Pessoal, eu não sou um cara antenado (sem trocadilhos) quando o assunto é tecnologia, redes etc., principalmente diante da turminha que temos aqui! Isso não significa, porém, que eu seja ignorante de tudo, razão pela qual compartilho com vocês o que ouvi da Dona Claro (sempre ela!) esse final de semana:
Estive em uma loja própria da operadora para tratar algumas questões relacionadas ao plano (Claro Pós 400GB, com 5 dependentes) e, conversa vai, conversa vem, pedi ao colaborador - de quem eu já tinha até me tornado, dadas as longas de atendimento - para ativar o tal do "5G puro". Moro em Belo Horizonte, meu celular principal é um Samsung S23U (aparentemente compatível) e, sei lá... Na minha cabeça me pareceu ser uma boa ideia. Ele, prontamente, né disse que se tratava do "aprovisionamento do 5G" e que essa ativação era feita através de uma central interna, pois o sistema não dava autonomia para que fosse feita diretamente em loja. Ok. Muito embora não veja muito sentido em ficar terceirizando - a Claro tem muito disso, já notei - fiquei surpreso com a prontidão, digamos, que o jovem demonstrou. Ele sabia, afinal, do que se tratava e, rapidamente, se dispôs a fazê-lo. Pois bem... Coisa de 2 ou 3 minutos depois, lá estava ele, ao telefone, se identificando com matrícula e tudo, e solicitando à pessoa do outro lado da linha a execução do procedimento. Essa pessoa, por sua vez, pediu para aguardar e se ausentou da ligação por alguns minutos enquanto a ativação era feita.
(Eu estava achando tudo aquilo fácil demais... Tratando-se de Claro, nada é fácil... E eu tinha razão, infelizmente!)
Logo em seguida, a moça retornou dizendo que a ativação do "5G puro" (também conhecido como 5G SA) estava sujeita à migração para plano correspondente e de mesmo valor etc. O rapaz até chegou a mostrá-lo no sistema interno. De fato, para cada plano "normal", existe outro, de mesmo nome, com o termo "5G SA" ao final. Os valores e demais aspectos são, aparentemente, os mesmos.
Ao concordar com essa migração - que, obviamente, afetaria toda a estrutura e linhas - eis que ouço a seguinte ponderação (que aqui dividirei em partes 01 e 02):
01 - "é importante que o cliente entenda que o aprovisionamento do 5G valerá/funcionará apenas para linhas cujos terminais sejam compatíveis" (faz sentido, afinal não dá pra esperar que um aparelho com limitação de hardware para o 4G, por exemplo, passe a funcionar no 5G em virtude de um comando de sistema).
02 - "que serviço celular, em geral, ficará indisponível - sem sinal - para aquelas linhas cujos aparelhos não forem compatíveis com a tecnologia 5G SA, e que o mesmo irá ocorrer, independente da compatibilidade ou não do aparelho, em locais ainda não cobertos pela frequência SA".
Nesse momento, eu questionei as informações, dizendo que, na impossibilidade de utilizar a tecnologia - por incompatibilidade do aparelho ou cobertura daquela frequência - o serviço celular/móvel seguiria funcionando em outra banda/frequência, afinal de contas foi (e continua sendo) assim quando da implementação do 4G, por exemplo (o aparelho simplesmente se ajusta encontra outras bandas/frequências às quais se conectar).
Ambos colaboradores, então, insistiram que, caso seguisse com a migração, "os celulares incompatíveis ficariam sem sinal" e que, mesmo sendo compatíveis, o mesmo aconteceria em locais sem a rede 5G SA. Por essas razões, segundo eles, a própria Claro não divulgava a existência desses planos com o 5G puro, orientando, inclusive, que não fossem ofertados/vendidos em loja.
Conforme dito lá no início, não sou nenhum expert no assunto. Ainda assim, nada disso faz muito sentido pra mim, haja vista que, por questões técnicas ou estruturais, sempre existirão lugares com indisponibilidade de sinais (em suas diferentes frequências). Nas estradas, por exemplo, predomina o 3G (isso quando tem alcance de rede, né). Algumas cidades no interior ainda não receberam o 4G e, dentro da própria Belo Horizonte, nas chamadas áreas de sombra, a cobertura não é homogênea. Mesmo assim, ainda que de forma precária, o serviço segue funcionando pois o aparelho se ajusta às condições de sinal e cobertura. Se não fosse o protocolo VoLTE, inclusive, as chamadas continuaram "caindo" do 4G para o 3G... Um celular 4G não evolui para 5G (tratando-se de hardware, claro), mas o contrário é perfeitamente possível, já que as novas tecnologias, via de regra, englobam as antigas. Em outras palavras, ficou parecendo que a operadora, em cumprimento ou não de normas da agência reguladora, tem a intenção de desligar - muito em breve, pelo visto - as tecnologias antigas. Acontece que não somos a Suíça, Dinamarca etc. Tratando-se de Brasil, onde nem o 4G, implementado já há cerca de 15 anos, ainda não contempla todo o território e não atende de forma satisfatória, o 5G, na condição de recém-chegado, está longe de alcançar esse feito!!!
Enfim... Pode ser que eu tenha razão, assim como pode ser que eu só tenha dito um monte de bobagens - o que significa que os atendentes da Claro estariam certos. Nesses termos, não segui com a migração. Pelo sim e pelo não, suspendi o procedimento, por ora, para averiguar as informações. Eu já tenho tantas tretas com a Claro que, pra evitar a fadiga, preferi esperar.
Diante de todo esse relato, passo a bola para vocês: essas informações da operadora são procedentes?
Obrigado pela atenção antecipada e pela paciência! Peço que me desculpem pelo texto longo, mas acho importante compartilhar de maneira detalhada para servir de referência para outras pessoas.
Tenham uma excelente semana!