[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

não é descobrir, é conferir.

só entrar no equipamento que faz a conexão WAN e ver qual ip na porta wan esta pegando, se começar com 100.x.x.x é cgnat.
IP Wan apareceu 186.206...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

comparando WAN ip do modem com site meuip , se estiver diferente tu estás no terrivel CE GE NATI


OBS: começa com ip 100 ...... this is cgnat
IP Wan apareceu 186.206... igual no site meuip.
 
@jacias eu acho que foi você quem pediu fotos do DG da CLARO no condomínio. Eu consegui uma foto de onde estão 8 acessos no meu andar.

FIBRA_Claro_1.jpg

FIBRA_Claro_2.jpg
 
@jacias eu acho que foi você quem pediu fotos do DG da CLARO no condomínio. Eu consegui uma foto de onde estão 8 acessos no meu andar.

FIBRA_Claro_1.jpg

FIBRA_Claro_2.jpg
A Claro instala mais portas do que apartamentos por andar ou é igual a Vivo que instala menos portas que apartamentos?
 
Isso é ruído na rede.
Deve ter algum espertinho na tua vizinhança com equipamento ilegal de internet ou de TV furtando sinal.
Quase sempre esse tipo de instalação clandestina gera ruído na rede e caga o upload do node como um todo.
Sei disso porque aconteceu isso aqui há cerca de 5 anos.
No fim era uma instalação clandestina de TV na rua detrás da minha.
Foi só o técnico cortar o cabo que o sinal normalizou.
Fiquei pensando aqui se os problemas que eu tive com o HFC no passado eram por causa de equipamento pirata na rede já que um dos principais problemas era o upload ficando cagado, muitas vezes até zerado. Era isso e quedas constantes além do ping em jogos ficar aumentando do nado.

Mas acho difícil isso ter acontecido em 3 endereços diferentes, em cidades diferentes, só se roubo de sinal for algo extremamente comum.
 
A Claro instala mais portas do que apartamentos por andar ou é igual a Vivo que instala menos portas que apartamentos?
Aqui no meu prédio são 24 apartamentos, porem a Claro instalou 16 portas, ou seja, ao menos aqui instalaram menos portas do que a quantidade de apartamentos.
 
@jacias eu acho que foi você quem pediu fotos do DG da CLARO no condomínio. Eu consegui uma foto de onde estão 8 acessos no meu andar.

FIBRA_Claro_1.jpg

FIBRA_Claro_2.jpg
Fui eu sim, pra ver qual tipo de equipamento e fabricante que eles estão utilizando em prédios e também a quantidade de portas. No caso é a DPR que está fornecendo tanto para prédios quanto as CTO aéreas da Claro. Top demais.
 
A Claro instala mais portas do que apartamentos por andar ou é igual a Vivo que instala menos portas que apartamentos?
Eu ainda não observei se são 8 apartamentos por andar. Tenho apenas 1 mês morando aqui. Vou dar uma de curioso e checar. Tenho uma pergunta: Nas imagens eu não estou vendo um cabo entrando nessa caixa preta que não sei que nome dão pra ela. Tem o cabo de fibra ligado num ponto, como se fosse para algum apartamento. Mas se não tem nenhum cabo maior digamos, não teria como levar um cabo para um apartamento, ou estou errado?
 
Eu ainda não observei se são 8 apartamentos por andar. Tenho apenas 1 mês morando aqui. Vou dar uma de curioso e checar. Tenho uma pergunta: Nas imagens eu não estou vendo um cabo entrando nessa caixa preta que não sei que nome dão pra ela. Tem o cabo de fibra ligado num ponto, como se fosse para algum apartamento. Mas se não tem nenhum cabo maior digamos, não teria como levar um cabo para um apartamento, ou estou errado?
não existe cabo maior.
o cabinho que esta indo pra essas caixas na foto é o cabo que ilumina elas, em outras palavras é o cabo principal que da sinal para a caixa dividir.

inclusive, numa dessas fotos da pra ver que a porta que esse cabo esta ligado é uma porta vermelha diferente das outras.
 
Fui eu sim, pra ver qual tipo de equipamento e fabricante que eles estão utilizando em prédios e também a quantidade de portas. No caso é a DPR que está fornecendo tanto para prédios quanto as CTO aéreas da Claro. Top demais.
Eu entendo pouco sobre por exemplo, de onde vem o cabo até o condomínio e seu nome e qual equipamento que deve ter sido instalado no andar abaixo do meu ou no térreo. Eu estou no 3⁰ andar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aquele cabo de fibra vem do andar de baixo obviamente. Eu posso ir lá na lixeira do 2⁰ andar jogar lixo fora e discretamente dar uma boa olhada lá e tirar algumas fotos se caso eu ache alguma outra caixa. PERGUNTO: Eu deveria achar alguma caixa? NOTA: Na foto 1 eu esqueci de tirar foto de uma informação que se não me falha a memória, tem o n⁰ 2 no cabo. Pode ser que esteja informando de onde o cabo vem... será?
 
Última edição:

Alguém sabe me dizer se este site é falso? Recebi msg dizendo que minha fatura não foi pagar, entrei no site com meu CPF e data de nascimento aparece meu contrato lá e minha fatura que já foi paga, mas neste site diz que não.

Provavelmente um serviço terceirizado de cobrança:

yB198zS.png
 

Alguém sabe me dizer se este site é falso? Recebi msg dizendo que minha fatura não foi pagar, entrei no site com meu CPF e data de nascimento aparece meu contrato lá e minha fatura que já foi paga, mas neste site diz que não.
Se no app ou nesse site abaixo, constar como "Pago" desconsidere a mensagem recebida. Jamais negocie, consulte e/ou forneça dados pessoais fora dos canais oficiais.

No caso da Claro, são eles:

- Site Oficial

- Minha Claro Móvel / Playstore

-Minha Claro Residencial (NET) / Playstore

- Resolva você mesmo

- Ouvidoria
 
Fiquei pensando aqui se os problemas que eu tive com o HFC no passado eram por causa de equipamento pirata na rede já que um dos principais problemas era o upload ficando cagado, muitas vezes até zerado. Era isso e quedas constantes além do ping em jogos ficar aumentando do nado.

Mas acho difícil isso ter acontecido em 3 endereços diferentes, em cidades diferentes, só se roubo de sinal for algo extremamente comum.
Impossível não é, fora que não precisa necessariamente ser equipamento pirata. Pelas conversas que tive com uns técnicos aqui antes de cancelar, já teve caso que era split ou T ou sei lá que diabo é o nome oxidado, teve outro que a TV do cara que dava problema, toda vez que o cidadão ligava começava a inserir ruído e cagava no sinal de todo mundo. O sintoma aqui pelo menos era perda de pacote e a oscilação violenta no ping, de 50 pra 200-300ms, não upload cagado (até porque já era capado em 35 e nunca passou disso nos 3 anos que assinei)
 
Impossível não é, fora que não precisa necessariamente ser equipamento pirata. Pelas conversas que tive com uns técnicos aqui antes de cancelar, já teve caso que era split ou T ou sei lá que diabo é o nome oxidado, teve outro que a TV do cara que dava problema, toda vez que o cidadão ligava começava a inserir ruído e cagava no sinal de todo mundo. O sintoma aqui pelo menos era perda de pacote e a oscilação violenta no ping, de 50 pra 200-300ms, não upload cagado (até porque já era capado em 35 e nunca passou disso nos 3 anos que assinei)
Vai depender do nível de cuidado com a rede da equipe de externa que atende a região. Se for tudo beleza nesse ponto, quase sempre é equipamento pirata conectado na rede.
Pelo menos por aqui, o pessoal da Claro é bem cuidadoso com a rede.
Quando o cliente cancela, sempre vem uma equipe e corta o coaxial no TAP dias depois. Também não vejo divisores indoor nos postes. Mesmo porque tem um monte de TAPs sobrando na rua.
E pelo menos uma vez por mês, tem aqueles carros com logo da Claro na porta por aqui de madrugada dando manutenção externa. A internet e a TV até saem do ar por 3 a 5 minutos enquanto eles mexem. Geralmente é depois de 1h da manhã que eles fazem isso.
 
Vai depender do nível de cuidado com a rede da equipe de externa que atende a região. Se for tudo beleza nesse ponto, quase sempre é equipamento pirata conectado na rede.
Pelo menos por aqui, o pessoal da Claro é bem cuidadoso com a rede.
Quando o cliente cancela, sempre vem uma equipe e corta o coaxial no TAP dias depois. Também não vejo divisores indoor nos postes. Mesmo porque tem um monte de TAPs sobrando na rua.
E pelo menos uma vez por mês, tem aqueles carros com logo da Claro na porta por aqui de madrugada dando manutenção externa. A internet e a TV até saem do ar por 3 a 5 minutos enquanto eles mexem. Geralmente é depois de 1h da manhã que eles fazem isso.
Tô vendo meu cabo cortado no tap que eu mesmo tive que cortar porque o técnico nem pra retirar o equipamento veio. Por algum milagre veio um cara com uniforme azul, escrito NET VÍRTUA e carro normal, sem adesivos pra pendurar os cabos num poste novo que colocaram por causa de um transformador, mas só fez isso e foi embora. Agora... de madrugada confesso que não sei se eles fazem/faziam alguma coisa. Pelo menos enquanto assinei não lembro de ter ficado sem sinal.

Mas isso tudo foi em 2022 que avacalhou, até então tinham sido pouquíssimas vezes que o sinal caia. Não lembro se foi depois duma tempestade louca que caiu um monte de árvore e deixou vários bairros sem energia por 3-4 dias até, mas daí pra frente foi só ladeira abaixo.
 
inclusive o @SpeedRace.Claude a caixa usada ae pela claro é essa aqui: https://www.dpr.com.br/ctroi-compacta-balanceada.html
a fibra de entrada(que esta na sua foto ae), é ligada na porta individual la no fundo da caixa.

Tava pensando aqui, num futuro próximo acho que passaremos a usar uma dessas dentro de casa pra poder espalhar pontos de internet tudo via fibra. Não de 1:8, mas com pelo menos 3 saídas.
 
Boa noite a todos, tenho um problema em que nunca vi antes, em meu apartamento eu tenho 3 acess point da unifi, o pessoal da claro fez a substituição do modem, por um novo da marca hitron hi3120, e agora quando eu conecto o cabo de rede que leva a conexão do modem ao hub para redistribuir, acende o led laranjado na porta do cabo de rede e o modem desliga.

Pesquisei em todos os tópicos e não achei nada relacionado.

Alguem tem uma luz? Seria alguma configuração que de para alterar no modem?
 
Tava pensando aqui, num futuro próximo acho que passaremos a usar uma dessas dentro de casa pra poder espalhar pontos de internet tudo via fibra. Não de 1:8, mas com pelo menos 3 saídas.
meio complicado.
não existe padronização de mercado ou ate de entidade(ieee ou itut) para utilização de uma lambda especifica para uso interno.
que me lembro, tirando aquela solução proprietária da huawei que a vtal/oi estão usando no fibra x, se não me engano esse é o nome, não tem outra solução to tipo no mercado bananal no momento.

com isso, teria que montar uma rede interna pon própria dentro da residência, sem poder utilizar a fibra que a operadora passa.
e falar a real, em termos de velocidade, cat6a ta a anos por ae e suporta ate 10Gb, fibra dentro de casa só seria viável pra passar em conduites com rede elétrica já existente.

inclusive a solução proprietária la da huawei se chama: huawei fttr
 
meio complicado.
não existe padronização de mercado ou ate de entidade(ieee ou itut) para utilização de uma lambda especifica para uso interno.
que me lembro, tirando aquela solução proprietária da huawei que a vtal/oi estão usando no fibra x, se não me engano esse é o nome, não tem outra solução to tipo no mercado bananal no momento.

com isso, teria que montar uma rede interna pon própria dentro da residência, sem poder utilizar a fibra que a operadora passa.
e falar a real, em termos de velocidade, cat6a ta a anos por ae e suporta ate 10Gb, fibra dentro de casa só seria viável pra passar em conduites com rede elétrica já existente.

inclusive a solução proprietária la da huawei se chama: huawei fttr
Foi isso que imaginei, fazer uma infra igual aquela da Huawei no Oi Fibra X, mas com equipamentos próprios e fibra rígida, não aquela transparente. Mas sim, Cat6 entrega tudo e é resistente.
 
Foi isso que imaginei, fazer uma infra igual aquela da Huawei no Oi Fibra X, mas com equipamentos próprios e fibra rígida, não aquela transparente. Mas sim, Cat6 entrega tudo e é resistente.
a real é que com equipamentos que tem hj, o custo não vale a pena mesmo :limo:
teria que comprar uma OLT pra fazer isso, fora ficar comprando ONU tb pra cada ponto que vc vai utilizar.
atualmente pra rede interna esquema é cat6a ate 10Gb e uso de rede wifi mesh.

se muito, a rede interna do cara for uma coisa gigrotesca, é realmente montar uma rede estruturada pra diminuir a distancia final dos pontos de rede, e interligação entre switch distantes usando fibra p2p ou dependendo da distancia ainda usando cat6a.
 
a real é que com equipamentos que tem hj, o custo não vale a pena mesmo :limo:
teria que comprar uma OLT pra fazer isso, fora ficar comprando ONU tb pra cada ponto que vc vai utilizar.
atualmente pra rede interna esquema é cat6a ate 10Gb e uso de rede wifi mesh.

se muito, a rede interna do cara for uma coisa gigrotesca, é realmente montar uma rede estruturada pra diminuir a distancia final dos pontos de rede, e interligação entre switch distantes usando fibra p2p ou dependendo da distancia ainda usando cat6a.
-Na minha antiga casa, eu tinha 2 repetidores da TP-Link em auxílio ao MODEM da OPERADORA TIM. Hoje em dia já temos roteadores com tecnologia mesh. A minha distância atualmente no apartamento em relação ao MODEM diminuiu significativamente até em função dos cômodos estarem melhor divididos em 59m² sem a necessidade dos velhos repetidores.
-Hoje eu tenho 2 links de banda larga e pela simples análise que tenho feito, 1 link apenas, já daria conta de tudo que tenho aqui de dispositivos. Aqui somos só 2, Eu e Minha esposa, uma vez que meu filho se casou e se mudou. Usei por uns 20 dias a BL da Claro e consumi menos de 150GB tendo 2.000GB (2TB) disponível.
-Estou querendo mudar o MODEM da Claro de lugar, ficando mais próximo do meu Desktop já pensando na troca de tecnologia, de HFC para FIBRA, utilizando um cabo CAT6 ou superior, considerando que a BL da Claro é mais estável do que a PredialNet que depois eu cancelaria. Com isso, a base do FIXO sairia do Rack da TV e sobraria uma tomada na régua para os Led's do painel.
-A minha ideia seria passar um cabo Ethernet do escritório para a sala ligando o "Roteador HUAWEI AX3 Pro Preto, WS7206, até 3000mbps de velocidade, WiFi 6, função mesh" (ainda não comprei) para uso do WI-FI 5 para Streaming no FIRE TV LITE ligado na TV e WI-FI 6 no receptor da Claro TV. Os dispositivos com WI-FI 6 restantes seriam o Galaxy S21 FE 5G e o Notebook Acer Nitro 5.
-No caso do MODEM da Claro eu ainda não sei se deixaria ele funcionando normal ou no modo bridge, algo que ainda vou estudar e buscar opiniões, afinal de contas, conheço pouco, porque ele poderia emitir sinal WI-FI no meu quarto, que fica ao lado ou o HUAWEI AX3 Pro que poderia dar conta do recado.
 
Última edição:
@jacias eu acho que foi você quem pediu fotos do DG da CLARO no condomínio. Eu consegui uma foto de onde estão 8 acessos no meu andar.

FIBRA_Claro_1.jpg

FIBRA_Claro_2.jpg
tinha sido eu rs.. mas blz... contribuiu.. ja migrou?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

caramba ja exige a migração

Se conseguir tirar umas fotos do DG do seu condominio com a estrutura da claro
também seria interessante.
.
 
Última edição:
Eu estava devendo um teste via cabo ethernet da BL da Claro 500 MEGA:

ISP: Claro NET
Server: Claro Net Vírtua - Niterói
Dispositivo: Notebook Acer Nitro 5

649d1fde-4db3-43b7-bddf-d92ead3d837c.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo