[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pior que ta cheio de relatos em um vídeo sobre este modem no youtube... Como é um modem novo, e poucos realmente entendem o mínimo, relatos negativos são ralos. YO!, uso em conjunto com roteador ASUS kkkk... Desligando ele aqui e vendo o que acontece...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas no caso, ainda sim seria um defeito, não uma limitação.

Esse problema costuma ocorrer só no cabo, ou é passado pro wifi também? pq se é só no cabo, é possível que muita gente tenha esse problema e nem sabe, já que muitos hoje em dia não usam mais desktop e quando usam o notebook é via wifi.

Eu tenho um problema similar aqui. De vez em quando a conexão no cabo cai de 1000/1000 para 10/10, sem sinal nenhum, só noto quando a navegação fica meio "estranha" e faço um speedtest pra ver como está. Acontecia isso no meu f@st 3486. Tinha duas soluções: desconectar o cabo de rede do PC e conectar de novo que voltava; ou ir nas conexões de rede e desativar e ativar o dispositivo de novo e pronto, voltava a ser 1000/1000. À 3 meses atrás trocaram por um TC2232 na mudança para fibra e notei essa semana que ocorreu de novo de cair para 10/10. Novamente foi só desativar e reativar o dispositivo de rede que voltou a 1000/1000.
Logo assumi que é um problema do cabo/conector rj, ou da placa de rede do PC, ou bug do windows.
Cabo e wifi.... pelo menos aqui!!

Putz, se acontece até no wifi dele, aí já elimina ser cabo ou o PC. O modem que vem bixado. Não duvido nada que sejam essas firmwares customizadas lixosas que a Claro coloca nos modems. O TC2232 que tem aqui é uma vergonha, já vem novo com bugs :blaur:

Putz, se acontece até no wifi dele, aí já elimina ser cabo ou o PC. O modem que vem bixado. Não duvido nada que sejam essas firmwares customizadas lixosas que a Claro coloca nos modems. O TC2232 que tem aqui é uma vergonha, já vem novo com bugs :blaur:
Paulo tu matou a charada: desliguei o asus que estava apenas conectado na porta lan dele, e não deu mais bug!! Se tu conecta o asus, mesmo usando a wifi do modem da sagecom, o problema acontece!! Usando 100% o Sagecom ( via wifi ), com Asus desligado, tudo perfeito! Resta saber se em bridge também da o problema! Bridge qual o usuário e senha ?

Na verdade foi o YO! que alertou desse problema com os routers da Asus :bem:. Que zica isso.

Pra acessar em bridge os modens coaxial acho que era pelo endereço 192.168.100.1

Login e senha não sei se altera, mas deve ser o que está na etiqueta dele.

O servidor da claro de Buenos Aires não finaliza o teste de upload aqui,fiz no EdgeUno (...)

Estou testando especificamente EdgeUno nos EUA (Miami). Na minha comparação Vivo Fibra 600 com Claro Fibra 500 (que entrega 700), para minha surpresa a Vivo tem se saído melhor nas rotas para os EUA (ver abaixo).

Porém a Vivo tem um problema que está me incomodando muito (ver aqui). Vou seguir testando até o fim do mês para cancelar uma das duas. Apesar da Claro Fibra estar com um desempenho um pouco inferior que a Vivo nesse teste, não tive nenhum outro problema com a Claro (nesse momento estou tendendo a ficar com a Claro e cancelar a Vivo, vamos ver...).

Estou testando especificamente EdgeUno nos EUA (Miami). Na minha comparação Vivo Fibra 600 com Claro Fibra 500 (que entrega 700), para minha surpresa a Vivo tem se saído melhor nas rotas para os EUA (ver abaixo).

Porém a Vivo tem um problema que está me incomodando muito (ver aqui). Vou seguir testando até o fim do mês para cancelar uma das duas. Apesar da Claro Fibra estar com um desempenho um pouco inferior que a Vivo nesse teste, não tive nenhum outro problema com a Claro (nesse momento estou tendendo a ficar com a Claro e cancelar a Vivo, vamos ver...).

Tá mais pra empate técnico se considerar que seu plano da Claro é de 500 e não 700. Esses 200 a mais são um overhead e não devem ser considerados como parte do resultado final.
Assim, com ambas se mantendo dentro do contratado, essa variação que ocorreu, praticamente, não demonstra vantagem pra nenhum dos lados.
Agora, se outros fatores te incomodam/atrapalham quanto a um dos serviços, nada mais justo do ir atrás daquilo que lhe melhor atende. Já que tens que pagar, faça valer cada centavo investido.

o mais importante é conexão sem perdas de pacote ou intermitência. Se a velocidade cai um pouco ao longo de horas específicas do dia mas continua estável, acho que essa é a melhor escolha.

Mas é uma limitação do modem correto? Ou tem a ver com plano de 1gb? Mas tu tá usando assim? Se não resolver amanhã vou cancelar... instalei hoje essa bucha!!!
Isso, uma limitação do EMTA por estar com firmware cagado (padrão Claro né), mas to esperando aprovar meu pedido ainda, quaisquer novidades informo aqui tb.

Não tem limitação, esse modem é pra ser o melhor da Claro: é 2.5GbE na porta Lan e Wifi6. (nem os de Fibra tem essas especificações). O problema aí deve ser outro.
Tem limitação sim, pelo menos até o fw lançamento desse EMTA, veja no link desse canal:

Diversas pessoas de vários lugares informando a mesma coisa.

Isso, uma limitação do EMTA por estar com firmware cagado (padrão Claro né), mas to esperando aprovar meu pedido ainda, quaisquer novidades informo aqui tb.

Tem limitação sim, pelo menos até o fw lançamento desse EMTA, veja no link desse canal:

Aqui tirando roteador da asus resolveu... Mesmo assim vou ver se trocam o modem....

Na verdade foi o YO! que alertou desse problema com os routers da Asus :bem:. Que zica isso.

Pra acessar em bridge os modens coaxial acho que era pelo endereço 192.168.100.1

Login e senha não sei se altera, mas deve ser o que está na etiqueta dele.
Verdade kkkkk valeu YO!

Entrei pra lista negra da Claro.

Ontem de manhã minha velocidade estava limitada, mas não parecia ter problemas no sinal, ou na região. O técnico veio, trocou de modem e "resolveu", mas a limitação voltou hoje cedo. Ele tirou fotos de todos os PCs que usavam a internet, e deixou o telefone dele pra caso o problema não tivesse sido resolvido.

Gente, vale a pena mesmo insistir em fazer reclamações, pedir visitas técnicas e etc pra sair da lista negra, ou é mais fácil cancelar essa merda e instalar internet de outra operadora? O que eu tenho que fazer agora se quiser sair? Falo com o técnico? Reclamo na Ouvidoria da Claro? Reclamo na Anatel?

Ontem de manhã minha velocidade estava limitada, mas não parecia ter problemas no sinal, ou na região. O técnico veio, trocou de modem e "resolveu", mas a limitação voltou hoje cedo. Ele tirou fotos de todos os PCs que usavam a internet, e deixou o telefone dele pra caso o problema não tivesse sido resolvido.

Gente, vale a pena mesmo insistir em fazer reclamações, pedir visitas técnicas e etc pra sair da lista negra, ou é mais fácil cancelar essa merda e instalar internet de outra operadora? O que eu tenho que fazer agora se quiser sair? Falo com o técnico? Reclamo na Ouvidoria da Claro? Reclamo na Anatel?
Qual teu modem e qual a limitação?

Existem várias teorias sobre a "lista negra" que limita a 30/3. A mais plausível é que existem alguns critérios que quando atingidos limitam a conexão para 30/3 por suspeita de fraude. Os critérios exatos não são conhecidos, mas ter excedido 4tb em um mês é um deles, sendo que foi notado maior corte em locais com nodes muito saturados.
Gente, vale a pena mesmo insistir em fazer reclamações, pedir visitas técnicas e etc pra sair da lista negra, ou é mais fácil cancelar essa merda e instalar internet de outra operadora?
É  muito dificil dizer se vale a pena ou não... Ai aonde vc mora tem disponibilidade de outras empresas? O preco delas é mais caro? Os serviços destas outras empresas são de boa qualidade? Vc está disposto a reclamar com a Claro até arrumarem? Aí vc tem que pesar se vale a pena ou não.
O que eu tenho que fazer agora se quiser sair? Falo com o técnico? Reclamo na Ouvidoria da Claro? Reclamo na Anatel?
Aconselharia em primeira alternativa tentar falar com o técnico, explicar o problema e explicar que é algo que ele teria que entrar em contato com o datacenter para que seja resolvido.

Se não der certo, sucessivas reclamações na anatel (abre uma, não resolveu, nota 1 e abre outra, até resolver)

Qual teu modem e qual a limitação?
O modelo é CH8568. Na ordem de serviço do técnico, ele colocou como material utilizado "HFC". (não sei se é essa informação que vc pediu)

Internet via cabo coaxial. Contratei 500Mb, mas está sendo limitada pra 30Mb.

Quando falei da "lista negra", me referi ao assunto desses comentários aqui:

Última edição:
Existem várias teorias sobre a "lista negra" que limita a 30/3. A mais plausível é que existem alguns critérios que quando atingidos limitam a conexão para 30/3 por suspeita de fraude.

Aconselharia em primeira alternativa tentar falar com o técnico, explicar o problema e explicar que é algo que ele teria que entrar em contato com o datacenter para que seja resolvido.
Só deixando claro: o download ficou limitado em 30 Mbps, mas o upload não foi limitado (continua por volta de 100 Mbps).

Você realmente acha que o técnico conseguiria entrar em contato com o datacenter pra resolver isso?

O modelo é CH8568. Na ordem de serviço do técnico, ele colocou como material utilizado "HFC". (não sei se é essa informação que vc pediu)

Internet via cabo coaxial. Contratei 500MB, mas está sendo limitada pra 30MB.

Quando falei da "lista negra", me referi ao assunto desses comentários aqui:

Se ele veio e tirou foto, em tese é pra comprovar que não é servidor ou vendendo o sinal pra vizinhos. Geralmente ele encaminha isso pra cima, pra alguém retirar dessa lista. Mas se o upload está em 100 MB, parece ser diferente do que relataram antes, geralmente o upload acompanhava a capação no download.

Ele diretamente não, vai encaminhar pro supervisor dele, que aí entra em contato e verifica essa bucha
Edit:
A menos é claro que não tenha ido só um técnico na sua casa e sim o supervisor da área, mas duvido um pouco que eles vão fazer isso

Vc acha que isso demora pra fazer efeito?
Como disse, seu caso parece um pouco diferente dos que eu lembro de terem relatado. Como ele já tirou as fotos e já encaminhou, diria que não deveria passar de 1-2 dias. Hoje ainda tá cagada a velocidade?
Essa história de até o técnico vir e tirar foto dos equipamentos era a parte que mais demorava pro pessoal pelo que me lembro, pra eles removerem dessa lista depois disso era relativamente rápido. HFC é só a tecnologia, hybrid fiber coax, curiosamente todos os relatos que tivemos desse tipo de situação foi nela, na fibra pura não relataram isso. AINDA :haha:

Como disse, seu caso parece um pouco diferente dos que eu lembro de terem relatado. Como ele já tirou as fotos e já encaminhou, diria que não deveria passar de 1-2 dias. Hoje ainda tá cagada a velocidade?
Essa história de até o técnico vir e tirar foto dos equipamentos era a parte que mais demorava pro pessoal pelo que me lembro, pra eles removerem dessa lista depois disso era relativamente rápido. HFC é só a tecnologia, hybrid fiber coax, curiosamente todos os relatos que tivemos desse tipo de situação foi nela, na fibra pura não relataram isso. AINDA :haha:
Voltou ao normal ontem à noite. Mas hoje cedo fiz o teste e estava limitada novamente. Li em outros posts que eles fazem isso mesmo: "resolvem", mas na manhã seguinte volta a ficar limitada.

Mas no caso, ainda sim seria um defeito, não uma limitação.

Esse problema costuma ocorrer só no cabo, ou é passado pro wifi também? pq se é só no cabo, é possível que muita gente tenha esse problema e nem sabe, já que muitos hoje em dia não usam mais desktop e quando usam o notebook é via wifi.

Eu tenho um problema similar aqui. De vez em quando a conexão no cabo cai de 1000/1000 para 10/10, sem sinal nenhum, só noto quando a navegação fica meio "estranha" e faço um speedtest pra ver como está. Acontecia isso no meu f@st 3486. Tinha duas soluções: desconectar o cabo de rede do PC e conectar de novo que voltava; ou ir nas conexões de rede e desativar e ativar o dispositivo de novo e pronto, voltava a ser 1000/1000. À 3 meses atrás trocaram por um TC2232 na mudança para fibra e notei essa semana que ocorreu de novo de cair para 10/10. Novamente foi só desativar e reativar o dispositivo de rede que voltou a 1000/1000.
Logo assumi que é um problema do cabo/conector rj, ou da placa de rede do PC, ou bug do windows.
aconteceu aqui quando tinha Escuro cabo de varal antigo CBN , so fiz reset de fabrica e problema sumiu

aconteceu também com um amigo que esta ate hoje com KAON cg3000 , ele achou estranho a persistência aleatória das portas Ethernet . Fez procedimento de fabrica e veio atualização ao mesmo tempo, problema resolvido

Tá mais pra empate técnico se considerar que seu plano da Claro é de 500 e não 700. Esses 200 a mais são um overhead e não devem ser considerados como parte do resultado final.
Assim, com ambas se mantendo dentro do contratado, essa variação que ocorreu, praticamente, não demonstra vantagem pra nenhum dos lados.
Agora, se outros fatores te incomodam/atrapalham quanto a um dos serviços, nada mais justo do ir atrás daquilo que lhe melhor atende. Já que tens que pagar, faça valer cada centavo investido.

Sim, note que não estou reclamando. Pelo contrato deveria receber 500Mbps, então estou de boa! :)

o mais importante é conexão sem perdas de pacote ou intermitência. Se a velocidade cai um pouco ao longo de horas específicas do dia mas continua estável, acho que essa é a melhor escolha.

Eu tinha bastante perda de pacote em HFC (por causa de problemas inerentes da tecnologia, possivelmente ruído na rede). Com Fibra não tenho tido perda de pacotes, pelo menos não devido à conexão. Tem perda de pacotes ocasional (monitoro o 8.8.8.8 e o 1.1.1.1, em IPv4 e IPv6), mas nada sério:

Perda Pacotes Claro Fibra últimas 12 horas:

Última edição:

Aí desanima de mudar pra 750 Mb desse jeito...
E eu tenho roteador Asus aqui!
Sabe dizer se o problema de reduzir pra 100 Mb ocorre tanto nas portas de 1 Gbps como na da 2,5 Gbps?

Com plano de 600Mb:
af9feeaf-bee7-44b0-9ab2-b571ded1b007.png

794efb5a-031f-4d6a-927b-4fc4c5e8c06c.png

fdc6312f-da30-4f92-8557-eb79e0590100.png
Como você está em São Paulo, dá pra eu comparar Claro Fibra x Vivo Fibra:

Claro Buenos Aires

8dc43612-8979-46f1-8497-5a4215b7cab1.png

Entel Santiago

959eac82-4afc-4dc8-a3fb-f51652adf9ff.png

Bell Canada Toronto

6a0b873a-89f7-47bb-a5bc-e4d50aaa643f.png

Eu gostei do que vi na questão de upload da Claro pra fora, só estranhei a latência para país vizinho estar um pouco alta. Mas no mano a mano, tanto a Claro quanto a Vivo são boas escolhas na fibra.
O servidor da claro de Buenos Aires não finaliza o teste de upload aqui,fiz no EdgeUno.
Segue:

EdgeUno - Buenos Aires:

Entel - Santiago

Bell - Toronto
Fiz no Edge Uno também em Buenos Aires para comparação Claro x Vivo:

0f6884da-195f-4b7d-9b7a-1eeab95e238c.png

Apesar da latência melhor na Vivo, a Claro entregou muito mais velocidade e a latência da Claro está dentro do esperado, se saindo melhor.

Se eu fosse você, salvava testes de velocidade, tirava print, fazia vídeo pra colocar no YouTube pra mostrar essa safadeza que a empresa faz em limitar o cliente. Em pleno 2023 com tudo o que existe conectado, acontecer um negócio desses. Não deixa barato não.

Users who are viewing this thread

Voltar