodapé pra fibra não ficar exposta.

Quanto ao modem, não tive boas experiencias. Me deram o Technicolor tg2232 e o modem não aceita bridge. Quando ele entra em modo bridge, perde o IPv4, seja ele IPv4 valido ou CGNAT. Aqui só solucionou t=abrindo chamado e trocando o modem. Alguém aí sugeriu uma "gambiarra" pra tentar recuperar o IPV4 quando o modem perde ele, mas não testei e nem vou, kkkk
Outros modens não sei como se comportam.

Até aonde eu sei, é possível mudar para bridge.

Sim. Em geral eles instalam no cômodo que o cliente solicita. Eles só não fazem isto se existir algo que impeça (por exemplo, um conduite completamente obstruido)

Uma dica que posso dar é que vc peça saída do CGNAT já quando instalar, pois aí vc terá um ipv4 válido.

Tudo depende do tempo que a Claro demora para instalar. Idealmente, seria melhor que vc pedisse o cancelamento após a instalação da claro.

Em geral, costumam retirar apenas os equipamentos, mas depende do provedor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aconselho vc a entrar em contato com a ouvidoria ou com o setor de retenção. Em geral eles conseguem inserir o fixo por 10 reais.
Então basicamente o segredo pra instalar a Claro é no ato da instalação:
1- Confirmar se pode colocar o modem em bridge
2- Pedir pra tirar do CGNat, vou falar que tenho que conectar nas câmeras de segurança
3- Confirmar que vão passar fibra até o modem

Como é feita a conexão da Claro com o modem em bridge? IP dinâmico ou PPPoE?

Então basicamente o segredo pra instalar a Claro é no ato da instalação:
1- Confirmar se pode colocar o modem em bridge
2- Pedir pra tirar do CGNat, vou falar que tenho que conectar nas câmeras de segurança
3- Confirmar que vão passar fibra até o modem

Como é feita a conexão da Claro com o modem em bridge? IP dinâmico ou PPPoE?

o atendente pode dizer pra você que é fibra e te enrrolar, cuidado. Pergunte quanto é upload, se for menos de 100mb é coaxial.

dá uma olhada se é hfc(coaxial) ou gpon(fibra) https://mapa-claro.dudu-lab.xyz/

Claro fibrou meu prédio.
Vou sair da vivo apesar do excelente desconto eu preciso de velocidade maior porque trabalho com edição.
Qual modem eles instalam em 500 mega na fibra?

para os mapas eles fibraram o cep 05886-610 não tinha HFC :yeah:
Amigo, que excelente notícia!

Dos modens, há algumas páginas atrás alguém tinha mandado a lista. Mas na fibra, salvo engano todas as velocidades podem receber qualquer ONT (não é que nem no HFC, que a Claro reserva os modens 3.0 para os planos menores, os 3.1 acima de x velocidade e os com wifi 6 para 750 e acima)

Em geral, as ONT (modem) que a Claro usa na fibra são todos muito bons.

Claro fibrou meu prédio.
Vou sair da vivo apesar do excelente desconto eu preciso de velocidade maior porque trabalho com edição.
Qual modem eles instalam em 500 mega na fibra?

para os mapas eles fibraram o cep 05886-610 não tinha HFC :yeah:
rapaz, consultei o teu cep no meu mapa la e deu bug.

não entendi essa, a claro cadastrou no teu cep a rede GPON mas desativou todos os serviços no retorno da api e no montador de combo ta liberado pra venda :limo:
image.png

Eu achei bem estranho fibrarem aqui no bairro porque é periferia.
Enfim, mais uma opção, das grandes temos todas.
essa questão de ser periferia, sendo rede de FIBRA, é menos risco pra claro entrar nessas áreas, quando se trata de furto de sinal.

no hfc é qual quer cara trepar no poste e meter um cabo drop e sair pirateando sinal, na rede de fibra o controle de autenticação de equipamento é muito mais estrito.
fora que, se nego tentar avacalhar a rede, só vai mandar pra vala ~64 clientes, diferente do hfc que um node pode ta atendendo ae mais de 200 :limo:

de qual quer forma, fiz um quick fix no mapa la com base nesse bo.
como era antes do fix:
image.png

como vai ser agora:
detalhe, exxe fix não é só pra gpon, qual quer tecnologia que estiver na mesma situação de cadastro vai ter o mesmo resultado.
image.png

deve entrar daqui uns mim esse fix no site principal.
a e uma detalhe extra, esse link que esta no nome CLARO na consulta, direciona diretamente pro montador de combo já fazendo consulta no CEP + NUMEROS informado.

Última edição:
Curiosidade: os roteadores da Claro (Fibra) não estão fragmentando pacotes ICMP (ping) maiores que o MTU para alguns destinos. Em outros provedores funciona.

Exemplo (parâmetro "-s 2048" no ping do Linux ou "-l 2048" no ping do Windows):

Claro Fibra:
Código:
root@router:~# ping -s 2048 9.9.9.9
PING 9.9.9.9 (9.9.9.9): 2048 data bytes

--- 9.9.9.9 ping statistics ---
6 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
root@router:~#

Vivo Fibra:
Código:
root@vivo:~# ping -s 2048 9.9.9.9
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=0 ttl=53 time=23.255 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=1 ttl=53 time=23.127 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=2 ttl=53 time=23.613 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=3 ttl=53 time=23.290 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=4 ttl=53 time=23.367 ms
^C
5 packets transmitted, 5 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 23.127/23.330/23.613 ms
root@vivo:~#

WSNet Fibra (provedor regional):
Código:
root@ap1-router:~# ping -s 2048 9.9.9.9
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=0 ttl=52 time=19.665 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=1 ttl=52 time=19.781 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=2 ttl=52 time=21.168 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=3 ttl=52 time=21.109 ms
2056 bytes from 9.9.9.9: seq=4 ttl=52 time=21.284 ms
^C
5 packets transmitted, 5 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.665/20.601/21.284 ms
root@ap1-router:~#

Por favor, poderia informar qual foi o novo modem instalado e que permitiu a utilização em bridge? O telefone fixo (caso possua) também ficou ativo no modo bridge? Para abrir o chamado, bastou solicitar a troca com a justificativa da necessidade de um modem que permitisse a utilização em bridge?

Agradeço desde já!
Na verdade o buraco foi um pouco mais embaixo :bem:

- Foi instalado um igual, o técnico informou que só tinha esse e que só estavam recebendo esse technicolor tc2232 ultimamente e que não tinha o que fazer, era esse ou esse. Não tive como colocar ele em bridge (na real, nem falei pra ele que foi tentando colocar em bridge que deu pau, apenas disse que ele parou de pegar IPv4 depois de resetar, o que em partes, não é mentira, kkkk). Estou usando ele normalmente e nem vou tentar mais colocar em bridge a menos que a Claro resolva esse problema (SE resolver algum dia);

- O telefone fixo não funcionou com ele em bridge: ele fazia ligações normal, mas não recebia, quando eu discava de outro telefone, nem chamava, só ficava tudo mudo. Não sei se isso tem a ver com ele ter perdido o IPv4, ou estar em CGNAT, ou uma combinação das duas coisas. (eu aproveitei a situação e pedi pro técnico que veio, pra fazer o rollback e me tirar do CGNAT, ele fez sem hesitar);

- Solicitei a visita pelo aplicativo. Segui as etapas da resolução de problemas e no final, coloquei que não resolveu e o autoatendimento já encaminhou para o agendamento da visita, não teve motivo declarado a principio, foi na hora que o técnico chegou que expliquei os problemas. No caso nem falei que tentei colocar em bridge, apenas falei que depois que mudei pra fibra perdi acesso remoto aos meus dispositivos e que pesquisando sobre isso, eu estava numa rede chamada cgnat, onde eu não tinha IP valido, sendo impossível acessar remotamente meu PC e uma camera de segurança. E também que estava tendo problemas de travamentos do modem (meia verdade) e que estava tendo problemas em acessar facebook e instagram, onde as imagens e videos paravam de carregar de hora em hora (verdade e muito provavelmente causado pelo CGNAT, esse na real, foi o motivo de eu tentar colocar o technicolor em bridge, eu queria trocar o dns pra ver se resolvia esse problema do facebook, e o modem é travado nessa opção, não deixar trocar o DNS).

Unica coisa que gostei nesse modem foi o Wifi. Ele tem é mimo 3x3 no 2.4GHz e 4x4 no 5GHz. De resto, achei bomba!

Aqui são 50 apartamentos mas no site constam 30 apartamentos isso quer dizer que tem 30 portas disponíveis ?
não, só quer dizer que quem cadastrou o endereço só colocou 30 apartamentos.

pra cadastrar o seu, caso já não esteja, quando for contratar informa teu apartamento e vão pedir pra enviar um comprovante de endereço.
simplesmente anexa uma conta de energia sua com o endereço + o teu apartamento.

inclusive aqui no AP, quando assinei para o cftv do condomínio tive que fazer isso tb, não tinha o adicional "serviço" para a area comum do prédio.
e foi contratação pme via 10621 ainda.

não, só quer dizer que quem cadastrou o endereço só colocou 30 apartamentos.

pra cadastrar o seu, caso já não esteja, quando for contratar informa teu apartamento e vão pedir pra enviar um comprovante de endereço.
simplesmente anexa uma conta de energia sua com o endereço + o teu apartamento.

inclusive aqui no AP, quando assinei para o cftv do condomínio tive que fazer isso tb, não tinha o adicional "serviço" para a area comum do prédio.
e foi contratação pme via 10621 ainda.
Ah entendi.

Eu fiz solicitação de 600 megas mas segundo a síndica eles vão liberar pra instalar a partir de quinta-feira porque ainda vão finalizar a infra amanhã.
Os planos pms tem o over generoso ou só residencial, se bem que não sei se essa velocidade a mais acontece na fibra ou no HFC.

Ah entendi.

Eu fiz solicitação de 600 megas mas segundo a síndica eles vão liberar pra instalar a partir de quinta-feira porque ainda vão finalizar a infra amanhã.
Os planos pms tem o over generoso ou só residencial, se bem que não sei se essa velocidade a mais acontece na fibra ou no HFC.
planos pme vc esquece essa velocidade extra.

e é tanto na fibra quando hfc planos residenciais que a claro anda entregando velocidade extra para os clientes.

Eu achei bem estranho fibrarem aqui no bairro porque é periferia.
Enfim, mais uma opção, das grandes temos todas.
Se já tiver rede coaxial da Claro aí, provavelmente o node que atende tua região estava no limite e precisava ser feita uma "quebra" de node.
Em casos assim, a Claro prefere fazer sobreposição, pois a Claro deixou de construir rede coaxial nova ou expandir a atual desde 2018 por achar que é mais caro que passar fibra.

Obrigado, @paulo_cwb, pela resposta detalhada. Já que manteve o Technicolor em modo Router, você desistiu de usar o seu próprio roteador ou continua usando-o, seja em modo AP ou "duplo NAT"?

De qualquer forma, vou continuar tentando conseguir um modem antigo, que permita o modo Bridge. Agradeço novamente.
Deixei ele como AP cabeado em outro comodo mais distante da casa, com nome de rede e senha iguais, mas canais diferentes que não se sobrepõem. Aí não preciso ficar mudando manualmente de rede wifi enquanto ando pela casa.

E boa sorte, espero que de tudo certo aí.

Obrigado. Somente para confirmar, estou falando de fibra. Quando os técnicos vieram aqui, há 3 semanas, avisaram que o Technicolor TCG2232 não podia ser colocado em Bridge, então nem deixei instalar. Eles prometeram procurar um dos outros modelos (usados) e retornar outro dia para completar a instalação, mas, infelizmente, sumiram...

Quanto ao Sagemcom, por acaso você sabe o modelo específico que a Claro instala, para fibra? Segundo a lista do @KILLME, os outros modelos que funcionariam (?) no modo Bridge são:
- Kaon PG2449
- Huawei HG8245W5-6T-V2
- ZTE F689
- Humax HP610

Agradeço novamente.
esses citados por @KILLME perfeitos pra tecnologia GPON, so o ZTE pode ter limitação de firmware

espero que a rede claro dai nao faça arrendamento com RUIMtal (vtal) , pois os modens instalados nao deixam configurar modo bridge (relatos em outros grupos disso)

Deixei ele como AP cabeado em outro comodo mais distante da casa, com nome de rede e senha iguais, mas canais diferentes que não se sobrepõem. Aí não preciso ficar mudando manualmente de rede wifi enquanto ando pela casa.

E boa sorte, espero que de tudo certo aí.
Valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esses citados por @KILLME perfeitos pra tecnologia GPON, so o ZTE pode ter limitação de firmware

espero que a rede claro dai nao faça arrendamento com RUIMtal (vtal) , pois os modens instalados nao deixam configurar modo bridge (relatos em outros grupos disso)
Obrigado! Até onde sei, aqui em São Paulo/SP, a Claro está fazendo a sobreposição com rede própria.

Users who are viewing this thread

• Voltar