• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Uai, achava que a Claro tinha rotas melhores para fora do BR.
Ela piorou ou a Vivo melhorou?

Teste com Vivo:
raV3bos.png

Pois é, esperava pelo menos uns 30MB/s na Claro, mesmo com rota ruim. Estou conseguindo 10MB/s ou menos...

E o apt do Ubuntu é de matar (846 KB/s). Não fui atrás ainda, o mirror deveria ser no Brasil, pode ser que seja alguma coisa na configuração do apt...

 
Pois é, esperava pelo menos uns 30MB/s na Claro, mesmo com rota ruim. Estou conseguindo 10MB/s ou menos...

E o apt do Ubuntu é de matar (846 KB/s). Não fui atrás ainda, o mirror deveria ser no Brasil, pode ser que seja alguma coisa na configuração do apt...

O mirror padrão do Ubuntu no Brasil é horrível de lento.

Experimente editar o sources.list ( /etc/apt/sources.list ) e substitua o host por archive.ubuntu.com para main restricted universe multiverse .
 
Última edição:
Ontem resolvi pesquisar um pouco sobre o plano da claro de 750mb e acabei parando novamente aqui dnv kkkk
O assunto sobre essa internet começou mais ou menos 4 meses atras e dps de ler 3 meses de mensagens sobre oq voces acharam desse novo plano e ter passado por uma discursão se cabo cat7 faz diferença, alguém supostamente mentindo sobre pagar barato em um plano, um aparelho que libera umas portas 2.5gb e um cara entrando para uma blacklist da ouvidoria, resolvi assinar.

Plano de 750mb 129,90 Duque de Caxias RJ.
Pagava antes 119,90
20 minutos dps da instalação:
F@ST 3896
cLgm0Qh.png


Historico antes da Instalaçao:

VubFWeq.png
 
Ontem resolvi pesquisar um pouco sobre o plano da claro de 750mb e acabei parando novamente aqui dnv kkkk
O assunto sobre essa internet começou mais ou menos 4 meses atras e dps de ler 3 meses de mensagens sobre oq voces acharam desse novo plano e ter passado por uma discursão se cabo cat7 faz diferença, alguém supostamente mentindo sobre pagar barato em um plano, um aparelho que libera umas portas 2.5gb e um cara entrando para uma blacklist da ouvidoria, resolvi assinar.

Plano de 750mb 129,90 Duque de Caxias RJ.
Pagava antes 119,90
20 minutos dps da instalação:
F@ST 3896
cLgm0Qh.png


Historico antes da Instalaçao:

VubFWeq.png

Também estou pensando, se devo ir para esse plano ou trocar por uma fibra regional. O que achou?
 
Também estou pensando, se devo ir para esse plano ou trocar por uma fibra regional. O que achou?
Eu trocaria facil por uma fibra regional mas aqui os planos são estupidos dms. A claro tem seus problemas mas ela funciona 98% do tempo bem pelo menos aqui.
Tenta negociar um plano maneiro com o pessoal ai da regional antes man... quem sabe vc não da uma baita sorte. Faz um teste, se der BO.. da pra voltar dps
 
Aquele link de internet 750M que postaram anteriormente eh de plano pme empresarial sem overhead. Migrei depois pra um plano de 1gb na retenção por 199 que támbem era pme empresarial. Por fim acabei colocando o plano de 750M residencial pelo atendimento normal que está batendo 970mbps.

Veja meu resultado do Speedtest! O quanto sua internet é rápida? https://www.speedtest.net/my-result/a/9501469366
 
o proprio site la fala:


pelo que parece, esse aparelho é hibrido no sentido de escolher se vai ser um tv box completamente via internet, ou se vai ser um decoder da rede hfc.
agora se na usando ele na rede hfc alguma função poder ser utilizada usando o wifi, só testando o aparalho pra saber, já que a claro ate na documentação enviada pra anatel ta cagando pra colocar essas informações :limo:
O meu é aquele chamado "disco voador" que tem as mesmas conexões desse. No meu caso, ele é um decoder de rede HFC e o WI-FI é para as gravações em nuvem.

EDITADO

Só para esclarecer, eu procurei na opção dos app's e não encontrei o CLARO TV+ para acessar. Obvio que não teria, tendo em vista ser um decoder para uso na rede HFC.
 
Última edição:
Tem mais alguma outra informação interna da claro além das tecnologias disponíveis.

Na api está retornando que tem fibra disponível no meu endereço, mas eles finalizaram minha solicitação falando que não tem viabilidade:
Informamos que o endereço do Senhor não possui viabilidade técnica para a instalação dos produtos da Net, sendo assim não é possível realizarmos a adesão do Virtua.
 
o proprio site la fala:


pelo que parece, esse aparelho é hibrido no sentido de escolher se vai ser um tv box completamente via internet, ou se vai ser um decoder da rede hfc.
agora se na usando ele na rede hfc alguma função poder ser utilizada usando o wifi, só testando o aparalho pra saber, já que a claro ate na documentação enviada pra anatel ta cagando pra colocar essas informações :limo:
Pelo que vi, a entrada RF é para carregar os canais pelo HFC, mas como não tem modem DOCSIS embutido, não usa internet provida por DOCSIS.
Toda a interatividade, o uso de internet, tanto na versão redonda quanto na nova quadrada precisa que esteja conectado o cabo de rede ou wi-fi.
 
Pessoal, minha internet estava tudo OK, reiniciei para testar meu failover no meu roteador da asus, e o modem agora só fica com POWER, DS com led fixo e o US piscando loucamente e o resto apagado, o aparelho morreu ou ta sem sinal mesmo?
 
Se for problema de rota que está resultando em perda de pacote significativa na minha conexão (às vezes acima de 10% de perda de pacote), então será que a Claro consegue resolver isso?

Alguém poderia me sugerir qual reclamação devo fazer para a visita técnica?
vc tem que identificar se é isso, pelo winmtr vc consegue identificar se as perdas ocorrem ao passar por determinado ponto, teria que tentar explicar isso para os atendentes da claro o que eu acho impossível eles conseguirem entender, acho que vc printar as evidências pelo winmtr, abrir a reclamação na claro só pra te gerar um numero de protocolo e aí então abrir na anatel o chamado explicando o ocorrido e anexando os prints, só assim a claro vai acabar levando o caso para alguém mais avançado te ajudar
 
Se for problema de rota que está resultando em perda de pacote significativa na minha conexão (às vezes acima de 10% de perda de pacote), então será que a Claro consegue resolver isso?

Alguém poderia me sugerir qual reclamação devo fazer para a visita técnica?

o modem tá bridge ou roteador?

se estiver como roteador dá uma olhada nas opções e desmarca ping block em firewall
 
Última edição:
Tem mais alguma outra informação interna da claro além das tecnologias disponíveis.

Na api está retornando que tem fibra disponível no meu endereço, mas eles finalizaram minha solicitação falando que não tem viabilidade:
Informamos que o endereço do Senhor não possui viabilidade técnica para a instalação dos produtos da Net, sendo assim não é possível realizarmos a adesão do Virtua.
no site da claro retorna oq?? no meu endereço aparecia que tinha viabilidade mas nem infra da claro tem aqui.
 
Cara, ultrapassada não é. A Claro usa DOCSIS 3.1, assim como a Comcast e vários grandes operadores de banda larga do mundo.
E não, a Claro não tem pressa nenhuma de sobrepor a rede com fibra. Mesmo porque ela entrega praticamente os mesmos planos ofertados na concorrência. Enquanto for tecnologicamente possível entregar velocidades altas na rede coaxial, ela vai ser utilizada.
Se você tem pressa, infelizmente vai ter que cancelar o serviço e assinar uma fibra da sua região.
Eu disse que é ultrapassada porque o upload da claro é RIDICULO.... so 10 megas de upload com 200 megas de download enquanto os mesmos 200 megas de dowoad da VIVO É 100 de upload. Se entregar apenas 10 megas de upload não for ultrapassado pada você então não sei o que é.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É o meu caso pra onde me mudei; a rede é boa, não é saturada e entrega um bônus de aproximadamente 200MEGA e o UP +50MEGA; ou seja, contratei 500/50 e recebo 700/100.
O problema é o upload vergonhoso da rede. Eu faço bastante upload pois trabalho com isso. Para mim infelizmente rede em DOCSIS não presta pois upload é vergonhoso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, estão fazendo sobreposição.

Segundo o mapa do dudu1505, que usa a base de dados da claro (https://mapa-claro.dudu-lab.xyz/), a localidade de São José dos Campos possui sobreposição GPON/HFC.
Bom... eu moro na região CENTRAL de São José dos Campos e até agora aqui ainda a CLARO é cabo coaxial ultrapassado ainda. (Como disse pra mim Internet de 200 megas que so tem 10 megas de upload é VERGONHOSO)E tem gente que não acha isso ULTRAPASSADO ainda. Enquanto a CLARO não tomar vergonha na cara e mudar para FTTH fico na vivo mesmo. 10 megas de upload sendo que trabalho com isso não da. A CLARO acha que so upload importa so pode.
 
Última edição:
Bom... eu moro na região CENTRAL de São José dos Campos e até agora aqui ainda a CLARO é cabo coaxial ultrapassado ainda.
Prezado, o fato de ser região central não significa muita coisa. Os critérios de sobreposição da claro não são exatamente conhecidos, mas levam em consideração uma série de fatores, como saturação da rede, número de clientes, furto de cabos, conservação da rede, etc. Portanto pode ser que locais mais humildes, mais afastados e/ou que não tenham cobertura recebam a fibra primeiro do que um bairro central.

(Como disse pra mim Internet de 200 megas que so tem 10 megas de upload é VERGONHOSO)
Sobre velocidades, até aonde eu tenho conhecimento a Claro/NET não comercializa plano de 200mb. Em geral, no HFC é 50/125/250/350/500/750/1000, sendo que os menores é só via retenção.

Referente ao upload, desconheço essa informação de 10mb de upload, ja faz um bom tempo que a claro nao fornece upload tão baixo. Até aonde eu tenho conhecimento, a maioria dos planos a Claro oferece velocidades superiores de upload, a depender da situação da rede (saturação, presença de OFDM/OFDMA, etc). Pelo que sei, em muitos planos a Claro tem ofertado 100mb de upload no HFC, que é bastante satisfatório, além de oferecer um "bonus extraoficial" no download (normalmente quem tem 250 recebe 350, 350 recebe 500, 500 recebe 720, 750 recebe 940).

E tem gente que não acha isso ULTRAPASSADO ainda. Enquanto a CLARO não tomar vergonha na cara e mudar para FTTH fico na vivo mesmo. 10 megas de upload sendo que trabalho com isso não da. A CLARO acha que so upload importa so pode.

Agora, referente ao coaxial ser "ultrapassado" ou inferior a fibra, o fato do coaxial ser uma tecnologia mais antiga, e ser mais sensível a falta de manutenção é algo que todas as pessoas sabem. No entanto, para a ampla maioria das pessoas o que importa é o preço, a qualidade de serviço e a velocidade. A net tem plano HFC de 500mb por 99, que entrega 720/100, e dependendo do local, funciona bem.

A Claro não tem porque sair correndo as pressas pra mudar uma tecnologia se está funcionando adequadamente. Não há retorno econômico significativo. A claro/net nao vai sair correndo para fibrar para atender um publico muito especifico (pessoas que precisam de mais de 100mb de up). É diferente de locais saturados, ou com problemas de manutenção, na qual o investimento se paga.

Acrescento que no médio prazo, o coaxial ainda consegue competir com a fibra, ainda que com upload menor, então é provável que persista por mais tempo o coaxial, especialmente nos locais com rede boa.

Ademais é impossível prever quanto tempo vai demorar a sobreposição de um local específico. Pode ser que amanhã estejam fazendo a sobreposição ou que só façam a sobreposição da sua rua no ano de 2039.

Sobre upload, reitero que essa informação de 10mb de up é equivocada.
 
Pessoal, uma dúvida: é possível uma conexão com a internet ter perda de pacote devido a problemas de rota também ou não?
vc tem que identificar se é isso, pelo winmtr vc consegue identificar se as perdas ocorrem ao passar por determinado ponto, teria que tentar explicar isso para os atendentes da claro o que eu acho impossível eles conseguirem entender, acho que vc printar as evidências pelo winmtr, abrir a reclamação na claro só pra te gerar um numero de protocolo e aí então abrir na anatel o chamado explicando o ocorrido e anexando os prints, só assim a claro vai acabar levando o caso para alguém mais avançado te ajudar

Notar que nem todos roteadores priorizam a resposta de pacotes ICMP (ping). Então se o winmtr (ou traceroute) indicar que um ou mais roteadores no caminho não respondem não significa necessariamente que existam problemas na rota.

A perda de pacotes deve ser verificada via *ping para o IP do destino final*. Se esse ping indicar perda de pacotes aí sim pode ser um problema na rota.

Mais detalhes abaixo:
In the screenshot below, we see one hop with 23% packet loss, and one with a worst-case latency of 52ms. Neither of them is a problem since they don’t continue to the next hop in the list. https://www.redhat.com/sysadmin/traceroute-finding-meaning[/URL

In the screenshot below, we see one hop with 23% packet loss, and one with a worst-case latency of 52ms. Neither of them is a problem since they don’t continue to the next hop in the list. https://support.8x8.com/business-ph...interpret-mtr-winmtr-ping-and-traceroute-tool
 
Última edição:
Notar que nem todos roteadores priorizam a resposta de pacotes ICMP (ping). Então se o winmtr (ou traceroute) indicar que um ou mais roteadores no caminho não respondem não significa que exista perda de pacotes.

A perda de pacotes deve ser verificada via *ping para o IP* do destino final. Se esse ping indicar perda de pacotes aí sim pode ser um problema na rota.
mas isso vc consegue evidenciar no winmtr tb, se ele apontar como sem resposta em determinado ponto do caminho mas no destino final não houver perdas, agora se quando ocorrer alguma perda em determinado ponto no caminho e neste momento todos os outros posteriores incluindo o destino tb tiverem aí é o problema de rota causando isso
 
mas isso vc consegue evidenciar no winmtr tb, se ele apontar como sem resposta em determinado ponto do caminho mas no destino final não houver perdas, agora se quando ocorrer alguma perda em determinado ponto no caminho e neste momento todos os outros posteriores incluindo o destino tb tiverem aí é o problema de rota causando isso
Sim, correto. Mas tem gente que não sabe disso e basta ver um timeout no meio do caminho do WinMTR e já podem achar que é problema na rota ou perda de pacotes. Isso que eu quis esclarecer na resposta para a pergunta do @Slickster2347.

Para avaliar latência e/ou perda de pacotes nada melhor que um ping para o IP destino! Ai se o Ping tiver problemas é quando um traceroute pode ajudar!👍
 
Última edição:
no site da claro retorna oq?? no meu endereço aparecia que tinha viabilidade mas nem infra da claro tem aqui.
Aparece disponível. Consigo até solicitar.
Aí depois cancelam por falta de viabilidade técnica.

A CTO mais próxima da minha casa tá na avenida no fim do meu quarteirão, tem uns 150m da minha casa.
 
Sim, correto. Mas tem gente que não sabe disso e basta ver um timeout no meio do caminho do WinMTR e já podem achar que é problema na rota ou perda de pacotes. Isso que eu quis esclarecer na resposta para a pergunta do @Slickster2347.

Para avaliar latência e/ou perda de pacotes nada melhor que um ping para o IP destino! Ai se o Ping tiver problemas é quando um traceroute pode ajudar!👍
sim, só citei o winmtr pra se ele confirmar o problema já enviar o print pra abertura do chamado na anatel evidenciando onde no meio do caminho está o problema, já que se depender da competência da Claro não vai achar nunca
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo