[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Voltou ao normal ontem à noite. Mas hoje cedo fiz o teste e estava limitada novamente. Li em outros posts que eles fazem isso mesmo: "resolvem", mas na manhã seguinte volta a ficar limitada.
Bom, já aproveita o contato desse técnico e avisa que deu problema de novo. Como disse, a TENDÊNCIA é que você não precise apanhar tanto pra corrigir isso, visto que já tiraram foto então já sabiam o que era e o que fazer. Se não responder, abre chamado na ouvidoria, isso já coloca um pouco de pressão na supervisão da sua região, só usar o número de protocolo desse último agendamento.
Se vale ou não a pena brigar, é aquela história, tem alguma outra operadora na sua região que ofereça plano similar ou melhor? Eu imagino que no seu caso deva ser uma dor de cabeça de 2 a 3 dias no total que GERALMENTE não volta a acontecer, mas é totalmente direito seu cancelar, reclamar na Anatel, consumidor.gov, ouvidoria e onde mais quiser, porque é sacanagem da operadora e é proposital. Ah, mas foi o sistema que fez isso automático. Bicho, que sistema de empresa decente capa o cliente simplesmente pelo uso pesado sendo que isso ainda é proibido pela Anatel?
 
Bicho, que sistema de empresa decente capa o cliente simplesmente pelo uso pesado sendo que isso ainda é proibido pela Anatel?
Simplesmente porque ninguém respeita lei no Brasil.
A Oi é outra.
Quando tive Oi Fibra, fui pedir suspensão temporária e simplesmente me falaram que não tinham suspensão temporária lá, como se fosse escolha deles e não uma regulamentação da Anatel pro serviço deles ser vendido. Reclamei na Anatel e acabaram fazendo o que pedi.
Inacreditável isso!
 
Existem várias teorias sobre a "lista negra" que limita a 30/3. A mais plausível é que existem alguns critérios que quando atingidos limitam a conexão para 30/3 por suspeita de fraude. Os critérios exatos não são conhecidos, mas ter excedido 4tb em um mês é um deles, sendo que foi notado maior corte em locais com nodes muito saturados.
Eu tenho direito a 2TB e/ou 2.000MB de franquia. No mês da instalação no dia 20/05 eu tentei usar o máximo que pude, com vpn, streaming, gravações, etc... e consegui gastar próximo de 150MB.
Se eu puder multiplicar por 2 vai dar 300MB num mês de 30 dias aproximadamente. Eu poderia fazer aquelas baixas de filmes usando torrent e ver se consigo consumir mais um pouco.
Para a empresa, alguém consumir 4TB num único mês já configura no mínimo algo fora da normalidade, ou seja, a pessoa estar consumindo uma quantidade no talo de sua franquia é uma coisa, a outra é o excesso.
 
O modelo é CH8568. Na ordem de serviço do técnico, ele colocou como material utilizado "HFC". (não sei se é essa informação que vc pediu)

Internet via cabo coaxial. Contratei 500Mb, mas está sendo limitada pra 30Mb.

Quando falei da "lista negra", me referi ao assunto desses comentários aqui:

está recebendo 30/3 ?
 
está recebendo 30/3 ?
30/100 (deveria ser 500/100)

Kxob9sA.png
tAVnu0K.png
 
Eu tenho direito a 2TB e/ou 2.000MB de franquia. No mês da instalação no dia 20/05 eu tentei usar o máximo que pude, com vpn, streaming, gravações, etc... e consegui gastar próximo de 150MB.
Se eu puder multiplicar por 2 vai dar 300MB num mês de 30 dias aproximadamente. Eu poderia fazer aquelas baixas de filmes usando torrent e ver se consigo consumir mais um pouco.
Para a empresa, alguém consumir 4TB num único mês já configura no mínimo algo fora da normalidade, ou seja, a pessoa estar consumindo uma quantidade no talo de sua franquia é uma coisa, a outra é o excesso.
Então, só que pela Anatel, as empresas não podem aplicar a franquia, apesar da previsão contratual.

Ainda assim, 4tb não é um consumo impossível de ser atingido, apesar de não ser comum. Se a pessoa tiver que fazer upload para a nuvem de um HD, pode ir os 4tb de uma vez.

Essa questão do corte, em partes a net faz por várias razoes: aliviar nodes muito saturados, evitar comércio (por exemplo, não raro se encontra provedor pequeno contratando link convencional para revender ou edifícios que dividem uma conexão entre vários condôminos).

Como teoricamente eles não podem forçar uma visita na casa dos clientes, eles fazem isto para poderem ser chamados pelo cliente e constatar revenda.

Nos casos aonde não é revenda, eles fazem isso para forçar a pessoa a cancelar. Só que é algo complexo, uma vez que tem local que a net é a única operadora.
 
Simplesmente porque ninguém respeita lei no Brasil.
A Oi é outra.
Quando tive Oi Fibra, fui pedir suspensão temporária e simplesmente me falaram que não tinham suspensão temporária lá, como se fosse escolha deles e não uma regulamentação da Anatel pro serviço deles ser vendido. Reclamei na Anatel e acabaram fazendo o que pedi.
Inacreditável isso!
Também passei por isso com a Oi, pedi suspensão por um tempo pra reativar só daqui a alguns meses e economizar uns trocados, eles disseram que lá não existe esse negócio de bloqueio. Mandei um cancel e eles vieram atrás pedir pra voltar.
Eu tenho direito a 2TB e/ou 2.000MB de franquia. No mês da instalação no dia 20/05 eu tentei usar o máximo que pude, com vpn, streaming, gravações, etc... e consegui gastar próximo de 150MB.
Se eu puder multiplicar por 2 vai dar 300MB num mês de 30 dias aproximadamente. Eu poderia fazer aquelas baixas de filmes usando torrent e ver se consigo consumir mais um pouco.
Para a empresa, alguém consumir 4TB num único mês já configura no mínimo algo fora da normalidade, ou seja, a pessoa estar consumindo uma quantidade no talo de sua franquia é uma coisa, a outra é o excesso.
Tá falando da TIM? É ela que tem essa limitação aí. Mas parece que não tá mais punindo quem passa.
Sobre o consumo, você conseguiu gastar só 150GB em 30 dias? Mora sozinho?
Aqui só a TV da sala, que é Android e tem como usar um app medidor de consumo, sozinha consome mais de 600GB/mês. Isso só com Globoplay, Netflix e YouTube. Infelizmente não consigo medir dos outros aparelhos, mas na ONT da Oi eu já consegui ver que o uso mensal aqui sempre fica entre 1.2TB e 1.3TB. Teve um mês que eu zerei o contador dessa ONT quando virou pro novo mês e torci pra não faltar luz até o mês acabar para eu medir. Na HGU da Vivo também tem, mas esse mês eu já perdi de zerar, vou tentar no mês que vem.
Cara comprei cat7 para interligar o modem com o roteador asus... Cabo top! kkkkk É zuado ele com o Asus mesmo....
Tô aqui na dúvida se uso um Cat6 ou 7 no cabeamento interno ou parto logo pra fibra. Difícil é conseguir um kit de roteadores mesh diretamente ligados na fibra. Talvez na China.
 
Também passei por isso com a Oi, pedi suspensão por um tempo pra reativar só daqui a alguns meses e economizar uns trocados, eles disseram que lá não existe esse negócio de bloqueio. Mandei um cancel e eles vieram atrás pedir pra voltar.

Tá falando da TIM? É ela que tem essa limitação aí. Mas parece que não tá mais punindo quem passa.
Sobre o consumo, você conseguiu gastar só 150GB em 30 dias? Mora sozinho?
Aqui só a TV da sala, que é Android e tem como usar um app medidor de consumo, sozinha consome mais de 600GB/mês. Isso só com Globoplay, Netflix e YouTube. Infelizmente não consigo medir dos outros aparelhos, mas na ONT da Oi eu já consegui ver que o uso mensal aqui sempre fica entre 1.2TB e 1.3TB. Teve um mês que eu zerei o contador dessa ONT quando virou pro novo mês e torci pra não faltar luz até o mês acabar para eu medir. Na HGU da Vivo também tem, mas esse mês eu já perdi de zerar, vou tentar no mês que vem.

Tô aqui na dúvida se uso um Cat6 ou 7 no cabeamento interno ou parto logo pra fibra. Difícil é conseguir um kit de roteadores mesh diretamente ligados na fibra. Talvez na China.
Plano da Escuro Claro mesmo, 2TB de franquia. Faz questão ainda de expor no site antes de assinar
hrsDY7w.png
 
Entrei pra lista negra da Claro.

Ontem de manhã minha velocidade estava limitada, mas não parecia ter problemas no sinal, ou na região. O técnico veio, trocou de modem e "resolveu", mas a limitação voltou hoje cedo. Ele tirou fotos de todos os PCs que usavam a internet, e deixou o telefone dele pra caso o problema não tivesse sido resolvido.

Gente, vale a pena mesmo insistir em fazer reclamações, pedir visitas técnicas e etc pra sair da lista negra, ou é mais fácil cancelar essa merda e instalar internet de outra operadora? O que eu tenho que fazer agora se quiser sair? Falo com o técnico? Reclamo na Ouvidoria da Claro? Reclamo na Anatel?

Pede o técnico pra te colocar em contato com o supervisor da área, só ele tem poder de contactar o datacenter e solicitar a retirada do perfil da lista negra.

Ouvidoria, Anatel e Consumidor.gov não resolvem esse problema.
 
Plano da Escuro Claro mesmo, 2TB de franquia. Faz questão ainda de expor no site antes de assinar
hrsDY7w.png
Estão se resguardando pro futuro, quando conseguirem um dia a aprovação da aplicação de franquias, pra cobrar um pouco mais pra poder liberar o restante do mês, como é em alguns países de fora.
 
Depois de alguns dias ai e uma reclamação na anatel, finalmente a Claro me tirou do cgnat. Ainda pediram desculpas pelo incoveniente e lançaram desconto de 38,33 reais na fatura. Bom eu já pago 44,90 e com esses 38,33 reais, próxima fatura virá 6,57. Não sabia que Claro andava assim tão generosa, gostei.
 
Última edição:
Sobre meu problema com a Claro: conversei com o técnico, e ele basicamente confirmou minhas suspeitas de estar na tal lista negra. Ele disse que encaminhou minha situação pro supervisor, incluindo as fotos dos PCs pra provar que é uso doméstico, e disse que em até duas semanas a situação deve ser normalizada.
Acho que vou esperar essas duas semanas, antes de abrir novas reclamações em outros lugares. Se eu morasse sozinho provavelmente já teria cancelado e trocado de operadora, mas as outras pessoas daqui de casa dependem de internet pra trabalhar/estudar, então não vou comprometer isso, por enquanto.
 
Depois de alguns dias ai e uma reclamação na anatel, finalmente a Claro me tirou do cgnat. Ainda pediram desculpas pelo incoveniente e lançaram desconto de 38,33 reais na fatura. Bom eu já pago 44,90 e com esses 38,33 reais, próxima fatura virá 6,57. Não sabia que Claro andava assim tão generosa, gostei.

Nossa, eu acabei de fazer esse procedimento hoje e foi muito simples. Tudo começou porque eu estava baixando uma série pra minha minha mãe assistir enquanto estava na casa dela. Aí eu coloco no Plex e ela assiste na TV pelo Chromecast. Só que eu moro em outra cidade, com internet da Claro, e o acesso remoto não estava funcionando e aí pesquisando descobri que era por conta cgNAT.

Liguei pra la hoje por volta das 09:30 da manhã no 10621. Aí mais ou menos as 10:00 da manhã tinha conseguido falar com uma pessoa de lá que marcou uma visita do técnico pra hoje ainda a partir das 14:00. Quando foi 14:00 em ponto, o técnico chegou. Ele não fez nada no roteador, apenas sentou na cadeira e ligou pra central hahaha. E aí pediu pra retirar o cgNAT. Nem ele sabia extamente o que tava fazendo mas funcionou. Com mais ou menos 10-15 minutos no telefone, o roteador reiniciou e quando olhei o IP já deu pra ver que tinha saído do cgNAT. Redirecionei as portas na configurações do roteador e pimba, perfeito. Conexão remota funcionando no Plex e mamãe felizona.

Tive que até dar uma nota boa pra Claro na pesquisa de satisfação que realmente foi de boa e o técnico foi bem atencioso também, mesmo não entendo no detalhe haha. Mas ele mereceu uma boa nota também.
 
@CaiqueO estou com o mesmo problema desde ontem, 30/80 com a Claro.




O que eu fiz: liguei no 10621 pra reclamar. Fizeram uns testes remotos e não encontraram problemas, daí marcaram visita técnica. O técnico veio à noite, trocou o modem, tirou foto dos PCs e etc, e a velocidade voltou ao normal. Ele deixou o contato dele, pra caso acontecesse alguma coisa. Hoje cedo fiz o teste assim que acordei, e estava limitada outra vez. Falei com o técnico. Ele verificou que o bloqueio foi na central e que eu preciso esperar até que a central dê baixa nas informações que ele mandou, pra remover esse limite que a central colocou na minha internet.

Claro que tem várias outras coisas que vc poderia tentar fazer, que muitos aqui recomendaram: reclamar na ouvidoria da Claro, na Anatel, no Procon, no consumidor ponto gov, cancelar e trocar de operadora, tentar trocar a titularidade do contrato, etc. Vai do que vc achar melhor. Só não fica sem fazer nada.
 
Nossa, eu acabei de fazer esse procedimento hoje e foi muito simples. Tudo começou porque eu estava baixando uma série pra minha minha mãe assistir enquanto estava na casa dela. Aí eu coloco no Plex e ela assiste na TV pelo Chromecast. Só que eu moro em outra cidade, com internet da Claro, e o acesso remoto não estava funcionando e aí pesquisando descobri que era por conta cgNAT.

Liguei pra la hoje por volta das 09:30 da manhã no 10621. Aí mais ou menos as 10:00 da manhã tinha conseguido falar com uma pessoa de lá que marcou uma visita do técnico pra hoje ainda a partir das 14:00. Quando foi 14:00 em ponto, o técnico chegou. Ele não fez nada no roteador, apenas sentou na cadeira e ligou pra central hahaha. E aí pediu pra retirar o cgNAT. Nem ele sabia extamente o que tava fazendo mas funcionou. Com mais ou menos 10-15 minutos no telefone, o roteador reiniciou e quando olhei o IP já deu pra ver que tinha saído do cgNAT. Redirecionei as portas na configurações do roteador e pimba, perfeito. Conexão remota funcionando no Plex e mamãe felizona.

Tive que até dar uma nota boa pra Claro na pesquisa de satisfação que realmente foi de boa e o técnico foi bem atencioso também, mesmo não entendo no detalhe haha. Mas ele mereceu uma boa nota também.
É por isso que defendo sempre tratar bem o técnico e ser educado com quem vai na sua casa.
O que aconteceu com você foi a prova disso: o cara mesmo sem entender bem o teu problema se esforçou pra te ajudar.
E resolveu no final.
 
O que eu fiz: liguei no 10621 pra reclamar. Fizeram uns testes remotos e não encontraram problemas, daí marcaram visita técnica. O técnico veio à noite, trocou o modem, tirou foto dos PCs e etc, e a velocidade voltou ao normal. Ele deixou o contato dele, pra caso acontecesse alguma coisa. Hoje cedo fiz o teste assim que acordei, e estava limitada outra vez. Falei com o técnico. Ele verificou que o bloqueio foi na central e que eu preciso esperar até que a central dê baixa nas informações que ele mandou, pra remover esse limite que a central colocou na minha internet.

Claro que tem várias outras coisas que vc poderia tentar fazer, que muitos aqui recomendaram: reclamar na ouvidoria da Claro, na Anatel, no Procon, no consumidor ponto gov, cancelar e trocar de operadora, tentar trocar a titularidade do contrato, etc. Vai do que vc achar melhor. Só não fica sem fazer nada.
Acredito que você vai conseguir resolver.
Quem não quis cancelar e insistiu na resolução no fim acabou conseguindo.
O seu relato do cara já tirar foto na primeira visita técnica é um indicativo de que os caras não estão tão perdidos como antes.
Acho que o seu caso vai ser resolvido mais cedo que os relatos que acompanhei por aqui.
 
Já eu estou com o problema inverso
14956112720.png


que upload é esse kkkk
Isso é ruído na rede.
Deve ter algum espertinho na tua vizinhança com equipamento ilegal de internet ou de TV furtando sinal.
Quase sempre esse tipo de instalação clandestina gera ruído na rede e caga o upload do node como um todo.
Sei disso porque aconteceu isso aqui há cerca de 5 anos.
No fim era uma instalação clandestina de TV na rua detrás da minha.
Foi só o técnico cortar o cabo que o sinal normalizou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho direito a 2TB e/ou 2.000MB de franquia. No mês da instalação no dia 20/05 eu tentei usar o máximo que pude, com vpn, streaming, gravações, etc... e consegui gastar próximo de 150MB.
Se eu puder multiplicar por 2 vai dar 300MB num mês de 30 dias aproximadamente. Eu poderia fazer aquelas baixas de filmes usando torrent e ver se consigo consumir mais um pouco.
Para a empresa, alguém consumir 4TB num único mês já configura no mínimo algo fora da normalidade, ou seja, a pessoa estar consumindo uma quantidade no talo de sua franquia é uma coisa, a outra é o excesso.
Aqui em casa usamos entre 2 e 3 TB/mês.
Na maioria dos meses passo pouco de 2 TB. Mês passado, por exemplo, foi 2,2 TB.
Só quando baixo muitos jogos (tenho um Xbox Series S aqui com Game Pass) que no fim do mês encosta em 3 TB. Pelo menos até agora, a Claro não tem enchido o saco.
Aqui onde moro a rede é bem tranquila, além de ser relativamente nova (tem cerca de 8 anos). E tem bem poucos clientes.
A maioria dos vizinhos estão na Mob Telecom e na Brisanet.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo