[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Rota para alguns IP's da cloudflare esta meio zoado agora pela manha.
Claro Fibra POA

WQI1tfB.png
 
Rota para alguns IP's da cloudflare esta meio zoado agora pela manha.
Claro Fibra POA

WQI1tfB.png

Confirmo, mesmo problema aqui. Está afetando tanto as rotas IPv4 quanto IPv6. Deve ser problema da Claro, já que o CDN de POA está reportando como operacional:

Screenshot-2024-01-10-095429.png
 
Esse reset de fábrica iria restaurar o firmware original e sumir com o da Claro?

Caso positivo, como procedo?

Não sei como fazer isso no momento, mas tenho mais de 30 anos de TI, e sempre alterei os firmwares de meus aparelhos, desde os antigos DVD Player com chip Mediatek. Só estou um pouco aposentado nessa seara, mas posso voltar à ativa...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



OK! Mas esse é um dos que estão no portfolio oferecido pela Claro?
Infelizmente não, procedimento físico usar palito de dente, tem na entrada reset que voce vai fixar por uns 20 segundos ate as luzes apagarem, quando voltar vem a tela de configuração da claro e procedimento ja sabe: troca de senha de acesso ao setup, wi-fi, senha...
 
Confirmo, mesmo problema aqui. Está afetando tanto as rotas IPv4 quanto IPv6. Deve ser problema da Claro, já que o CDN de POA está reportando como operacional:

Screenshot-2024-01-10-095429.png
O CDN aqui de Fortaleza tá com status de Re-routed desde dezembro.
Já fazem uns 20 dias que as rotas vão pro CDN do Rio.
 
Última edição:
Confirmo, mesmo problema aqui. Está afetando tanto as rotas IPv4 quanto IPv6. Deve ser problema da Claro, já que o CDN de POA está reportando como operacional:

Screenshot-2024-01-10-095429.png
nunca fui direcionado para POA, sempre foi SP ou RJ.
Claro HFC Bento Gonçalves.
 
O CDN aqui de Fortaleza tá com status de Re-routed desde dezembro.
Já fazem uns 20 dias que as rotas vão pro CDN do Rio.

nunca fui direcionado para POA, sempre foi SP ou RJ.
Claro HFC Bento Gonçalves.

Exato. O problema é que com a Claro POA está indo para os EUA para acessar o forum, conforme reportado pelo @bigode formoso e confirmado por mim abaixo. Se fosse um re-roteamento da Cloudflare para SP ou RJ estaria OK. Em outro provedor local que tenho aqui está indo para SP. Mas a Claro em POA sempre ficava por aqui mesmo...

Código:
# Claro Fibra POA mandando CDN do forum para EUA (~170ms)
# O normal era mandar para CDN na Claro em POA mesmo (~2ms)

Tracing route to forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2     2 ms     2 ms     3 ms  c925a801.virtua.com.br [201.37.168.1]
  3     2 ms     2 ms     2 ms  c915e52d.virtua.com.br [201.21.229.45]
  4     2 ms     2 ms     2 ms  embratel-H0-5-0-0-4004-agg02.pae.embratel.net.br [189.3.69.9]
  5   141 ms   142 ms   143 ms  ebt-B5101-tcore01.pae.embratel.net.br [200.230.3.173]
  6   141 ms   154 ms   138 ms  ebt-B1511-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.230.251.218]
  7   139 ms   134 ms   134 ms  ebt-B1452-intl02.nyk.embratel.net.br [200.230.220.126]
  8   134 ms   134 ms   152 ms  ebt-B101-intl01.nyk.embratel.net.br [200.230.252.197]
  9   180 ms   179 ms   179 ms  ipv4.de-cix.dfw.us.as13335.cloudflare.com [206.53.202.2]
 10   171 ms   236 ms   172 ms  172.71.168.2
 11   175 ms   174 ms   174 ms  104.26.8.13

Trace complete.


# WSIntenet (regional) sempre mandou o forum para o CDN em SP (~20ms)

Tracing route to forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
over a maximum of 30 hops:

  1     6 ms     4 ms     3 ms  192.168.9.1
  2     8 ms     4 ms     4 ms  router.home [192.168.1.1]
  3     9 ms     8 ms     7 ms  45-233-83-253.infra.wsinternet.com.br [45.233.83.253]
  4     *        *        *     Request timed out.
  5     6 ms     6 ms     6 ms  10.255.2.2
  6     7 ms     5 ms     5 ms  45-233-83-254.infra.wsinternet.com.br [45.233.83.254]
  7    10 ms     6 ms     5 ms  10.255.2.5
  8     7 ms     6 ms     7 ms  255-054-edge.pae-rs-br.adyl.net.br [189.14.239.24]
  9    40 ms    24 ms    24 ms  255-100-edge.sp4-sp-br.adyl.net.br [189.14.239.10]
 10    26 ms    42 ms    48 ms  64.191.232.248
 11    36 ms    26 ms    46 ms  172.71.4.2
 12    29 ms    23 ms    26 ms  104.26.8.13

Trace complete.


Trace complete.
 
Última edição:
estou no chat resolva aqui tentando arrumar o plano da minha sogra idosa que a loja fisica vendeu na modalidade PME sem ela saber (que tristeza essas lojas fisicas) e simplesmente mandam esperar pois tem muita demanda.
Atendimento PME é ruim assim mesmo ou eu dei azar?
Depois pretendo solicitar a troca de HFC pra fibra, pois tem uma caixinha literalmente na frente da casa dela com um assinante conectado, mas no site nao consta viabilidade de fibra, apenas 4G, mas na api sim, imagina o tempo que irei perder com as atendentes...
:genio:
 
Rota para alguns IP's da cloudflare esta meio zoado agora pela manha.
Claro Fibra POA

WQI1tfB.png
Como está aqui no interior de SP:

Código:
Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
com no máximo 30 saltos:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    10 ms     8 ms     8 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     3 ms     2 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.81
  5     4 ms     3 ms     3 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  6     4 ms     4 ms     3 ms  200.227.107.5
  7   126 ms   127 ms   127 ms  200.230.232.75
  8   127 ms   127 ms   127 ms  ebt-B11561-intl02.atl.embratel.net.br [200.230.230.42]
  9   129 ms   127 ms   127 ms  ebt-B101-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.220.237]
 10   122 ms   121 ms   121 ms  198.32.132.136
 11   121 ms   121 ms   121 ms  108.162.235.10
 12   121 ms   121 ms   121 ms  104.26.8.13

Rastreamento concluído.
 
Situação resolvida, vamos aos fatos:

Situação resolvida? :perna_no:

Chegou a primeira fatura. Valor de R$ 152,17. Fizeram uma bagunça na fatura. Entro no site da Claro e a INFELIZ da ouvidoria, mesmo afirmando pra mim via Whatsapp que o valor seria de R$ 104,99, me lança um plano lá no valor de R$ 129,99 pelos 500 Megas. Sim, a Ouvidoria que tem gente aqui que defende que resolve tudo.

Eu tentando explicar no resolve aqui da Claro que a conta tá errada e o plano tá errado.

Aí vamos lá. Matemática básica da básica da básica. O plano anterior era de R$ 108,89. O Atual é de R$ 104,99, mas lançaram R$ 129,99. Sem nem saber os dias que foram proporcionais dos planos, é óbvio que o valor não deveria passar de R$ 129,99 (mesmo errado), e ficar entre os valores mínimos e máximos.

A atendente jura que está correto. :bem:

Já fico put*. Mas ainda tratando com cordialidade o atendente. Peço pra ela verificar o valor e corrigir pros R$ 104,99 acordados. Ela me pede o protocolo, eu passo e ela diz que não há nenhum valor registrado no protocolo informado...

:crycat:

Ok, quero explodir, mas continuo me segurando. Falo que tenho a conversa completa no Whatsapp entre ela e eu. Ele me passa um email pra eu enviar os prints. Mas pede 72 horas úteis pro email chegar pra ele...

Fecho o chat antes de falar um monte de palavrão e vou pro consumidor.gov. Não tem jeito não.
 
Como está aqui no interior de SP:

Código:
Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
com no máximo 30 saltos:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    10 ms     8 ms     8 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     3 ms     2 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.81
  5     4 ms     3 ms     3 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  6     4 ms     4 ms     3 ms  200.227.107.5
  7   126 ms   127 ms   127 ms  200.230.232.75
  8   127 ms   127 ms   127 ms  ebt-B11561-intl02.atl.embratel.net.br [200.230.230.42]
  9   129 ms   127 ms   127 ms  ebt-B101-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.220.237]
 10   122 ms   121 ms   121 ms  198.32.132.136
 11   121 ms   121 ms   121 ms  108.162.235.10
 12   121 ms   121 ms   121 ms  104.26.8.13

Rastreamento concluído.
Aqui também está direcionando pros EUA.
Fortaleza/CE:

Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [104.26.9.13]
com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms XiaoQiang [192.168.31.1]
2 30 ms 10 ms 12 ms 10.19.0.1
3 15 ms 10 ms 12 ms b5d50321.virtua.com.br [181.213.3.33]
4 13 ms 11 ms 10 ms embratel-T0-2-1-1-4004-uacc02.fla.embratel.net.br [201.45.51.9]
5 13 ms 10 ms 11 ms ebt-P1-2-1-core01.fla.embratel.net.br [200.244.212.99]
6 78 ms 86 ms 78 ms ebt-B1853-intl03.mianap.embratel.net.br [200.230.220.26]
7 * 78 ms * 198.32.243.60
8 79 ms 95 ms 79 ms 108.162.211.230
9 79 ms 78 ms 78 ms 104.26.9.13

Rastreamento concluído.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Situação resolvida? :perna_no:

Chegou a primeira fatura. Valor de R$ 152,17. Fizeram uma bagunça na fatura. Entro no site da Claro e a INFELIZ da ouvidoria, mesmo afirmando pra mim via Whatsapp que o valor seria de R$ 104,99, me lança um plano lá no valor de R$ 129,99 pelos 500 Megas. Sim, a Ouvidoria que tem gente aqui que defende que resolve tudo.

Eu tentando explicar no resolve aqui da Claro que a conta tá errada e o plano tá errado.

Aí vamos lá. Matemática básica da básica da básica. O plano anterior era de R$ 108,89. O Atual é de R$ 104,99, mas lançaram R$ 129,99. Sem nem saber os dias que foram proporcionais dos planos, é óbvio que o valor não deveria passar de R$ 129,99 (mesmo errado), e ficar entre os valores mínimos e máximos.

A atendente jura que está correto. :bem:

Já fico put*. Mas ainda tratando com cordialidade o atendente. Peço pra ela verificar o valor e corrigir pros R$ 104,99 acordados. Ela me pede o protocolo, eu passo e ela diz que não há nenhum valor registrado no protocolo informado...

:crycat:

Ok, quero explodir, mas continuo me segurando. Falo que tenho a conversa completa no Whatsapp entre ela e eu. Ele me passa um email pra eu enviar os prints. Mas pede 72 horas úteis pro email chegar pra ele...

Fecho o chat antes de falar um monte de palavrão e vou pro consumidor.gov. Não tem jeito não.
De lascar, cara.
Aproveita e abre na Anatel também.
 
Última edição:
Como está aqui no interior de SP:

Código:
Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
com no máximo 30 saltos:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    10 ms     8 ms     8 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     3 ms     2 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.81
  5     4 ms     3 ms     3 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  6     4 ms     4 ms     3 ms  200.227.107.5
  7   126 ms   127 ms   127 ms  200.230.232.75
  8   127 ms   127 ms   127 ms  ebt-B11561-intl02.atl.embratel.net.br [200.230.230.42]
  9   129 ms   127 ms   127 ms  ebt-B101-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.220.237]
 10   122 ms   121 ms   121 ms  198.32.132.136
 11   121 ms   121 ms   121 ms  108.162.235.10
 12   121 ms   121 ms   121 ms  104.26.8.13

Rastreamento concluído.
enquanto isso aqui em MG no cdn de BH está normal:

Código:
Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [2606:4700:20::681a:80d]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms   ***
  2    14 ms     6 ms     5 ms  2804:14c:5b21:1000::1
  3     9 ms     9 ms     9 ms  2804:14c:5b00:92::2
  4    11 ms     9 ms     9 ms  as28573.belohorizonte.mg.ix.br [2001:12f8:0:3::106]
  5    10 ms    29 ms     9 ms  2804:14c:5bf9:7::4e
  6     9 ms     8 ms     9 ms  2606:4700:20::681a:80d

Rastreamento concluído.


Rastreando a rota para forum.adrenaline.com.br [104.26.8.13]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2    12 ms     5 ms     5 ms  100.72.2.1
  3     9 ms     9 ms     8 ms  bd3db006.virtua.com.br [189.61.176.6]
  4     9 ms     9 ms     9 ms  c9118002.virtua.com.br [201.17.128.2]
  5     9 ms     9 ms     9 ms  c911aa72.virtua.com.br [201.17.170.114]
  6     9 ms     9 ms     9 ms  104.26.8.13

Rastreamento concluído.
 
eu estou na região 11 e 750 por 104,90 com desconto do debito automático 94,90
Como conseguiu essa oferta? Já era cliente?
‐-----------------------------------------------------------------------

@_dsouza_ lembro um tempo atrás que você fez um relato sobre comparação Vivo X Claro com muitos detalhes, tem salvo em link pra me passar, por favor?
-----------------------------------------------------------------------
Hoje fui olhar os CTO da Claro aqui na rua, são de 16 portas. Já achei que era muita CTO por rua, mesmo se fossem de 8, mas sendo de 16, mostra uma nova postura da operadora.
LaBQaWF.jpeg
 
Sim Zona sul fibra
fibra tem preços melhores mesmo mas vendo que não é pra todo mundo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Situação resolvida? :perna_no:

Chegou a primeira fatura. Valor de R$ 152,17. Fizeram uma bagunça na fatura. Entro no site da Claro e a INFELIZ da ouvidoria, mesmo afirmando pra mim via Whatsapp que o valor seria de R$ 104,99, me lança um plano lá no valor de R$ 129,99 pelos 500 Megas. Sim, a Ouvidoria que tem gente aqui que defende que resolve tudo.

Eu tentando explicar no resolve aqui da Claro que a conta tá errada e o plano tá errado.

Aí vamos lá. Matemática básica da básica da básica. O plano anterior era de R$ 108,89. O Atual é de R$ 104,99, mas lançaram R$ 129,99. Sem nem saber os dias que foram proporcionais dos planos, é óbvio que o valor não deveria passar de R$ 129,99 (mesmo errado), e ficar entre os valores mínimos e máximos.

A atendente jura que está correto. :bem:

Já fico put*. Mas ainda tratando com cordialidade o atendente. Peço pra ela verificar o valor e corrigir pros R$ 104,99 acordados. Ela me pede o protocolo, eu passo e ela diz que não há nenhum valor registrado no protocolo informado...

:crycat:

Ok, quero explodir, mas continuo me segurando. Falo que tenho a conversa completa no Whatsapp entre ela e eu. Ele me passa um email pra eu enviar os prints. Mas pede 72 horas úteis pro email chegar pra ele...

Fecho o chat antes de falar um monte de palavrão e vou pro consumidor.gov. Não tem jeito não.
sim vai pro consumidor.
Sim tem gente que defende o bom relacionamento com a operadora kkkk a gente tem o bom relacionamento com a operadora
agora pergunta se ela tem com a gente.
o esquema é esse a operadora não resolveu ja ir direto pro consumidor.
 
Como conseguiu essa oferta? Já era cliente?
‐-----------------------------------------------------------------------

@_dsouza_ lembro um tempo atrás que você fez um relato sobre comparação Vivo X Claro com muitos detalhes, tem salvo em link pra me passar, por favor?
-----------------------------------------------------------------------
Hoje fui olhar os CTO da Claro aqui na rua, são de 16 portas. Já achei que era muita CTO por rua, mesmo se fossem de 8, mas sendo de 16, mostra uma nova postura da operadora.
LaBQaWF.jpeg
16 é meio que comum na Claro.

Em vários lugares com CTO da DPR, são com 16 portas.
 
Última edição:
Eu não tive essa mesma sorte. Em outubro, a fatura veio 50 a mais, eles não corrigiram (via ouvidoria), dezembro veio mais 50 em relacao a outubro, e agora a de janeiro veio mais 100 em relação a dezembro, ou seja, eles aumentaram 200 reais em 3 meses e não fizeram nada para corrigir. Agora, eles dificultam até para pegar os protocolos prévios de ouvidoria de 8 dígitos no site.

Abri Anatel falando um monte, vamos ver o que a NET vai responder.
Comentei outro dia que a fatura veio muito mais alta que o comum, que tinha aberto chamado na ANATEL. Neste chamado eu mandei até a gravação do atendente do financeiro confirmando que o valor não era promocional, era fixo, com numero de protocolo, e pedi o valor que foi cobrado a mais em outubro e dezembro em dobro.

Ontem a Claro/NET ligou. Reexpliquei a historia toda. A atendente deu procedência na reclamação, isentou janeiro, o reembolso (150 que virava 300) será feito em fatura em 3x (a pedido meu, pois eles queriam fazer ordem de pagamento), e o valor permanece fixo, conforme combinado. Solicitei a atendente que colocasse tudo na carta, e ela colocou que o acordado de acordo com o protocolo de agosto é que o valor é fixo com reajuste pelo IGP-M. Então quando a fatura vier errada de novo (sim, pq eu conheço a claro, vai vir errada de novo em algum momento), tenho a resposta da claro na Anatel como prova, eles nem vão ter como falar nada.

Fiz o agendamento para a substituição do HFC para a fibra. O atendente jurou de pé junto que apesar da mudança de plano não haverá aumento na conta.
Conselho de amigo: guarde o numero de protocolo. Se tiver gravação da ligação melhor ainda, até para evitar dissabores futuros com a claro.

Sim tem gente que defende o bom relacionamento com a operadora kkkk a gente tem o bom relacionamento com a operadora
agora pergunta se ela tem com a gente.
o esquema é esse a operadora não resolveu ja ir direto pro consumidor.
A verdade é que somos números. O que a operadora quer mesmo é o cliente que paga caro, que paga preço cheio ou até mesmo maior, e que de preferencia não reclame.
A grande questão é que a maioria das reclamações a operadora poderia resolver com facilidade, mas por N motivos a operadora tenta enrolar o cliente.
A Claro/NET em especifico, cheguei a conclusão que só ANATEL ou Consumidor resolve, uma vez que a ouvidoria virou um mero setor de anotação de reclamações, que encaminha para alguém que não ira resolver o problema. Eles não conseguem arrumar uma simples fatura sem ter que abrir chamado para o financeiro. Na Vivo (fixa e móvel) e a TIM (móvel), a ouvidoria ainda consegue resolver parte dos problemas.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo