• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

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    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Fiquei mais de 20horas sem energia elétrica (desde ontem de meio-dia até hoje de manhã), o poste em frente ao meu prédio pegou fogo (na parte de alta-tensão, felizmente não afetou nada na parte de fibra e cabos de internet).

Quando voltou hoje de manhã, o IPv4 da Claro (Fibra) mudou incrementando em +1 apenas o último octeto, passando de 201.*.*.24 para 201.*.*.25 (possivelmente nesse meio-tempo o meu IP antigo foi usado por outro cliente). Achei interessante que o IPv6 permaneceu o mesmo (não mudou)...

Rede vazia, aqui se der mole pula de RANGE fácil hehehe.
 
Não seria mais vantajoso/pratico assinar os streamings direto na plataforma deles ao invés de assinar pela claro?
Depende do caso. No meu caso, não, pois existe conveniência de se ter um STB. Para pessoas idosas, isso é importante (por terem dificuldade em acessar apps, etc). Além disso, o preço preço por parceiros pode ter descontos que não existem ao se assinar diretamente com a plataforma.

Agora não sei o que fazer. Se eu ligar para o atendimento cujo número é 10621, serei atendido por alguém que, provavelmente, não entenderá nem mesmo o que estarei falando. Se eu ligar para a ouvidoria (ou acessar pelo URL resolvaaqui.claro.com.br), será a mesma coisa.

A única coisa que eu queria era poder usar aquilo pelo que pago. Não é justo eu pagar por 3 e poder usar apenas 1.
 
Depende do caso. No meu caso, não, pois existe conveniência de se ter um STB. Para pessoas idosas, isso é importante (por terem dificuldade em acessar apps, etc). Além disso, o preço preço por parceiros pode ter descontos que não existem ao se assinar diretamente com a plataforma.

Agora não sei o que fazer. Se eu ligar para o atendimento cujo número é 10621, serei atendido por alguém que, provavelmente, não entenderá nem mesmo o que estarei falando. Se eu ligar para a ouvidoria (ou acessar pelo URL resolvaaqui.claro.com.br), será a mesma coisa.

A única coisa que eu queria era poder usar aquilo pelo que pago. Não é justo eu pagar por 3 e poder usar apenas 1.
Consegui olhar pelo CPF do meu filho que tem 2 contratos e dá pra ver separadamente cada um deles. Você não consegui ver assim? pelo "Minha Claro Residencial?
 
Depende do caso. No meu caso, não, pois existe conveniência de se ter um STB. Para pessoas idosas, isso é importante (por terem dificuldade em acessar apps, etc). Além disso, o preço preço por parceiros pode ter descontos que não existem ao se assinar diretamente com a plataforma.

Agora não sei o que fazer. Se eu ligar para o atendimento cujo número é 10621, serei atendido por alguém que, provavelmente, não entenderá nem mesmo o que estarei falando. Se eu ligar para a ouvidoria (ou acessar pelo URL resolvaaqui.claro.com.br), será a mesma coisa.

A única coisa que eu queria era poder usar aquilo pelo que pago. Não é justo eu pagar por 3 e poder usar apenas 1.
Se eu entendi direito, o problema é que vc quer ter três assinaturas de um mesmo streaming, no entanto isso é inviabilizado pelo fato do login no minha claro ser um só (embora vc tenha 3 contratos)?

Se for isso, a única solução que consigo visualizar seria vc tentar transferir os outros dois contratos para outras duas pessoas diferentes, seria a única forma...
 
Se eu entendi direito, o problema é que vc quer ter três assinaturas de um mesmo streaming, no entanto isso é inviabilizado pelo fato do login no minha claro ser um só (embora vc tenha 3 contratos)?

Se for isso, a única solução que consigo visualizar seria vc tentar transferir os outros dois contratos para outras duas pessoas diferentes, seria a única forma...
Eu também acho que a solução é essa.
Eu também tive 2 assinaturas da SKY, mas só conseguia um acesso ao app DGo.
No atendimento da Ouvidoria da SKY, me informaram que só transferindo uma das assinaturas para alguém da família que eu conseguiria 2 acessos ao app DGo (um via meu CPF e outro acesso usando CPF da pessoa para qual eu transferisse uma das assinaturas).
 
Eh alguma pegadinha pq o igpm tá negativo
As vezes são espertos igual o provedor local daqui.
Colocaram todas as opções pra não ficarem no prejuizo
:bem:

Os valores relativos a este contrato serão reajustados a cada 12 (doze) meses a contar do início de sua vigência, com base na variação do IGPM/FGV, INPC, IPCA ou IGP-DI/FGV, sendo utilizado aquele que melhor recompor as perdas inflacionárias.
 
Consegui olhar pelo CPF do meu filho que tem 2 contratos e dá pra ver separadamente cada um deles. Você não consegui ver assim? pelo "Minha Claro Residencial?
Consigo sim. A Claro só permite um contrato por endereço e um endereço por contrato. Até aí, sem problemas. O problema é que, quando vou usar o "login do Minha Claro Residencial" para fazer login em serviços de streaming (por exemplo, HBO Max), não me é perguntado qual contrato quero usar. Uma vez que a Claro mescla todos os contratos a UM só login (nome de usuário e/ou endereço de e-mail), só consigo ter UMA única "conta HBO Max" no meu número de CPF.

Se eu entendi direito, o problema é que vc quer ter três assinaturas de um mesmo streaming, no entanto isso é inviabilizado pelo fato do login no minha claro ser um só (embora vc tenha 3 contratos)?
Bingo!

Se for isso, a única solução que consigo visualizar seria vc tentar transferir os outros dois contratos para outras duas pessoas diferentes, seria a única forma...
Sim. E isso, convenhamos, é ridículo!
 
Putz até isso o povo reclama? Aliás.... Nem lembro se cheguei a ver a primeira página desse tópico :haha:
Quando passa o mouse da pra ver a preview do tópico, seja lá quem reclamou não tem o que fazer kk


OUa3Iq2.png
w02yggE.png
 
Para o pessoal que reclamava para mim que a imagem na inicial do fórum (Tópico da Claro) ainda era da NET, fiz a atualização hoje :bem:

Se me permitir acrescentar outra coisa: não faz sentido mencionar HFC no título do tópico da Vivo.
A rede coaxial da antiga TVA a Jato, que era a rede coaxial da Vivo, foi desativada já há muitos anos.
Não existem mais clientes ativos nessa tecnologia.
 
Pessoal, eu não sou um cara antenado (sem trocadilhos) quando o assunto é tecnologia, redes etc., principalmente diante da turminha que temos aqui! Isso não significa, porém, que eu seja ignorante de tudo, razão pela qual compartilho com vocês o que ouvi da Dona Claro (sempre ela!) esse final de semana:

Estive em uma loja própria da operadora para tratar algumas questões relacionadas ao plano (Claro Pós 400GB, com 5 dependentes) e, conversa vai, conversa vem, pedi ao colaborador - de quem eu já tinha até me tornado, dadas as longas de atendimento - para ativar o tal do "5G puro". Moro em Belo Horizonte, meu celular principal é um Samsung S23U (aparentemente compatível) e, sei lá... Na minha cabeça me pareceu ser uma boa ideia. Ele, prontamente, né disse que se tratava do "aprovisionamento do 5G" e que essa ativação era feita através de uma central interna, pois o sistema não dava autonomia para que fosse feita diretamente em loja. Ok. Muito embora não veja muito sentido em ficar terceirizando - a Claro tem muito disso, já notei - fiquei surpreso com a prontidão, digamos, que o jovem demonstrou. Ele sabia, afinal, do que se tratava e, rapidamente, se dispôs a fazê-lo. Pois bem... Coisa de 2 ou 3 minutos depois, lá estava ele, ao telefone, se identificando com matrícula e tudo, e solicitando à pessoa do outro lado da linha a execução do procedimento. Essa pessoa, por sua vez, pediu para aguardar e se ausentou da ligação por alguns minutos enquanto a ativação era feita.

(Eu estava achando tudo aquilo fácil demais... Tratando-se de Claro, nada é fácil... E eu tinha razão, infelizmente!)

Logo em seguida, a moça retornou dizendo que a ativação do "5G puro" (também conhecido como 5G SA) estava sujeita à migração para plano correspondente e de mesmo valor etc. O rapaz até chegou a mostrá-lo no sistema interno. De fato, para cada plano "normal", existe outro, de mesmo nome, com o termo "5G SA" ao final. Os valores e demais aspectos são, aparentemente, os mesmos.

Ao concordar com essa migração - que, obviamente, afetaria toda a estrutura e linhas - eis que ouço a seguinte ponderação (que aqui dividirei em partes 01 e 02):

01 - "é importante que o cliente entenda que o aprovisionamento do 5G valerá/funcionará apenas para linhas cujos terminais sejam compatíveis" (faz sentido, afinal não dá pra esperar que um aparelho com limitação de hardware para o 4G, por exemplo, passe a funcionar no 5G em virtude de um comando de sistema).

02 - "que serviço celular, em geral, ficará indisponível - sem sinal - para aquelas linhas cujos aparelhos não forem compatíveis com a tecnologia 5G SA, e que o mesmo irá ocorrer, independente da compatibilidade ou não do aparelho, em locais ainda não cobertos pela frequência SA".

Nesse momento, eu questionei as informações, dizendo que, na impossibilidade de utilizar a tecnologia - por incompatibilidade do aparelho ou cobertura daquela frequência - o serviço celular/móvel seguiria funcionando em outra banda/frequência, afinal de contas foi (e continua sendo) assim quando da implementação do 4G, por exemplo (o aparelho simplesmente se ajusta encontra outras bandas/frequências às quais se conectar).
Ambos colaboradores, então, insistiram que, caso seguisse com a migração, "os celulares incompatíveis ficariam sem sinal" e que, mesmo sendo compatíveis, o mesmo aconteceria em locais sem a rede 5G SA. Por essas razões, segundo eles, a própria Claro não divulgava a existência desses planos com o 5G puro, orientando, inclusive, que não fossem ofertados/vendidos em loja.

Conforme dito lá no início, não sou nenhum expert no assunto. Ainda assim, nada disso faz muito sentido pra mim, haja vista que, por questões técnicas ou estruturais, sempre existirão lugares com indisponibilidade de sinais (em suas diferentes frequências). Nas estradas, por exemplo, predomina o 3G (isso quando tem alcance de rede, né). Algumas cidades no interior ainda não receberam o 4G e, dentro da própria Belo Horizonte, nas chamadas áreas de sombra, a cobertura não é homogênea. Mesmo assim, ainda que de forma precária, o serviço segue funcionando pois o aparelho se ajusta às condições de sinal e cobertura. Se não fosse o protocolo VoLTE, inclusive, as chamadas continuaram "caindo" do 4G para o 3G... Um celular 4G não evolui para 5G (tratando-se de hardware, claro), mas o contrário é perfeitamente possível, já que as novas tecnologias, via de regra, englobam as antigas. Em outras palavras, ficou parecendo que a operadora, em cumprimento ou não de normas da agência reguladora, tem a intenção de desligar - muito em breve, pelo visto - as tecnologias antigas. Acontece que não somos a Suíça, Dinamarca etc. Tratando-se de Brasil, onde nem o 4G, implementado já há cerca de 15 anos, ainda não contempla todo o território e não atende de forma satisfatória, o 5G, na condição de recém-chegado, está longe de alcançar esse feito!!!

Enfim... Pode ser que eu tenha razão, assim como pode ser que eu só tenha dito um monte de bobagens - o que significa que os atendentes da Claro estariam certos. Nesses termos, não segui com a migração. Pelo sim e pelo não, suspendi o procedimento, por ora, para averiguar as informações. Eu já tenho tantas tretas com a Claro que, pra evitar a fadiga, preferi esperar.
Diante de todo esse relato, passo a bola para vocês: essas informações da operadora são procedentes?

Obrigado pela atenção antecipada e pela paciência! Peço que me desculpem pelo texto longo, mas acho importante compartilhar de maneira detalhada para servir de referência para outras pessoas.

Tenham uma excelente semana!
 
Pessoal, eu não sou um cara antenado (sem trocadilhos) quando o assunto é tecnologia, redes etc., principalmente diante da turminha que temos aqui! Isso não significa, porém, que eu seja ignorante de tudo, razão pela qual compartilho com vocês o que ouvi da Dona Claro (sempre ela!) esse final de semana:

Estive em uma loja própria da operadora para tratar algumas questões relacionadas ao plano (Claro Pós 400GB, com 5 dependentes) e, conversa vai, conversa vem, pedi ao colaborador - de quem eu já tinha até me tornado, dadas as longas de atendimento - para ativar o tal do "5G puro". Moro em Belo Horizonte, meu celular principal é um Samsung S23U (aparentemente compatível) e, sei lá... Na minha cabeça me pareceu ser uma boa ideia. Ele, prontamente, né disse que se tratava do "aprovisionamento do 5G" e que essa ativação era feita através de uma central interna, pois o sistema não dava autonomia para que fosse feita diretamente em loja. Ok. Muito embora não veja muito sentido em ficar terceirizando - a Claro tem muito disso, já notei - fiquei surpreso com a prontidão, digamos, que o jovem demonstrou. Ele sabia, afinal, do que se tratava e, rapidamente, se dispôs a fazê-lo. Pois bem... Coisa de 2 ou 3 minutos depois, lá estava ele, ao telefone, se identificando com matrícula e tudo, e solicitando à pessoa do outro lado da linha a execução do procedimento. Essa pessoa, por sua vez, pediu para aguardar e se ausentou da ligação por alguns minutos enquanto a ativação era feita.

(Eu estava achando tudo aquilo fácil demais... Tratando-se de Claro, nada é fácil... E eu tinha razão, infelizmente!)

Logo em seguida, a moça retornou dizendo que a ativação do "5G puro" (também conhecido como 5G SA) estava sujeita à migração para plano correspondente e de mesmo valor etc. O rapaz até chegou a mostrá-lo no sistema interno. De fato, para cada plano "normal", existe outro, de mesmo nome, com o termo "5G SA" ao final. Os valores e demais aspectos são, aparentemente, os mesmos.

Ao concordar com essa migração - que, obviamente, afetaria toda a estrutura e linhas - eis que ouço a seguinte ponderação (que aqui dividirei em partes 01 e 02):

01 - "é importante que o cliente entenda que o aprovisionamento do 5G valerá/funcionará apenas para linhas cujos terminais sejam compatíveis" (faz sentido, afinal não dá pra esperar que um aparelho com limitação de hardware para o 4G, por exemplo, passe a funcionar no 5G em virtude de um comando de sistema).

02 - "que serviço celular, em geral, ficará indisponível - sem sinal - para aquelas linhas cujos aparelhos não forem compatíveis com a tecnologia 5G SA, e que o mesmo irá ocorrer, independente da compatibilidade ou não do aparelho, em locais ainda não cobertos pela frequência SA".

Nesse momento, eu questionei as informações, dizendo que, na impossibilidade de utilizar a tecnologia - por incompatibilidade do aparelho ou cobertura daquela frequência - o serviço celular/móvel seguiria funcionando em outra banda/frequência, afinal de contas foi (e continua sendo) assim quando da implementação do 4G, por exemplo (o aparelho simplesmente se ajusta encontra outras bandas/frequências às quais se conectar).
Ambos colaboradores, então, insistiram que, caso seguisse com a migração, "os celulares incompatíveis ficariam sem sinal" e que, mesmo sendo compatíveis, o mesmo aconteceria em locais sem a rede 5G SA. Por essas razões, segundo eles, a própria Claro não divulgava a existência desses planos com o 5G puro, orientando, inclusive, que não fossem ofertados/vendidos em loja.

Conforme dito lá no início, não sou nenhum expert no assunto. Ainda assim, nada disso faz muito sentido pra mim, haja vista que, por questões técnicas ou estruturais, sempre existirão lugares com indisponibilidade de sinais (em suas diferentes frequências). Nas estradas, por exemplo, predomina o 3G (isso quando tem alcance de rede, né). Algumas cidades no interior ainda não receberam o 4G e, dentro da própria Belo Horizonte, nas chamadas áreas de sombra, a cobertura não é homogênea. Mesmo assim, ainda que de forma precária, o serviço segue funcionando pois o aparelho se ajusta às condições de sinal e cobertura. Se não fosse o protocolo VoLTE, inclusive, as chamadas continuaram "caindo" do 4G para o 3G... Um celular 4G não evolui para 5G (tratando-se de hardware, claro), mas o contrário é perfeitamente possível, já que as novas tecnologias, via de regra, englobam as antigas. Em outras palavras, ficou parecendo que a operadora, em cumprimento ou não de normas da agência reguladora, tem a intenção de desligar - muito em breve, pelo visto - as tecnologias antigas. Acontece que não somos a Suíça, Dinamarca etc. Tratando-se de Brasil, onde nem o 4G, implementado já há cerca de 15 anos, ainda não contempla todo o território e não atende de forma satisfatória, o 5G, na condição de recém-chegado, está longe de alcançar esse feito!!!

Enfim... Pode ser que eu tenha razão, assim como pode ser que eu só tenha dito um monte de bobagens - o que significa que os atendentes da Claro estariam certos. Nesses termos, não segui com a migração. Pelo sim e pelo não, suspendi o procedimento, por ora, para averiguar as informações. Eu já tenho tantas tretas com a Claro que, pra evitar a fadiga, preferi esperar.
Diante de todo esse relato, passo a bola para vocês: essas informações da operadora são procedentes?

Obrigado pela atenção antecipada e pela paciência! Peço que me desculpem pelo texto longo, mas acho importante compartilhar de maneira detalhada para servir de referência para outras pessoas.

Tenham uma excelente semana!
Olha, por mais bizarro que seja, todas as pessoas que eu conheci que tentaram ativar o serviço StandAlone na claro, ainda que migrando para o plano específico, só tiveram problemas, dentre os quais: linha parar de fazer/receber ligação, 4g parar de funcionar, as vezes o 5g também parava de funcionar, aí só funcionava o 3g, e mesmo pedindo o reparo, o reparo sempre trazia outro problema novo.

Conselho sincero: permaneça com o plano convencional, plano SA na claro é pedir pra se aborrecer...
 
Olha, por mais bizarro que seja, todas as pessoas que eu conheci que tentaram ativar o serviço StandAlone na claro, ainda que migrando para o plano específico, só tiveram problemas, dentre os quais: linha parar de fazer/receber ligação, 4g parar de funcionar, as vezes o 5g também parava de funcionar, aí só funcionava o 3g, e mesmo pedindo o reparo, o reparo sempre trazia outro problema novo.

Conselho sincero: permaneça com o plano convencional, plano SA na claro é pedir pra se aborrecer...
Eu acho q tenho o standalone como descobrir?
 
Pessoal, alguém tem openvpn com a claro?
Da certo mesmo com ip sem ser fixo?
As vezes viajo e preciso acessar uns arquivos em casa… meu ip custa muito mudar, fica meses o mesmo.
 
Para o pessoal que reclamava para mim que a imagem na inicial do fórum (Tópico da Claro) ainda era da NET, fiz a atualização hoje :bem:

Já estava na hora. Não fui eu quem reclamou mas, faz sentido a mudança.
Putz até isso o povo reclama? Aliás.... Nem lembro se cheguei a ver a primeira página desse tópico :haha:
Pode ser menos importante ou nada importante para alguns mas, para outros faz sentido.
Quando passa o mouse da pra ver a preview do tópico, seja lá quem reclamou não tem o que fazer kk


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Amigo, essas pessoas são detalhistas e confesso que não estão erradas não. Eu não vejo como reclamação. Tanto é que o @Mosqueteirors foi lá e mudou. Parabéns!
 
Pessoal, eu não sou um cara antenado (sem trocadilhos) quando o assunto é tecnologia, redes etc., principalmente diante da turminha que temos aqui! Isso não significa, porém, que eu seja ignorante de tudo, razão pela qual compartilho com vocês o que ouvi da Dona Claro (sempre ela!) esse final de semana:

Estive em uma loja própria da operadora para tratar algumas questões relacionadas ao plano (Claro Pós 400GB, com 5 dependentes) e, conversa vai, conversa vem, pedi ao colaborador - de quem eu já tinha até me tornado, dadas as longas de atendimento - para ativar o tal do "5G puro". Moro em Belo Horizonte, meu celular principal é um Samsung S23U (aparentemente compatível) e, sei lá... Na minha cabeça me pareceu ser uma boa ideia. Ele, prontamente, né disse que se tratava do "aprovisionamento do 5G" e que essa ativação era feita através de uma central interna, pois o sistema não dava autonomia para que fosse feita diretamente em loja. Ok. Muito embora não veja muito sentido em ficar terceirizando - a Claro tem muito disso, já notei - fiquei surpreso com a prontidão, digamos, que o jovem demonstrou. Ele sabia, afinal, do que se tratava e, rapidamente, se dispôs a fazê-lo. Pois bem... Coisa de 2 ou 3 minutos depois, lá estava ele, ao telefone, se identificando com matrícula e tudo, e solicitando à pessoa do outro lado da linha a execução do procedimento. Essa pessoa, por sua vez, pediu para aguardar e se ausentou da ligação por alguns minutos enquanto a ativação era feita.

(Eu estava achando tudo aquilo fácil demais... Tratando-se de Claro, nada é fácil... E eu tinha razão, infelizmente!)

Logo em seguida, a moça retornou dizendo que a ativação do "5G puro" (também conhecido como 5G SA) estava sujeita à migração para plano correspondente e de mesmo valor etc. O rapaz até chegou a mostrá-lo no sistema interno. De fato, para cada plano "normal", existe outro, de mesmo nome, com o termo "5G SA" ao final. Os valores e demais aspectos são, aparentemente, os mesmos.

Ao concordar com essa migração - que, obviamente, afetaria toda a estrutura e linhas - eis que ouço a seguinte ponderação (que aqui dividirei em partes 01 e 02):

01 - "é importante que o cliente entenda que o aprovisionamento do 5G valerá/funcionará apenas para linhas cujos terminais sejam compatíveis" (faz sentido, afinal não dá pra esperar que um aparelho com limitação de hardware para o 4G, por exemplo, passe a funcionar no 5G em virtude de um comando de sistema).

02 - "que serviço celular, em geral, ficará indisponível - sem sinal - para aquelas linhas cujos aparelhos não forem compatíveis com a tecnologia 5G SA, e que o mesmo irá ocorrer, independente da compatibilidade ou não do aparelho, em locais ainda não cobertos pela frequência SA".

Nesse momento, eu questionei as informações, dizendo que, na impossibilidade de utilizar a tecnologia - por incompatibilidade do aparelho ou cobertura daquela frequência - o serviço celular/móvel seguiria funcionando em outra banda/frequência, afinal de contas foi (e continua sendo) assim quando da implementação do 4G, por exemplo (o aparelho simplesmente se ajusta encontra outras bandas/frequências às quais se conectar).
Ambos colaboradores, então, insistiram que, caso seguisse com a migração, "os celulares incompatíveis ficariam sem sinal" e que, mesmo sendo compatíveis, o mesmo aconteceria em locais sem a rede 5G SA. Por essas razões, segundo eles, a própria Claro não divulgava a existência desses planos com o 5G puro, orientando, inclusive, que não fossem ofertados/vendidos em loja.

Conforme dito lá no início, não sou nenhum expert no assunto. Ainda assim, nada disso faz muito sentido pra mim, haja vista que, por questões técnicas ou estruturais, sempre existirão lugares com indisponibilidade de sinais (em suas diferentes frequências). Nas estradas, por exemplo, predomina o 3G (isso quando tem alcance de rede, né). Algumas cidades no interior ainda não receberam o 4G e, dentro da própria Belo Horizonte, nas chamadas áreas de sombra, a cobertura não é homogênea. Mesmo assim, ainda que de forma precária, o serviço segue funcionando pois o aparelho se ajusta às condições de sinal e cobertura. Se não fosse o protocolo VoLTE, inclusive, as chamadas continuaram "caindo" do 4G para o 3G... Um celular 4G não evolui para 5G (tratando-se de hardware, claro), mas o contrário é perfeitamente possível, já que as novas tecnologias, via de regra, englobam as antigas. Em outras palavras, ficou parecendo que a operadora, em cumprimento ou não de normas da agência reguladora, tem a intenção de desligar - muito em breve, pelo visto - as tecnologias antigas. Acontece que não somos a Suíça, Dinamarca etc. Tratando-se de Brasil, onde nem o 4G, implementado já há cerca de 15 anos, ainda não contempla todo o território e não atende de forma satisfatória, o 5G, na condição de recém-chegado, está longe de alcançar esse feito!!!

Enfim... Pode ser que eu tenha razão, assim como pode ser que eu só tenha dito um monte de bobagens - o que significa que os atendentes da Claro estariam certos. Nesses termos, não segui com a migração. Pelo sim e pelo não, suspendi o procedimento, por ora, para averiguar as informações. Eu já tenho tantas tretas com a Claro que, pra evitar a fadiga, preferi esperar.
Diante de todo esse relato, passo a bola para vocês: essas informações da operadora são procedentes?

Obrigado pela atenção antecipada e pela paciência! Peço que me desculpem pelo texto longo, mas acho importante compartilhar de maneira detalhada para servir de referência para outras pessoas.

Tenham uma excelente semana!

O melhor a se fazer é cancelar a claro móvel e partir pra outra operadora. Eu cheguei a comprar outro celular achando que o meu estava ruim mas era a qualidade péssima da claro no 4G, Volte, Vowifi...
 
Fiquei mais de 20horas sem energia elétrica (desde ontem de meio-dia até hoje de manhã), o poste em frente ao meu prédio pegou fogo (na parte de alta-tensão, felizmente não afetou nada na parte de fibra e cabos de internet).

Quando voltou hoje de manhã, o IPv4 da Claro (Fibra) mudou incrementando em +1 apenas o último octeto, passando de 201.*.*.24 para 201.*.*.25 (possivelmente nesse meio-tempo o meu IP antigo foi usado por outro cliente). Achei interessante que o IPv6 permaneceu o mesmo (não mudou)...

Aqui é assim também. Só fica mudando os últimos dígitos.

Aqui é assim também, conforme mudo o Mac só altera o último vai até 9 e volta

Deu sorte

Aqui, certa vez fiquei com a ONT mais de 3 dias desligada (acho que foi 4 dias), e o endereço IP permaneceu o mesmo. :bem: Aqui já tem muitos meses que o IP permanece o mesmo, infelizmente...

Rede vazia, aqui se der mole pula de RANGE fácil hehehe.

Na claro e antiga virtua trocar de IP sempre foi mais difícil quando comparado a vivo ou ISP q utiliza PPOE.
Assinei Claro Fibra em poa e fiquei com o mesmo ipv4 por 52 dias.
O Ipv4 só mudou pq eu mudei de modem e so foram os ultimos 2 digitos.

No cond. aqui a portaria tbm tem claro fibra (por causa das cameras) e o IP continua o mesmo desde julho/23.
Parece ip fixo (mas nao é).

Agora o IPv6 que muda a todo instante.
Inclusive, meu pc esta com IPv6 e o meu celular esta com outro IPv6, logicamente estamos na mesma rede lan.
Ja no IPv4 isso nao ocorre.

Por exemplo
Meu pc: 2804:14d:4c67:8295:6044:714f:2846:986c
Meu cel: 2804:14d:4c67:8295:6044:714f:7017:281f

Eu nao entendo quase nada da tecnologia ipv6 entao nao saberia dizer pq isso ocorre. Se alguem puder explicar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

"Como está a rota para o IP 1.1.1.1"?
Esse site permite comparar entre operadoras, por exemplo, Claro e Vivo:

Que site zika

Instalei aqui em uma VM.

Olha os resultados de varios locais do BR: https://www.jsdelivr.com/globalping?measurement=Sv1pNL3pvWqxjeaH

Meu resultado (ClaroFibra POA) esta excelente. Acredito que quando o ping é tão baixo assim é devido ao fato do servidor da CF estar dentro da propria rede da Claro/ISP. Parece tracert LAN kkkk
54b39bea4a480a680fc870b39b19e19c.png
 
Última edição:
Pessoal, alguém tem openvpn com a claro?
Da certo mesmo com ip sem ser fixo?
As vezes viajo e preciso acessar uns arquivos em casa… meu ip custa muito mudar, fica meses o mesmo.

Eu faço exatamente isso, só não uso mais o OpenVPN e passei a usar o Wireguard (questões de preferência pessoal).

Você vai precisar configurar o servidor do OpenVPN no teu roteador, e configurar um serviço de DDNS (Dynamic DNS, serve exatamente para IPs dinâmicos) para registrar e atualizar o nome (ex: renataaa.duckdns.org) caso o IP mude (o DDNS precisa de um serviço gratuito tipo o https://www.duckdns.org/ e vc precisa configurar teu roteador para atualizar o nome caso o IP mude.
 
Estava com IP normal desde que assinei a Claro Fibra há mais de 2 anos.Esses dias,recebi um e-mail dizendo que a minha velocidade passaria de 500 para 600.Desde então,caí no CGNAT.Como saio dele?
 
Estava com IP normal desde que assinei a Claro Fibra há mais de 2 anos.Esses dias,recebi um e-mail dizendo que a minha velocidade passaria de 500 para 600.Desde então,caí no CGNAT.Como saio dele?
Liga lá e diz que você precisa de IPv4 válido(rollback) porque tem que acessar câmeras de segurança. Provavelmente vão agendar visita técnica, deixa rolar. E quando o técnico chegar aí, conversa de boa com ele e diz que precisa pra jogar, acessar cctv e etc. Se tudo fluir bem, em poucos minutos ele vai resolver teu problema ligando pra central e pedindo o rollback.
 
Estava com IP normal desde que assinei a Claro Fibra há mais de 2 anos.Esses dias,recebi um e-mail dizendo que a minha velocidade passaria de 500 para 600.Desde então,caí no CGNAT.Como saio dele?

Chat resolva aqui... nem precisa ligar lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Liga lá e diz que você precisa de IPv4 válido(rollback) porque tem que acessar câmeras de segurança. Provavelmente vão agendar visita técnica, deixa rolar. E quando o técnico chegar aí, conversa de boa com ele e diz que precisa pra jogar, acessar cctv e etc. Se tudo fluir bem, em poucos minutos ele vai resolver teu problema ligando pra central e pedindo o rollback.

Ligar é coisa do passado, pra quem gosta de se irritar... muito mais fácil usar o chat... não resolvendo já pega o número do protocolo e já abre reclamação no consumidor.gov, aí só esperar.... pode levar mais tempo, mas é dor de cabeça zero, sem precisar ficar falando com gente despreparada...
 
Na claro e antiga virtua trocar de IP sempre foi mais difícil quando comparado a vivo ou ISP q utiliza PPOE.
Assinei Claro Fibra em poa e fiquei com o mesmo ipv4 por 52 dias.
O Ipv4 só mudou pq eu mudei de modem e so foram os ultimos 2 digitos.

No cond. aqui a portaria tbm tem claro fibra (por causa das cameras) e o IP continua o mesmo desde julho/23.
Parece ip fixo (mas nao é).

Agora o IPv6 que muda a todo instante.
Inclusive, meu pc esta com IPv6 e o meu celular esta com outro IPv6, logicamente estamos na mesma rede lan.
Ja no IPv4 isso nao ocorre.

Por exemplo
Meu pc: 2804:14d:4c67:8295:6044:714f:2846:986c
Meu cel: 2804:14d:4c67:8295:6044:714f:7017:281f

Eu nao entendo quase nada da tecnologia ipv6 entao nao saberia dizer pq isso ocorre. Se alguem puder explicar.
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Olha os resultados de varios locais do BR: https://www.jsdelivr.com/globalping?measurement=Sv1pNL3pvWqxjeaH

Meu resultado (ClaroFibra POA) esta excelente. Acredito que quando o ping é tão baixo assim é devido ao fato do servidor da CF estar dentro da propria rede da Claro/ISP. Parece tracert LAN kkkk
54b39bea4a480a680fc870b39b19e19c.png
Sim, a Claro fez um acordo de troca de tráfego privada com a Cloudflare há alguns anos.
Esse acordo veio pra resolver um problema crônico de rotas que existia até mais ou menos 2016 ou 2017 entre a Claro e os 2 CDNs da Cloudflare no Rio e SP.
Só quem residia nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro, e por consequência acessava os 2 CDNs localmente, que não passava pelos problemas crônicos de aumento de latência e lentidão ao acessar um conteúdo hospedado na Cloudflare.
 
O melhor a se fazer é cancelar a claro móvel e partir pra outra operadora. Eu cheguei a comprar outro celular achando que o meu estava ruim mas era a qualidade péssima da claro no 4G, Volte, Vowifi...
Aqui em casa tem um Claro Fixo, e um celular com um plano pré antigo. Pensei que era implicância minha, mas é impressionante o quão merda é qualidade das chamadas, e não é de agora. Não sei se eles compactam o som mais do que as outras operadoras, só sei que é horrível.
 
Chat resolva aqui... nem precisa ligar lá.
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Ligar é coisa do passado, pra quem gosta de se irritar... muito mais fácil usar o chat... não resolvendo já pega o número do protocolo e já abre reclamação no consumidor.gov, aí só esperar.... pode levar mais tempo, mas é dor de cabeça zero, sem precisar ficar falando com gente despreparada...
No meu caso, não ví diferenças e nem houve demora/estresse. Sempre foi de boa ligar lá quando fui assinantes até meados de 2020. Mas, enfim, cada qual escolhe seu próprio caminho e/ou aquilo que melhor lhe atende.
:joia:
 

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