• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu concordo @vorlon Eu não sei atualmente qual é a média mensal de trafego da internet fixa no Brasil demandado pelas famílias, toda operadora do porte da Claro, Vivo ou Oi terá em sua base clientes com perfil heavy user, clientes pesados do serviço são minoria, mas dependendo do volume de trafego demandado e da "ocupação" da rede em certos pontos pode ter algum "estrangulamento", ainda mais no HFC, onde a última milha é o ponto crítico da rede. Isso que estou dizendo não significa que apoio medicas "obscuras" de gerenciamento de rede, não estou falando de traffic shapping, quando eu cito a palavra "obscura" me refiro a algo que vai além como limitar permanentemente a largura de banda de um assinante.

Com o advento do Marco Civil a neutralidade da rede passou a compor o ordenamento jurídico (Lei Federal 12.965/14 Marco Civil da Internet), nenhuma operadora ou ISP no Brasil pode fazer distinção dos pacotes trafegados (tratamento isonômico), isso inclui torrent, quem dirá monitorar o trafego ou acessar logs para fins de julgar se os dados demandados são ou não legítimos a depender do juízo da própria prestadora, porém, há exceção!

DA NEUTRALIDADE DE REDE

Art. 4°
A discriminação ou a degradação de tráfego são medidas excepcionais, na medida em que somente poderão decorrer de requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada de serviços e aplicações ou da priorização de serviços de emergência, sendo necessário o cumprimento de todos os requisitos dispostos no art. 9º, § 2º, da Lei nº 12.965, de 2014.

Fonte oficial

O artigo 4° do decreto 8.771, que regulamenta o marco Civil da Internet prevê a discriminação de trafego, ou seja, o tratamento diferenciado para determinados pacotes como caráter excepcional e não algo corriqueiro para ser aplicado a revelia por operadoras ou ISP's. O problema é que esse tipo de situação não tem como ser fiscalizada de perto, salvo quando o assunto começa a aparecer demais, com clientes relatando o fato em massa para a agência que regula o setor (Anatel) ou órgãos de fiscalização como os Procons.

O assunto rende, de um lado tem uma parte dos assinantes que acha que pode usar o quanto quiser e puder, há o lado da regulamentação e da legislação e o lado das operadoras e ISP's.
Um outro aspecto a ser considerado. Proporcionalidade, ainda não ví debates sobre isso.
Se num cenário hipotético temos:
- 10 clientes compartilhando uma OLT ( 2.5Gb/s máximo )
- 02 deles contrataram 600Mb/s e o restante 300Mb/s
Como fica a distribuição da banda na hora em que o total solicitado exceder o limite da OLT ? isso é considerado/ponderado ?
Quam paga mais , leva mais ? mesmo nos momentos de saturação ? ou querem menos reclamações e limitam de forma média ?
 
Um outro aspecto a ser considerado. Proporcionalidade, ainda não ví debates sobre isso.
Se num cenário hipotético temos:
- 10 clientes compartilhando uma OLT ( 2.5Gb/s máximo )
- 02 deles contrataram 600Mb/s e o restante 300Mb/s
Como fica a distribuição da banda na hora em que o total solicitado exceder o limite da OLT ? isso é considerado/ponderado ?
Quam paga mais , leva mais ? mesmo nos momentos de saturação ? ou querem menos reclamações e limitam de forma média ?
só a titulo de curiosidade, tanto no gpon quanto docsis a operadora pode dar prioridade de trafego a certos clientes ao seu belo entender diretamente na olt e cmts, em outras palavras a tecnologia permite.

não vou entrar no mérito de como e se é feito, pq ae nesse meio só realmente tendo informação privilegiada interna do isp(coisa que não tenho de nem uma) pra saber se tal ação ocorre e se é politica da mesma fazer tal distinção de clientes.

só a titulo de curiosidade, tópico da vivo, de vez em quando aparecia alguém la que contratou 600Mb e não chegava a velocidade, e geralmente a mesma pessoa que posta reclamando volta falando que a vivo resolveu questão mudando a VLAN da conexão da internet, só isso já da margem pra entender que rola certa priorização de trafego entre os clientes.
a tim nem se fala, já manda um nuke no cliente que ela quer fora da rede.
 
Vou deixar aqui algumas observações do serviço Claro fibra depois de quase 3 anos:

O que a Claro FTTH tem de ruim?

1. Não ter speedtest na cidade. Pelo fato de utilizarem as ERB's como ponto de atendimento dos clientes você fica dependente de um speedtest de outra cidade as vezes com distâncias maiores que 100km. Então sempre que alguém faz algum teste e tenta escolher um servidor de outro provedor na sua própria cidade a conexão vai dar uma volta imensa. Se vc testar no servidor que está no datacenter que te atende vai ser maior em comparação aos outros provedores.

2. Não existe interligação na rede da cidade nem com a própria Claro. Mesmo que seu vizinho assine Claro e vcs façam um teste de ping de um para o outro a conexão vai até o datacenter (longe) e volta.

3. Tirando o pessoal do upgrade, a Claro não entrega excedente de banda alguma, a concorrência (OI, TIM e VIVO) sempre botam um pouco a mais de conexão.

4. Se você morar mais perto do destino (no caso SP) do que seu datacenter, você vai ficar puto, pq vai ver todo mundo ter um ping menor que o seu.

5. O DNS da Cloudflare principal (1.1.1.1) não funciona.

6. Se a rede não chegou até a sua casa, esqueça. Na minha cidade "fibraram" 70% dela de uma vez e não voltaram mais.

O que a Claro FTTH tem de bom?

1. Sem tempo ruim, se tiver tudo OK a Claro sempre irá te entregar o contratado não importando o horário. Tiveram problemas no inicio do serviço na minha cidade, mas conseguiram arrumar.

2. Sem dificuldades com link internacional. Quem tem provedor de esquina (que usa muito PTT e esquece o link IP) ou mesmo grandes operadoras sabe o quão merda é baixar algo de fora. Na Claro isso é tranquilo, não chega a ser 100% de download/upload todo tempo mas você não passa raiva. Sou desenvolvedor e sofri muito na hora de baixar alguma imagem do docker ou mesmo na utilização de gerenciadores de pacotes que utilizavam links de fora. Na Claro isso não é problema.

3. Roteadores sem frescura. A Claro por padrão deixa você colocar em bridge sem criar empecilhos e se você tiver o modelo certo de roteador ainda pode ter em mãos algumas opções que não existem para os roteadores novos.

4. Sempre tem promoção, quando assinei o meu plano de 500 Mbps eu pagava R$320 reais (09/2019). Hoje o mesmo plano está por tabela R$119 mas você consegue migrar para R$99. Sem contar a "promo" de 3 meses por R$49.

5. Vou fazer 3 anos como assinante, nunca tive que chamar o atendimento para arrumar algo na rede. Tiveram duas quedas nesse período, todas de madrugada para manutenção. Acho que teve uma massiva no estado de SP em horário comercial.
Fiz meu pedido @KILLME . Só espere ter a mesma boa experiência que você kkkk:

2022-02-18-16-06-28-Acompanhe-Seu-Pedido.jpg

Demora quanto tempo para fazerem esta "análise"? Só acho que cometi um deslize no pedido. Como já tem uma instalação no mesmo endereço (do meu irmão), acho que eu tinha que ter posto como complemento "Casa 2" para diferenciar pois são duas residências no mesmo endereço... Peguei o combo de internet fixa mais a linha de celular.
Vamos ver no que vai dar.
:hmm2:
 
Fiz meu pedido @KILLME . Só espere ter a mesma boa experiência que você kkkk:

2022-02-18-16-06-28-Acompanhe-Seu-Pedido.jpg

Demora quanto tempo para fazerem esta "análise"? Só acho que cometi um deslize no pedido. Como já tem uma instalação no mesmo endereço (do meu irmão), acho que eu tinha que ter posto como complemento "Casa 2" para diferenciar pois são duas residências no mesmo endereço... Peguei o combo de internet fixa mais a linha de celular.
Vamos ver no que vai dar.
:hmm2:
vai da merda, ti prepara aqui no prédio quando foi assinar a net pro cftv tive que inventar um complemento chamado "serviço", sem ele não deixaram assinar.

não sei com relação a endereços de casas, mas de prédio se não tem complemento simplesmente recusam a instalação por erro no endereço.
 
vai da merda, ti prepara aqui no prédio quando foi assinar a net pro cftv tive que inventar um complemento chamado "serviço", sem ele não deixaram assinar.

não sei com relação a endereços de casas, mas de prédio se não tem complemento simplesmente recusam a instalação por erro no endereço.
E como eu fico sabendo de dá erro no pedido? Enviam algum e-mail informando isso?
 
E como eu fico sabendo de dá erro no pedido? Enviam algum e-mail informando isso?
enviam, problema é que demora pra mandarem a recusa.

no mais liga la no 10621 e ve se conseguem alterar o pedido da instalação.
 
Liga lá que é mais tranquilo resolver por telefone hehehe.
Tentei ligar neste 10621 e não achei opção para falar com algum atendente... :que:
 
Abri chamado técnico pois o modem reiniciando quase todo dia tá bem incômodo. O técnico trocou o protetor de surtos/atenuador que nunca tinha sido mexido desde a instalação em 2018, aquele que fica entre o cabo do poste e o cabo interno. Por mais que seja algo simples ele apenas reiniciar já que no geral tá tudo normal, é horrível quando isso acontece no meio de uma partida online, durante um filme/seriado.

Torcer pra que não aconteça mais.

Antes:
VRE6ywE.png

Depois:
kgm19Lw.png

"Quedas" internet (modem reinicia):

30/12/21 - 21:25
01/01/22 - 17:02
04/01/22 - 22:49
05/01/22 - 14:51
08/01/22 - 14:16
09/01/22 - 15:43
09/01/22 - 19:59
10/01/22 - 12:11
(fora de casa)
19/01/22 - 17:56
21/01/22 - 05:44
24/01/22 - 16:35
25/01/22 - 19:43
28/01/22 - 15:20
02/02/22 - 18:48
04/02/22 - 15:32
06/02/22 - 13:38
07/02/22 - 16:42
10/02/22 - 23:07
11/02/22 - 14:01
16/02/22 - 13:31 (temporal)
16/02/22 - 02:30
18/02/22 - 03:00
18/02/22 - 12:09
 
E se eu refazer o pedido com o complemento? Não dá certo também?
Não sei, mas vai cair pra analisarem lá 2 pedidos seu.
Se a claro tiver alguma política picuinha com contratação de serviço, tu vai ter dor de cabeça.

Eu esperaria darem a recusa do pedido online ou tentaria falar com alguém lá no 10621 ou no 0800.
 
E se eu refazer o pedido com o complemento? Não dá certo também?

Eu ligaria e tentaria falar com um vendedor, aqui esse sistema de pedidos online demorou uns 4 dias para uma alteração de plano. No atendimento vc assina e é "analisado" na hora, só marcar o técnico.

Aí não estavam instalando Vivo tbm? Não é melhor assinar Vivo?
 
Opa galera, beleza?
Assinei a NET esses dias, plano de 500mb, e estou percebendo que em alguns casos a internet "congela" por alguns segundos ao carregar algumas páginas, vídeos ou streamings, fazendo alguns apps e jogos desconectarem.

Se eu fosse um usuário comum, não ligaria pra isso, mas estou tomando "kicks" em jogos constantemente por isso. Nunca tive esse problema na minha LiveTim de 60mb :(

Alguém saberia dizer o motivo disso?

Segue print dos níveis do modem:


155620957631da0fa0fe9d28f62efedf5fb697d4639fcb9128403f4edfd6dd65b40acd90.jpg
Boa tarde,

Alguém poderia me ajudar, por favor? :(
 
Eu ligaria e tentaria falar com um vendedor, aqui esse sistema de pedidos online demorou uns 4 dias para uma alteração de plano. No atendimento vc assina e é "analisado" na hora, só marcar o técnico.

Aí não estavam instalando Vivo tbm? Não é melhor assinar Vivo?
Eu já fui cliente da Vivo, depois fui para a GVT e depois voltei para a Vivo devido a venda da GTV e o atendimento da Vivo na minha opinião sempre foi horrível. Tanto para internet fixa quanto internet móvel. Consegui conversar com uma atendente e ela fez um novo pedido com o complemento "Casa 2" e me garantiu que não vai dar conflito com o pedido anterior. Vamos ver. E ele me conseguiu o plano de celular mais barato que no site também.

Consegui conversar com uma vendedora no atendimento da Claro e ela refez o pedido com uma preço melhor que o do site. Ficou de dar um retorno quando o contrato fosse gerado para agendar a instalação. Vamos se vai dar certo agora.
 
Última edição:
Rapaziada, cai completamente de paraquedas nessa thread mas acho que minha pergunta cabe aqui. Acabei de alterar minha internet de Vivo para Claro (fibra). Foi instalado aqui um modem/roteador modelo HP610 (da HUMAX imagino).

  1. Há páginas ocultas nesse modem/roteador?
  2. Há alguma configuração específica que vocês sugerem fazer?
  3. É possível alterar o nome de usuário que utilizo para logar nesse modem?
Sou da área de TI (programação) e não entendo profundamente de redes, apesar de que amo me aventurar por conta própria nessa área kkkk. Valeu manos!
 
É... eu não estou podendo reclamar da Claro ultimamente... Continuo com 700 down e 50 de up. Estou baixando novamente o Cyberpunk 2077, visto que saiu o patch 1.5 com algumas melhorias e quero dar uma olhada. Estou baixando do launcher da Epic Games a nada mais nada menos que a taxa de 85.5 MB/s. Nunca tinha baixado nada tão rápido até hoje.

Imagina se eu fosse torador, o estrago que não ia ser. Ou o estrago que a Claro ia fazer com a minha conexão. :limo:
 
Última edição:
Os sinais estão ótimos, o modem reinicia? Algum sinal nas luzes?

Acontece com celular no wifi também?
O modem não reinicia, a internet só "congela" por uns 20 segundos mesmo... O suficiente pra me derrubar de qualquer jogo online que eu esteja conectado =(

E sim, acontece no celular/Wifi também... Às vezes só de abrir alguma pagina pelo celular, tbm faz a internet congelar por esses 20 segundos

Eu instalei a NET não tem nem 2 meses, o modem veio novinho, bem embalado, tudo certo... Os sinais aparentemente estão ok, como vc disse... A instalação é simples... Não consigo entender
 
Rapaziada, cai completamente de paraquedas nessa thread mas acho que minha pergunta cabe aqui. Acabei de alterar minha internet de Vivo para Claro (fibra). Foi instalado aqui um modem/roteador modelo HP610 (da HUMAX imagino).

  1. Há páginas ocultas nesse modem/roteador?
  2. Há alguma configuração específica que vocês sugerem fazer?
  3. É possível alterar o nome de usuário que utilizo para logar nesse modem?
Sou da área de TI (programação) e não entendo profundamente de redes, apesar de que amo me aventurar por conta própria nessa área kkkk. Valeu manos!

Opa, eu tenho esse modem. Eu descobri uma parada fácil, se for programador WEB vai ser fácil para você. Depois de logado, aperte F12, application, cookies, seleciona o endereço do modem e no cookie userRole troque de admin para technician

Só atualizar e vai aparecer mais opções. Como não utilizo ele foi só isso mesmo que descobri lendo os arquivos JS dele.
 
Opa, eu tenho esse modem. Eu descobri uma parada fácil, se for programador WEB vai ser fácil para você. Depois de logado, aperte F12, application, cookies, seleciona o endereço do modem e no cookie userRole troque de admin para technician

Só atualizar e vai aparecer mais opções. Como não utilizo ele foi só isso mesmo que descobri lendo os arquivos JS dele.
Monstro! Na realidade sou Dev RPA, faço automação de processos sistêmicos hahah. Mas sim, consegui chegar até o cookie e alterar o valor dele, entretanto, quando atualizo a página o cookie volta para o valor padrão e nenhuma opção adicional é "desbloqueada" na página do modem. Quando vc diz atualizar, seria atualizar a página mesmo?
 
Monstro! Na realidade sou Dev RPA, faço automação de processos sistêmicos hahah. Mas sim, consegui chegar até o cookie e alterar o valor dele, entretanto, quando atualizo a página o cookie volta para o valor padrão e nenhuma opção adicional é "desbloqueada" na página do modem. Quando vc diz atualizar, seria atualizar a página mesmo?
Atualizar a página, F5 hehehe. Eu não fui muito a fundo nas opções pq o meu não tá ligado na fibra, mas por exemplo logo no menu dele aparece uma nova opção de firmware:

antes:
o9Lp6lM.png


depois:
MV4K3iX.png


Claro fibra é um mistério ainda, poucos assinantes em comparação ao coaxial. Tem pouco conteúdo na internet.
 
Fiz meu pedido @KILLME . Só espere ter a mesma boa experiência que você kkkk:

2022-02-18-16-06-28-Acompanhe-Seu-Pedido.jpg

Demora quanto tempo para fazerem esta "análise"? Só acho que cometi um deslize no pedido. Como já tem uma instalação no mesmo endereço (do meu irmão), acho que eu tinha que ter posto como complemento "Casa 2" para diferenciar pois são duas residências no mesmo endereço... Peguei o combo de internet fixa mais a linha de celular.
Vamos ver no que vai dar.
:hmm2:
Vai cair em CA3R(Contrato conectado no endereço)
Liga no Televendas que lá eles já cria o HP CASA 2 e libera a instalação.
Aguardar esse pedido vai demorar pois ela vai cair em tratamento manual.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vai da merda, ti prepara aqui no prédio quando foi assinar a net pro cftv tive que inventar um complemento chamado "serviço", sem ele não deixaram assinar.

não sei com relação a endereços de casas, mas de prédio se não tem complemento simplesmente recusam a instalação por erro no endereço.
Provavelmente quando criaram a MDU do predio que você mora, o GED cadastrou somente HPs para os apartamentos. E não criou HP para áreas de serviço, comuns, CFTV e afins.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo