[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pois é galera, infelizmente essa saga com essa operadora não chegou a seu fim ainda. 😥

Minha linha móvel não está mais funcionando agora. O app minha Claro Móvel não está abrindo e me diz erro interno. Liguei para o atendimento e o sistema não consegue identificar meu número móvel.

Como se a minha linha tivesse sido desligada ou algo assim. Então liguei para a Ouvidoria do Residencial, que foi o único lugar onde deu pra falar com o atendimento usando o protocolo da primeira ligação, me passaram que eu preciso ir até o atendimento PRESENCIAL da Claro e passar pra eles essa situação.

Pode uma coisa dessas em pleno 2023??

Como podem pegar um plano residencial e transformá-lo em um "Combo Multi" sem autorização e para desfazerem a linha para de funcionar sendo que sempre fora uma linha pré?

E pensar que tudo isso começou por uma ligação na tentativa de sair do CGNAT.

Curiosidade: o lugar que fica o atendimento deles é em um Shopping, só nisso já vou ter gasto de gasolina e de estacionamento. Parece até piada uma coisa dessas, pior atendimento que já tive em uma empresa de telecomunições, não pelos atendentes da Ouvidoria, eles foram gente boa, mas sim por parte empresa. 😤😞

oyjsuYV.png
ESCURO - VOCE MERECE VELHO!

Pessoal ja nao assino claro/net hfc ha uns 2 anos. Estou num airbnb no leblon/rj (cep: 22441-012).
Mas vendo no site deles, o plano de 500mbps possui (até) 50mbps de upload. Porem no speedtest esse upload ta batendo perto dos 100mbps. Que overhead é esse de 100%?
Outra aspecto q eu percebi tambem, foi a reducao no ping. Quando eu era assinante, era extremamente raro conseguir ping <18ms.
Todos os testes feitos por wifi.

15078184523.png

3463499488291389-C7dQmgmq.png

15078170030.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava configurando IPv6 no xiaomi ax3000 e existe 3 opcoes.

Static IPv6 - Não selecionei esta opcao.

Native - ao selecionar esta opcao, o roteador conseguiu pegar somente DNS IPv6 porem nao passou endereco pra LAN.

NAT6 - Ao selecionar esta opcao, o roteador distribuiu ipv6 pela lan.

Qual é a diferenca entre native e nat6?

6HwxUaT.png
Nas regiões onde há canais OFDMA habilitados na rede, o upload é de até 100 Mb.
O download pode chegar também a até 700 Mb, mas vejo que não é o caso daí.

Portas baixas liberadas e overhead tem no GPON (tanto PF quanto PME)

PME 600
É mais desleixo do data center que característica do produto, pois só há garantia de ter as portas baixas abertas em contratos PME.

É um piadista.
Já tem carreira garantida no stand up depois dessa declaração.

Não faz nem sentido nos dias de hj bloquearem isso.
claro que faz, força cara a migrar pro plano PME, pagar mais barato, gastar menos banda na rede e tirar vantagem do cliente de mudar de plano via site e app :limo:

Última edição:
Existe alguma outra vantagem de migrar do plano fibra de 500m PF pra 600 megas PME além da velocidade, prefixo v6 maior e portas baixas abertas ?

Confesso que não li o contrato pra ver se tem alguma outra pegadinha com relação à fidelidade ou alguma outra barreira que possa vir a me dar uma dor de cabeça futura, logo, se alguém que assina ou entende como funciona o produto puder me dar uma luz, pois parece ser uma boa.

Existe alguma outra vantagem de migrar do plano fibra de 500m PF pra 600 megas PME além da velocidade, prefixo v6 maior e portas baixas abertas ?

Confesso que não li o contrato pra ver se tem alguma outra pegadinha com relação à fidelidade ou alguma outra barreira que possa vir a me dar uma dor de cabeça futura, logo, se alguém que assina ou entende como funciona o produto puder me dar uma luz, pois parece ser uma boa.
velocidade maior? não. plano PF de 500Mb esta recebendo ~700Mb em varias regiões de forma não oficial, e o praticamente nem um plano pme esta recebendo velocidade extra.
prefixo PD do v6 maior? hahahaha não, é a mesma porcaria capada /64 do residencial.
só a questão da porta baixa que é o diferencial, e mesmo assim oficialmente em contrato, mas é aquilo, tem cidade que o pessoal do DC não configurou o bloqueio das portas baixas no planos PF, ae nem isso é diferencial, mas se quiser garantir 100% com contrato só plano pme tem esta vantagem.

fidelidade, fatura e etc é igual entre os planos pf e pme.

Você é o que está as 6 meses esperando liberar as vendas?:crycat:

Aqui no meu condomínio terminaram a infra ontem e colocaram uns banners anunciando 350 mega, falaram que as vendas serão liberadas segunda-feira, porém no site já consta disponível pra montar combo, mas meu pedido é sempre recusado acusando falta de viabilidade.
Fibraram dia 29/06/2023 está recente. Já liguei e nada, sem viabilidade, mesmo falando que tem a FIBRA instalada. Por isso que nem tentei na vitrine (minha claro residência).

Onde isso? Aqui tá 149,90 ainda
Aqui está 169,90 fora do combo. Incluso fica em 149,90 Rio de Janeiro, RJ

Deu ruim a migração.... Nao tem sinal ativo nas caixas (eu ja imaginava isso)... Passaram para outra area pra ativar o sinal e depois reagendar a instalação.

A ONT/ONU trazida foi a ZTE F689.

Agora é esperar se de fato haverá esse novo reagendamento.
Onde você consegui a informação ONT/ONU ZTE F689?

Última edição:
velocidade maior? não. plano PF de 500Mb esta recebendo ~700Mb em varias regiões de forma não oficial, e o praticamente nem um plano pme esta recebendo velocidade extra.
prefixo PD do v6 maior? hahahaha não, é a mesma porcaria capada /64 do residencial.
só a questão da porta baixa que é o diferencial, e mesmo assim oficialmente em contrato, mas é aquilo, tem cidade que o pessoal do DC não configurou o bloqueio das portas baixas no planos PF, ae nem isso é diferencial, mas se quiser garantir 100% com contrato só plano pme tem esta vantagem.

fidelidade, fatura e etc é igual entre os planos pf e pme.
Caraca, achei que ao menos na velocidade seria algo compatível com os planos de PF com o “chorinho” de velocidade extra e o prefixo v6 maior, que zoado!

Vou ficar onde estou mesmo…..

Obrigado por explicar as diferenças entre os planos. :joia:

Eu não tinha percebido, a screen ficou pequena para mim. Mas estranho não mostrar os IPs. Ali deveria mostrar o IPv4 e o IPv6.

Mas tem outro lugar onde vc pode ver: Lado direito > Configurações Avançadas > Lado esquerdo > Menu > Acesso a Internet > IPv4 > Configurações (o Primeiro). Só não lembro se ali vai mostrar o IPv4 Publico (igual ao que mostra nos site meuip.com.br, ou se vai mostrar o IP interno cgnat.) Nos sites do tipo meuip.com.br ele mostra o ip publico e não o ip cgnat. Tem quer ser igual ambos: o do modem e o do site.

Eu vi uma vez na internet outra maneira de tentar descobrir, mas não sei se é tão valido assim. Os outros users com mais conhecimento podem dizer se é verdade ou não: Pelo prompt de comando cmd. Abre o CMD e digita: tracert 'seu ip' (sem as aspas). Se der um salto apenas, você não deve estar em cgnat. Se for mais de um salto, aí vc está nele.

Configurações avançadas > Banda Larga > Ligação GPON.
Se clicar em 'Detalhes', mostra mais algumas informações.

Verifiquei aqui o endereço de IP dentro da interface do modem (Configurações Avançadas > Menu > Acesso a Internet > IPv4 > Configurações) e, apesar da interface não especificar se está mostrando IP público ou não (na lingua inglesa também não), é o mesmo endereço de IP que está mostrando em sites como o meuip.com.br. Não sei se serve como parâmetro também, mas aparentemnte estou com o mesmo endereço IPv4 de ontem.

Sobre o tracert, eu preciso fazer esse teste depois pois essa máquina só tem Ubuntu.

Sobre os níveis, veriquei nesse caminho sugerido por você (Configurações Avançadas > Banda Larga > Ligação GPON) mas não entendo nada. Será que existe alguma postagem ou página explicando o que cada parâmetro significa? Estava mais acostumado acessar o niveis.virtua.com.br e comparar os valores com os de outros clientes.

Sobre os níveis, veriquei nesse caminho sugerido por você (Configurações Avançadas > Banda Larga > Ligação GPON) mas não entendo nada. Será que existe alguma postagem ou página explicando o que cada parâmetro significa? Estava mais acostumado acessar o niveis.virtua.com.br e comparar os valores com os de outros clientes.
Não sei se tem alguma tabela com range de valores ideais pra fibra, mas lembro que quando o técnico estava instalando aqui, o equipamento que ele usava pra medir o sinal da fibra, media o Sinal RX, e segundo ele, tinha que ter pelo menos -22 de valor pra validar a instalação. O meu aqui é -20 desde que foi instalado e funciona bem.

Sobre o tracert, eu preciso fazer esse teste depois pois essa máquina só tem Ubuntu.

No Linux o comando equivalente ao tracert do Windows é o "traceroute -I [IP]" (-I significa uso de ICMP no trace route que é o default do Windows - no Linux se não especificar o "-I" o default é usar TCP que dá resultados diferentes). Exemplo do "traceroute" no Linux:

Rich (BB code):
root@opi5:~ # traceroute -I 8.8.8.8
traceroute to 8.8.8.8 (8.8.8.8), 30 hops max, 60 byte packets
 1  router.home (192.168.1.1)  1.164 ms  1.107 ms  1.235 ms
 2  c925a801.virtua.com.br (201.37.168.1)  3.048 ms  3.035 ms  3.023 ms
 3  c915e52d.virtua.com.br (201.21.229.45)  3.847 ms  3.832 ms  3.818 ms
 4  embratel-H0-5-0-0-4003-agg01.pae.embratel.net.br (189.86.80.169)  3.803 ms  3.916 ms  3.905 ms
 5  200.230.28.1 (200.230.28.1)  40.680 ms  40.667 ms  40.652 ms
 6  ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br (200.230.252.230)  39.469 ms  41.165 ms  41.132 ms
 7  ebt-B1421-core01.spo.embratel.net.br (200.230.231.62)  35.424 ms  35.400 ms  35.385 ms
 8  * * *
 9  ebt-B211-agg03.rjo.embratel.net.br (200.244.18.8)  35.109 ms  35.095 ms  35.434 ms
10  peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br (201.39.52.58)  29.787 ms  29.080 ms  29.123 ms
11  142.250.227.145 (142.250.227.145)  33.375 ms  33.361 ms  33.335 ms
12  142.251.48.165 (142.251.48.165)  34.619 ms  34.587 ms  33.933 ms
13  dns.google (8.8.8.8)  31.865 ms  32.128 ms  32.108 ms
root@opi5:~ #

Fibra utiliza a tecnologia GPON, que em termos de "sinal" é bem mais simples, e por isso mais eficiente e confiável do que o HFC. Numa explicação muito simples, basicamente são duas frequências de luz (cores) que trafegam pela fibra, uma para download e outra para upload. E são justamente esses níveis que são reportados pelo TX (nível do sinal usada para transmitir dados - upload) e RX (nível do sinal usado para receber dados - download).

Idealmente você busca um TX baixo e um RX alto. Porém existem limites (tanto para os níveis mínimos quanto para os máximos). A tabela abaixo do modem/HGU Huawei da Claro coloca os valores de referência (coluna da direita) para os sinais TX e RX:

Última edição:
Pergunta para quem está fora do CGNAT.

Percebi que meu IPv4 está mostrando "x.x.x.x/23". Será que está certo isso? Entendo que o esperado seria um /32 para um IPv4 único...

Percebi que meu IPv4 está mostrando "x.x.x.x/23". Será que está certo isso? Entendo que o esperado seria um /32 para um IPv4 único...
Até onde eu sei a Claro entrega um IPV4 a cada aparelho que se conectar a ONU em bridge. Aqui eu já testei com dois e ambos pegaram IPV4 público.

esse /23 é o pool de ips que o dhcp server v4 tem disponível para entregar e seta a subrede desses ips.
/32 basicamente só é usado em rede que usam pppoe, que não é o caso da claro que usa ipoe.

Até onde eu sei a Claro entrega um IPV4 a cada aparelho que se conectar a ONU em bridge. Aqui eu já testei com dois e ambos pegaram IPV4 público.
tem nada a ver, é como o pool de ips validos foi configurado no dhcp server la na area dele.

-------------

inclusive, aqui na minha area o v4 é entregue num grupo /21, e mesmo assim só 1 ipv4 valido por cliente pode ser usado por vez.
esse pool de ip tb não tem relação com a quantidade de ips que o cliente pode usar ao mesmo tempo.

esse /23 é o pool de ips que o dhcp server v4 tem disponível para entregar e seta a subrede desses ips.
/32 basicamente só é usado em rede que usam pppoe, que não é o caso da claro que usa ipoe.

tem nada a ver, é como o pool de ips validos foi configurado no dhcp server la na area dele.

-------------

inclusive, aqui na minha area o v4 é entregue num grupo /21, e mesmo assim só 1 ipv4 valido por cliente pode ser usado por vez.
esse pool de ip tb não tem relação com a quantidade de ips que o cliente pode usar ao mesmo tempo.
Então porquê aqui posso utilizar mais de um endereço IPV4 público? Seria alguma configuração do DHCP da Claro que permite isso?

Então porquê aqui posso utilizar mais de um endereço IPV4 público? Seria alguma configuração do DHCP da Claro que permite isso?
não é só o dhcp server nesse caso, pode ser alguma config cagada que fizeram nele mais alguma coisa no servidor de autenticação de cliente que não ta configurado pra limitar a quantidade de ips que pode ser pegos por cliente.

é mesma coisa das portas baixas no planos residenciais gpon que ta liberado, mas que não deveriam tb :limo:

atualizando meu caso aqui @Vanísio e @Brasil150 e @_dsouza_

hoje por volta de meio dia um atendente da anatel entrou em contato comigo dizendo que de fato não localiza que faz parte do meu contrato e que nem foi adicionado tais serviços de premiere hd e nem claro tv mais, sim enfiaram tb agora um claro tv mais, e que o trabalho estava fácil de ser feito já que está claro que eles enfiaram isso na fatura e nitidamente não há contratação, em menos de 10 minutos, sim 10 minutos o atendente me retornou dizendo que já corrigiu a fatura e que me deu um desconto de mais de 30 reais, de fato confirmei com ele e estava certinho, fatura corrigida no próprio app da claro e problema resolvido

é isso amigos, acionem a anatel que a mesma resolve, se depender da claro eles só vão enrolar o cliente, devem bem saber que alguém de dentro faz isso pra bater metas e deixam rolar pra não "queimar" o coleguinha

obrigado a vocês
achei que o problema havia acabado mas não, a Claro nitidamente está de má fé, hoje recebi ligação de um atendente do consumidor.gov me informando que viu lá que a anatel resolveu o problema anterior, e que a solicitação foi totalmente encerrada no dia 1/8, porém apareceu pra ele que segundo a Claro eu novamente contratei canais de tv agora os canais telecine hd no dia 3/8 mas que não consta por onde assinei nem nenhum informação esclarecedora, e que eles acharam estranho já que a reclamação anterior há poucos dias era de que eu não tenho tv e reclamei justamente disso, e se eu reconhecia a informação, obviamente falei que não assinei nada, que sequer tenho tv deles imagina assinar outros canais agora.

Incrível como agem de má fé, empresa suja

openwrt for the win, só saber configurar direito o sqm e ter hardware o suficiente pra flexionar a carga extra na cpu.
segue exemplo da minha config aqui.
image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Obrigado pela configuração.

Na quinta eu consegui 0 de bufferbloat nota A+, mas desde ontem nenhum teste passa sem, tentei baixar para 50mb e ainda tenho +25, com a sua configuração +64ms no download. Só consigo anular no upload.

A sua rede hfc é muito boa, comprei um nanopi r4s e ativei irqbalance, modem em bridge e nada. Um dia funciona e outro não.

Última edição:
achei que o problema havia acabado mas não, a Claro nitidamente está de má fé, hoje recebi ligação de um atendente do consumidor.gov me informando que viu lá que a anatel resolveu o problema anterior, e que a solicitação foi totalmente encerrada no dia 1/8, porém apareceu pra ele que segundo a Claro eu novamente contratei canais de tv agora os canais telecine hd no dia 3/8 mas que não consta por onde assinei nem nenhum informação esclarecedora, e que eles acharam estranho já que a reclamação anterior há poucos dias era de que eu não tenho tv e reclamei justamente disso, e se eu reconhecia a informação, obviamente falei que não assinei nada, que sequer tenho tv deles imagina assinar outros canais agora.

Incrível como agem de má fé, empresa suja
Só tem a Claro aí de opção?
Eu cancelava depois dessa.

Só tem a Claro aí de opção?
Eu cancelava depois dessa.
infelizmente aqui só tem Claro e Tim live, eu tive a tim live por 7 anos, funcionava perfeitamente bem e era absurdamente melhor que a claro fibra até que nos últimos meses eu ficava sem internet toda semana, sim era toda semana mesmo, e levavam dias até consertar, muitas vezes só consertando depois de acionar a anatel, e não, não eram roubos de cabos nem nada assim, era desleixo mesmo pq segundo eles o meu bairro usava uma placa nokia ou algo assim de distribuição a qual não era mais fabricada e não tem mais peças de reposição, aí quando dava problema eles só conseguiam fazer um reparo paliativo e daí o problema depois voltava para todos, não aguentei e saí e assinei a outra opção que é a Claro

Users who are viewing this thread

Voltar