[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Fala pessoal tudo bem?
O que seria IPv6 LLA e IPv6 GUA

cdf678039a8aa3338c90a6adb1ba326b.png

Fala pessoal tudo bem?
O que seria IPv6 LLA e IPv6 GUA

cdf678039a8aa3338c90a6adb1ba326b.png
LLA: Link-local address
GUA: Global Unicast Address

resumindo:
lla é o ipv6 privado da rede local para uso entre dispositivos locais(do gateway na claro ate modem, e do modem para os dispositivos internos).
gua é endereço publico global roteado(literalmente o endereço ipv6 publico valido que pode ser enxergado por qual quer um na internet).

Olá pessoal, estou enfrentando problemas aqui com a globoplay, não uso tal serviço, mas o pessoal aqui em casa sim, e eles estão relatando que há meses o serviço tá uma bosta travando horrores, como eu só uso VPN em meus dispositivos não noto lentidão em nada, mas resolvi fazer o teste no meu PC e realmente está uma droga, com VPN está um foguete, sem, parece uma internet discada, alguém aqui sabe se a claro resolve esse tipo de coisa? Obs já desativei IPV6 e Troquei DNS, só o VPN salva.

Com VPN
k0eg99L.gif

Sem VPN, claro "fibra"
uim3Cxn.gif
Tô tendo esse mesmo problema no provedor local daqui e acontece com alguns conteúdos do globoplay. Geralmente isso acontece em horários de pico á noite até 23h30, não sei qual horário começa, e depois normaliza. Acho que é problema no servidor que hospeda o serviço. Não tá tendo perca de pacote e o ping fica entre 44ms e 48ms aqui em Fortaleza. O problema foi resolvido depois de assinar e usar o WARP VPN Unlimited da Cloudflare no Android pois uso ambos no celular.

Claro HFC 500/100 instalado.
Alguém pode me dizer se os sinais estão bom? Obrigado!
0vs9sVk.png

0vs9sVk.png
Sinais excelentes.
A rede aí é limpíssima de ruídos.
Dificilmente tu vai ter problemas de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

0vs9sVk.png
Pra efeitos de comparação: meus sinais com o Technicolor TC3106 (750 Mb):

ISMQQvJ.jpeg

O TX aqui é no limite por conta de ter muitos pontos de TV aqui em casa, mas a internet é bem estável o sinal.

Última edição:
Sinais excelentes.
A rede aí é limpíssima de ruídos.
Dificilmente tu vai ter problemas de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra efeitos de comparação: meus sinais com o Technicolor TC3106 (750 Mb):

ISMQQvJ.jpeg

O TX aqui é no limite por conta de ter muitos pontos de TV aqui em casa, mas a internet é bem estável o sinal.
ofdma me lembrou do horroroso do modem CBN , o supervisor ficou maluco aqui que nao modulava de maneira alguma, cai toda hora, sentiu ruidos , ja era internet, por isso lutamos pelo sagencom e ate hoje ta aqui modulando tudo kkkk, perguntei pra alguns conhecidos :

- cade CBN modem bomba?

- foi pro lixo agora é kaon cg3000

ofdma me lembrou do horroroso do modem CBN
Aqui instalaram um CBN CH8568.
Já coloquei em bridge, só que o OpenWRT não está dando conta do bufferbloat, mesmo usando SQM ainda tenho pico de latência + perda de pacote.
É normal isso na rede HFC? Tem algo a mais que posso fazer para melhorar a questão do bufferbloat?
Ou esse CBN é "bomba"?

Já coloquei em bridge, só que o OpenWRT não está dando conta do bufferbloat, mesmo usando SQM ainda tenho pico de latência + perda de pacote.
É normal isso na rede HFC? Tem algo a mais que posso fazer para melhorar a questão do bufferbloat?
Ou esse CBN é "bomba"?
CBN mano, faça sacrifício troque sagemcom ou kaon

te passar um paliativo, antes de colocar em bridge desativa tudo dele, DHCP, UPNP, WI-FI... vai melhorar um pouco sua rede ai com roteador

Ou esse CBN é "bomba"?
O meu modem anterior era esse CBN CH8568 aí. Funcionou muito bem por uns 2,5 anos até que um pico de energia o danificou e pedi a troca.

Postei aqui alguns testes com ele e não dava problema de perda de pacotes.

Ou esse CBN é "bomba"?

te passar um paliativo, antes de colocar em bridge desativa tudo dele, DHCP, UPNP, WI-FI... vai melhorar um pouco sua rede ai com roteador
O meu modem anterior era esse CBN CH8568 aí. Funcionou muito bem por uns 2,5 anos até que um pico de energia o danificou e pedi a troca.

Postei aqui alguns testes com ele e não dava problema de perda de pacotes.
Eu tinha esse mesmo CBN aqui também.
Nunca tive problemas com ele.
Só foi trocado porque mudei pro plano de 750 Mb.
E Bufferbloat só é problema para quem usa a conexão no limite o tempo todo.
Mas no HFC isso acontece em todos os equipamentos. Sem exceção.
Se isso é um problema pra você, melhor mudar de internet, pois não tem solução.
Um paliativo é usar o modem em bridge, e limitar a conexão num roteador para que ele não bata no limite da banda.

Coitado do roteador 🤣
Se isso é um problema pra você, melhor mudar de internet, pois não tem solução.
É raro as situações na qual eu utilizo a conexão no limite, por isso nem vou bater muito a cabeça.
Um paliativo é usar o modem em bridge, e limitar a conexão num roteador para que ela não bata no limite da banda.
É o que estou fazendo agora, mas pensando bem não acho que vale a pena rodar SQM 24/7/365, parece mais desperdício de CPU.
Além disso, obrigado a todos pelas respostas rápidas!

É raro as situações na qual eu utilizo a conexão no limite, por isso nem vou bater muito a cabeça.

É o que estou fazendo agora, mas pensando bem não acho que vale a pena rodar SQM 24/7/365, parece mais desperdício de CPU.
Além disso, obrigado a todos pelas respostas rápidas!
Que bom que você pensa assim. E não é só desperdício de CPU, é desperdício tempo também se preocupar com isso, já que você mesmo diz que é raro usar no limite.
Muita gente não entende que o Bufferbloat é um problema situacional, ou seja, precisa de um cenário específico acontecendo pra ser um problema.
Esse cenário é justamente usar no talo o tempo todo.
E disponha!

E Bufferbloat só é problema para quem usa a conexão no limite o tempo todo.
Imagina o tanto de gente que entra no fórum, faz o teste de bufferbloat e reclama de conexão com a claro por causa da nota sendo que mora só com a vó que assiste a novela no globoplay e só usa estoura a conexão quando vai fazer upload das fotos que tirou na noitada no google drive.

O plano PME deveria ter garantias sobre isso pra usuário que acha o uso hardcore e precisa da conexão 100% liberada, assim como tem users do fórum que fariam bom uso de um plano empresarial dedicado de verdade.

LLA: Link-local address
GUA: Global Unicast Address

resumindo:
lla é o ipv6 privado da rede local para uso entre dispositivos locais(do gateway na claro ate modem, e do modem para os dispositivos internos).
gua é endereço publico global roteado(literalmente o endereço ipv6 publico valido que pode ser enxergado por qual quer um na internet).
Sabe muito!
@dudu1505 > Google

Um adendo aqui, eu até fui pesquisar no google mas sinceramente, o resultado do google foi uma bosta!
@dudu1505 Sua resposta foi direta, enxuta e suscinta.

Turma, uma dica: a Claro voltou a ofertar no setor de retenção (10621 ou Whatsapp) o plano de 750 Mb por R$ 104,90 (R$ 99,90 no débito automático).
A oferta independe da tecnologia do cliente (HFC ou fibra).
Tenho 750 Mb instalados em 2 endereços e consegui a oferta para os 2 hoje à tarde.

Galera to usando a ONT da Claro aqui como roteador.
Pra eu poder usar o DNS da Cloudflare eu preciso entrar em: "LAN/DHCP" ou "DNS"?
Eu coloquei as configs do DNS da Cloudflare em "DNS" mas ficou bem zuada a navegação. Parece que a ONT força a configuração padrão da Claro.

Última edição:
Pra eu poder usar o DNS da Cloudflare eu preciso entrar em: "LAN/DHCP" ou "DNS"?
Eu coloquei as configs do DNS da Cloudflare em "DNS" mas ficou bem zuada a navegação. Parece que a ONT força a configuração padrão da Claro.

Realmente, esse firmware da Claro é meio bugado. Esse firmware é quase idêntico ao do TC3106 HFC. Aqui só funciona as opções de DNSv4, o Menu do DNSv6 existe porém está oculto na interface e nem funciona. O Menu de LAN IPv6 também não funciona direito.

Turma, uma dica: a Claro voltou a ofertar no setor de retenção (10621 ou Whatsapp) o plano de 750 Mb por R$ 104,90 (R$ 99,90 no débito automático).
Foi essa oferta que fizeram quando liguei lá. Mas não citaram essa parte do desconto no débito automático.

Inclusive esse mês a conta não veio no valor combinado com o atendente. Veio com uma caixa laranja falando "valores proporcionais a alteração de serviço". O valor da fatura veio menor mas ainda não é o combinado, espero que mês que vem venha certo.

O valor do NET fone que cancelei veio inteiramente também.

voce fez assim? Na ordem:
192.168.0.1
255.255.255.0
192.168.0.2
192.168.0.199
1.1.1.1
1.0.0.1

voce fez assim? Na ordem:
192.168.0.1
255.255.255.0
192.168.0.2
192.168.0.199
1.1.1.1
1.0.0.1
Fiz aqui mas nao mudou nada nao.
Esse firmware é um lixo completo.
Eu vou setar o DNS em cada equipamento de forma individual.
Obrigado pela dica mesmo assim.

Edit: Eu coloquei "Infinidade" em Modo de Tempo de Lease. Isso pode acarretar em algum problema?

3C6W8v.png

Última edição:
Realmente, esse firmware da Claro é meio bugado. Esse firmware é quase idêntico ao do TC3106 HFC. Aqui só funciona as opções de DNSv4, o Menu do DNSv6 existe porém está oculto na interface e nem funciona. O Menu de LAN IPv6 também não funciona direito.

Foi essa oferta que fizeram quando liguei lá. Mas não citaram essa parte do desconto no débito automático.

Inclusive esse mês a conta não veio no valor combinado com o atendente. Veio com uma caixa laranja falando "valores proporcionais a alteração de serviço". O valor da fatura veio menor mas ainda não é o combinado, espero que mês que vem venha certo.

O valor do NET fone que cancelei veio inteiramente também.
A primeira conta faturada depois da alteração de plano sempre é proporcional, pois vem cobrando o plano antigo até a data da mudança.
Já o NET Fone é esperado vir cobrando ainda, pois o consumo demora até 60 dias para ser repassado à Claro, já que é um serviço prestado pela Embratel. Mesmo com a unificação das marcas, isso continua inalterado.
É capaz de vir mês que vem o proporcional do NET Fone até a data de cancelamento ainda.

Users who are viewing this thread

Voltar