[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

instalação é de responsabilidade da pessoa que vai la, e é sim como vc falou tem as validações da claro e mesmo assim, não falando de vc, mas de uns caras que trabalham pra claro(principalmente a galera terceirizada) que faz cagada uma atras da outra.
a fama que fica é sempre a pior não tem o que fazer.

e o @Enzo Camargo a menos que um outro cara aleatório tenha ido no poste bater escada pra fazer qual quer outra coisa la, não tem como na fibra o sinal ser validado e depois sinal ir pra -36, única outra possibilidade é o próprio cliente ter quebrado o cabo drop por conta dessa economia porca que a claro anda aplicando de ligar o drop direto na onu sem a roseta optica.

de qual quer forma, e vc sabe que isso vai acontecer, o técnico que foi la fazer a instalação vai receber um retrabalho, aqui já aconteceu com migo tb modem novo docsis lacrado com defeito de fabricação estourou com 24h(longa historia tc7337 que esta registrada aqui no topico) e caiu na conta do cara que veio instalar esse modem aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

rollback fica atrelada ao seu contrato.
Certo, o cara com certeza não iria sair de lá com essa potência, a claro não iria validar e deixar dar prosseguimento, caso contrário o CQ iria aplicar uma advertência ou qualquer outro tipo de penalização pro técnico, não iria procurar sarna pra se coçar, e ninguém quer, quem conhece e trabalha sabe, esses CQ são uma desgraça, os caras são muito chato, mas muito, eles não querem nem saber, se tiver que aplicar irão aplicar e não estão nem aí pro técnico. Aqui ainda usamos a PTO, eu particularmente gosto, porque querendo ou não isso me ajuda, sempre tem um cliente curioso que vai fuxica e acaba danificando a fibra e depois liga pra lá, e isso é ruim pro técnico e pra terceirizada porque influência nós indicadores e a empresa não recebe por isso novamente, apenas a primeira vez, pelo menos aqui né, mas acredito eu que seja em todo Brasil isso. A PTO ajuda muito porque se tiver que mexer por algum motivo não mexe diretamente na fibra e sim no cordão. E pelo que fiquei sabendo já tiraram em algumas localidades. A própria VIVO já não usa mais também.
Por este motivo que eu prefiro a NAP na cordoalha, lá não tem risco de alguém colocar a escada e danificar a NAP ou até mesmo o drop do cliente.

Certo, o cara com certeza não iria sair de lá com essa potência, a claro não iria validar e deixar dar prosseguimento, caso contrário o CQ iria aplicar uma advertência ou qualquer outro tipo de penalização pro técnico, não iria procurar sarna pra se coçar, e ninguém quer, quem conhece e trabalha sabe, esses CQ são uma desgraça, os caras são muito chato, mas muito, eles não querem nem saber, se tiver que aplicar irão aplicar e não estão nem aí pro técnico. Aqui ainda usamos a PTO, eu particularmente gosto, porque querendo ou não isso me ajuda, sempre tem um cliente curioso que vai fuxica e acaba danificando a fibra e depois liga pra lá, e isso é ruim pro técnico e pra terceirizada porque influência nós indicadores e a empresa não recebe por isso novamente, apenas a primeira vez, pelo menos aqui né, mas acredito eu que seja em todo Brasil isso. A PTO ajuda muito porque se tiver que mexer por algum motivo não mexe diretamente na fibra e sim no cordão. E pelo que fiquei sabendo já tiraram em algumas localidades. A própria VIVO já não usa mais também.
Por este motivo que eu prefiro a NAP na cordoalha, lá não tem risco de alguém colocar a escada e danificar a NAP ou até mesmo o drop do cliente.
concordo com tudo que vc comentou.

e ti falar, sim a claro só paga a instalação o retrabalho é cortado.
sei disso pq tive um cliente aqui do escritório que a empresa dele era terceirizada justamente na area HFC e a nova FTTH que a claro fez aqui no em MG, e direto tinha que ajudar ele a assinar uns contratos do serviço pra empresa dele.

era zuado, falar a real, a claro paga mal pra terceirizada e realmente exige uma qualidade insana no serviço prestado :haha:

Infelizmente tenho notado vários erros graves de alguns técnicos.

Aqui em casa, por defeito na caixa do predio que distribui a fibra (esqueci o nome desta bagaça), o sinal estava -48, e o técnico da claro (claro mesmo, não era terceirizado, era proprio), queria por a culpa no meu roteador.

Conhecido meu chegou a contar uma situação de o técnico da claro querer aproveitar coaxial RG59 de antena coletiva por preguiça de instalar fiação nova.

Comigo já aconteceu de o técnico ligar dizendo que não ia vir e finalizar a OS como visita improdutiva por ausência do cliente.
Se o CQ pega o técnico é penalizado, não podemos utilizar RG59, usamos RG6, onde a malha é de 92%, dando melhor qualidade de sinal e consequentemente no serviço. Se tu me perguntar se vai funcionar, eu te digo que vai, mas não vai ter garantia de um bom funcionando, provavelmente vai ficar intermitente, travando, caindo e oscilando. Mas sim, tem bastante Técnico que usa, e ele não tá nem aí, o importante é funcionar e ele ganhar a adesão, depois é depois. Infelizmente pagamos pelos mãos técnicos, os bons pagam pelos maus. Não vamos generalizar tem muito técnico profissional que se preocupa com seu serviço, presa pela qualidade oferecida ao cliente, desde a instalação ao serviço em si. Temos que aprender a separar o joio do trigo.

PSS: Uma dica se me permitem, as vezes quando algum cliente está passando por algum problema, que acontece recorrente, que já está saturado que vem e vai técnico e as vezes seu problema não é solucionado. Atendam o técnico como se fosse a primeira visita, com educação e respeito, com simpatia e atenção e você será bem atendido. Caso contrário você não irá, e o técnico não irá dar importância, e vai fazer descaso com seu problema e nem vai tentar resolver, e sim temos várias maneiras de se escapar, brechas do próprio sistema que é falho que nos ajuda e fica ao nosso favor e facilita. É uma dica. Obrigado. Isso vale para os estouradinhos de plantão, que não tem paciência kk

concordo com tudo que vc comentou.

e ti falar, sim a claro só paga a instalação o retrabalho é cortado.
sei disso pq tive um cliente aqui do escritório que a empresa dele era terceirizada justamente na area HFC e a nova FTTH que a claro fez aqui no em MG, e direto tinha que ajudar ele a assinar uns contratos do serviço pra empresa dele.

era zuado, falar a real, a claro paga mal pra terceirizada e realmente exige uma qualidade insana no serviço prestado :haha:
Sim, recebemos muito mal, somos mau pagos, a exigência é enorme, cobrança também, sempre inventando modinha. Deveríamos ganhar muito mais pelo que é exigido e cobrado. Isso estou falando apenas por parte da empresa, fora os clientes mau educado e sem noção que tem por aí a fora, que trata a gente como se fosse lixo, não dá atenção e importância.

Última edição:
Pessoal, como funciona esse lance da Vtal? pergunto pois, aqui em Curitiba tem aparecido os reports do pessoal no fórum, mostrando as caixas de fibra da Claro nos postes e tal, e hoje fui fazer um speedtest, e apareceu na lista de servidores um da Vtal que não existia antes.

Queria saber se pode ter relação com a implementação do ftth da Claro aqui em Curitiba, ou pode não ter relação nenhuma isso. (não entendo muito desse lance de rede neutra).

Cancelei essa net depois de muita lentidão, Ping alto, muita instabilidade.

Foram umas 3 trocas de modem e nada de melhorar.

Fui pra Vivo, que é fibra mesmo, pelo mesmo preço.

Resultado:
- Ping de 4 ou 5 (net era quase 30)
- Upload agora batendo na casa dos 140 (net era 50 chorando)

Zero arrependimento

Pessoal, como funciona esse lance da Vtal? pergunto pois, aqui em Curitiba tem aparecido os reports do pessoal no fórum, mostrando as caixas de fibra da Claro nos postes e tal, e hoje fui fazer um speedtest, e apareceu na lista de servidores um da Vtal que não existia antes.

Queria saber se pode ter relação com a implementação do ftth da Claro aqui em Curitiba, ou pode não ter relação nenhuma isso. (não entendo muito desse lance de rede neutra).
não tem relação, a vtal andou subindo servidores novos no speedtest só isso, como a tereza(vivo) que REMOVEU TODOS os delas ultimamente tb hahahaha.

a claro começou a usar a rede da vtal numa cidade vizinha ae de curitiba, mas a capital suas ae ate o momento é rede 100% da claro.

Vc precisa estar logado no site speedtest e ver seu histórico.

Exatamente.
Em 98 na privatização das telecomunicações a telefônica Espanha comprou a telesp.
A Embratel foi comprada em 2000 por uma empresa americana q pediu falência dois anos depois. Daí a América móvel (mexicana) comprou a Embratel.

Aqui no Rio antes de ser claro, a empresa se chamava ATL.

Até 98 só tinha telerj aqui.
Após 98
Surgiu telemar, atl e telefônica e Oi
Depois Oi e telemar se juntaram num único nome.
Sim. A Embratel foi a primeira empresa adquirida pela América Movil no Brasil, antes da compra e junção das várias operadoras móveis privadas regionais na Claro, e antes da compra da maior parte das ações da NET a partir do seu antigo sócio majoritário: a Globo.

A Embratel foi comprada em 2000 por uma empresa americana q pediu falência dois anos depois.
MCI Worldwide.

Pessoal não existe mais a história de franquia né?
Pq notei nos últimos 3 dias que minha velocidade foi reduzida pra 30 megas ( meu plano é de 300).

Ligando na claro e pelo aplicativo consta tudo normal..

Joguei no Google e vi uma matéria de 2021 de pessoal reclamando que diminuíram a velocidade pra exatamente os 30 megas que estão me limitando e me assustei..

Sou de Curitiba.

Pq notei nos últimos 3 dias que minha velocidade foi reduzida pra 30 megas ( meu plano é de 300).

Joguei no Google e vi uma matéria de 2021 de pessoal reclamando que diminuíram a velocidade pra exatamente os 30 megas que estão me limitando e me assustei..

Sou de Curitiba.
Existe sim

Sou de Curitiba.
Franquia em teoria não existe, mas a Claro tem reduzido a velocidade de alguns clientes que eles suspeitam de fraude, associando isso a um uso que eles consideram excessivo.
A redução é justamente para 30 Mb.

Sou de Curitiba.
Voltamos pra mesma novela... Oficialmente não existe mais franquia, a Anatel suspendeu qualquer tipo de limitação relacionada a isso. O que a Claro tem feito, pelos últimos relatos, é que ela verifica um tráfego "acima do normal" comparado com o resto da região e te coloca nessa lista de crianças levadas usuários toradores. A pessoa reclama no 0800/central, volta no dia, dia seguinte mesma história.
Pelos últimos relatos, eles suspeitam que a pessoa esteja hospedando algum servidor ou compartilhando/revendendo sinal pra mais usuários, então chegaram a mandar técnico pra tirar foto/documentar o setup pra comprovar que não estava rolando nada parecido e removeram a limitação. Precisava voltar uns meses, eu realmente não lembro quando foi. Mas tenta contato com a ouvidoria da Claro, explica a situação... Vou ver se acho mais ou menos quando foi ou quem foi, eu sei que os últimos conseguiram reverter o limite

O post do @Andarilho_da_noite, talvez te ajude

Última edição:

Franquia em teoria não existe, mas a Claro tem reduzido a velocidade de alguns clientes que eles suspeitam de fraude, associando isso a um uso que eles consideram excessivo.
A redução é justamente para 30 Mb.

Voltamos pra mesma novela... Oficialmente não existe mais franquia, a Anatel suspendeu qualquer tipo de limitação relacionada a isso. O que a Claro tem feito, pelos últimos relatos, é que ela verifica um tráfego "acima do normal" comparado com o resto da região e te coloca nessa lista de crianças levadas usuários toradores. A pessoa reclama no 0800/central, volta no dia, dia seguinte mesma história.
Pelos últimos relatos, eles suspeitam que a pessoa esteja hospedando algum servidor ou compartilhando/revendendo sinal pra mais usuários, então chegaram a mandar técnico pra tirar foto/documentar o setup pra comprovar que não estava rolando nada parecido e removeram a limitação. Precisava voltar uns meses, eu realmente não lembro quando foi. Mas tenta contato com a ouvidoria da Claro, explica a situação... Vou ver se acho mais ou menos quando foi ou quem foi, eu sei que os últimos conseguiram reverter o limite

Acabei de ligar pra lá e falar com o tal técnico. Pediram pra mandar umas fotos do modem, disseram que recriaram a conexão de algo lá e aparentemente voltou ao normal.

Vamos ver até quando.

Pelo aumento que tive no valor desse mês, estou pagando o mesmo preço da fibra vivo. Caso volte esse problema amanhã, pensarei seriamente em trocar.

Problema todo é que a claro aqui nunca deu nada errado (até esse), e é bem estável. Trocar o certo pelo duvidoso é complicado. Tomara que não volte a ter esse problema.

Valeu pela ajuda pessoal.

Acabei de ligar pra lá e falar com o tal técnico. Pediram pra mandar umas fotos do modem, disseram que recriaram a conexão de algo lá e aparentemente voltou ao normal.

Vamos ver até quando.

Pelo aumento que tive no valor desse mês, estou pagando o mesmo preço da fibra vivo. Caso volte esse problema amanhã, pensarei seriamente em trocar.

Problema todo é que a claro aqui nunca deu nada errado (até esse), e é bem estável. Trocar o certo pelo duvidoso é complicado. Tomara que não volte a ter esse problema.

Bom, se pediram a foto imagino que foi o que aconteceu também com o último usuário que aconteceu essa capação.
Por outro lado, você também pode assinar a Vivo e testar por 7 dias, nesse tempo dá pra cancelar sem multa. Imagino que seja coaxial/HFC seu plano?

Editei lá com o comentário que fizeram na época, o "caminho das pedras".

Sim, recebemos muito mal, somos mau pagos, a exigência é enorme, cobrança também, sempre inventando modinha. Deveríamos ganhar muito mais pelo que é exigido e cobrado. Isso estou falando apenas por parte da empresa, fora os clientes mau educado e sem noção que tem por aí a fora, que trata a gente como se fosse lixo, não dá atenção e importância.
Complicado isso, vc técnico sabe muito bem como tem cliente FDP por aí... eu a minha vida toda recebi bem técnico, perguntei se queria água, mostro onde é o banheiro se quer nem que seja lavar o rosto, deixo estacionar na entrada da minha garagem pra não ter q deixar na outra esquina o carro, converso de igual pra igual afinal não sou (ninguém aliás) melhor que ninguém. É patético ver que ainda tem gente estouradinha e se achando só pq tá pagando, pensando que pode cagar em cima do técnico. Eu acho que vocês tem um trabalho que não é fácil e tudo que o cliente puder fazer pra amenizar as coisas é válido. Quer uma dica? Se te tratam mal, devolve na mesma moeda. Se te trata legal, é gentil e tal, dá uma mão pro cara. Infelizmente é assim meu amigo.

Complicado isso, vc técnico sabe muito bem como tem cliente FDP por aí... eu a minha vida toda recebi bem técnico, perguntei se queria água, mostro onde é o banheiro se quer nem que seja lavar o rosto, deixo estacionar na entrada da minha garagem pra não ter q deixar na outra esquina o carro, converso de igual pra igual afinal não sou (ninguém aliás) melhor que ninguém. É patético ver que ainda tem gente estouradinha e se achando só pq tá pagando, pensando que pode cagar em cima do técnico. Eu acho que vocês tem um trabalho que não é fácil e tudo que o cliente puder fazer pra amenizar as coisas é válido. Quer uma dica? Se te tratam mal, devolve na mesma moeda. Se te trata legal, é gentil e tal, dá uma mão pro cara. Infelizmente é assim meu amigo.
É muito complicado e difícil, condomínio é aonde com mais frequência isso acontece, por ele ter uma mansão, um Ferrari ou um Porsche na garagem acha que é superior, mas não generalizo, tem muita gente que mora lá e gente boa e me trata bem, me oferece uma água, um suco, um refrigerante, um cafezinho. E a maioria pede pra ti tirar o sapato, ou te dão o propé, e geralmente entramos pelos fundos raras exceções entramos pela porta da frente e geralmente quem nos atende é a empregada, prédio em alguns locais não aceitam tu entrar pela porta da frente, apenas pela garagem, não acho justo e legal, tu vê que o tratamento é diferente.

É muito complicado e difícil, condomínio é aonde com mais frequência isso acontece, por ele ter uma mansão, um Ferrari ou um Porsche na garagem acha que é superior, mas não generalizo, tem muita gente que mora lá e gente boa e me trata bem, me oferece uma água, um suco, um refrigerante, um cafezinho. E a maioria pede pra ti tirar o sapato, ou te dão o propé, e geralmente entramos pelos fundos raras exceções entramos pela porta da frente e geralmente quem nos atende é a empregada, prédio em alguns locais não aceitam tu entrar pela porta da frente, apenas pela garagem, não acho justo e legal, tu vê que o tratamento é diferente.
Sim, sempre que vem alguém da Claro aqui (e antes de outras) eu sempre tento deixar o técnico mais à vontade possível, trato bem, afinal é um ser humano como todos os outros que está prestando um serviço de forma digna e correta, mesmo sendo MUITO MAL pago. Mas bola pra frente, gente que se acha só por que tem um dinheiro à mais sempre vai ter e tem que infelizmente relevar e quando um cliente te estende a mão, te deixa à vontade, te trata bem, ajuda ele, faz um bom trabalho, é uma via de duas mãos. Abraço!

Vamos ver até quando.

você usava seu roteador com bridge? ou direto no da claro?
tento entender qual a peneira que usam pra isso aí? meu chute seria que pegam os com alto tráfego e depois varrem o dhcp pra ver quem tem muita coisa pendurada, que pra eles deve ser indício da vizinhança usar também, algo assim
acho isso de tirar foto de modem e ter que provar alguma coisa pra operadora um abuso da porra

Eu tento sempre me colocar no lugar dos outros. Todos os técnicos que recebi na minha casa foram bem tratados, perguntei se queriam água gelada, um refrigerante, ofereci minha escada para que não precisassem descer do prédio para pegar no carro e subir novamente. Por várias vezes vi que o atendimento nos canais oficiais da Claro tem muitas deficiências e fiquei de certa forma indignado, mas nunca descontei em nenhum atendente por telefone. A pessoa pode ser nova na função ou não ter recebido um treinamento adequado, eu posso prejudicar o resto do dia ou da semana da pessoa desferindo uma grosseria, sendo arrogante, ríspido, ignorante. Eu guardo a indignação pra mim e sempre lembro dos empregos que já passei, das falhas que cometi e as que ainda cometerei.

Puts, tá caindo no conto deles.

Já deveria ter cancelado.
Boa tarde,

bom se é conto ou não, como eu falei, resolvi esticar a corda pra ver até aonde vai, n sei se vc tve alguma bronca com a Claro, mas aqui a conexão sempre foi estável, n tinha do q reclamar, dessa vez o problema persiste, mas td mundo q tem me atendido, tem me atendido bem e realmente estão tentando resolver, já melhorou, mas ainda ocorrem quedas.

Hj o rpaz da Ouvidoria nível 2 me ligou e disse q entrou em contato com o coordenador da própria Claro da minha região, quando falou com ele, ele disse q já estava ciente do meu problema e eles estão mapeando td região pra encontrar os problemas e resolver, então fato q minha insistência fez com q meu problema tivesse prioridade e já está um nível acima. Enquanto isso o atendente da ouvidoria disse q vai acompanhar e cobrar diretamente ao coordenador da Claro e enquanto n resolvem ele falou q vai isentar o valor da minha fatura até resolverem. Com relação ao upload, ele me pediu pra enviar no email dele o perfil correto pra colocar meu contrato e os prints do site da Claro mostrando que o upload disponível no plano para o meu endereço é com 100mb de upload, mandei td pra ele e ele disse q vai cobrar essa questão Tb com o msm coordenador.

Bom, apesar da chateação n tenho pq cancelar no momento, o pessoal realmente está tentando resolver e enquanto n resolve, n vão me cobrar.

Imagino bem o tratamento de algumas pessoas, tem gente q tem o rei na barriga.

Eu com td chateação q estou tendo no meu caso, tratei tds os técnicos q vieram aqui com educação, ofereci água, bati papo com eles, inclusive estou com o telefone de vários deles e volta e meia eles me mandam print d algum cliente com upload em 100mb pelo whatsapp 😂

Os caras correram atrás do sagemcom 2 vezes pra mim quando mudaram pra um EMTA q eu n queria e estão sempre a disposição.

Aqui em casa como minha vó mora comigo e tem 99 anos, eu entrego uma máscara caso estejam sem e o propé pra entrar em casa, mas só por segurança dela msm e pergunto antes se eles se incomodam em usar e explico o motivo, se n forem precisar entrar em casa, nem peço pra colocar.

Por tratar td mundo bem msm com a chateação, acredito q Tb estão me tratando bem e tentando resolver, resta ter um pouco mais de paciência.

Última edição:
Eu tento sempre me colocar no lugar dos outros. Todos os técnicos que recebi na minha casa foram bem tratados, perguntei se queriam água gelada, um refrigerante, ofereci minha escada para que não precisassem descer do prédio para pegar no carro e subir novamente. Por várias vezes vi que o atendimento nos canais oficiais da Claro tem muitas deficiências e fiquei de certa forma indignado, mas nunca descontei em nenhum atendente por telefone. A pessoa pode ser nova na função ou não ter recebido um treinamento adequado, eu posso prejudicar o resto do dia ou da semana da pessoa desferindo uma grosseria, sendo arrogante, ríspido, ignorante. Eu guardo a indignação pra mim e sempre lembro dos empregos que já passei, das falhas que cometi e as que ainda cometerei.
Isso aí, faço das suas as minhas palavras!! Eu tbm penso bem assim. Daqui não levamos nada, ninguém é melhor que ninguém, resta à nós ter respeito pelo próximo e tentar ser melhor, um dia de cada vez, sempre aprendendo com os erros e praticando a empatia, o fato de pensar "como eu queria ser tratado se fosse o técnico que está vindo até minha casa para me ajudar?"...

Users who are viewing this thread

• IPv6
Voltar