[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, estou com a Claro há pouco menos de 2 semanas aqui no Rio de Janeiro/RJ e tenho notado problemas para acessar conteúdo de streaming e mídia durante o "horário nobre" da Internet, principalmente da Fastly, mas não só.

1. No Max: é um serviço de streaming que é multicloud. Seu conteúdo pode vir do GCP, AWS Cloudfront, Akamai ou Fastly. Durante esse período vejo o bitrate cair consideravelmente quando usando a Claro e a mídia vem da AWS ou Akamai, e com a Fastly chega a parar a transmissão para buffering.
  2. X/Twitter: Tanto imagens quanto vídeos do Twitter são oferecidos 100% via Fastly na Claro. Na Oi, já notei mídia vindo da Edgio. Nesse horário, é praticamente impossível consumir o Twitter.
Tenho plano 500/250 mbps FTTH fora do CGNAT. Não tenho os mesmos problemas na Oi (tenho ambas).

Alguém mais nota o mesmo problema?
Tenho o plano da Claro 600 Mega, cabo. Sou de Niterói/RJ.

Assino Globoplay e Prime Video/Max.

Não tenho esses problemas de buffering e vejo conteúdo 4K em SmartTV no Wi-Fi, "horário nobre" e em 2 TVs ao mesmo tempo. Tem como especificar qual(ais) conteúdo(s) ocorre o problema para que eu possa conferir aqui?

eai caio, faz 1 semana que eles passaram aqui na rua de casa. Eles a principio pelo que eu vi, fibraram a rua dos caçadores da entrada da divi até a rua Bagé. Eu estou pensando em assinar a claro fibra pelo fato de já vir com globoplay, hoje pago 179 por 1giga na unifique e + 49,90 no globoplay.
já que você tem claro fibra ai, me ajuda nesse ping aqui 203.159.80.100 nesse eu tenho 12ms e nesse 177.54.152.65 eu tenho 15ms.
Coloquei aqui plano da Claro por isso , no serviços agregados é imbatível no momento , também pagava outra operadora de Tv, fora netflix ,globoplay.. no combo sai bem mais em conta.

eai caio, faz 1 semana que eles passaram aqui na rua de casa. Eles a principio pelo que eu vi, fibraram a rua dos caçadores da entrada da divi até a rua Bagé. Eu estou pensando em assinar a claro fibra pelo fato de já vir com globoplay, hoje pago 179 por 1giga na unifique e + 49,90 no globoplay.
já que você tem claro fibra ai, me ajuda nesse ping aqui 203.159.80.100 nesse eu tenho 12ms e nesse 177.54.152.65 eu tenho 15ms.
203.159.80.100 da uns 15 ms, ja o ip 177.54.152.65 20 ms, nao é tao bom mas acho que ainda ganha da oi fibra kk

203.159.80.100 da uns 15 ms, ja o ip 177.54.152.65 20 ms, nao é tao bom mas acho que ainda ganha da oi fibra kk
gostei, é pouca diferença a unifique e a vivo é que são fora da curva aqui na cidade 🤣🤣
Eu não sei quando eles liberam para a assinatura, mas já vi tecnico da claro nas CTO medindo o sinal. Acredito que não demore muito.
Coloquei aqui plano da Claro por isso , no serviços agregados é imbatível no momento , também pagava outra operadora de Tv, fora netflix ,globoplay.. no combo sai bem mais em conta.
sim bem isso ai.

Hoje fez um ano da minha assinatura. E continuo com o mesmo IP porém fora do CGNAT. O serviço não é ruim e foram raras as vezes que fiquei sem conexão, acredito que por ser fibra seja melhor que a experiência que as pessoas tem com o HFC
Mas ser HFC por sí só não torna o serviço ruim.
Ser HFC é um problema pra quem mora em locais com rede degradada, ou pra quem precisa de upload alto.
Eu sou cliente há 10 anos, e raramente preciso de visita técnica aqui.
Mas sem sombra de dúvida a experiência é melhor.
Já de cara são 10 ms a menos na fibra.

Última edição:
Hoje fez um ano da minha assinatura. E continuo com o mesmo IP porém fora do CGNAT. O serviço não é ruim e foram raras as vezes que fiquei sem conexão, acredito que por ser fibra seja melhor que a experiência que as pessoas tem com o HFC
Eu hospedo um Servidor aqui, isso no HFC e não tenho do que reclamar(só as vezes quando a rota fica estranha). A Claro não tem cobertura Fibra na minha rua.

As que tem fibra aqui na rua são Oi e Vivo. Porém eu acho a qualidade e o preço da Claro melhores, mesmo sendo no HFC.

Fiz um "downgrade" no meu plano... estava com 600 MB em contrato e migrei para 500 com plano pós no cel pelo mesmo preço de antes da internet fixa. Deixei de pagar R$ 70,00 no Claro Controle, estou com 500 MB no contrato da internet fixa e mantendo 720 MB de download com o Arris sem precisar de visita técnica. Só sucesso.

Pessoal, estou com a Claro há pouco menos de 2 semanas aqui no Rio de Janeiro/RJ e tenho notado problemas para acessar conteúdo de streaming e mídia durante o "horário nobre" da Internet, principalmente da Fastly, mas não só.

1. No Max: é um serviço de streaming que é multicloud. Seu conteúdo pode vir do GCP, AWS Cloudfront, Akamai ou Fastly. Durante esse período vejo o bitrate cair consideravelmente quando usando a Claro e a mídia vem da AWS ou Akamai, e com a Fastly chega a parar a transmissão para buffering.
  2. X/Twitter: Tanto imagens quanto vídeos do Twitter são oferecidos 100% via Fastly na Claro. Na Oi, já notei mídia vindo da Edgio. Nesse horário, é praticamente impossível consumir o Twitter.
Tenho plano 500/250 mbps FTTH fora do CGNAT. Não tenho os mesmos problemas na Oi (tenho ambas).

Alguém mais nota o mesmo problema?
Vou dar uma olhada no meu aqui.

Galera quem puder me ajude no seguinte. Tenho internet da Claro 600mb aquí em casa.
O problema é que o modem tem duas velocidades, 2.4Ghz e 5Ghz, mas meus dois notebooks só conectam com o 2.4Ghz quando acesso a internet pelo wifi.
Lembro que antes conectava no 5Ghz. Porque não consigo conectar com o 5GHZ? Os notes nem a detectam mais.

Galera quem puder me ajude no seguinte. Tenho internet da Claro 600mb aquí em casa.
O problema é que o modem tem duas velocidades, 2.4Ghz e 5Ghz, mas meus dois notebooks só conectam com o 2.4Ghz quando acesso a internet pelo wifi.
Lembro que antes conectava no 5Ghz. Porque não consigo conectar com o 5GHZ? Os notes nem a detectam mais.
Pode ser problema nos canais do roteador, entra nas configurações do roteador, vai lá em Wi-Fi, depois clica em rádio, clica no 5Ghz e procura o Canal, se tiver no automático, tira do automático e coloca no 36 aí vai testando canal por canal até teu notebook conectar. Eu já tive esse problema aqui em casa parecido com 1 equipamento que só conectava quando eu deixava em um canal específico.

Boa tarde! Alguém sabe em dizer qual ou quais modelos de roteadores WiFi 6 a Claro tem homologados nos planos de 700Mbps e 1Gbps?

Pode ser problema nos canais do roteador, entra nas configurações do roteador, vai lá em Wi-Fi, depois clica em rádio, clica no 5Ghz e procura o Canal, se tiver no automático, tira do automático e coloca no 36 aí vai testando canal por canal até teu notebook conectar. Eu já tive esse problema aqui em casa parecido com 1 equipamento que só conectava quando eu deixava em um canal específico.
Há outra questão aquí, um dos notebooks só conecta com o 2.4Ghz, isso a cabo. O outro notebook conecta com ambas as conexões, 2,4 e 5GHZ, isso a cabo também.
Mas o notebook que não conecta com o 5Ghz está com o Windows 10 não original. Tenho que comprar uma licença e tornar ele original.

Então pergunto, será que o Windows não original limita a conexão com a internet só reconhecendo a 2,4 Ghz?

PessoALL, boa tarde!

Depois que eu pedi a saída do meu IPv4 do CGNAT pelo operadora local, notei uma coisa que julgo ser estranha.
O gateway é um nº totalmente diferente do IP Dinâmico. Isso é comum? ou (aí tem maracutaia)?
EXEMPLO REAL:

Gateway:
100.XX.0.1

IP Address:
189.X.XXX.116
ou
177.XX.X.41

PessoALL, boa tarde!

Depois que eu pedi a saída do meu IPv4 do CGNAT pelo operadora local, notei uma coisa que julgo ser estranha.
O gateway é um nº totalmente diferente do IP Dinâmico. Isso é comum? ou (aí tem maracutaia)?
EXEMPLO REAL:

Gateway:
100.XX.0.1

IP Address:
189.X.XXX.116
ou
177.XX.X.41
Não tem problema nenhum.
O que determina o CGNAT é o IP atribuído a você.
Se esse for público, tudo certo.
Gateway, DNS e saltos internos na rede do provedor podem usar IPs de qualquer tipo.

Mas ser HFC por sí só não torna o serviço ruim.
Ser HFC é um problema pra quem mora em locais com rede degradada, ou pra quem precisa de upload alto.
Eu sou cliente há 10 anos, e raramente preciso de visita técnica aqui.
Mas sem sombra de dúvida a experiência é melhor.
Já de cara são 10 ms a menos na fibra.
ate uns 4 anos atraz a internet coaxial aqui era perfeita, extrema raridade da problema somente quando sinistros de poste ser atingido por raio dava falta de sinal.
Porem estes tempos agora, internet fica instável direto, no app da claro fica 24 horas so em manutenção com ''degradação de sinal''.
vizinhos do predio que usam fibra da vivo/tim tão tudo OK, porem com a claro todo dia tem um carro deles estacionando aqui visitando um cliente com problemas.
Pior a claro ja tem fibra aqui na região mas insiste em não migrar aqui o sistema do prédio, so devem fazer isso se geral começar a cancelar.

ate uns 4 anos atraz a internet coaxial aqui era perfeita, extrema raridade da problema somente quando sinistros de poste ser atingido por raio dava falta de sinal.
Porem estes tempos agora, internet fica instável direto, no app da claro fica 24 horas so em manutenção com ''degradação de sinal''.
vizinhos do predio que usam fibra da vivo/tim tão tudo OK, porem com a claro todo dia tem um carro deles estacionando aqui visitando um cliente com problemas.
Pior a claro ja tem fibra aqui na região mas insiste em não migrar aqui o sistema do prédio, so devem fazer isso se geral começar a cancelar.
Se já tem fibra aí na região, isso é sinal de que a situação do coaxial já foi avaliada pela engenharia de redes da Claro, e chegaram à conclusão de que a rede não compensa mais ser consertada, e por isso fizeram a sobreposição.
Ou seja: você mora numa região que a rede é degradada e entra no que escrevi no post anterior.
A Claro não vai fibrar regiões que o coaxial funciona bem tão cedo, pois é uma rede já 100% paga e que só há lucro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Toda empresa pensa dessa forma.
Como o principal objetivo é o lucro, enquanto houver clientes pagantes não vão se mexer.
Ainda mais uma empresa que tem tantos clientes como a Claro.

Última edição:
Depois de tanta briga por causa das rotas, até veio equipe de qualidade aqui ver, consegui 750MB + Claro Gaming(que entra No-Ping + alguns outros programas) por 94,90 por 12 mesês. Achei um excelente preço, jamais imaginei que a Claro iria deixar o Claro Gaming por esse valor. Agendaram uma visita técnica aqui dia 20/08 para troca de modem, que eu acho que nem seria preciso, pois esse modem que tenho no Claro Fibra 500MB, tbm usava quando tinha 600MB, mas eles alegam que tem que trocar.

Uma dica: Se você paga por um serviço, seja chato e pronto como eu fui, a Claro não está te fazendo caridade, você está pagando por um serviço e muitas vezes bem caro, então seja extramente chato como eu fui, ao ponto de me ofertarem 750MB no Claro Gaming por menos de 100 reais, algo que via atendimento/cancelamento seria quase impossivel conseguir apenas ameçando cancelar. Bom, foi uma briga, 3 protocolos na Anatel, uns 4 no consumidor.gov e enchi o saco, estou pagando pelo serviço, quero ele funcionando. Eles vão te ofertar algo bom, pq eles preferem você dando dinheiro para eles, nem quer for com desconto, do que seu dinheiro indo para concorrência e a Claro nesse ponto é bem generosa(sempre foi, que não é o caso da Vivo, que já tive, que não estão nem ai).

Última edição:
Depois de tanta briga por causa das rotas, até veio equipe de qualidade aqui ver, consegui 750MB + Claro Gaming(que entra No-Ping + alguns outros programas) por 94,90 por 12 mesês. Achei um excelente preço, jamais imaginei que a Claro iria deixar o Claro Gaming por esse valor. Agendaram uma visita técnica aqui dia 20/08 para troca de modem, que eu acho que nem seria preciso, pois esse modem que tenho no Claro Fibra 500MB, tbm usava quando tinha 600MB, mas eles alegam que tem que trocar.
O plano de 750 Mb usa outro tipo de modem, com Wi-Fi 6 e porta de 2,5 Gb.
Por isso a troca.

Por isso a troca.

Entendi, agora só esperar a troca do modem dia 20/08.

Por isso a troca.

Vieram instalar aqui, porém acredito que esse modem não tenha porta 2.5GB, pois minha placa de rede é 2.5GB e cabo que eu uso é um cat6 e apenas sobe 1GB e nas configurações da placa de rede já está selecionado o 2.5GB. Modem que colocaram aqui é um ZTE ZHN F6600P.

Obs: Pesquisando pouco mais, meu cabo cat6 é apenas até 1GB mesmo, terei que comprar um outro cabo.

Última edição:
Vieram instalar aqui, porém acredito que esse modem não tenha porta 2.5GB, pois minha placa de rede é 2.5GB e cabo que eu uso é um cat6 e apenas sobe 1GB e nas configurações da placa de rede já está selecionado o 2.5GB. Modem que colocaram aqui é um ZTE ZHN F6600P.

Obs: Pesquisando pouco mais, meu cabo cat6 é apenas até 1GB mesmo, terei que comprar um outro cabo.
Achava que você era cliente do coaxial.
Na fibra realmente tem regiões que não tem disponível para instalação ONT com porta 2,5 Gb. Esse modelo da ZTE realmente não tem esse recurso.
E cabo não tem nada a ver com isso.
Até cabo CAT5e passa tranquilamente 2,5 Gb. Só depende da metragem.

Última edição:
Achava que você era cliente do coaxial.
Na fibra realmente tem regiões que não tem disponível para instalação ONT com porta 2,5 Gb. Esse ZTE realmente não tem.
E cabo não tem nada a ver com isso.
Até cabo CAT5e passa tranquilamente 2,5 Gb. Só depende da metragem.

Então qual foi a necessidade da troca de modem? Se fosse para vir um modem com porta 2.5GB beleza, mas só trocaram modem por causa do wifi6? 0 necessidade disso.

Users who are viewing this thread

Voltar