[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No Linux o comando equivalente ao tracert do Windows é o "traceroute -I [IP]" (-I significa uso de ICMP no trace route que é o default do Windows - no Linux se não especificar o "-I" o default é usar TCP que dá resultados diferentes). Exemplo do "traceroute" no Linux:

Rich (BB code):
root@opi5:~ # traceroute -I 8.8.8.8
traceroute to 8.8.8.8 (8.8.8.8), 30 hops max, 60 byte packets
 1  router.home (192.168.1.1)  1.164 ms  1.107 ms  1.235 ms
 2  c925a801.virtua.com.br (201.37.168.1)  3.048 ms  3.035 ms  3.023 ms
 3  c915e52d.virtua.com.br (201.21.229.45)  3.847 ms  3.832 ms  3.818 ms
 4  embratel-H0-5-0-0-4003-agg01.pae.embratel.net.br (189.86.80.169)  3.803 ms  3.916 ms  3.905 ms
 5  200.230.28.1 (200.230.28.1)  40.680 ms  40.667 ms  40.652 ms
 6  ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br (200.230.252.230)  39.469 ms  41.165 ms  41.132 ms
 7  ebt-B1421-core01.spo.embratel.net.br (200.230.231.62)  35.424 ms  35.400 ms  35.385 ms
 8  * * *
 9  ebt-B211-agg03.rjo.embratel.net.br (200.244.18.8)  35.109 ms  35.095 ms  35.434 ms
10  peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br (201.39.52.58)  29.787 ms  29.080 ms  29.123 ms
11  142.250.227.145 (142.250.227.145)  33.375 ms  33.361 ms  33.335 ms
12  142.251.48.165 (142.251.48.165)  34.619 ms  34.587 ms  33.933 ms
13  dns.google (8.8.8.8)  31.865 ms  32.128 ms  32.108 ms
root@opi5:~ #

Fibra utiliza a tecnologia GPON, que em termos de "sinal" é bem mais simples, e por isso mais eficiente e confiável do que o HFC. Numa explicação muito simples, basicamente são duas frequências de luz (cores) que trafegam pela fibra, uma para download e outra para upload. E são justamente esses níveis que são reportados pelo TX (nível do sinal usada para transmitir dados - upload) e RX (nível do sinal usado para receber dados - download).

Idealmente você busca um TX baixo e um RX alto. Porém existem limites (tanto para os níveis mínimos quanto para os máximos). A tabela abaixo do modem/HGU Huawei da Claro coloca os valores de referência (coluna da direita) para os sinais TX e RX:

Obrigado pelas dicas e informações!

Vou tentar esse traceroute depois pois estou preocupado porque a conexão com fibra está com perda de pacotes aqui.

Poderia verificar se os valores TX e RX estão bons aqui? Na interface do modem está indicando valores Tx Power: 2.8976727 e Rx RSSI: -17.399286, o que aparentemente está dentro da normalidade de acordo com a tabela de referência sugerida. Porém ainda estou tendo perda de pacotes e o que parece ser um bufferbloat considerável (por exemplo, estou pingando o servidor da uol.com.br com média de ~13ms e de repente sobe para uns ~500ms sem eu usar downstream ou upstream nem nada), sem contar que ontem quando eu fui ligar o modem na energia, ele literalmente não sincronizou. Tive que desligar da tomada e religar novamente e daí ele sincronizou normal.

Existe intermitência na rede GPON também ou o que pode ser?

Última edição:
Pessoal, sempre acompanho o fórum em off e vi aqui um link da claro onde tem um bom desconto, por ex 500mb por 99,90 pra quem já é cliente. Hoje pago 100 por 250mb.
Vocês assinam por esse link tbm? Vi num outro fórum que dentro de 3, 6 meses ou 1 ano a claro altera o valor, sendo preciso falar com a Anatel pra voltar aos 99,90.
Também teve casos da claro não aceitar esse valor dizendo que o link não é oficial, mesmo sendo claro.com.br...

Então essa é a minha dúvida. Eles mantém esse valor por tempo todo, com os reajustes anuais? Ou sempre tem dor de cabeça pra voltar ao valor?
E no caso de cancelamento, a multa é a mesma do plano "comum" que tenho hoje?

Abc.

achei que o problema havia acabado mas não, a Claro nitidamente está de má fé, hoje recebi ligação de um atendente do consumidor.gov me informando que viu lá que a anatel resolveu o problema anterior, e que a solicitação foi totalmente encerrada no dia 1/8, porém apareceu pra ele que segundo a Claro eu novamente contratei canais de tv agora os canais telecine hd no dia 3/8 mas que não consta por onde assinei nem nenhum informação esclarecedora, e que eles acharam estranho já que a reclamação anterior há poucos dias era de que eu não tenho tv e reclamei justamente disso, e se eu reconhecia a informação, obviamente falei que não assinei nada, que sequer tenho tv deles imagina assinar outros canais agora.

Incrível como agem de má fé, empresa suja
Já notei que essa "máfia" na Claro é bem regionalizada.
Em Brasília, por exemplo, lembro que tive que pedir a instalação da internet 3 vezes pelo site, pois nas duas primeiras vezes eu recebi o e-mail de confirmação (pedi via site) com outros produtos que não tinha contratado, como Revista Monet, fixo ou TV.
Na terceira vez deu certo.
Já aqui em Fortaleza, sempre adquiri planos novos via site e nunca tive problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, sempre acompanho o fórum em off e vi aqui um link da claro onde tem um bom desconto, por ex 500mb por 99,90 pra quem já é cliente. Hoje pago 100 por 250mb.
Vocês assinam por esse link tbm? Vi num outro fórum que dentro de 3, 6 meses ou 1 ano a claro altera o valor, sendo preciso falar com a Anatel pra voltar aos 99,90.
Também teve casos da claro não aceitar esse valor dizendo que o link não é oficial, mesmo sendo claro.com.br...

Então essa é a minha dúvida. Eles mantém esse valor por tempo todo, com os reajustes anuais? Ou sempre tem dor de cabeça pra voltar ao valor?
E no caso de cancelamento, a multa é a mesma do plano "comum" que tenho hoje?

Abc.
Aqui sempre usei os links que a galera posta aqui, tanto pra mudança de plano como para novos contratos.
Um deles tenho instalado há 3 anos com o mesmo plano.
A única alteração de valor que aconteceu até agora foi o desconto pela redução do ICMS, que permanece até hoje ativo.
Acho que isso tem mais a ver com o sistema de cobrança falho da Claro do que com o link em si.
Esse plano, aliás, sofreu upgrade pra 600 Mb recentemente sem mudar o valor.

Última edição:
Obrigado pelas dicas e informações!

Vou tentar esse traceroute depois pois estou preocupado porque a conexão com fibra está com perda de pacotes aqui.

Poderia verificar se os valores TX e RX estão bons aqui? Na interface do modem está indicando valores Tx Power: 2.8976727 e Rx RSSI: -17.399286, o que aparentemente está dentro da normalidade de acordo com a tabela de referência sugerida. Porém ainda estou tendo perda de pacotes e o que parece ser um bufferbloat considerável (por exemplo, estou pingando o servidor da uol.com.br com média de ~13ms e de repente sobe para uns ~500ms sem eu usar downstream ou upstream nem nada), sem contar que ontem quando eu fui ligar o modem na energia, ele literalmente não sincronizou. Tive que desligar da tomada e religar novamente e daí ele sincronizou normal.

Existe intermitência na rede GPON também ou o que pode ser?

Os níveis de TX e RX que você colocou acima estão perfeitamente normais. Assumo que você está testando via ethernet (cabo), e não Wifi. Nesse caso de fato não deveria ter perda de pacotes. Sugiro o seguinte:

1) Pinga teu roteador (192.168.0.1 ou 192.168.1.1) para eliminar a possibilidade de problemas na tua rede interna;
2) Tenta pingar outros IPs v4 (como 8.8.8.8 e 1.1.1.1) para verificar se esses outros também apresentam perda de pacotes.

O fato de não ter sincronizado também é estranho. Se seguir assim, sugiro abrir um chamado para uma visita técnica.

achei que o problema havia acabado mas não, a Claro nitidamente está de má fé, hoje recebi ligação de um atendente do consumidor.gov me informando que viu lá que a anatel resolveu o problema anterior, e que a solicitação foi totalmente encerrada no dia 1/8, porém apareceu pra ele que segundo a Claro eu novamente contratei canais de tv agora os canais telecine hd no dia 3/8 mas que não consta por onde assinei nem nenhum informação esclarecedora, e que eles acharam estranho já que a reclamação anterior há poucos dias era de que eu não tenho tv e reclamei justamente disso, e se eu reconhecia a informação, obviamente falei que não assinei nada, que sequer tenho tv deles imagina assinar outros canais agora.

Incrível como agem de má fé, empresa suja
Cada vez mais a ficha da ilusão propagada de uma grande empresa lider caindo ladeira abaixo... prazo de validade , Escuro

Mapa atualizado, 1 cidade nova gpon e mais 2 novas rede neutra atc aqui em MG.
@KILLME
image.png

Aqui sempre usei os links que a galera posta aqui, tanto pra mudança de plano como para novos contratos.
Um deles tenho instalado há 3 anos com o mesmo plano.
A única alteração de valor que aconteceu até agora foi o desconto pela redução do ICMS, que permanece até hoje ativo.
Acho que isso tem mais a ver com o sistema de cobrança falho da Claro do que com o link em si.
Esse plano, aliás, sofreu upgrade pra 600 Mb recentemente sem mudar o valor.
Boa.
Obrigado pela resposta.
Sobre as questões de valor, li num outro fórum esses dias.
Muita gente tendo problemas. Mas acredito que valha a pena, poder ter os 600mb por 99,90.
Se der ruim, é Anatel neles. 🤣

Eu ainda me impressiono com o nível de conhecimento e de entendimento dos operadores de telemarketing. É difícil viu.
A cada 10 atendentes, 3 vão saber te orientar (má orientação), dos 3 um vai te atender bem, um vai te atender mal e um vai te empurrar uma venda não solicitada, praticamente uma roleta russa do atendimento. Eu fico mais chateado ainda que isso não é exclusivo da claro, todas as operadoras tem isso, parece até que o telemarketing/atendimento viraram aqueles centros indianos de scam infelizmente

Só vale para CNPJ?
Excelente plano.

Eu fiquei sem acompanhar a página de planos PME da Claro durante um bom tempo e quando entrei me deparei com essa promoção, tirei print e no mesmo dia ela sumiu, não sei dizer quanto tempo ficou em vigor. Tentei esse valor no chat Resolva Aqui e a atendente disse que a oferta era exclusiva para o site e que eu deveria assinar por lá, expliquei pra ela que na condição de já ser um assinante o site não me permitia contratar, mas ela não quis entender e acho que sequer sabia como agir. Eu abri reclamação na Anatel e vim a ser atendido em meu pedido dias depois.

A promoção não existe mais.

Pra quem tava reclamando que rede neutra tava cara, tão lançando várias cidades.
Fico curioso se a Claro usa o mesmos perfis de velocidade da rede GPON própria ou usa os perfis definidos pela rede neutra.

A minha região é atendida pela rede da VTAL, mas é um local com forte presença da Claro via coaxial e creio que por lógica seja mais vantajoso financeiramente sobrepor HFC para fibra. Achei que a Claro fosse relutar mais em adotar redes neutras.
Em Jundiaí-SP tem rede Vtal mas a Claro fez sobreposição com GPON.

A minha região é atendida pela rede da VTAL, mas é um local com forte presença da Claro via coaxial e creio que por lógica seja mais vantajoso financeiramente sobrepor HFC para fibra. Achei que a Claro fosse relutar mais em adotar redes neutras.

Em Jundiaí-SP tem rede Vtal mas a Claro fez sobreposição com GPON.
ate o momento, vendo no mapa la que fiz, uso de rede neutra pela claro só esta sendo feito em cidades do PR e MG segundo api de tecnologia deles, aonde não tinham qual quer tipo de rede fixa para atendimento de cliente final.

nada garante, mas aonde ela tem rede própria HFC, hora ou outra deve sobrepor e não utilizar rede neutra.
isso por uma coisa que notei, nessas cidades rede neutra o montador de combo não esta vendendo telefone fixo só planos de celular, e na rede hfc e gpon própria eles vendem telefone fixo.
se utilizarem rede neutra nessas cidades, se manterem dessa forma não vão poder vender mais tel fixo.

--------------

uma correção no que falei, a claro no montador de combo não esta vendendo tel fixo aonde usa rede VTAL, acabei de pegar um cep aonde é rede da ATC e estão vendendo tel fixo via rede deles via montador de combo oficial.

Última edição:
Pois é galera, infelizmente essa saga com essa operadora não chegou a seu fim ainda. 😥

Minha linha móvel não está mais funcionando agora. O app minha Claro Móvel não está abrindo e me diz erro interno. Liguei para o atendimento e o sistema não consegue identificar meu número móvel.

Como se a minha linha tivesse sido desligada ou algo assim. Então liguei para a Ouvidoria do Residencial, que foi o único lugar onde deu pra falar com o atendimento usando o protocolo da primeira ligação, me passaram que eu preciso ir até o atendimento PRESENCIAL da Claro e passar pra eles essa situação.

Pode uma coisa dessas em pleno 2023??

Como podem pegar um plano residencial e transformá-lo em um "Combo Multi" sem autorização e para desfazerem a linha para de funcionar sendo que sempre fora uma linha pré?

E pensar que tudo isso começou por uma ligação na tentativa de sair do CGNAT.

Curiosidade: o lugar que fica o atendimento deles é em um Shopping, só nisso já vou ter gasto de gasolina e de estacionamento. Parece até piada uma coisa dessas, pior atendimento que já tive em uma empresa de telecomunições, não pelos atendentes da Ouvidoria, eles foram gente boa, mas sim por parte empresa. 😤😞

oyjsuYV.png

Deixando aqui o meu relato final sobre esse assunto.

A linha foi perdida e não há nada que possa ser feito para recupera-lá. Foi me passado que a linha foi cancelada e não há nada o que fazer.

Infelizmente perdi minha linha pré-paga pessoal pra essa operadora pilantra que enfia serviço sem autorização dos clientes! Nunca mais adquiro nenhuma LINHA de celular deles! ABSURDO!!
Até cancelam o serviço mas a linha também vai junto.
Sua linha Pré virou Controle? Desista dela, ela jamais voltará a ser pré-paga!

zDR6S59.jpg
82fmto3.jpg
mlzFpc1.jpg

A linha foi perdida e não há nada que possa ser feito para recupera-lá. Foi me passado que a linha foi cancelada e não há nada o que fazer.

I

zDR6S59.jpg
82fmto3.jpg
mlzFpc1.jpg

Eu não conheço o seu caso a fundo, tomara que você tenha direcionado todo o esforço que vejo na quantidade de protocolos em reclamações direcionadas via Anatel ou consumidor.gov. A operadora não é sua amiga, enquanto você mantém o problema fechado (entre você e ela) não há nenhuma perspectiva de punição, seja direta ou indireta. Certa vez ouvi de um membro do fórum que postar na Anatel ou consumidor.gov dava na mesma pois no final das contas você trataria o problema com a ouvidoria. É uma visão totalmente restrita da realidade, toda operadora zela por seus índices junto ao site da agência reguladora do setor ou do consumidor.gov via Senacom pois há certas implicações se o montante das reclamações for relevante.

Hoje é tão fácil abrir uma reclamação via Procon online, não precisa nem sair de casa na maioria das capitais e em alguns municípios, dá para colocar pressão via Anatel, consumidor.gov. Não resolveu? Classifique como não resolvido e dê nota 1. Tem o Juizado Especial Civil que também tem modalidade online e você poderia conseguir reaver a linha e ter uma indenização. Se dispor a manter o problema só entre você e a operadora depois de tantas tentativas é se rebaixar ao nível dela, se humilhar!

Uma pesquisa no Google mostrará que são inúmeros os casos de pessoas com linhas móveis canceladas sem autorização, o caminho mais justo para o lado mais frágil nessa história é a justiça.

Última edição:

Infelizmente perdi minha linha pré-paga pessoal pra essa operadora pilantra que enfia serviço sem autorização dos clientes! Nunca mais adquiro nenhuma LINHA de celular deles! ABSURDO!!

zDR6S59.jpg
82fmto3.jpg
mlzFpc1.jpg
Anatel neles
Se der errado, entra com processo

zDR6S59.jpg
82fmto3.jpg
mlzFpc1.jpg
consumidor.gov.br e anatel,

se não resolverem de primeira, já mete um JEC pra cima.

Na Anatel recebi 1 ano de assinatura por esse valor após anexar os prints que peguei no site oficial da Claro com ofertas dos planos empresa, depois o preço vai para R$120 que é o valor que eu já pagava antes de obter a promoção, independente de ser por 1 ano é um ótimo negócio.
sim acertaram legal contigo ainda bem... aqui moro regiao com sinal degradado, galera se nao reclamar nao tem descontos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

zDR6S59.jpg
82fmto3.jpg
mlzFpc1.jpg
so frustração com a ESCURO, cade
Tiago Leifert
mentiroso

Users who are viewing this thread

Voltar