[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Não é gambiarra. A própria especificação do VoLTE prevê a transferência pra CS no 3G caso o VoLTE caia. Na verdade, fiquei surpreso em ver que a Tim não está utilizando isso.

Basicamente, a operadora nota que a chamada via VoLTE foi encerrada de forma abrupta e imediatamente “liga” para o UE via CS. O UE, que já está preparado, atende a ligação automaticamente em background e o usuário nem nota a mudança (a não ser pela queda de qualidade).

É realmente mágica, porque precisa existir uma cooperação muito grande dos sistemas para a NodeB encontrar o terminal do usuário o mais rápido possível e a ligação não ficar muda por mais que alguns ms.

Inclusive, o handover do IMS é suportado até pelo VoNR (handover, não fall back pra iniciar chamadas em 3G pelo 5G SA).
Eu acho que a Vivo usou outro caminho, pois das vezes que isto aconteceu, não houve mudança na qualidade da chamada, só mudança de sinal de 5G/4G para 3G. A ligação se manteve limpa. Na verdade, a Vivo resolveu configurar sua rede da forma mais complexa possível.

Como relatei em outros momentos, ela usa o protocolo CHAP para autenticar seus clientes na rede. Teoricamente, as chamadas VoLTE tem prioridade, até um certo ponto. Exemplificando, o CHAP usa o método de de desafio-resposta, onde manda um desafio com um resultado já definido, a outra ponta resolve o desafio e quem emitiu o desafio compara se os resultados "batem". Se sim, a conexão é liberada. Se não, ela é totalmente cortada. As duas pontas podem solicitar este desafio a qualquer momento.

Imagine num cenário ideal estar num lugar com excelente cobertura 4G dela. Se você iniciar uma ligação e ligar os dados móveis (que realiza o handshake triplo), a ligação se manterá no VoLTE até ser encerrada, logo após a conexão é reservada para a conclusão do desafio-resposta e só depois liberada. Se tentar fazer uma chamada quando rola este desafio, a comutação de pacotes fica indisponível e é feito o CSFB.

Das vezes que a minha ligação foi "derrubada" para o 3G no meio dela, eu suspeito que foi porque o APN estava configurado somente IPv4 (do jeito que a Vivo mandou pelo OMACP) e o recomendado é IPv4/IPv6, mas outra causa provável é porque geralmente as pessoas usam o ponto de acesso padrão que vem no chip, que é o PAP. Se a Vivo tenta autenticar sua linha e as duas pontas não possuem o mesmo protocolo de autenticação, isto derruba a comutação de pacotes por um instante (nada tão demorado), e isto interfere na conexão do VoLTE também.

3fYViC.jpeg

https://tecnoblog.net/noticias/clar...al-com-nova-cobertura-do-passaporte-americas/

Claro celular cada vez mais ficando para trás.

Eu tenho um Claro Controle que não tem roaming internacional (a claro libera o roaming internacional só para os pós-pagos).

Comprei um eSIM *pré-pago* da Vivo que tem roaming internacional para todos os planos, e nos EUA é R$ 0,01 o MB (ou R$ 10,00 o GB...).

Só não cancelo a Claro pois tenho o plano de celular junto com o Claro Fibra em casa...

Claro celular cada vez mais ficando para trás.

Eu tenho um Claro Controle que não tem roaming internacional (a claro libera o roaming internacional só para os pós-pagos).

Comprei um eSIM *pré-pago* da Vivo que tem roaming internacional para todos os planos, e nos EUA é R$ 0,01 o MB (ou R$ 10,00 o GB...).

Só não cancelo a Claro pois tenho o plano de celular junto com o Claro Fibra em casa...
Tenho Claro pois aqui na minha região a Claro possui uma boa cobertura e aliado a qualidade, internet sempre constante e ping baixo. Se a cobertura da vivo fosse boa e não dependesse de torres da Tim, até ficaria só com a vivo, mas a internet é muito lenta além do sinal ser fraco, em casa caindo direto no 3G e ficando sem sinal

Galera só um relato aqui, eu sou cliente Vivo Total, e minha linha nunca consegui fazer o 5G SA funcionar, só ficava no NSA, e ja tentei de todo qualquer tipo de atendimento na vivo para ativar isso, até que um dia desisti e segui a vida.
Mas recentemente eu descobri o atendimento da VIVO no discord, e lá é muito melhor, e tentei arriscar, na hora o atendente disse que minha linha não tava ativada, ativou, pediu para desligar o telefone por 1 min e ligar e ver se ativava, quando liguei e fui validar, na hora ficou 5G SA, e a internet funcionando mais estavel que era no NSA
Uma diferença de atendimento que é por lá, nem parece que é a VIVO kkkk
Eu uso S23 Ultra e a VIVO é e-sim aqui

Sobre a TIM, tem uma série de fatores que podem influenciar na intensidade do sinal, como frequências irradiada pela ERB, potência de transmissão e se não há obstáculos entre o transmissor e o seu celular. Se ela usar frequências médias, como a B3 (1.800) ou a B1 (2.100), combinado com a potência padrão que ela configura que é de 40W, faz com que o sinal oscila em ambientes internos e em obstáculos geográficos como morro ou prédios.

Para a realização de uma chamada no VoLTE, as operadoras estipulam requisitos mínimos para manter a qualidade das ligações, então se o sinal estiver quase "sumindo", provavelmente não conseguirá estabelecer conexão com o IMS. Outra possibilidade é que há uma instabilidade no acesso ao IMS na sua região.

A Vivo aparentemente fez uma "gambiarra" que, caso a conexão caia para o 3G, a conexão continua sendo feita pela comutação de pacotes. É a única explicação plausível para não derrubar a chamada quando o sinal muda para a terceira geração. O certo é as chamadas no 3G sejam feitas pela comutação de circuitos, e ela não se comunica diretamente com a comutação de pacotes (usadas no VoLTE e VoNR). A TIM deixou nas configurações padrão da tecnologia.

Com relação ao 3G da TIM, ela ficou conhecida por ter uma péssima qualidade dessa geração, sendo esse um dos principais motivos dela ter investido massivamente no 4G (e agora no 5G) e na adesão ao VoLTE.

Recomendo que verifique se o seu APN está atualizado. É só olhar se no tipo de autenticação está selecionado CHAP e se no protocolo de APN está IPv4/IPv6. Usuário e senha você pode deixar em branco.
Obrigado pelas explicações! Eu realmente não entendo o motivo das ligações VoLTE no 5G/4G estarem caindo por sinal fraco, ao invés de cair pro 3G como a Vivo faz. “Gambiarra” ou não, a Vivo tem se saído melhor. Queda de ligações dentro de casa foi o fator crucial pra deixar (mais uma vez) a TIM. No passado morei em um lugar que era do mesmo jeito, me espantou passar por isso novamente, porque quando isso aconteceu, sequer existia VoLTE. Era na época do Infinity/Liberty. As chamadas caiam quando eu saia do quarto pra sala, por exemplo. Passar por isso novamente foi como viver um pesadelo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é gambiarra. A própria especificação do VoLTE prevê a transferência pra CS no 3G caso o VoLTE caia. Na verdade, fiquei surpreso em ver que a Tim não está utilizando isso.

Basicamente, a operadora nota que a chamada via VoLTE foi encerrada de forma abrupta e imediatamente “liga” para o UE via CS. O UE, que já está preparado, atende a ligação automaticamente em background e o usuário nem nota a mudança (a não ser pela queda de qualidade).

É realmente mágica, porque precisa existir uma cooperação muito grande dos sistemas para a NodeB encontrar o terminal do usuário o mais rápido possível e a ligação não ficar muda por mais que alguns ms.

Inclusive, o handover do IMS é suportado até pelo VoNR (handover, não fall back pra iniciar chamadas em 3G pelo 5G SA).
Obrigado pelo aprofundamento no assunto! É por isso que eu estou aqui :)

Galera só um relato aqui, eu sou cliente Vivo Total, e minha linha nunca consegui fazer o 5G SA funcionar, só ficava no NSA, e ja tentei de todo qualquer tipo de atendimento na vivo para ativar isso, até que um dia desisti e segui a vida.
Mas recentemente eu descobri o atendimento da VIVO no discord, e lá é muito melhor, e tentei arriscar, na hora o atendente disse que minha linha não tava ativada, ativou, pediu para desligar o telefone por 1 min e ligar e ver se ativava, quando liguei e fui validar, na hora ficou 5G SA, e a internet funcionando mais estavel que era no NSA
Uma diferença de atendimento que é por lá, nem parece que é a VIVO kkkk
Eu uso S23 Ultra e a VIVO é e-sim aqui
Ando com esse problema no iPhone. Antes ele fixava bem no 5G SA (após ativar a tecnologia pelo chat do Linkedin), agora só quer ficar no 5G SA + NSA. Quando vou conferir no *3001#12345#* ele sobe pro SA e segundos depois cai pro NSA 🤯😤

Tenho Claro pois aqui na minha região a Claro possui uma boa cobertura e aliado a qualidade, internet sempre constante e ping baixo. Se a cobertura da vivo fosse boa e não dependesse de torres da Tim, até ficaria só com a vivo, mas a internet é muito lenta além do sinal ser fraco, em casa caindo direto no 3G e ficando sem sinal
Realmente, a Claro mesmo com todos os defeitos, consegue ter bastante qualidade em determinadas regiões e locais específicos. No Metrô de SP, percebo que desde que ela adquiriu a Nextel, ela é a melhor “debaixo da terra”. As outras são vergonhosas na navegação subterrânea. É louco ver seu celular no 3G (principalmente na Vivo) ou sem navegar mesmo com o 4G/5G na tela (TIM) e uma pessoa mexendo no Instagram no mesmo vagão que você. Eu fico pensando “certeza que ele(a) tem Claro” rs 🤪

Última edição:
Você está fora do Brasil? Pergunto isso pois minha mensagem acima era sobre roaming internacional (como resposta à mensangem do @bigode formoso). Não sei se entendi tua resposta, acho q vc mudou de assunto, né? Eu estava especificamente comparando o roaming internacional da Claro (que só tem no pós pago) e na Vivo (que tem em todos os planos...).

Não sei dizer como é o roaming internacional da Tim...

O Vivo Easy até que evoluiu, viu? Consegui adquirir o plano gerando um eSim pelo site https://easy.vivo.com.br/, similar ao que a Claro Flex faz. Só que infelizmente a Vivo não permite gerar um eSim pelo app Vivo Easy. Espero que eles evoluam nesse sentido.

Me mudei pra um local com sinal fraco da TIM e depois de muitos estresses, consegui migrar 3 linhas TIM Black pra Vivo Easy. O sinal 4G e 5G vivia com 1 traço de sinal, enquanto que no 3G e 2G o sinal ficava cheio. Acabei perdendo muitos gigas do Black, mas não tenho mais estresse com sinal e chamadas caindo. Na verdade nunca entendi porque as chamadas da TIM estavam caindo, pois notei recentemente a Vivo caindo de 5G pra 3G durante uma chamada. Alguém saberia dizer porque isso não acontecia na TIM? Precisei desativar o VoLTE na TIM pra conseguir fazer chamadas, mas a qualidade era bem inferior, além da internet ficar um lixo. Agora estou bem satisfeito com meu Easy, que tem oferecido chamadas excelentes de Vivo pra Vivo, similar a qualidade do Facetime. Sem falar nas vantagens de usar o VoWiFi que quebra um galho danado.
Ja me aconteceu, não foi uma nem duas vezes que precisei desligar o volte e descer pra o 2g pra fazer ligação na vivo. Demorei a perceber que era relacionado ao volte. A uns dias atrás, fazendo uma chamada pela vivo, após exatamente 1h de ligação o volte caiu. A chamada ficou ativa, mas como se estivesse sendo feita via rede 2g. Também tenho notado uma maior instabilidade na vivo aqui na minha cidade (Valença-Ba), ja caiu umas 3x de uns dois meses pra cá. Se é a tim, uma localidade (distrito de guaibim) aqui passou uns 2 meses sem sinal, até liguei pra la pra reclamar. Esses dias passei la novamente e o sinal havia sido reestabelecido. Também andei atualizando a cobertura do 5g da tim aqui em Valença. Estão lá no Nperf. A cobertura tá satisfatória nos trechos que passei.

Você está fora do Brasil? Pergunto isso pois minha mensagem acima era sobre roaming internacional (como resposta à mensangem do @bigode formoso). Não sei se entendi tua resposta, acho q vc mudou de assunto, né? Eu estava especificamente comparando o roaming internacional da Claro (que só tem no pós pago) e na Vivo (que tem em todos os planos...).

Não sei dizer como é o roaming internacional da Tim...
O roaming da TIM é maravilhoso. Sem limites de dias no exterior. Claro e Vivo informam haver um limite de 30 dias de uso contínuo no exterior.

O roaming da TIM é maravilhoso. Sem limites de dias no exterior. Claro e Vivo informam haver um limite de 30 dias de uso contínuo no exterior.
Mesmo para os planos Controle e pré-pago? Eu uso pouco o celular fora do Wifi, para mim os planos pós-pagos não compensam. Vou ver o site da TIM para mais informações...

Mesmo para os planos Controle e pré-pago? Eu uso pouco o celular fora do Wifi, para mim os planos pós-pagos não compensam. Vou ver o site da TIM para mais informações...
Roaming internacional nas operadoras

Vivo: todos os planos
TIM: Black e Controle
Claro: somente pós

No seu caso recomendo o Easy pra usar no exterior. Liga o VoWiFi e seja feliz 🙃

Na verdade, isto é um consenso ao menos nacional. Roaming é de caráter temporário, afinal você está usando a infraestrutura de outra operadora para manter a comunicação. Dependendo da região, o valor unitário de cada serviço (minutos/torpedos/megabytes trafegados) pode sair muito caro para a operadora. Além disso, o uso contínuo e prolongado pode descaracterizar a competitividade mercadológica, onde as empresas investem para obterem seu lucro.
Eu realmente não entendo o motivo das ligações VoLTE no 5G/4G estarem caindo por sinal fraco, ao invés de cair pro 3G como a Vivo faz.
Como o VCTGomes explicou, isto exige uma infraestrutura mais robusta para encontrar o dispositivo e reestabelecer a comunicação. Quanto mais complexo for, sai mais caro para funcionar.
No passado morei em um lugar que era do mesmo jeito, me espantou passar por isso novamente, porque quando isso aconteceu, sequer existia VoLTE. Era na época do Infinity/Liberty. As chamadas caiam quando eu saia do quarto pra sala, por exemplo.
Mas isto está mais relacionado às frequências que a operadora usa na Estação Rádio Base, as potências, altura e direcionamento dos transmissores. A TIM aderiu ao VoLTE porque queria crescer na expansão do 4G mas não queria depender das redes legadas (3G/2G) para o uso de chamadas, porque ela seria obrigada a instalar transmissores deles e investir em infraestrutura ultrapassada para dar conta desta demanda. Como a Chamadas 4G, os custos ficaram mais enxutos.
Pelo que você está explicando, provavelmente a TIM não disponibiliza a B28 (700 MHz) em sua localidade, ou a topografia deve ser desfavorável para a propagação do sinal.
Dica: se na sua casa tem Wi-Fi, recomendo que você ative o Voz Wi-FI no seu celular. Assim as chamadas se manterão estáveis e com ótima qualidade.
Realmente, a Claro mesmo com todos os defeitos, consegue ter bastante qualidade em determinadas regiões e locais específicos
Cada operadora tem áreas onde atende bem e cobertura ou que tem um sinal péssimo. A Vivo, no bairro do Capão Redondo em São Paulo, era uma das que mais tinha área de sombra (onde o sinal é fraco ou inexistente), enquanto a Claro e a TIM funcionavam muito bem. No Jardim Ângela, aí a situação é pior na TIM. Agora próximo da região de Parelheiros, há pontos que a Vivo atende enquanto a Claro nem tem sinal. De uns tempos para cá, todas as operadoras estão instalando antenas nas extremas periferias, e isso se dá porque a prefeitura ofereceu benefícios fiscais em áreas prioritárias.
Ja me aconteceu, não foi uma nem duas vezes que precisei desligar o volte e descer pra o 2g pra fazer ligação na vivo.
Imagina agora que as fabricantes ocultaram a opção de desativar o VoLTE por solicitação da Vivo? Os aparelhos mais recentes da Motorola, Samsung e Apple já não é possível desconectar ele.

Ando com esse problema no iPhone. Antes ele fixava bem no 5G SA (após ativar a tecnologia pelo chat do Linkedin), agora só quer ficar no 5G SA + NSA. Quando vou conferir no *3001#12345#* ele sobe pro SA e segundos depois cai pro NSA 🤯😤
olha aqui pelo que vi está muito bem, quando a cobertura SA está bem fraca, na hora muda pro NSA, eu vejo aqui só em questões assim, agora onde tiver SA ativo, aqui meu telefone pelo menos vai ficar sempre no SA.
Na paulista mesmo, ficou no SA o tempo todo.

Amigos, considerando que os pré-pagos hoje estão nivelados em 30 reais em todas as operadoras, qual delas está com melhor custo/benefício? Preciso comprar dois chips para minhas filhas, pois elas estão usando os números meu e da minha mulher para WhatsApp. Estes números são de Porto Alegre, sendo o meu mais antigo que tenho desde 2004 e pretendo mantê-lo visando um retorno ao RS em breve. Estou na região da Penha, zona leste de São Paulo.

Aliás, que sacrifício para conseguir um chip novo mantendo o mesmo número! Pelo fato de ser DDD 51 tentando reaver o chip em São Paulo e ainda sendo pré-pago, só consegui na 7ª loja própria da TIM que fui atendido com mais boa vontade. Pré-pago é pior que leproso para eles.

Amigos, considerando que os pré-pagos hoje estão nivelados em 30 reais em todas as operadoras, qual delas está com melhor custo/benefício? Preciso comprar dois chips para minhas filhas, pois elas estão usando os números meu e da minha mulher para WhatsApp. Estes números são de Porto Alegre, sendo o meu mais antigo que tenho desde 2004 e pretendo mantê-lo visando um retorno ao RS em breve. Estou na região da Penha, zona leste de São Paulo.

Aliás, que sacrifício para conseguir um chip novo mantendo o mesmo número! Pelo fato de ser DDD 51 tentando reaver o chip em São Paulo e ainda sendo pré-pago, só consegui na 7ª loja própria da TIM que fui atendido com mais boa vontade. Pré-pago é pior que leproso para eles.
Esse site coloca de forma bem resumida os pacotes e valores. Pode ser que te auxilie a escolher.

pré-pagos hoje estão nivelados em 30 reais

Existe um plano pré da Vivo "escondido", pois ela não divulga, que custa R$ 20 por mês com ligações ilimitadas, 4 GB de franquia de internet e WhatsApp ilimitado. Para quem passa o dia no Wi-Fi, usa pouco, etc., é uma opção barata.

Só enviar um SMS escrito VTMENSAL para 9003 (a linha já precisa ser pré).

A TIM é a pior operadora pra resgatar chip fora do seu DDD de origem. De todas que testei, a Vivo é a mais tranquila, principalmente em relação ao eSim.

Na verdade, isto é um consenso ao menos nacional. Roaming é de caráter temporário, afinal você está usando a infraestrutura de outra operadora para manter a comunicação. Dependendo da região, o valor unitário de cada serviço (minutos/torpedos/megabytes trafegados) pode sair muito caro para a operadora. Além disso, o uso contínuo e prolongado pode descaracterizar a competitividade mercadológica, onde as empresas investem para obterem seu lucro.

Como o VCTGomes explicou, isto exige uma infraestrutura mais robusta para encontrar o dispositivo e reestabelecer a comunicação. Quanto mais complexo for, sai mais caro para funcionar.

Mas isto está mais relacionado às frequências que a operadora usa na Estação Rádio Base, as potências, altura e direcionamento dos transmissores. A TIM aderiu ao VoLTE porque queria crescer na expansão do 4G mas não queria depender das redes legadas (3G/2G) para o uso de chamadas, porque ela seria obrigada a instalar transmissores deles e investir em infraestrutura ultrapassada para dar conta desta demanda. Como a Chamadas 4G, os custos ficaram mais enxutos.
Pelo que você está explicando, provavelmente a TIM não disponibiliza a B28 (700 MHz) em sua localidade, ou a topografia deve ser desfavorável para a propagação do sinal.
Dica: se na sua casa tem Wi-Fi, recomendo que você ative o Voz Wi-FI no seu celular. Assim as chamadas se manterão estáveis e com ótima qualidade.

Cada operadora tem áreas onde atende bem e cobertura ou que tem um sinal péssimo. A Vivo, no bairro do Capão Redondo em São Paulo, era uma das que mais tinha área de sombra (onde o sinal é fraco ou inexistente), enquanto a Claro e a TIM funcionavam muito bem. No Jardim Ângela, aí a situação é pior na TIM. Agora próximo da região de Parelheiros, há pontos que a Vivo atende enquanto a Claro nem tem sinal. De uns tempos para cá, todas as operadoras estão instalando antenas nas extremas periferias, e isso se dá porque a prefeitura ofereceu benefícios fiscais em áreas prioritárias.

Imagina agora que as fabricantes ocultaram a opção de desativar o VoLTE por solicitação da Vivo? Os aparelhos mais recentes da Motorola, Samsung e Apple já não é possível desconectar ele.
Sobre o roaming, apenas quis enfatizar que o cliente TIM Viagem não tem o limite de 30 dias das outras. Pra quem pretende dar uma esticada, usar o roaming das outras vira um problema.

Só um adendo.

Nenhum plano Tim Express tem roaming internacional incluso, seja Controle ou Black.

Tem que comprar pacote avulso.
Express é considerado um pré-pago. Não recomendo usar ele em viagens pois tenho um amigo que tinha e não funcionou adequadamente.
Usei o roaming do TIM Black e foi incrível. Tenta solicitar o TIM Black A Light, ele geralmente é oferecido por menos de 40 reais, aí você ativa o pacote de viagem. Não recomendo planos Express pois conheço uma pessoa que fez um plano desses que prometia franquia de roaming e não funcionou no exterior. Furada!

Última edição:
Bom, essa semana recebi um comunicado da Tim dizendo que iriam reajustar o meu Controle Express em R$ 6,00 e dariam 1GB de bônus permanente em troca (nossa).

Andei vendo que meu consumo de dados mensal está na casa de 15GB. Quando o bônus de 20 GB do plano acabar, ficaria com apenas 7GB/mês. Insuficiente.

Decidi dar uma chorada como disseram aqui e liguei pro *144 hoje de tarde.

Conversei com uma atendente que viu o meu histórico de protocolos recentes e me ofereceu o plano Tim Black Express A 6.1 por R$ 49,90 pelo prazo de 12 meses (ele está R$ 119,90 no site). O plano tem 17GB + 40GB de bônus.

Aceitei a oferta e na data de renovação o meu plano vai migrar. Torcendo pra não dar zica.

Express é considerado um pré-pago. Não recomendo usar ele em viagens pois tenho um amigo que tinha e não funcionou adequadamente.
Mas não tem fidelidade. É um ponto positivo.

Roaming internacional nas operadoras

Vivo: todos os planos
TIM: Black e Controle
Claro: somente pós

No seu caso recomendo o Easy pra usar no exterior. Liga o VoWiFi e seja feliz 🙃
Entendo que com a última redução (drástica) de preços de roaming internacional da Vivo em Outubro/2024, o Vivo Easy e Vivo Pré-pago agora são a mesma coisa para roaming internacional. Mesmo quem não tem Vivo, é mais vantagem comprar um pré-pago da Vivo aqui no Brasil para roaming nos EUA do que comprar um pré-pago da T-Mobile ou chip de viagem por exemplo (é o começo do fim para os "America Chip" da vida para quem só viaja de férias por exemplo). Achei mais detalhes abaixo que confirmam o que eu estava vendo na planilha de preços da Vivo.

Ponto para a Vivo nesse aspecto.

Última edição:
O problema é que não é possível(até aonde sei) ativar o roaming e pagar as diárias avulsas, a operadora quer empurrar goela abaixo os pacotes de países.

Ando com esse problema no iPhone. Antes ele fixava bem no 5G SA (após ativar a tecnologia pelo chat do Linkedin), agora só quer ficar no 5G SA + NSA. Quando vou conferir no *3001#12345#* ele sobe pro SA e segundos depois cai pro NSA 🤯

No seu iPhone, você usa a opção 5G Automático ou 5G Ativado?

No iPhone não tem como forçar apenas o NR, como nos androids, então o ideal é usar o 5G Ativado. Eu uso assim, e no meu TIM, ele preferencialmente fica em SA. Só percebo que está no NSA quando recebo ou realizo ligações.

No meu Vivo Easy linha de backup a mesma coisa, ele fica no SA com o 5G ativado.

Mas uma “falha” que notei no iPhone é a seguinte. Na minha linha da TIM que é a minha principal, eu deixo ele em 5G ativado e ele fica sempre em SA, até com o WiFi ligado, percebo isso vendo o FTM. Se eu ligo o Voz WiFi (na TIM não tem o serviço, mas ele deixa ativar), ele fica em NSA, quando estou no WiFi. Então, como não tenho o serviço na TIM, eu deixo o VoWiFi desativado e estou sempre em Standalone.

Na minha linha Vivo Easy que eu tenho o Voz WiFi, acontece o mesmo. No wifi ligado ele fica em NSA, quando utilizo os dados da rede 5G , ele migra pro SA e fica.

Creio eu que possa ser algum gerenciamento do iPhone pra “economizar” energia. Porém, noto que com o SA ligado, eu passei mais duração de bateria do que no NSA.

Users who are viewing this thread

Voltar