[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

? nao entendi? latencia que digo o tempo de resposta de sites em media ou tempo de resposta de servidores de jogos. etc..
Sou do interior de SP. Segue um exemplo de latência para SP capital:

Código:
Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    11 ms     5 ms     8 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     3 ms     3 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     2 ms     2 ms  10.212.104.86
  5     4 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.110
  6     4 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.94
  7     9 ms     7 ms     7 ms  200.230.232.75
  8     5 ms     5 ms     5 ms  ebt-B1151-core01.spomb.embratel.net.br [200.244.212.68]
  9     4 ms     4 ms     4 ms  ebt-B112-agg04.spomb.embratel.net.br [200.230.243.86]
 10     5 ms     5 ms     4 ms  peer-B53-agg04.spomb.embratel.net.br [189.53.190.122]
 11     6 ms     6 ms     5 ms  172.68.16.35
 12     6 ms     5 ms     5 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]

Sou do interior de SP. Segue um exemplo de latência para SP capital:

Código:
Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    11 ms     5 ms     8 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     3 ms     3 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     2 ms     2 ms  10.212.104.86
  5     4 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.110
  6     4 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.94
  7     9 ms     7 ms     7 ms  200.230.232.75
  8     5 ms     5 ms     5 ms  ebt-B1151-core01.spomb.embratel.net.br [200.244.212.68]
  9     4 ms     4 ms     4 ms  ebt-B112-agg04.spomb.embratel.net.br [200.230.243.86]
 10     5 ms     5 ms     4 ms  peer-B53-agg04.spomb.embratel.net.br [189.53.190.122]
 11     6 ms     6 ms     5 ms  172.68.16.35
 12     6 ms     5 ms     5 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]
boa!! os tempos sao parecidos na fibra mesmo.

depois de uns 10 anos aqui com claro HFC + fixo liguei para cancelar e atendente falou se nao queria migrar pra fibra que estava disponivel, sendo que liguei 1 mes atras reclamando do valor e queria cancelar e nao me ofereceram nada. Mesmo assim cancelei pois duvido que tenha fibra aqui ja que a regiao toda eh HFC (deve ser o hibrido que entrega a ultima perna em HFC)- mas atendente me ofereceu pra ficar com o fixo por 10 reais que antes pagava 30.

Agora vou ficar com VIVO fibra e Claro HFC com fixo

Mas ficou a duvida, qual a latencia que pessoal de Sao Paulo Capital pega na Fibra Claro? aqui no Claro HFC eh 18ms, Vivo fibra 5ms.

Se cancelou, espere que ainda vão te ligar para tentar reverter o cancelamento te oferecendo preços menores do que o que já foi oferecido antes, é o último setor da retenção que tenta reverter o cancelamento que já foi concluído. E esse setor é o setor que oferece os melhores descontos.

Ai cabe a você analisar se vale a pena ou não o valor do combo que vão te oferecer, só exiga preços fixos, fala que não quer nenhum desses descontos por 12 meses, pq depois dos 12 meses o preço expode e volta a ficar caro. Aqui so negociou com preço fixo no combo. Só aceito desconto por 12 meses se o preço fixo do meu combo já está baixo.

E caso a oferta da Claro te interesse mas você já esteja com a Vivo Fibra instalada, lembre-se que você tem até 07 dias para usar e cancelar sem pagar nenhuma multa de fidelização.

Se cancelou, espere que ainda vão te ligar para tentar reverter o cancelamento te oferecendo preços menores do que o que já foi oferecido antes, é o último setor da retenção que tenta reverter o cancelamento que já foi concluído. E esse setor é o setor que oferece os melhores descontos.

Ai cabe a você analisar se vale a pena ou não o valor do combo que vão te oferecer, só exiga preços fixos, fala que não quer nenhum desses descontos por 12 meses, pq depois dos 12 meses o preço expode e volta a ficar caro. Aqui so negociou com preço fixo no combo. Só aceito desconto por 12 meses se o preço fixo do meu combo já está baixo.

E caso a oferta da Claro te interesse mas você já esteja com a Vivo Fibra instalada, lembre-se que você tem até 07 dias para usar e cancelar sem pagar nenhuma multa de fidelização.
opa. vivo nao tenho mais como cancelar, pois ja tem 1 mes que instalou. mas nem quis ouvir oferta de quanto eles poderiam ofertar a fibra claro. Mas o fixo por 10 reais ao mes ainda nao toh acreditando nisso, toh pensando que vao retirar o modem onde esta o telefone fixo e me dar um chip com o numero do fixo!!! kkkk

Que bom que melhorou a troca de canais na Box, pq no aplicativo Claro TV+ que tenho aqui instalado em um Dongle 4K com Google TV continua uma porcaria, parece um Globoplay da vida.

A empresa sempre vai tentar cortar custos para aumentar o seu lucro, começou eliminando os decoders com disco rígido interno e colocando a gravação na nuvem que é pior que a gravação no disco rígido, a cada mexida em vez de melhorar vem uma merda pior.

E agora a Claro vem com essa palhaçada de querer trocar a TV a cabo por TV via streaming, se mandarem um técnico aqui para recolher os decoders coaxial e trazer as 3 Box TV, o infeliz não entrará aqui, vou usar a TV a cabo até o seu desligamento se realmente vier acontecer e depois cancelar, aí vou partir para a Sky ou vivo fibra. TV por streaming do jeito que é hoje e nessa qualidade eu tô fora, não tenho interesse nenhum em pagar para ter algo pior do que eu tinha.

E parece que já começou a propaganda da Claro com os "influencers" do Youtube.

A melhor parte são os comentários, onde 95% são contrários ao o que o cara diz no vídeo.

Isso não é pra aumentar o lucro não, é pra sobreviver... a base de assinantes a cada mês cai, se ela não sei mexer, a conta não vai fechar... acho que vc nunca mexeu no claro box, né? a troca de canais nele nunca foi ruim, sempre foi instantânea... o box não tem nada a ver com o app, a única semelhança entre os dois é que usam a internet pra receber os canais... se vc achava que o box rodava o app que vc instala nas smart tvs, está enganado... o Claro Box é infinitamente melho que a SKY, tanto em qualidade de imagem quanto em usabilidade... e acredito que até o final do ano o delay nos canais de esportes já estará comparável ao HFC... no final do ano passado fizeram testes de "ultra low latency" onde o delay ficou menor que 10 segundos, ou seja, vai ficar com delay menor que as DTHs (= SKY).

Última edição:
Apareceu uma promoção aqui da Claro, e gostaria de saber se existe algum problema muito grande do final da conexão ser coaxial.

Apareceu uma promoção aqui da Claro, e gostaria de saber se existe algum problema muito grande do final da conexão ser coaxial.
Depende muito das condições de rede da localidade onde você vai assinar. Em algumas regiões a conexão HFC funciona muito bem, o que posso destacar por via de regra é que a Banda Larga HFC apresenta uma assimetria considerável no upload em comparação com a banda larga FTTH, por exemplo: o plano de 500 megas via FTTH tem upload de 250 megas, já no HFC, em contrato, a claro informa que é 50 megas, e em algumas regiões ela entrega mais, geralmente algo em torno dos 100 megas

Depende muito das condições de rede da localidade onde você vai assinar. Em algumas regiões a conexão HFC funciona muito bem, o que posso destacar por via de regra é que a Banda Larga HFC apresenta uma assimetria considerável no upload em comparação com a banda larga FTTH, por exemplo: o plano de 500 megas via FTTH tem upload de 250 megas, já no HFC, em contrato, a claro informa que é 50 megas, e em algumas regiões ela entrega mais, geralmente algo em torno dos 100 megas
Acabei de olhar novamente, a velocidade ofertada é 350mb de download e apenas 35mb de upload, me impressiona o quão baixo eles oferecem de upload. Mas a maior preocupação é dor de cabeça com instabilidade do serviço, seja por ficar caindo toda hora ou velocidade de download baixa.

meu problema no coaxial era as manutencoes de madrugada toda semana praticamente por meia ate 1 hora. Derrubava varias coisas que tenho rodando aqui. alem disso em qualquer queda de energia (que agora aumentaram) o sinal tambem cai e fora isso a latencia no HFC era em torno de 18ms e agora na fibra estou com 5ms

meu problema no coaxial era as manutencoes de madrugada toda semana praticamente por meia ate 1 hora. Derrubava varias coisas que tenho rodando aqui. alem disso em qualquer queda de energia (que agora aumentaram) o sinal tambem cai e fora isso a latencia no HFC era em torno de 18ms e agora na fibra estou com 5ms
Isso das manutenções parece ser péssimo costumo usar bastante de madrugada, dependendo do horário pode virar dor de cabeça grande. Será que toda região é dessa forma? Estou em São Paulo capital. Como você mediu a latência? No próprio modem informa?

Isso das manutenções parece ser péssimo costumo usar bastante de madrugada, dependendo do horário pode virar dor de cabeça grande. Será que toda região é dessa forma? Estou em São Paulo capital. Como você mediu a latência? No próprio modem informa?
aqui tambem Sao Paulo capital - pode usar ping ou tracert para algum site ou usar o winmtr

Qual região de São Paulo você está? Estou na zona leste, região da Penha e sou assinante coaxial (HFC) desde 2017 com 60 mega e atualmente tenho 750 mega. Não tenho do que reclamar. É importante pontuar que eu não jogo e minhas filhas jogam Roblox, onde a latência não é decisiva. O serviço aqui sempre foi estável, os níveis de sinal todos dentro da normalidade. Conto nos dedos de uma mão as vezes que houve quedas nestes quase oito anos. O upload realmente é menor, sendo os 10% do download o que consta no contrato, mas costuma ser mais que isso. Aqui em casa, quando eu estava com 500 mega o upload já estava em 100, o qual continua quando mudei para 750. Nos planos 750 e 1 Gbps eles fornecem o modem com Wi-Fi 6 e uma porta ethernet 2.5 GbE.

Qual região de São Paulo você está? Estou na zona leste, região da Penha e sou assinante coaxial (HFC) desde 2017 com 60 mega e atualmente tenho 750 mega. Não tenho do que reclamar. É importante pontuar que eu não jogo e minhas filhas jogam Roblox, onde a latência não é decisiva. O serviço aqui sempre foi estável, os níveis de sinal todos dentro da normalidade. Conto nos dedos de uma mão as vezes que houve quedas nestes quase oito anos. O upload realmente é menor, sendo os 10% do download o que consta no contrato, mas costuma ser mais que isso. Aqui em casa, quando eu estava com 500 mega o upload já estava em 100, o qual continua quando mudei para 750. Nos planos 750 e 1 Gbps eles fornecem o modem com Wi-Fi 6 e uma porta ethernet 2.5 GbE.
Zona Oeste, atualmente tenho Vivo fibra mas só 50mb, porém com 25mb de upload.

Zona Oeste, atualmente tenho Vivo fibra mas só 50mb, porém com 25mb de upload.
Olha, imagino que não irá ter problemas. A zona oeste tem uma renda per capita maior que a leste, normalmente as empresas costumam dar mais atenção. Minha experiência individual tem sido positiva. Você pode assinar e testar, já que pode cancelar dentro de sete dias sem multa caso não goste do serviço.

Deve ser do tempo que se chamava Speedy Fibra. Em 2010, quem tinha Speedy Fibra e TVA Ajato disponíveis na rua era o carimbo de "mora bem".
Amigo meu aí de São Paulo chegou a ter fibra de 25 Mb na Telefônica.
Se duvidar, é da época desse plano de 50 Mb.

Imagino a quantidade de tempo que você tem esse plano.
É MUITO tempo mesmo, e ainda pago caro. Porém eu moro em um condomínio, e o que posso assinar é extremamente limitado. Por muito tempo a Vivo sempre alegou que não existia plano melhor, e nenhuma outra operadora oferecia serviço para este local. Recentemente apareceu esse plano da Claro, por isso resolvi vir perguntar no fórum.

Enfim, entrei em contato com a Vivo sobre, e magicalmente agora eles podem melhorar o plano para 500mb. É impressionante...

É MUITO tempo mesmo, e ainda pago caro. Porém eu moro em um condomínio, e o que posso assinar é extremamente limitado. Por muito tempo a Vivo sempre alegou que não existia plano melhor, e nenhuma outra operadora oferecia serviço para este local. Recentemente apareceu esse plano da Claro, por isso resolvi vir perguntar no fórum.

Enfim, entrei em contato com a Vivo sobre, e magicalmente agora eles podem melhorar o plano para 500mb. É impressionante...
vergonha essa arrogância deles ainda com mentalidade da idade media

Um dos motivos de eu ter saído da GVT/Vivo em 2019, fora as quedas constantes de conexão no plano DSL deles, foi não poder aderir aos planos novos de internet com facilidade.

Era uma luta no SAC. Tive que ameaçar cancelamento 2 vezes para conseguir.

Nesse ponto a Claro é BEM mais receptiva.

Voce paga quanto nesse plano matusalém?
R$ 130, de pouco em pouco foi aumentando, sem eu ter opções. A única opção que aparecia para a região era a Tim com 50mb também porém não era fibra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um dos motivos de eu ter saído da GVT/Vivo em 2019, fora as quedas constantes de conexão no plano DSL deles, foi não poder aderir aos planos novos de internet com facilidade.

Era uma luta no SAC. Tive que ameaçar cancelamento 2 vezes para conseguir.

Nesse ponto a Claro é BEM mais receptiva.
A estabilidade da internet é boa, porém é absurdamente cara para o que entrega.

Agora estou com dificuldade de assinar o tal plano de 500mb e a ligação fica caindo.

R$ 130, de pouco em pouco foi aumentando, sem eu ter opções. A única opção que aparecia para a região era a Tim com 50mb também porém não era fibra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A estabilidade da internet é boa, porém é absurdamente cara para o que entrega.

Agora estou com dificuldade de assinar o tal plano de 500mb e a ligação fica caindo.
Te ofereceram 500 mega por 130?

Users who are viewing this thread

• Voltar