[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O que seria isso? xD

99% de certeza que vc está com CGNAT.

CGNAT:
Entenda que a internet cresceu muito e a oferta de IPV4 públicos chegou ao seu limite. Para comportar novos usuários TODAS as operadoras estão aplicando CGNAT, que é IPV4 privado (100.x.x.x), ou IPV4 PÚBLICO COMPARTILHADO (que é o endereço IP externo ex. 189.X.X.X que estará sendo compartilhado com outros clientes da operadora).

Para verificar se está com CGNAT tem que verificar o IP da WAN. sites como meuip.com.br não servem. O procedimento é simples mas depende da sua config e do modem que a net te forneceu. Coloca o modem em bridge e liga o cabo do PC direto no Modem, vá no painel de controle > central de rede > conexão local > status e verifique seu IP.

Se o seu ip começar com 100.X.X.X você está no CGNAT.

Neste caso solicite ao técnico que ligue na Central da NET e peça para removerem o CGNAT que está te atrapalhando nos jogos online.
 
99% de certeza que vc está com CGNAT.

CGNAT:
Entenda que a internet cresceu muito e a oferta de IPV4 públicos chegou ao seu limite. Para comportar novos usuários TODAS as operadoras estão aplicando CGNAT, que é IPV4 privado (100.x.x.x), ou IPV4 PÚBLICO COMPARTILHADO (que é o endereço IP externo ex. 189.X.X.X que estará sendo compartilhado com outros clientes da operadora).

Para verificar se está com CGNAT tem que verificar o IP da WAN. sites como meuip.com.br não servem. O procedimento é simples mas depende da sua config e do modem que a net te forneceu. Coloca o modem em bridge e liga o cabo do PC direto no Modem, vá no painel de controle > central de rede > conexão local > status e verifique seu IP.

Se o seu ip começar com 100.X.X.X você está no CGNAT.

Neste caso solicite ao técnico que ligue na Central da NET e peça para removerem o CGNAT que está te atrapalhando nos jogos online.

Fiz o que vc falou e nos detalhes da conexão local meu endereço IPv4 é 192.168.x.x (não é 0.1 o final)
O Ip WAN que tem no modem é 187.105.x.x

É um problema chato, pois mesmo no jogo novo, onde agora há seleção de região, no servidor da América do Sul onde pego 20 ms, continuo tendo problemas, não tão graves quando nos outros servidores. Eu poderia achar que fosse problema em relação ao servidor do jogo, mas acho incrível que pergunto pra uma cacetada de gente que joga e ninguém tem o mesmo ou parecido problema.

Cara, lê ao menos 1/2 página pra trás aí no tópico...

Valeu, vou ler :)
 
99% de certeza que vc está com CGNAT.
Para verificar se está com CGNAT tem que verificar o IP da WAN. sites como meuip.com.br não servem. O procedimento é simples mas depende da sua config e do modem que a net te forneceu. Coloca o modem em bridge e liga o cabo do PC direto no Modem, vá no painel de controle > central de rede > conexão local > status e verifique seu IP. Se o seu ip começar com 100.X.X.X você está no CGNAT.


Nem sempre que essa informacao do IP Wan está disponivel no equipamento fornecido pela NET. O modem Cisco DPC3925, por exemplo, nao mostra o IP da WAN, ao menos nao quando está em bridge. Neste caso, eu tenho que olhar essa informacao no meu roteador Cisco Linksys E2000. La eu consigo ver.


.
 
galera qual modem q a NET ta usando nas conexoes de 120mb?
 
Nem sempre que essa informacao do IP Wan está disponivel no equipamento fornecido pela NET. O modem Cisco DPC3925, por exemplo, nao mostra o IP da WAN, ao menos nao quando está em bridge. Neste caso, eu tenho que olhar essa informacao no meu roteador Cisco Linksys E2000. La eu consigo ver.


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Em bridge não vai mostrar mesmo, pq vai ser outro roteador que vai pegar o IP público.
galera qual modem q a NET ta usando nas conexoes de 120mb?

Vários, Humax L2, L4, Pace, SVG6582 e por aí vai, o mais novo é o Pace.
 
Nem sempre que essa informacao do IP Wan está disponivel no equipamento fornecido pela NET. O modem Cisco DPC3925, por exemplo, nao mostra o IP da WAN, ao menos nao quando está em bridge. Neste caso, eu tenho que olhar essa informacao no meu roteador Cisco Linksys E2000. La eu consigo ver.
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Em bridge não vai mostrar mesmo, pq vai ser outro roteador que vai pegar o IP público.


Estão errados jovens padawans... :melior4:

É claro que é possivel usar o Modem em bridge sem router. Inclusive eu consigo pegar mais de um IP PUBLICO fornecido pela NET com este método. E já vi vários usuários confirmando isso... (Inclusive já foi discutido aqui) confere @vorlon e @dudu1505 ? (As 2 primeiras máquinas que conectarem direto ao MODEM em bridge pegam IP's diferentes, a 3ª a conectar fica sem conexão).

Lá vai a informação CORRETA: Para os modens que não mostram o IP na interface. (tipo Thompson ou technicolor)

Se colocar em Bridge e conectar 1 computador direto na porta lan do modem (SEM ROTEADOR) vai sim pegar o IP fornecido pela operadora (NATEADO ou PUBLICO). Ai o usuário verifica o IP adquirido pela máquina conectada (LAN/PC) - painel de controle > central de rede > conexão local > status

Se o modem NÃO estiver em bridge vai pegar o IP interno da rede do modem na LAN do PC: 192.168.100.X

A explicação pode ter ficado confusa, mas esse método funciona 100%.:gente:

Testem ai... Quem tá fora do CGNAT vai pegar 2 IP's públicos. Um para cada máquina conectada no modem em bridge.

Lembrem-se que o CGNAT é aplicado no contrato do cliente, consequentemente através do MAC do modem.
Se o cara estiver com CGNAT o IP da LAN da máquina conectada vai ser 100.x.x.x IP NATEADO/PRIVADO (com o modem em bridge conforme explicado)
 
Última edição:
Depois de uns dias de instabilidade, hoje notei uma certa melhora na resposta, fui fazer um teste e meu ping voltou pra casa dos 38 ms, sendo que até semana passada estava entre 44 e 47 ms.
 
Estão errados jovens padawans... :melior4:

É claro que é possivel usar o Modem em bridge sem router. Inclusive eu consigo pegar mais de um IP PUBLICO fornecido pela NET com este método. E já vi vários usuários confirmando isso... (Inclusive já foi discutido aqui) confere @vorlon e @dudu1505 ? (As 2 primeiras máquinas que conectarem direto ao MODEM em bridge pegam IP's diferentes, a 3ª a conectar fica sem conexão).

Lá vai a informação CORRETA: Para os modens que não mostram o IP na interface. (tipo Thompson ou technicolor)

Se colocar em Bridge e conectar 1 computador direto na porta lan do modem (SEM ROTEADOR) vai sim pegar o IP fornecido pela operadora (NATEADO ou PUBLICO). Ai o usuário verifica o IP adquirido pela máquina conectada (LAN/PC) - painel de controle > central de rede > conexão local > status

Se o modem NÃO estiver em bridge vai pegar o IP interno da rede do modem na LAN do PC: 192.168.100.X

A explicação pode ter ficado confusa, mas esse método funciona 100%.:gente:

Testem ai... Quem tá fora do CGNAT vai pegar 2 IP's públicos. Um para cada máquina conectada no modem em bridge.

Lembrem-se que o CGNAT é aplicado no contrato do cliente, consequentemente através do MAC do modem.
Se o cara estiver com CGNAT o IP da LAN da máquina conectada vai ser 100.x.x.x IP NATEADO/PRIVADO (com o modem em bridge conforme explicado)

aqui em BH, pelo menos com migo, msm setando o modem em bridge e ligando 2 pcs diretos no modem, só pego 1 ip publico e nem um cgnat :haha:

mas essa de pegar mais de 2 ips públicos de fato, não me lembro quem foi o primeiro a postar aqui no topico, mas tem uma cidade que a net ta fazendo essa cagada de entregar mais de 1 ipv4 por cliente :haha:
 
Nem sempre essa informacao do IP Wan está disponivel no equipamento fornecido pela NET. O modem Cisco DPC3925, por exemplo, nao mostra o IP da WAN, ao menos nao quando está em bridge. Neste caso, eu tenho que olhar essa informacao no meu roteador Cisco Linksys E2000. La eu consigo ver.
Em bridge não vai mostrar mesmo, pq vai ser outro roteador que vai pegar o IP público.


Eu nao estou falando de pegar ou nao IP, estou falando de conseguir enxergar a informacao de IP WAN na interface do aparelho da NET... Pelo menos no meu Cisco DPC3925, nao tem como ver o IP Wan se o aparelho estiver funcionando apenas como modem (modo bridge). :)


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Estão errados jovens padawans... :melior4:

É claro que é possivel usar o Modem em bridge sem router. Inclusive eu consigo pegar mais de um IP PUBLICO fornecido pela NET com este método. E já vi vários usuários confirmando isso... (Inclusive já foi discutido aqui) confere @vorlon e @dudu1505 ? (As 2 primeiras máquinas que conectarem direto ao MODEM em bridge pegam IP's diferentes, a 3ª a conectar fica sem conexão).

Lá vai a informação CORRETA: Para os modens que não mostram o IP na interface. (tipo Thompson ou technicolor)

Se colocar em Bridge e conectar 1 computador direto na porta lan do modem (SEM ROTEADOR) vai sim pegar o IP fornecido pela operadora (NATEADO ou PUBLICO). Ai o usuário verifica o IP adquirido pela máquina conectada (LAN/PC) - painel de controle > central de rede > conexão local > status

Se o modem NÃO estiver em bridge vai pegar o IP interno da rede do modem na LAN do PC: 192.168.100.X

A explicação pode ter ficado confusa, mas esse método funciona 100%.:gente:

Testem ai... Quem tá fora do CGNAT vai pegar 2 IP's públicos. Um para cada máquina conectada no modem em bridge.

Lembrem-se que o CGNAT é aplicado no contrato do cliente, consequentemente através do MAC do modem.
Se o cara estiver com CGNAT o IP da LAN da máquina conectada vai ser 100.x.x.x IP NATEADO/PRIVADO (com o modem em bridge conforme explicado)
O meu pega 2 públicos de routers diferentes (201.21.xxx.xxx e 189.6.xxx.xxx). Quando estava em CGNAT eu fiz o teste do modem em Bridge e ele conectou também só dois aparelhos no router NAT. Os outros aparelhos ficavam como 254.6.xxx.xxx sem gateway padrão.
 
Eu nao estou falando de pegar ou nao IP, estou falando de conseguir enxergar a informacao de IP WAN na interface do aparelho da NET... Pelo menos no meu Cisco DPC3925, nao tem como ver o IP Wan se o aparelho estiver funcionando apenas como modem (modo bridge). :)


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Alguns modens não tem a informação do WAN IP que o aparelho está recebendo mesmo no modo NAT.
A "gambiarra" que sugeri, é para os casos que o modem não tenha a informação do WAN IP nas configs.

Faltou eu dizer isso..:bwahaha:

Falha minha :sefu:

O meu pega 2 públicos de routers diferentes (201.21.xxx.xxx e 189.6.xxx.xxx). Quando estava em CGNAT eu fiz o teste do modem em Bridge e ele conectou também só dois aparelhos no router NAT. Os outros aparelhos ficavam como 254.6.xxx.xxx sem gateway padrão.

Interessante... O detalhe é que dessa forma são duas redes LAN diferentes... Cada roteador é uma rede que não vai compartilhar dispositivos (se ligados dessa forma)...

Você já estava usando assim ou foi só um teste!?
 
Última edição:
Eu tenho um modem arris tg862 em modo bridge ligado com o tp link n750 e nunca tenho problemas com a NET 30 mega
 
Estão errados jovens padawans... :melior4:

É claro que é possivel usar o Modem em bridge sem router. Inclusive eu consigo pegar mais de um IP PUBLICO fornecido pela NET com este método. E já vi vários usuários confirmando isso... (Inclusive já foi discutido aqui) confere @vorlon e @dudu1505 ? (As 2 primeiras máquinas que conectarem direto ao MODEM em bridge pegam IP's diferentes, a 3ª a conectar fica sem conexão).

Lá vai a informação CORRETA: Para os modens que não mostram o IP na interface. (tipo Thompson ou technicolor)

Se colocar em Bridge e conectar 1 computador direto na porta lan do modem (SEM ROTEADOR) vai sim pegar o IP fornecido pela operadora (NATEADO ou PUBLICO). Ai o usuário verifica o IP adquirido pela máquina conectada (LAN/PC) - painel de controle > central de rede > conexão local > status

Se o modem NÃO estiver em bridge vai pegar o IP interno da rede do modem na LAN do PC: 192.168.100.X

A explicação pode ter ficado confusa, mas esse método funciona 100%.:gente:

Testem ai... Quem tá fora do CGNAT vai pegar 2 IP's públicos. Um para cada máquina conectada no modem em bridge.

Lembrem-se que o CGNAT é aplicado no contrato do cliente, consequentemente através do MAC do modem.
Se o cara estiver com CGNAT o IP da LAN da máquina conectada vai ser 100.x.x.x IP NATEADO/PRIVADO (com o modem em bridge conforme explicado)

Quando eu usava modem em bridge, eu pegava 4-5 IP Público no meu roteador, mas achei muita sacanagem e usava só 2.
 
Postem um tracert pro site portalbsd.com.br

Aqui não abre de jeito algum:

C:\Users\Fabricio>tracert portalbsd.com.br

Rastreando a rota para portalbsd.com.br [187.45.195.178]
com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.1.254
2 24 ms 25 ms 24 ms bfbd0c01.virtua.com.br [191.189.12.1]
3 27 ms 35 ms 39 ms c8bd58ca.virtua.com.br [200.189.88.202]
4 20 ms 18 ms 23 ms c8bd58c8.virtua.com.br [200.189.88.200]
5 110 ms 77 ms 77 ms embratel-G2-0-0-gacc12.rjo.embratel.net.br [201.39.103.69]
6 72 ms 80 ms 95 ms 200.244.165.238
7 206 ms 193 ms * 200.244.165.197
8 179 ms 196 ms 201 ms peer-B51-puacc01.rjo.embratel.net.br [200.211.219.18]
9 208 ms 196 ms 177 ms gvt-te-0-6-0-9.rc02.rjo.gvt.net.br [177.205.9.35]
10 117 ms 91 ms 97 ms gvt-te-0-4-0-8.rc02.spo.gvt.net.br [187.115.221.241]
11 92 ms 90 ms 82 ms gvt-te-0-0-0-10.rt01.spo.gvt.net.br [187.115.214.190]
12 179 ms 182 ms 186 ms locaweb.static.gvt.net.br [177.135.153.234]
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
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20 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
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Postem um tracert pro site portalbsd.com.br

Aqui não abre de jeito algum:

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com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.1.254
2 24 ms 25 ms 24 ms bfbd0c01.virtua.com.br [191.189.12.1]
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10 117 ms 91 ms 97 ms gvt-te-0-4-0-8.rc02.spo.gvt.net.br [187.115.221.241]
11 92 ms 90 ms 82 ms gvt-te-0-0-0-10.rt01.spo.gvt.net.br [187.115.214.190]
12 179 ms 182 ms 186 ms locaweb.static.gvt.net.br [177.135.153.234]
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
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Código:
tracert portalbsd.com.br

Rastreando a rota para portalbsd.com.br [187.45.195.178]
com no máximo 30 saltos:

  1  1 ms  1 ms  1 ms  192.168.0.1
  2  10 ms  9 ms  9 ms  10.29.0.1
  3  10 ms  9 ms  9 ms  c915c00a.virtua.com.br [201.21.192.10]
  4  34 ms  36 ms  29 ms  spodhcrtd02-ge-1-13-peer-poa.virtua.com.br [201.6.7.21]
  5  25 ms  25 ms  26 ms  200.160.197.209
  6  26 ms  49 ms  26 ms  200.160.197.138
  7  27 ms  28 ms  33 ms  200.160.195.158
  8  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.
  9  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.
 10  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.
 11  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.
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Código:
tracert portalbsd.com.br

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com no máximo 30 saltos:

  1  1 ms  1 ms  1 ms  192.168.0.1
  2  10 ms  9 ms  9 ms  10.29.0.1
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  5  25 ms  25 ms  26 ms  200.160.197.209
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Também tá parando nos IPs da locaweb, aqui tô com problema na Claro e na NET, pela Tim foi normal.
 
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9 208 ms 196 ms 177 ms gvt-te-0-6-0-9.rc02.rjo.gvt.net.br [177.205.9.35]
10 117 ms 91 ms 97 ms gvt-te-0-4-0-8.rc02.spo.gvt.net.br [187.115.221.241]
11 92 ms 90 ms 82 ms gvt-te-0-0-0-10.rt01.spo.gvt.net.br [187.115.214.190]
12 179 ms 182 ms 186 ms locaweb.static.gvt.net.br [177.135.153.234]
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com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms 1 ms 192.168.0.1
2 10 ms 8 ms 9 ms 10.28.128.1
3 10 ms 11 ms 10 ms c91180fe.virtua.com.br [201.17.128.254]
4 11 ms 10 ms 13 ms embratel-T0-5-0-0-tacc01.bhe.embratel.net.br [200.178.127.33]
5 18 ms 18 ms 18 ms 200.244.213.125
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15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 ^C
 
Pessoal, Ontem por volta das 19:00 hs meu plano de 120 MB ficou fora do ar e não retornou mais mesmo após reset do modem. O mais estranho é que o Arris só acende a luz power. Ele nem tenta sincronizar com a rede. testei em outro ponto e aconteceu o mesmo. O que acham? Tá com cara de modem pifado, não? Alguém que tem Arris ai, se liga ele, mesmo sem o cabo da Net ele tenta sincronizar e acende pelo menos o us ou ds, não?
 
Bom, depois de esperar alguns dias por algum solução do meu problema, hoje quando acordei finalmente já havia consertado minha conexão para 120mb com os 8 canais downstream ativos (o que conclui que nada tinha a ver com a instalação interna mas sim um problema no data center). Apenas estou achando o nível RX meio estranho... está -7.4 neste momento. Quando eu tinha o modem Arris, ficava uns 4~5. Está ruim ou está normal? O valor está em verde no site niveis.virtua.com.br
 
Rastreando a rota para portalbsd.com.br [187.45.195.178]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms 1 ms 192.168.0.1
2 10 ms 8 ms 9 ms 10.28.128.1
3 10 ms 11 ms 10 ms c91180fe.virtua.com.br [201.17.128.254]
4 11 ms 10 ms 13 ms embratel-T0-5-0-0-tacc01.bhe.embratel.net.br [200.178.127.33]
5 18 ms 18 ms 18 ms 200.244.213.125
6 16 ms 19 ms 19 ms 200.244.212.128
7 15 ms 16 ms 14 ms 200.244.216.169
8 18 ms 19 ms 18 ms peer-T0-4-0-1-puacc01.rjoen.embratel.net.br [200.211.219.74]
9 16 ms 18 ms 19 ms gvt-te-0-5-0-13.rc02.rjo.gvt.net.br [187.115.218.126]
10 19 ms 23 ms 22 ms gvt-te-0-3-0-11.rc02.spo.gvt.net.br [177.99.249.222]
11 23 ms 27 ms 22 ms gvt-te-0-0-0-10.rt01.spo.gvt.net.br [187.115.214.190]
12 20 ms 20 ms 19 ms locaweb.static.gvt.net.br [177.135.153.234]
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 ^C
Já é uma rota mais parecida com a minha, pena que o firewall deva estar bloqueando a partir do salto 12.

O site abriu normal aí? Aqui continua com problema.
 
Já é uma rota mais parecida com a minha, pena que o firewall deva estar bloqueando a partir do salto 12.

O site abriu normal aí? Aqui continua com problema.

Aqui abre normal, mesmo com o tracer parando no 7º salto

Pessoal, Ontem por volta das 19:00 hs meu plano de 120 MB ficou fora do ar e não retornou mais mesmo após reset do modem. O mais estranho é que o Arris só acende a luz power. Ele nem tenta sincronizar com a rede. testei em outro ponto e aconteceu o mesmo. O que acham? Tá com cara de modem pifado, não? Alguém que tem Arris ai, se liga ele, mesmo sem o cabo da Net ele tenta sincronizar e acende pelo menos o us ou ds, não?

O problema parece ser sim no aparelho, mesmo sem sinal nenhum ele tentaria sincronizar.
 
Bom, depois de esperar alguns dias por algum solução do meu problema, hoje quando acordei finalmente já havia consertado minha conexão para 120mb com os 8 canais downstream ativos (o que conclui que nada tinha a ver com a instalação interna mas sim um problema no data center). Apenas estou achando o nível RX meio estranho... está -7.4 neste momento. Quando eu tinha o modem Arris, ficava uns 4~5. Está ruim ou está normal? O valor está em verde no site niveis.virtua.com.br
Entre 10 e -10 é considerado normal.
 

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