• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Mandei um email ontem para eles solicitando minha remoção do CGNAT e introdução o IPv4 compartilhado. Usei de argumento a "cláusula" do documento da anatel alegando que "Assim sendo, se um usuário não puder trabalhar com um IPv4 compartilhado, caso haja disponibilidade, ele poderá optar por um IPv4 público dinâmico não oneroso (fallback) ou por um IPv4 fixo de forma onerosa (oferta atual)." Mas acontece que eles ignoraram totalmente e me informaram que não vão fazer.

Segue print dos emails:

1 Email recebido ligga (1/3): https://imgur.com/Px8nYj1.png
1 Email recebido ligga (2/3): https://imgur.com/VCPm2yV.png
1 Email recebido ligga (3/3): https://imgur.com/sDj3Yvq.png

Email resposta (1/2): https://imgur.com/AEMOiGJ.png
Email resposta (2/2): https://imgur.com/ijazOWN.png

2 Email recebido ligga: https://imgur.com/KSmnAB2.png

Eu acreditei que, como dessa vez fiz o contrato pelo CNPJ da minha empresa, eles iriam acatar mais facilmente, mas parece que a tratativa foi a mesma de vários anos atrás quando eu tentei a mesma coisa pelo meu CPF quando ainda era Copel.

Alguém sabe dizer se, legamente falando, eles podem negar essa solicitação? Eu vi um cara que postou num blog alguns anos atrás que ele também teve a solicitação negada, ele recorreu pra Anatel e no dia seguinte, liberaram o ip dinamico pra ele (não a ligga, era claro/net).

Não seria uma opção mudar para V.tal (Oi, Flix Fibra, Obvious), Vivo, TIM ou Claro que oferecem IPv4 público e válido sem dor de cabeça? Apenas na Claro que em alguns casos não é automático e precisa solicitar o fallback e ela atende.
 
Não seria uma opção mudar para V.tal (Oi, Flix Fibra, Obvious), Vivo, TIM ou Claro que oferecem IPv4 público e válido sem dor de cabeça? Apenas na Claro que em alguns casos não é automático e precisa solicitar o fallback e ela atende.
Eu me mudei recentemente, e nesse novo prédio em que eu moro, so existem duas fibras, Vivo e Ligga. Eu tinha a Vivo no meu ap antigo e usava sem nenhuma dor de cabeça meu servidor com o IPv4 dinâmico, mas nesse meu prédio novo, a Vivo disse que todas as portas estavam em uso, e que por hora não tinha como eu assinar a fibra deles. Tentei assinar Tim e Claro, mas também sem sucesso. Então, so me restou a Ligga. Eu não acho que vou ter tantos problemas se eu fizer a reclamação na Anatel e eles acatarem. Agora, se mesmo despois da reclamação na Anatel, eles não liberarem, ai eu não vou ter a paciência de recorrer legalmente, e infelizmente vou ter que conviver com isso por enquanto.
 
Mandei um email ontem para eles solicitando minha remoção do CGNAT e introdução o IPv4 compartilhado. Usei de argumento a "cláusula" do documento da anatel alegando que "Assim sendo, se um usuário não puder trabalhar com um IPv4 compartilhado, caso haja disponibilidade, ele poderá optar por um IPv4 público dinâmico não oneroso (fallback) ou por um IPv4 fixo de forma onerosa (oferta atual)." Mas acontece que eles ignoraram totalmente e me informaram que não vão fazer.

Segue print dos emails:

1 Email recebido ligga (1/3): https://imgur.com/Px8nYj1.png
1 Email recebido ligga (2/3): https://imgur.com/VCPm2yV.png
1 Email recebido ligga (3/3): https://imgur.com/sDj3Yvq.png

Email resposta (1/2): https://imgur.com/AEMOiGJ.png
Email resposta (2/2): https://imgur.com/ijazOWN.png

2 Email recebido ligga: https://imgur.com/KSmnAB2.png

Eu acreditei que, como dessa vez fiz o contrato pelo CNPJ da minha empresa, eles iriam acatar mais facilmente, mas parece que a tratativa foi a mesma de vários anos atrás quando eu tentei a mesma coisa pelo meu CPF quando ainda era Copel.

Alguém sabe dizer se, legamente falando, eles podem negar essa solicitação? Eu vi um cara que postou num blog alguns anos atrás que ele também teve a solicitação negada, ele recorreu pra Anatel e no dia seguinte, liberaram o ip dinamico pra ele (não a ligga, era claro/net).
O fato de ter usado um CNPJ dessa vez não faz muita diferença pois o serviço em si é o mesmo, não tenho dúvida que deixaram os poucos endereços que sobraram para os contratos maiores.

Nada te impede de recorrer para a Anatel e/ou continuar rebatendo e-mails mas acho pouco provável acatarem pois, ao contrário da Claro, a quantidade de IPs que eles tem é ínfima. Tive vários contratos com eles num passado não muito distante e não me admira que todos os ranges de IPs já estejam novamente em uso/respondendo (ainda lembro alguns de cabeça).

Se precisa de conexão entrante para trabalho sugiro entrar em contato com o comercial para ver o valor do IP Direto, quando cancelei o último link que tinha com eles a proposta para permanecer era bem interessante (já após a privatização), de repente cabe no seu bolso.

No condomínio onde moro utilizamos o serviço por causa da portaria remota e até onde sei o valor é bem ok, com IPv4 fixo.
 
O fato de ter usado um CNPJ dessa vez não faz muita diferença pois o serviço em si é o mesmo, não tenho dúvida que deixaram os poucos endereços que sobraram para os contratos maiores.

Nada te impede de recorrer para a Anatel e/ou continuar rebatendo e-mails mas acho pouco provável acatarem pois, ao contrário da Claro, a quantidade de IPs que eles tem é ínfima. Tive vários contratos com eles num passado não muito distante e não me admira que todos os IPs já estejam novamente em uso/respondendo (ainda lembro alguns de cabeça).

Se precisa de conexão entrante para trabalho sugiro entrar em contato com o comercial para ver o valor do IP Direto, quando cancelei o último link que tinha com eles a proposta para permanecer era bem interessante (já após a privatização), de repente cabe no seu bolso.

No condomínio onde moro utilizamos o serviço por causa da portaria remota e até onde sei o valor é bem ok, com IPv4 fixo.
O problema do IP Direto é a velocidade que cai absurdamente, que eu também preciso. Fora que o valor é mais que o dobro pelo o que eu estava vendo. Se não estivesse no meu direito, eu provavelmente deixaria pra lá e usaria um tunnel broker, mas o fato de estar escrito explicitamente que eu tenho esse direito, me deixa mais com fogo nos olhos pra ir atrás. Eu fiz uma reclamação na ouvidoria e vou esperar a resposta. Caso negativa, ai sim vou entrar na Anatel e fazer uma reclamação lá (até porque a anatel pede o protocolo da ouvidoria, pra ter certeza que eu tentei resolver com eles diretamente).
 
O problema do IP Direto é a velocidade que cai absurdamente, que eu também preciso. Fora que o valor é mais que o dobro pelo o que eu estava vendo.

É, bem... aí vai depender do que faz com o link e da importância disso pra você.

mas o fato de estar escrito explicitamente que eu tenho esse direito

Não no contrato da Ligga, certo? Pois desde a época da Copel Telecom haviam várias cláusulas informando que era CGNAT, que não suportava hospedagem de serviços pelo cliente, mapeamento de portas e etc., hoje não sei como está mas provavelmente não deve ter mudado muita coisa e voltando algumas páginas aqui do tópico vai ver que isso vem de tempos já.

A Anatel (que por padrão já não resolve muita coisa) apenas colocou um 'caso haja disponibilidade' entre vírgulas num relatório de um grupo de trabalho de quase 10 anos atrás que não é norma e nem obrigação, o provedor pode simplesmente te deixar falando sozinho ou mandar reler o contrato que você implicitamente disse que leu e está de acordo quando contratou o serviço.

Prepare sua paciência, particularmente acho que é murro em ponta de faca mas desejo boa sorte.
 
Não no contrato da Ligga, certo? Pois desde a época da Copel Telecom haviam várias cláusulas informando que era CGNAT, que não suportava hospedagem de serviços pelo cliente, mapeamento de portas e etc., hoje não sei como está mas provavelmente não deve ter mudado muita coisa e voltando algumas páginas aqui do tópico vai ver que isso vem de tempos já.

A Anatel (que por padrão já não resolve muita coisa) apenas colocou um 'caso haja disponibilidade' entre vírgulas num relatório de um grupo de trabalho de quase 10 anos atrás que não é norma e nem obrigação, o provedor pode simplesmente te deixar falando sozinho ou mandar reler o contrato que você implicitamente disse que leu e está de acordo quando contratou o serviço.
Eu sei disso pois tentei fazer a mesma coisa 8 anos atrás (inclusive o formulário era praticamente o mesmo).

Olha, não sou advogado, mas eu acho que não importa muito se eles não colocaram alguma informação sobre isso no contrato. Se a Anatel define, eles são obrigados a cumprir.

Sobre ser de quase 10 anos atrás, pra mim não importa há quanto tempo fui publicado, desde que não tenha saído nenhum documento que diz o contrário (Existem leis com bem mais de 10 anos). A propósito, essa informação também consta nesse documento disponibilizado pelo próprio site da Anatel.

Mas concondo que vou ter que ter muita paciência pra levar isso pra frente. Como eu disse anteriormente, caso a Anatel não resolva, vou deixar pra lá, mas não custa tentar.
 
Eu sei disso pois tentei fazer a mesma coisa 8 anos atrás (inclusive o formulário era praticamente o mesmo).
Pois então, pode ter certeza que com o esgotamento do endereçamento v4 a coisa só piorou, especialmente para operadoras menores como é o caso da Ligga.

Olha, não sou advogado, mas eu acho que não importa muito se eles não colocaram alguma informação sobre isso no contrato. Se a Anatel define, eles são obrigados a cumprir.

Sobre ser de quase 10 anos atrás, pra mim não importa há quanto tempo fui publicado, desde que não tenha saído nenhum documento que diz o contrário (Existem leis com bem mais de 10 anos). A propósito, essa informação também consta nesse documento disponibilizado pelo próprio site da Anatel.
Talvez não tenha ficado claro mas legalmente eles não são obrigados a nada por não ser algo impositivo e sim uma recomendação com base em um relatório de um grupo de trabalho (este mesmo que vc lincou), não é uma lei, portaria ou norma.

Anteriormente vc comentou sobre usuários que conseguiram isso na Claro com algum nível maior ou menor de dificuldade/burocracia, no contrato dela também há descrição do CGNAT e eles podem simplesmente voltar todo mundo para CGNAT quando bem entenderem, já outras operadoras cobram uma taxa e outras simplesmente não o fazem, como a Ligga, cada operadora tem suas próprias diretrizes conforme sua boa vontade e/ou capacidade técnica.





Sugiro a leitura dos comentários para te encorajar (ou desistir) da empreitada, se procurar mais a fundo vai encontrar outros reclames similares pelo Reddit.

Mas concondo que vou ter que ter muita paciência pra levar isso pra frente. Como eu disse anteriormente, caso a Anatel não resolva, vou deixar pra lá, mas não custa tentar.
É isso, e novamente desejo boa sorte.
 
 
Alguém com problemas de desconexões constantes? No trabalho usam na WiFi e está instável, em casa quando chego, volte e meia perco a conexão e tenho que reiniciar o roteador (modo bridge com Xiaomi AX1800 fazendo conexão)
 
Última edição:

Ligga tem interesse em entrar no controle da rede de fibra da V.tal, V.tal tem interesse em comprar a Ligga e a Ligga tem interesse na base de clientes da Oi. A matéria diz que o mais provável seria uma fusão das duas, Ligga e V.tal. Para a Ligga seria interessante, expandiria e muito a marca através dos clientes da Oi.
 
O que vcs me dizem da Ligga (Copel) ?!

Como estão as latências dela, principalmente para conexões internacionais? Velocidade contratada de download, entregam o contratado ou não? Principalmente em horário de pico ...

Aqui minha atual (Vero) está complicada! Estou prestes a cancelar!
 
O que vcs me dizem da Ligga (Copel) ?!

Como estão as latências dela, principalmente para conexões internacionais? Velocidade contratada de download, entregam o contratado ou não? Principalmente em horário de pico ...

Aqui minha atual (Vero) está complicada! Estou prestes a cancelar!
Aqui na regiao que moro em Curitiba, esta muito bem.
Faz uns 2 anos que tenho, e queda mesmo só tive 1, e teve retorno em menos de 2hs.

Velocidade entrega o que fala, esses tempos abri uma conexao do meu pc para um amigo pegar uns arquivos foi o melhor teste de upload q tive, baseando na velocidade dele, entregou facil 500mb no up, mas meus testes sempre ficam na casa de 650mb D/U.
 
O que vcs me dizem da Ligga (Copel) ?!

Como estão as latências dela, principalmente para conexões internacionais? Velocidade contratada de download, entregam o contratado ou não? Principalmente em horário de pico ...

Aqui minha atual (Vero) está complicada! Estou prestes a cancelar!
A galera normalmente ama ou odeia, recomendo contratar e testar por 7 dias mantendo a Vero, assim vc tira suas próprias conclusões e cancela uma delas depois.
 
A galera normalmente ama ou odeia, recomendo contratar e testar por 7 dias mantendo a Vero, assim vc tira suas próprias conclusões e cancela uma delas depois.

Acredito que a Ligga (Copel) trabalhe com CGNAT também, certo? Ou já está em IPv6?! Estou pensando em cancelar o plano de 680/300 da Vero e pegar o de 400/400 da Ligga ...

Vantagem da Vero é ter HBO Max, mas eu qse não assisto, pois eu uso "IPTV" por P2P, e tem "tudo" lá aglutinado ...
 
Acredito que a Ligga (Copel) trabalhe com CGNAT também, certo? Ou já está em IPv6?! Estou pensando em cancelar o plano de 680/300 da Vero e pegar o de 400/400 da Ligga ...
CGNAT+IPv6.

Manter a Vero por mais uma semana não vai te apertar financeiramente, né? Eu só cancelaria após fazer todos os meus testes na Ligga.
 
CGNAT+IPv6.

Manter a Vero por mais uma semana não vai te apertar financeiramente, né? Eu só cancelaria após fazer todos os meus testes na Ligga.

Hmm... boa ideia!

Atualmente a Vero também é CGNAT + IPv6 ... mas o problema é a entrega da velocidade contratada e latência, principalmente para rotas internacionais, e um tipo de traffing shaping para conexões P2P ... Copel/Ligga tem algum tipo de traffing shaping para a rede P2P?! Aqui é notório isso, de uns meses para cá ... nunca consigo a velocidade máxima em torrents, seja seeds/peers nacionais ou internacionais ...
 
Hmm... boa ideia!

Atualmente a Vero também é CGNAT + IPv6 ... mas o problema é a entrega da velocidade contratada e latência, principalmente para rotas internacionais, e um tipo de traffing shaping para conexões P2P ... Copel/Ligga tem algum tipo de traffing shaping para a rede P2P?! Aqui é notório isso, de uns meses para cá ... nunca consigo a velocidade máxima em torrents, seja seeds/peers nacionais ou internacionais ...
Esse tema é meio sensível para o fórum mas se houver limitação será devido ao próprio CGNAT e há chances de ficar na mesma, só testando pra saber mesmo.
 
Pessoal, como o é a internet d Ligga para jogos online (Warzone e CoD). Estou querendo sair da Claro coaxial e estou pensando em dar uma chance pra Ligga.
 
Esse tema é meio sensível para o fórum mas se houver limitação será devido ao próprio CGNAT e há chances de ficar na mesma, só testando pra saber mesmo.

Pois é, vou dar uma brigada com a Vero novamente primeiro, para ver se não resolvem ... pior que não é só em torrents, é no geral .. basta os arquivos estarem hospedados fora do território nacional ... e isso começou a alguns meses. Baixar games no XBOX S, mesmo estando via cabo, é um tormento! kkkk ... latência então, para jogar o xCloud, meu pai ....
 
CGNAT, na Liga nao tem ou pelo menos onde estou não estao usando.
Geralmente eh ip 100.x.x.x. o CGNAT, aqui meus ips são sempre publicos, tanto que volte e meia, redireciono pra poder acessar meu pc seja pra http, ou liberar pra downloads.
 
Minha experiencia pra quem ja usou vivo / ligga / claro , em curitiba na regiao de santa

Contrato com ligga ja existe anos , entao estou fora do CGNAT

Meus ping em relaçao Claro e Vivo foram infinitvamente inferior , algo aproxidamente 20-30ms.....(testado ambos via cabo , e via wifi)
Upload e Download nao costumo aferir com frequencia... porem tudo na margen do normal , lembrando que tive um problema recente com a claro... discutido no topico da claro
(nao resolvido , a mais de 3 meses )
Em relaçao ao equipamento fornecido

Copel me forneceu EG8145V5 , onde nao e possivel (ate onde eu sei) unificar as bandas e me forneceu K562 (ambos huwaei) como mesh
Ambos aparelho tem desejado a desejar , limitadissimo , nao achei informaoçao sobre as potencias mais estimo que EG8145V5 esteja aproxidamente 700mw e K562 em 500mw

Claro pelo outro lado forneceu um Sagecom Fast 3896 que definitivamente e um monstrinho e como mesh ofereceu um aparelho estranho chamado CBN mal achei detalhe dele

Nao lembros os equipamentos da vivo em questao
Porem deixo aqui meu relato...
 
Bom dia prezados. Sou cliente da Copel/Ligga há anos e agora estou mudando de endereço.
Sempre usei o HG8245Q2 no meu endereço antigo, em bridge e com QoS ativo no roteador da Asus, tendo resultados muito melhores que com o ONT solo.
Ocorre que no novo endereço irão instalar o que, pela foto constante na caixa do técnico, aparenta ser um EG8145V5 ou similar.
Sabem se consigo usar ele em bridge?
 
Bom dia prezados. Sou cliente da Copel/Ligga há anos e agora estou mudando de endereço.
Sempre usei o HG8245Q2 no meu endereço antigo, em bridge e com QoS ativo no roteador da Asus, tendo resultados muito melhores que com o ONT solo.
Ocorre que no novo endereço irão instalar o que, pela foto constante na caixa do técnico, aparenta ser um EG8145V5 ou similar.
Sabem se consigo usar ele em bridge?
vc não negociou com eles pra levar o modem junto pro novo endereço, acredito que se tivesse falado eles iriam deixar levar pra esse novo endereço.

Tava olhando o meu aqui, não localizei nada referente a Bridge.
 
vc não negociou com eles pra levar o modem junto pro novo endereço, acredito que se tivesse falado eles iriam deixar levar pra esse novo endereço.

Tava olhando o meu aqui, não localizei nada referente a Bridge.
Tentei, não rolou. Supostamente o modelo antigo foi descontinuado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo