Bom... eu moro na região CENTRAL de São José dos Campos e até agora aqui ainda a CLARO é cabo coaxial ultrapassado ainda.
Prezado, o fato de ser região central não significa muita coisa. Os critérios de sobreposição da claro não são exatamente conhecidos, mas levam em consideração uma série de fatores, como saturação da rede, número de clientes, furto de cabos, conservação da rede, etc. Portanto pode ser que locais mais humildes, mais afastados e/ou que não tenham cobertura recebam a fibra primeiro do que um bairro central.
(Como disse pra mim Internet de 200 megas que so tem 10 megas de upload é VERGONHOSO)
Sobre velocidades, até aonde eu tenho conhecimento a Claro/NET não comercializa plano de 200mb. Em geral, no HFC é 50/125/250/350/500/750/1000, sendo que os menores é só via retenção.
Referente ao upload, desconheço essa informação de 10mb de upload, ja faz um bom tempo que a claro nao fornece upload tão baixo. Até aonde eu tenho conhecimento, a maioria dos planos a Claro oferece velocidades superiores de upload, a depender da situação da rede (saturação, presença de OFDM/OFDMA, etc). Pelo que sei, em muitos planos a Claro tem ofertado 100mb de upload no HFC, que é bastante satisfatório, além de oferecer um "bonus extraoficial" no download (normalmente quem tem 250 recebe 350, 350 recebe 500, 500 recebe 720, 750 recebe 940).
E tem gente que não acha isso ULTRAPASSADO ainda. Enquanto a CLARO não tomar vergonha na cara e mudar para FTTH fico na vivo mesmo. 10 megas de upload sendo que trabalho com isso não da. A CLARO acha que so upload importa so pode.
Agora, referente ao coaxial ser "ultrapassado" ou inferior a fibra, o fato do coaxial ser uma tecnologia mais antiga, e ser mais sensível a falta de manutenção é algo que todas as pessoas sabem. No entanto, para a ampla maioria das pessoas o que importa é o preço, a qualidade de serviço e a velocidade. A net tem plano HFC de 500mb por 99, que entrega 720/100, e dependendo do local, funciona bem.
A Claro não tem porque sair correndo as pressas pra mudar uma tecnologia se está funcionando adequadamente. Não há retorno econômico significativo. A claro/net nao vai sair correndo para fibrar para atender um publico muito especifico (pessoas que precisam de mais de 100mb de up). É diferente de locais saturados, ou com problemas de manutenção, na qual o investimento se paga.
Acrescento que no médio prazo, o coaxial ainda consegue competir com a fibra, ainda que com upload menor, então é provável que persista por mais tempo o coaxial, especialmente nos locais com rede boa.
Ademais é impossível prever quanto tempo vai demorar a sobreposição de um local específico. Pode ser que amanhã estejam fazendo a sobreposição ou que só façam a sobreposição da sua rua no ano de 2039.
Sobre upload, reitero que essa informação de 10mb de up é equivocada.