[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Opa obrigado pelas informações!

Então sobre o CGNAT, o meu endereço IPv4 começa com 179.xxx.xxx.xxx. Isso significa que estou em CGNAT né? Só como curiosidade, se eu não estivesse em CGNAT o endereço IPv4 começaria com quais números?

Agora sobre o encaminhamento de portas e UPNP, futricando um pouco mais consegui achar o danado nas opções de WAN conforme a screenshot abaixo. Normalmente essas opções estão dentro da LAN e por isso não achava rs.

Só uma outra dúvida: estou tentando acessar os niveis.virtua.com.br e está dando "não encontrou nenhum cable com este mac". Estou tentando tudo quanto é MAC address aqui e não consigo verificar os meus níveis?

[url=https://ibb.co/72ZmqqB][/URL]

Sua cidade ja tinha HFC? Se sim o niveis para fibra não funciona em cidade HFC. Você pode olhar no próprio roteador da Claro.

Então sobre o CGNAT, o meu endereço IPv4 começa com 179.xxx.xxx.xxx. Isso significa que estou em CGNAT né? Só como curiosidade, se eu não estivesse em CGNAT o endereço IPv4 começaria com quais números?
Não, se está começando com 179 então vc deve estar fora do CGNAT. Até onde eu sei, o CGNAT começa especificamente com o numero 100. Pra tirar a dúvida, pegue esse IP com inicio 179 que mostra dentro das configurações do modem. Abra algum site do tipo meuip.com.br e compare ambos: Eles devem ser iguais.
Só uma outra dúvida: estou tentando acessar os niveis.virtua.com.br e está dando "não encontrou nenhum cable com este mac". Estou tentando tudo quanto é MAC address aqui e não consigo verificar os meus níveis?
Segundo outros users aqui do fórum, se a sua cidade era HFC (cabo coaxial na residência) e está migrando para fibra, esse site dos niveis não deve funcionar. Dentro do próprio modem tem um diagnóstico mostrando algumas informações.

Agora sobre o encaminhamento de portas e UPNP, futricando um pouco mais consegui achar o danado nas opções de WAN conforme a screenshot abaixo. Normalmente essas opções estão dentro da LAN e por isso não achava rs.

[url=https://ibb.co/72ZmqqB][/URL]
Você não está em CGNAT. Faixa de CGNAT começa com 100.xxx

Sua cidade ja tinha HFC? Se sim o niveis para fibra não funciona em cidade HFC. Você pode olhar no próprio roteador da Claro.

Sim. A minha cidade sempre foi HFC e está migrando pra fibra só agora.

Não, se está começando com 179 então vc deve estar fora do CGNAT. Até onde eu sei, o CGNAT começa especificamente com o numero 100. Pra tirar a dúvida, pegue esse IP com inicio 179 que mostra dentro das configurações do modem. Abra algum site do tipo meuip.com.br e compare ambos: Eles devem ser iguais.

Segundo outros users aqui do fórum, se a sua cidade era HFC (cabo coaxial na residência) e está migrando para fibra, esse site dos niveis não deve funcionar. Dentro do próprio modem tem um diagnóstico mostrando algumas informações.

Então como podes ver na minha screenshot, quando eu clico no IP da interface do modem ele me dá o resultado em verde do número "0".

Vou verificar essa opção de diagnóstico dentro da interface do modem para saber os níveis da minha conexão então.

Você não está em CGNAT. Faixa de CGNAT começa com 100.xxx

Ah ufa! Melhor então.

Vou pesquisar mais sobre esse tal de CGNAT!

Alguma vantagem sendo PME?
Salvo engano, quem é PME tem a vantagem de ter as portas baixas liberadas e tem um suporte técnico que costuma ser mais rápido (consegue agendar pro mesmo dia). Porém PME não tem overhead, e o acesso ao APP minha claro é limitado. Por vezes o PME tem a vantagem de ser mais barato e de as vezes ter ofertas melhores.

Salvo engano, quem é PME tem a vantagem de ter as portas baixas liberadas e tem um suporte técnico que costuma ser mais rápido (consegue agendar pro mesmo dia). Porém PME não tem overhead, e o acesso ao APP minha claro é limitado. Por vezes o PME tem a vantagem de ser mais barato e de as vezes ter ofertas melhores.
O suporte do PME é em até 4 horas, se não me engano.

Então como podes ver na minha screenshot, quando eu clico no IP da interface do modem ele me dá o resultado em verde do número "0".
Eu não tinha percebido, a screen ficou pequena para mim. Mas estranho não mostrar os IPs. Ali deveria mostrar o IPv4 e o IPv6.

Mas tem outro lugar onde vc pode ver: Lado direito > Configurações Avançadas > Lado esquerdo > Menu > Acesso a Internet > IPv4 > Configurações (o Primeiro). Só não lembro se ali vai mostrar o IPv4 Publico (igual ao que mostra nos site meuip.com.br, ou se vai mostrar o IP interno cgnat.) Nos sites do tipo meuip.com.br ele mostra o ip publico e não o ip cgnat. Tem quer ser igual ambos: o do modem e o do site.

Eu vi uma vez na internet outra maneira de tentar descobrir, mas não sei se é tão valido assim. Os outros users com mais conhecimento podem dizer se é verdade ou não: Pelo prompt de comando cmd. Abre o CMD e digita: tracert 'seu ip' (sem as aspas). Se der um salto apenas, você não deve estar em cgnat. Se for mais de um salto, aí vc está nele.
Vou verificar essa opção de diagnóstico dentro da interface do modem para saber os níveis da minha conexão então.
Configurações avançadas > Banda Larga > Ligação GPON.
Se clicar em 'Detalhes', mostra mais algumas informações.

Basicamente é o que o @YO! comentou.

A desvantagem é que qualquer alteração no pacote tem que falar com alguém... não há uma opção de atendimento digital... pra quem gosta de ficar alterando o pacote a cada promoção nova (que não é o meu caso) o PME não é aconselhável.

Esse recebeu uma grana boa pra escrever essa matéria babando o ovo das operadoras.
A única "assimetria" que existe é no cofre das operadoras, que querem arrancar cada vez mais dinheiro do cliente por um serviço que, muitas vezes, tem qualidade questionável e atendimento de quinta categoria.

Deu ruim a migração.... Nao tem sinal ativo nas caixas (eu ja imaginava isso)... Passaram para outra area pra ativar o sinal e depois reagendar a instalação.

A ONT/ONU trazida foi a ZTE F689.

Agora é esperar se de fato haverá esse novo reagendamento.

Pessoal ja nao assino claro/net hfc ha uns 2 anos. Estou num airbnb no leblon/rj (cep: 22441-012).
Mas vendo no site deles, o plano de 500mbps possui (até) 50mbps de upload. Porem no speedtest esse upload ta batendo perto dos 100mbps. Que overhead é esse de 100%?
Outra aspecto q eu percebi tambem, foi a reducao no ping. Quando eu era assinante, era extremamente raro conseguir ping <18ms.
Todos os testes feitos por wifi.

15078184523.png

3463499488291389-C7dQmgmq.png

15078170030.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava configurando IPv6 no xiaomi ax3000 e existe 3 opcoes.

Static IPv6 - Não selecionei esta opcao.

Native - ao selecionar esta opcao, o roteador conseguiu pegar somente DNS IPv6 porem nao passou endereco pra LAN.

NAT6 - Ao selecionar esta opcao, o roteador distribuiu ipv6 pela lan.

Qual é a diferenca entre native e nat6?

6HwxUaT.png

Última edição:
Deu ruim a migração.... Nao tem sinal ativo nas caixas (eu ja imaginava isso)... Passaram para outra area pra ativar o sinal e depois reagendar a instalação.

A ONT/ONU trazida foi a ZTE F689.

Agora é esperar se de fato haverá esse novo reagendamento.

Menos mal o ZTE, se fosse o TCG2232 aí seria triste heheh.

Portas baixas liberadas e overhead tem no GPON (tanto PF quanto PME)

PME 600

xpK8XrE.png

Portas baixas liberadas e overhead tem no GPON (tanto PF quanto PME)

PME 600

xpK8XrE.png
Áreas gpon puro é assim. Rede hfc porta baixa tem várias cidades com bloqueio no pf, overheadcno pme nem se fala.

E o pior de tudo, se bloquearem as portas baixas no PF não tem nem como reclamar pq está no contrato o bloqueio :limo:

Atualização: o atendente da Ouvidoria entrou em contato novamente comigo hoje. Segundo ele a linha foi tirada do plano e voltou a ser pré-paga e não que foi feita nenhuma cobrança.

Ele falou que a linha poderia ficar instável e pediu pra aguardar 24h para normalizar.

:oremos:

Apareceu a seguinte mensagem no meu celular: SIM2 Aprovisionado (Mesma mensagem que apareceu no dia em que aconteceu esse problema todo). O Minha Claro Móvel não está carregando mas tudo indica que tiraram do meu plano essa linha. Agora é aguardar as 24hrs e confirmar.
Pois é galera, infelizmente essa saga com essa operadora não chegou a seu fim ainda. 😥

Minha linha móvel não está mais funcionando agora. O app minha Claro Móvel não está abrindo e me diz erro interno. Liguei para o atendimento e o sistema não consegue identificar meu número móvel.

Como se a minha linha tivesse sido desligada ou algo assim. Então liguei para a Ouvidoria do Residencial, que foi o único lugar onde deu pra falar com o atendimento usando o protocolo da primeira ligação, me passaram que eu preciso ir até o atendimento PRESENCIAL da Claro e passar pra eles essa situação.

Pode uma coisa dessas em pleno 2023??

Como podem pegar um plano residencial e transformá-lo em um "Combo Multi" sem autorização e para desfazerem a linha para de funcionar sendo que sempre fora uma linha pré?

E pensar que tudo isso começou por uma ligação na tentativa de sair do CGNAT.

Curiosidade: o lugar que fica o atendimento deles é em um Shopping, só nisso já vou ter gasto de gasolina e de estacionamento. Parece até piada uma coisa dessas, pior atendimento que já tive em uma empresa de telecomunições, não pelos atendentes da Ouvidoria, eles foram gente boa, mas sim por parte empresa. 😤😞

oyjsuYV.png

Última edição:
Pois é galera, infelizmente essa saga com essa operadora não chegou a seu fim ainda. 😥

Minha linha móvel não está mais funcionando agora. O app minha Claro Móvel não está abrindo e me diz erro interno. Liguei para o atendimento e o sistema não consegue identificar meu número móvel.

Como se a minha linha tivesse sido desligada ou algo assim. Então liguei para a Ouvidoria do Residencial, que foi o único lugar onde deu pra falar com o atendimento usando o protocolo da primeira ligação, me passaram que eu preciso ir até o atendimento PRESENCIAL da Claro e passar pra eles essa situação.

Pode uma coisa dessas em pleno 2023??

Como podem pegar um plano residencial e transformá-lo em um "Combo Multi" sem autorização e para desfazerem a linha para de funcionar sendo que sempre fora uma linha pré?

E pensar que tudo isso começou por uma ligação na tentativa de sair do CGNAT.

Curiosidade: o lugar que fica o atendimento deles é em um Shopping, só nisso já vou ter gasto de gasolina e de estacionamento. Parece até piada uma coisa dessas, pior atendimento que já tive em uma empresa de telecomunições, não pelos atendentes da Ouvidoria, eles foram gente boa, mas sim por parte empresa. 😤😞

oyjsuYV.png
l7HE7bX.jpeg

se tivesse reclamado na anatel ou no consumidor já tinha resolvido nos primeiros 10 dias se pa

Pessoal ja nao assino claro/net hfc ha uns 2 anos. Estou num airbnb no leblon/rj (cep: 22441-012).
Mas vendo no site deles, o plano de 500mbps possui (até) 50mbps de upload. Porem no speedtest esse upload ta batendo perto dos 100mbps. Que overhead é esse de 100%?
Outra aspecto q eu percebi tambem, foi a reducao no ping. Quando eu era assinante, era extremamente raro conseguir ping <18ms.
Todos os testes feitos por wifi.

15078184523.png

3463499488291389-C7dQmgmq.png

15078170030.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava configurando IPv6 no xiaomi ax3000 e existe 3 opcoes.

Static IPv6 - Não selecionei esta opcao.

Native - ao selecionar esta opcao, o roteador conseguiu pegar somente DNS IPv6 porem nao passou endereco pra LAN.

NAT6 - Ao selecionar esta opcao, o roteador distribuiu ipv6 pela lan.

Qual é a diferenca entre native e nat6?

6HwxUaT.png
NAT6 é o uso compatilhado de um ipv6 designado no router, pelas estações na lan. Utiliza uma faixa de ipv6 não pública .
Native é o uso do prefix delegation ( por slaac ou dhcpv6 ) para emprestar ipv6 válidos, e roteados pelo router, para os dispositivos da lan.

Users who are viewing this thread

Voltar