[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Oloco, média de 800 Mbps? hehehehe

Até fiz outro agora com o gerenciador de tarefas aberto:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Então eu que viajei, para mim a placa de rede gigabit só conseguiria enviar/receber simultaneamente 940 Mbps.

Antigamente existia nas placas de rede de 10 e 10/100 Mb/s o modo half duplex. Neste caso a taxa máxima era a soma do up com o down. Nos links e equipamentos atuais. é tudo full duplex onde o down e o up são independentes, limitado pela tecnologia utilizada.
 
Oloco, média de 800 Mbps? hehehehe

Até fiz outro agora com o gerenciador de tarefas aberto:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Então eu que viajei, para mim a placa de rede gigabit só conseguiria enviar/receber simultaneamente 940 Mbps.

Estava certo eu me confundi om seu gerenciador que mostra ultra velocidade menor eu achei que era a media.

Falar nisto tem algum gerenciador que mostra velocidade media ?
 
Na Oi mesmo você não consegue fazer as duas coisas no talo ao mesmo tempo.
 
Pessoal, qual o upload da Claro para internet de 500MB? Varia de acordo com a região?
Outra coisa o IP externo é dinâmico o fixo?
 
Pessoal, qual o upload da Claro para internet de 500MB? Varia de acordo com a região?
Outra coisa o IP externo é dinâmico o fixo?

1. Oficialmente 35 Mbps no HFC e 250 Mbps na fibra. Nos últimos meses ela anda entregando 100 Mbps no HFC e 375 Mbps na fibra. Varia de região.
2. É dinâmico mas quase não muda, na fibra se não cair a energia ele não muda.
 
Pessoal, qual o upload da Claro para internet de 500MB? Varia de acordo com a região?
Outra coisa o IP externo é dinâmico o fixo?
Em contrato, para o HFC o upload é 35MB; entretanto há algum tempo a Claro tem aumentado o upload, porém de forma não oficial, variando de local para local. Em geral parte das pessoas neste fórum relataram aumento para 100MB, enquanto outras relatam que chegam velocidades menores ou as vezes não chega nem os 35MB devido a saturação da rede.

Caso seja fibra, o upload em contrato é 250MB, porém extraoficialmente recebe-se 300MB

O IP fornecido é dinâmico, porém se não desligar o modem demora meses para trocar, o que pode ser uma vantagem (ou nao), e para trocar de IP manualmente não é fácil, requer por vezes deixar o modem desligado por horas, enquanto em outras operadoras se desligar o modem por 1 minuto troca-se o IP.

Observe que em geral é fornecido IP em CGNAT, sendo necessário pedir no SAC para sair do CGNAT (basta dizer que tem camera e precisa de acesso externo ou algo do tipo)
 
Agora sim, 💯% fibrado, então seguem considerações iniciais. :joia:

Por ter feito curso de cabeamento estruturado anos atrás, foquei em otimizar ao máximo a infra da casa para o momento de aquisição de links e cabeamento interno entre os cômodos.;)

Seguem alguns dados da instalação.
Do ponto onde a NAP está fixada na rua/poste até a fachada, são 21m, onde se encontram 2 conduítes (½"), infelizmente pequeninhos demais pro meu gosto ( instalados pelo proprietário anterior ), mas sendo fibra poderei tranquilamente correr mais um cabo de rede em cada, o planejamento é expandir com câmera e vídeo porteiro, ambos via PoE da Ubiquiti, linha UniFi (marca porreta hein).👏
dist-ncia-NAP-CASA.jpg
conduite-externo-fibrado.jpg

...da fachada percorrem mais 5m até as caixas internas 4x2 de inspeção na garagem e 10m até os roteadores, totalizando 36m.
conduite-fibrado1.jpg
fibra-total-HUMAX-HP610.jpg

"As pontas pra fora das caixinhas são guias de cabo de aço que deixei pra facilitar no futuro."

Pensei que iria se livrar do cabo coaxial, mas como tenho plano de TV, ainda permanece, mas o instalador informou que se optar pela substituição dos tradicionais decoders pelas box TV recém disponibilizadas, ele não será mais necessário...só fico cabrero com a dependência da conexão e delay, mas é apenas uma impressão, quem tiver usando e puder compartilhar a experiência vai ajudar.

Neste quesito, ponto para a vivo, pois ela oferece uma versão de router que tem integrado a saída coaxial e permite a distribuição pelo próprio aos decodificadores.

No caso, sai direto dessa caixa pra minha casa, correto ? 🤔
Simmmmm, conforme o técnico da Claro, da caixa (NAP) diretamente para o router GPON.
Fiquei com a porta 01, a primeira instalação na rua e quiçá ficará assim por um bom tempo, pois como mencionei anteriormente, o perfil da vizinhança é de pais que moram sozinhos porque os filhos cresceram e mudaram-se...
NAP-Claro-Porta-01.jpg

Legal teu post, posta foto na hora da instalação da claro fibra...
Pois sim meu caro, semana fechou com dobradinha de fibra ou seja, deu FIBRADINHA...🤭
Vivo fibra e Claro fibra no mesmo endereço?
:magico:
Sonho...
Depois de, literalmente, 10 anos a vivo chegou no meu endereço, e logo na fibra.
Será que foi pressão da expansão da Claro Fibra na região afinal, coincidentemente após algumas semanas da instalação das NAP's, a vivo chegou chegando com suas CTO's ?!

São vários, mas ultimamente acho que pode ser:

Huawei HG8245W5-6T-V2 ou Huawei HG8245Q2
Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.
Por parte da vivo veio o MitraStar GPT-2741GNAC-N1.
dianteira-TC-3102-HP610.jpg
traseira-TC-3102-HP610.jpg
GPON-VIVO-Mitra-Star-pro-forum.jpg


Pelas medições, links e balanceamento de carga do ASUS funcionando a pleno e nos conformes.
Planos Claro 500/250 + vivo 300+150, ambos fornecidos com uma dose de incremento. :wub:
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado-by-Dominio-Telecom-Server.jpg


13839300564.png
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado22.jpg


Alguns testes reais em ação.
Via Steam.
teste-download-steam.jpg

"...quando o tradicional HDD mecânico 7200rpm gargala (disco D)"

Via XBOX game pass.
teste-download-xbox.jpg


Finalizando, tive ótima experiência no atendimento com ambas operadoras.
Sou cliente Claro desde os tempos remotos da era CAMBRÁS/VIVAX (início dos anos 2000) onde normalmente sempre preferia fazer alteração no plano de forma direta no posto de atendimento, depois que houve unificação NET/Claro mudou essa opção, desde então a negociação se faz nos pontos de atendimento nas lojas de shopping e percebi uma queda na expertise dos atendentes para planos residenciais, turma com perfil de atendimento mais para o lado mobile, mas entendo que faz parte da transição.

O que surpreendeu-me positivamente foi fazer toda essa mudança de plano via aplicativo e o resultado final ficar a contento, desde a confirmação de aprovação, agendamento do serviço e até reagendamento de horário, pois trabalho de noite e alterei a visita para a parte da tarde.

Por parte da vivo igualmente ok.
 
Agora sim, 💯% fibrado, então seguem considerações iniciais. :joia:

Por ter feito curso de cabeamento estruturado anos atrás, foquei em otimizar ao máximo a infra da casa para o momento de aquisição de links e cabeamento interno entre os cômodos.;)

Seguem alguns dados da instalação.
Do ponto onde a NAP está fixada na rua/poste até a fachada, são 21m, onde se encontram 2 conduítes (½"), infelizmente pequeninhos demais pro meu gosto ( instalados pelo proprietário anterior ), mas sendo fibra poderei tranquilamente correr mais um cabo de rede em cada, o planejamento é expandir com câmera e vídeo porteiro, ambos via PoE da Ubiquiti, linha UniFi (marca porreta hein).👏
dist-ncia-NAP-CASA.jpg
conduite-externo-fibrado.jpg

...da fachada percorrem mais 5m até as caixas internas 4x2 de inspeção na garagem e 10m até os roteadores, totalizando 36m.
conduite-fibrado1.jpg
fibra-total-HUMAX-HP610.jpg

"As pontas pra fora das caixinhas são guias de cabo de aço que deixei pra facilitar no futuro."

Pensei que iria se livrar do cabo coaxial, mas como tenho plano de TV, ainda permanece, mas o instalador informou que se optar pela substituição dos tradicionais decoders pelas box TV recém disponibilizadas, ele não será mais necessário...só fico cabrero com a dependência da conexão e delay, mas é apenas uma impressão, quem tiver usando e puder compartilhar a experiência vai ajudar.

Neste quesito, ponto para a vivo, pois ela oferece uma versão de router que tem integrado a saída coaxial e permite a distribuição pelo próprio aos decodificadores.


Simmmmm, conforme o técnico da Claro, da caixa (NAP) diretamente para o router GPON.
Fiquei com a porta 01, a primeira instalação na rua e quiçá ficará assim por um bom tempo, pois como mencionei anteriormente, o perfil da vizinhança é de pais que moram sozinhos porque os filhos cresceram e mudaram-se...
NAP-Claro-Porta-01.jpg


Pois sim meu caro, semana fechou com dobradinha de fibra ou seja, deu FIBRADINHA...🤭

Depois de, literalmente, 10 anos a vivo chegou no meu endereço, e logo na fibra.
Será que foi pressão da expansão da Claro Fibra na região afinal, coincidentemente após algumas semanas da instalação das NAP's, a vivo chegou chegando com suas CTO's ?!


Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.
Por parte da vivo veio o MitraStar GPT-2741GNAC-N1.
dianteira-TC-3102-HP610.jpg
traseira-TC-3102-HP610.jpg
GPON-VIVO-Mitra-Star-pro-forum.jpg


Pelas medições, links e balanceamento de carga do ASUS funcionando a pleno e nos conformes.
Planos Claro 500/250 + vivo 300+150, ambos fornecidos com uma dose de incremento. :wub:
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado-by-Dominio-Telecom-Server.jpg


13839300564.png
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado22.jpg


Alguns testes reais em ação.
Via Steam.
teste-download-steam.jpg

"...quando o tradicional HDD mecânico 7200rpm gargala (disco D)"

Via XBOX game pass.
teste-download-xbox.jpg


Finalizando, tive ótima experiência no atendimento com ambas operadoras.
Sou cliente Claro desde os tempos remotos da era CAMBRÁS/VIVAX (início dos anos 2000) onde normalmente sempre preferia fazer alteração no plano de forma direta no posto de atendimento, depois que houve unificação NET/Claro mudou essa opção, desde então a negociação se faz nos pontos de atendimento nas lojas de shopping e percebi uma queda na expertise dos atendentes para planos residenciais, turma com perfil de atendimento mais para o lado mobile, mas entendo que faz parte da transição.

O que surpreendeu-me positivamente foi fazer toda essa mudança de plano via aplicativo e o resultado final ficar a contento, desde a confirmação de aprovação, agendamento do serviço e até reagendamento de horário, pois trabalho de noite e alterei a visita para a parte da tarde.

Por parte da vivo igualmente ok.

Poderia postar o speedtest de cada uma individualmente tbm se não for pedir muito.

Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.

Nossa, esse foi o segundo modelo utilizado pela Claro hehehe.

m1JG5A1.png
 
Última edição:
Agora sim, 💯% fibrado, então seguem considerações iniciais. :joia:

Por ter feito curso de cabeamento estruturado anos atrás, foquei em otimizar ao máximo a infra da casa para o momento de aquisição de links e cabeamento interno entre os cômodos.;)

Seguem alguns dados da instalação.
Do ponto onde a NAP está fixada na rua/poste até a fachada, são 21m, onde se encontram 2 conduítes (½"), infelizmente pequeninhos demais pro meu gosto ( instalados pelo proprietário anterior ), mas sendo fibra poderei tranquilamente correr mais um cabo de rede em cada, o planejamento é expandir com câmera e vídeo porteiro, ambos via PoE da Ubiquiti, linha UniFi (marca porreta hein).👏
dist-ncia-NAP-CASA.jpg
conduite-externo-fibrado.jpg

...da fachada percorrem mais 5m até as caixas internas 4x2 de inspeção na garagem e 10m até os roteadores, totalizando 36m.
conduite-fibrado1.jpg
fibra-total-HUMAX-HP610.jpg

"As pontas pra fora das caixinhas são guias de cabo de aço que deixei pra facilitar no futuro."

Pensei que iria se livrar do cabo coaxial, mas como tenho plano de TV, ainda permanece, mas o instalador informou que se optar pela substituição dos tradicionais decoders pelas box TV recém disponibilizadas, ele não será mais necessário...só fico cabrero com a dependência da conexão e delay, mas é apenas uma impressão, quem tiver usando e puder compartilhar a experiência vai ajudar.

Neste quesito, ponto para a vivo, pois ela oferece uma versão de router que tem integrado a saída coaxial e permite a distribuição pelo próprio aos decodificadores.


Simmmmm, conforme o técnico da Claro, da caixa (NAP) diretamente para o router GPON.
Fiquei com a porta 01, a primeira instalação na rua e quiçá ficará assim por um bom tempo, pois como mencionei anteriormente, o perfil da vizinhança é de pais que moram sozinhos porque os filhos cresceram e mudaram-se...
NAP-Claro-Porta-01.jpg


Pois sim meu caro, semana fechou com dobradinha de fibra ou seja, deu FIBRADINHA...🤭

Depois de, literalmente, 10 anos a vivo chegou no meu endereço, e logo na fibra.
Será que foi pressão da expansão da Claro Fibra na região afinal, coincidentemente após algumas semanas da instalação das NAP's, a vivo chegou chegando com suas CTO's ?!


Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.
Por parte da vivo veio o MitraStar GPT-2741GNAC-N1.
dianteira-TC-3102-HP610.jpg
traseira-TC-3102-HP610.jpg
GPON-VIVO-Mitra-Star-pro-forum.jpg


Pelas medições, links e balanceamento de carga do ASUS funcionando a pleno e nos conformes.
Planos Claro 500/250 + vivo 300+150, ambos fornecidos com uma dose de incremento. :wub:
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado-by-Dominio-Telecom-Server.jpg


13839300564.png
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado22.jpg


Alguns testes reais em ação.
Via Steam.
teste-download-steam.jpg

"...quando o tradicional HDD mecânico 7200rpm gargala (disco D)"

Via XBOX game pass.
teste-download-xbox.jpg


Finalizando, tive ótima experiência no atendimento com ambas operadoras.
Sou cliente Claro desde os tempos remotos da era CAMBRÁS/VIVAX (início dos anos 2000) onde normalmente sempre preferia fazer alteração no plano de forma direta no posto de atendimento, depois que houve unificação NET/Claro mudou essa opção, desde então a negociação se faz nos pontos de atendimento nas lojas de shopping e percebi uma queda na expertise dos atendentes para planos residenciais, turma com perfil de atendimento mais para o lado mobile, mas entendo que faz parte da transição.

O que surpreendeu-me positivamente foi fazer toda essa mudança de plano via aplicativo e o resultado final ficar a contento, desde a confirmação de aprovação, agendamento do serviço e até reagendamento de horário, pois trabalho de noite e alterei a visita para a parte da tarde.

Por parte da vivo igualmente ok.
Excelente post que bom que tudo ocorreu bem agora è só curtir
Vc è de SBC? Também ocorrendo a sobreposição.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo