[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Então, isso causa uma dúvida mesmo.

O seu plano Express não tem nenhuma fatura, nem digital?
Não. Só tem o desconto no cartão de crédito no dia da renovação. Sempre de madrugada.

Com o desconto, o plano é reativado. Do contrário, ele fica com as limitações de um pré-pago sem crédito. Pelo menos não tem fidelidade.

Não. Só tem o desconto no cartão de crédito no dia da renovação. Sempre de madrugada.

Com o desconto, o plano é reativado. Do contrário, ele fica com as limitações de um pré-pago sem crédito. Pelo menos não tem fidelidade.
Entendi.

Uma pena então que não é possível ativar o Plugin pra planos via cartão.

Hoje fiz uma chamada de Claro pra Claro com VoWiFi, é um pouco mais abafada do que as demais, mas mantém um pouco de qualidade. Mas a Vivo e Tim são bem melhores com essa questão. Eu estou mais com a claro em sp, pq em trânsito e nos trens, ela é a que pegar melhor e mantém quase sempre no 4G. Alguém de SP e região usa vivo e tim? Preferem elas do que a claro? Achei ela satisfatório aqui na zona leste.

Hoje fiz uma chamada de Claro pra Claro com VoWiFi, é um pouco mais abafada do que as demais, mas mantém um pouco de qualidade. Mas a Vivo e Tim são bem melhores com essa questão. Eu estou mais com a claro em sp, pq em trânsito e nos trens, ela é a que pegar melhor e mantém quase sempre no 4G. Alguém de SP e região usa vivo e tim? Preferem elas do que a claro? Achei ela satisfatório aqui na zona leste.
Moro em São José dos Campos mas estou sempre em São Paulo e uso a TIM.

Acho a cobertura 5G super satisfatória , pega bem . Fiz um test drive com a Claro no início de 2024 (não sei se agora melhorou pq eu excluí meu eSIM da Claro) e achei a cobertura aquém se comparada à TIM . Em ambientes internos ela caía muito para o 3G e o 5G não funcionava em todos os lugares, ficando mais em 4G .

No metrô , eu só acho horrível a cobertura na Linha 5 Lilás e na Linha 1 Azul entre a Vila Mariana e Santa Cruz.

Nos meus testes ali, nem TIM, nem Vivo funcionam.

Moro em São José dos Campos mas estou sempre em São Paulo e uso a TIM.

Acho a cobertura 5G super satisfatória , pega bem . Fiz um test drive com a Claro no início de 2024 (não sei se agora melhorou pq eu excluí meu eSIM da Claro) e achei a cobertura aquém se comparada à TIM . Em ambientes internos ela caía muito para o 3G e o 5G não funcionava em todos os lugares, ficando mais em 4G .

No metrô , eu só acho horrível a cobertura na Linha 5 Lilás e na Linha 1 Azul entre a Vila Mariana e Santa Cruz.

Nos meus testes ali, nem TIM, nem Vivo funcionam.
A TIM pra mim foi pior, ela caia pro 3G e só voltava com modo avião, a claro e a Vivo não aconteciam isso. Já a claro sempre funcionava estável na linha 3 vermelha e na linha 11 coral. Talvez se tivesse 5G podia mudar de opinião, já que a TIM é líder em 5G.

Tim eu tinha problemas de simplesmente não navegar, tinha sinal tudo certinho mas não navegava, ai precisava ir para modo avião e voltar para funcionar, isso acontecia de vez em quando, como eu utilizo pouco, então poderia ser mais frequente e eu que não percebia.
Claro era a mesma coisa, mas era bem mais raro.

Teve uma vez, não lembro se com a claro ou tim, sei que essa vez me fez mudar para a vivo, que utilizo até hoje e nunca vi esses problemas acontecerem, enfim igual as outras vezes, tinha sinal mas não navegava, colocava no modo avião, tirava e conectava 4g tudo normal mas dessa vez continuou sem navegar, fiz de tudo e simplesmente não tinha conexão com a internet, não pingava, nada, era como se a erb estive sem sinal de internet, sei lá! rsrs Dessa vez eu fiquei muito puto porque aconteceu justamente naquelas situações que a gente mais precisa, eu estava no cartório e precisava mandar um email com documento para eles e não consegui e eles não quiseram fornecer wifi, precisei ir embora para enviar a porcaria do documento e voltar lá...
Isso tudo fazem bons anos...

Pessoal, alguma dica sobre como fazer o roaming internacional da Vivo Controle funcionar?

Já segui as devidas instruções: fiz recarga extra, ativei o roaming internacional na app, e habilitei o roaming de dados.

Porém nada do celular conectar dados (iPhone 13, Uruguai). Alguma dica?

Pessoal, alguma dica sobre como fazer o roaming internacional da Vivo Controle funcionar?

Já segui as devidas instruções: fiz recarga extra, ativei o roaming internacional na app, e habilitei o roaming de dados.

Porém nada do celular conectar dados (iPhone 13, Uruguai). Alguma dica?
Tenta ligar do exterior pro +55 (11) 3056-8628 que geralmente eles resolvem!

Alguém está com problema na Vivo com questão de bonificações e descontos? Nunca é a duração completa e eles tiram antes da hora, as vezes não tem 1 mês a bonificação e a Vivo tira

Alguém está com problema na Vivo com questão de bonificações e descontos? Nunca é a duração completa e eles tiram antes da hora, as vezes não tem 1 mês a bonificação e a Vivo tira
Usei Vivo controle de 2019 até 2024, nunca resolvem isso, é algo corriqueiro. Só resolveu quando reclamei na ANATEL.

Usei Vivo controle de 2019 até 2024, nunca resolvem isso, é algo corriqueiro. Só resolveu quando reclamei na ANATEL.
Rapaz, eles me explicaram como funciona. Eles tem uma auditoria pra deixar uma certa quantidade de gbs e bonificações do plano ou valor, se o plano for muito barato, eles tiram os descontos e os gbs. Eu achei isso um absurdo, mas acho que nem anatel pode resolver isso.

Vou deixar o relato da minha experiência aqui usando o Intelbras GX3000 e espero ajudar tanto o amigo com dúvida quanto os demais ai do fórum.

Eu fui uma dessas pessoas que comprou esse CPE mega barato, consegui ele por 900 reais no Mercado Livre depois de passar dias garimpando firme. A questão de comprar um GX3000 oriundo da Brisanet é um mistério que você não tem como saber a não ser que o vendedor seja honesto e te diga da onde veio, pois esse roteador não vem com nenhuma personalização física com a logo da Brisanet ou de qualquer outra operadora, mesmo que ela exista, eu ao menos nunca vi ser comercializado.

Uma forma de você descobrir se o seu CPE é da Brisanet é acessando as configurações dele, indo em atualização do sistema e verificar a versão do software, se estiver na versão 02.03.24 ou 02.03.32 significa que ele é Brisanet, se estiver na versão 02.03.17 significa que ele é um Retail Intelbras e você não terá o risco da Brisanet bloquear o seu IMEI por falta de pagamento da fatura do antigo dono ou por algo do tipo.*

*Na versão 02.03.32 (Brisanet) a Intelbras implementou um bloqueio via Software para que o CPE trabalhe apenas em modo 5G SA, sendo necessário downgrade caso você queira utilizar com outra operadora que não dê acesso à rede 5G SA em qualquer plano, como a TIM e a Claro.

Quando você adquire o CPE Retail da Intelbras, ele virá com um firmware totalmente inferior em relação a todas as atualizações que eles fazem para as operadoras, esse é um ponto negativo e desonesto por parte da Intelbras, pois o CPE tem alguns problemas de funcionamento que são puramente relacionado a maneira com que o Software interage com o Modem, vou citar alguns exemplos brevemente abaixo:

1 - O software na versão Retail não oferece uma seleção de bandas que você deseja se conectar, ou seja, você fica refém do CPE selecionar uma banda de forma automática de acordo com critérios do software totalmente quebrados, onde muita das vezes o CPE acaba se conectando a uma banda com sinal ruim enquanto você tem outras bandas disponíveis na região que possuem um bom sinal.

2 - Algumas vezes ao ligar na tomada ou reinciar pelo sistema o CPE pode não reconhecer o seu chip e falando com a Intelbras eles já confirmaram que é um problema de software e que um dia irão resolver, mas que não podem disponibilizar um software mesmo que seja na versão beta para corrigir isso.

3 - Alta oscilação na troca de banda conectada quando você estiver utilizando um chip com suporte apenas ao 5G NSA, devido ao sistema de seleção automática de rede, o CPE não consegue parar quieto em uma banda específica e para quem utiliza a internet para fazer um simples acesso SSH, pode ficar estressado com isso.

4 - Por padrão e que a Intelbras simplesmente ignora a pergunta quando é feita a ela, o CPE agrega apenas 1 banda do 4G + 1 banda do 5G, sendo ela a N78 independente da operadora e se comparado com outras soluções como os Zyxel NR5103EV2 ou o Huawei CPE Pro, todos eles agregam pelo menos 2 bandas do 4G + 1 banda do 5G em NSA, trazendo um desempenho muito melhor.

A Intelbras tem diversas versões de firmware disponíveis após essa 02.03.17 que por algum motivo eles estão liberando apenas para as operadoras, um bom exemplo disso é que a versão da Brisanet é muito mais estável e ainda tem os controles de banda que você pode selecionar qual você quer se conectar. Caso alguém compre e queira o firmware deles eu posso fornecer já que a Intelbras não faz questão de melhorar o próprio produto.

De resto é um bom CPE, está de acordo com o release 16 do 3GPP, possui Wifi AX3000 por padrão e ainda por cima é totalmente compatível com as bandas que utilizamos aqui no Brasil, além disso possui uma excelente captação, já testei em locais indoor onde o meu iPhone não conseguia sinal 4G e 5G, mas o CPE se conectava maravilhosamente bem na rede da operadora e fornecia no mínimo 100mb de velocidade após agregar a banda N78.

Dificilmente você vai encontrar um CPE mesmo no mercado internacional que dê suporte ao LTE CAT19 e que tenha velocidades teóricas de 3.47Gbps em NSA e 2.47Gbps em SA.

Por fim, vamos torcer para que a Intelbras deixe de ser palhaça e libere os firmwares atualizados para o público em geral, junto com a atualização de software do Modem que eles tanto seguram como se fosse algo em segredo de justiça, pois o Hardware do CPE é excelente, eles fizeram a combinação perfeita e criaram um produto imbatível, mas que acaba sendo detonado pelo software quebrado que eles produziram.
Você consegue me enviar essa atualização? Obrigado!

A TIM pra mim foi pior, ela caia pro 3G e só voltava com modo avião, a claro e a Vivo não aconteciam isso. Já a claro sempre funcionava estável na linha 3 vermelha e na linha 11 coral. Talvez se tivesse 5G podia mudar de opinião, já que a TIM é líder em 5G.
Fui cliente Claro por 22 anos, mas quando começou a implementação do 5G (sou de Porto Alegre capital) meu sinal ficou horrível. Abri muitos chamados, estresses e nada de resolverem. Final do ano passado, tomei coragem e peguei um plano da Tim para testar (pré pago mesmo, apenas para ver questão de sinal) e no outro dia mesmo já fiz portabilidade, dispensando o pré pago). Estou fechando um ano com eles (Tim) e não tenho do que reclamar. 5G deles aqui bate 550/650 megas facinho. Mas seu Estado é outro, é logico! Então, aqui fica minha experiência e sem nenhuma "saudade" da Claro. Abraço a todos da casa.

Eu uso as 3 mas na vivo e Tim tenho SA e deixo a Claro(Somente NSA) como reserva para caso a vivo ou tim esteja com o serviço comprometido mas na claro fico a maior parte do tempo em 4G ou 4.5G

Última edição:

Esse aqui é o regumento verdadeiro do Plug in SA Cuidado com fake news viu...

retirado diretamente do site da tim o regulamento
Obrigada.

Eu tinha visto esse mas a validade é até 31/07/2024, por isso perguntei aqui sobre um regulamento atualizado. Esse também diz a mesma coisa sobre ser só planos fatura. O meu é Express, então fora de cogitação.

O site da Tim anda muito bagunçado com esse monte de planos e regulamentos que só se acham no google ao fazer a busca.

Obrigada.

Eu tinha visto esse mas a validade é até 31/07/2024, por isso perguntei aqui sobre um regulamento atualizado. Esse também diz a mesma coisa sobre ser só planos fatura. O meu é Express, então fora de cogitação.

O site da Tim anda muito bagunçado com esse monte de planos e regulamentos que só se acham no google ao fazer a busca.
No caso, o SA só está disponível para os planos pós pago Tim Black em boleto.

Eu uso as 3 mas na vivo e Tim tenho SA e deixo a Claro(Somente NSA) como reserva para caso a vivo ou tim esteja com o serviço comprometido mas na claro fico a maior parte do tempo em 4G ou 4.5G
Usei há poucos dias atrás a Claro no Metrô de SP e o sinal tem sido mais consistente na navegação. TIM é bem ruim e Vivo só 3G praticamente. Em cima da terra eu acho a Vivo melhor.

Opa!

Relato da minha ótima experiência na migração do eSim da Vivo de um S23 Ultra para um S24 Ultra.

Fiz tudo pelo app da Vivo em poucos minutos, contando o tempo para provar que eu sou eu [, Nicuri é o diabo] (reconhecimento facial etc).
Muito tranquilo!

O S24 Ultra está NR-SA, assim como estava o S23 Ultra (de acordo com o Network Signal Guru).

Opa!

Relato da minha ótima experiência na migração do eSim da Vivo de um S23 Ultra para um S24 Ultra.

Fiz tudo pelo app da Vivo em poucos minutos, contando o tempo para provar que eu sou eu [, Nicuri é o diabo] (reconhecimento facial etc).
Muito tranquilo!

O S24 Ultra está NR-SA, assim como estava o S23 Ultra (de acordo com o Network Signal Guru).

Você, primeiro, excluiu manualmente o eSIM do S23 ou já solicitou a ativação direto no S24?

Esse aqui é o regumento verdadeiro do Plug in SA Cuidado com fake news viu...

retirado diretamente do site da tim o regulamento
O regulamento no site , enfim, foi atualizado: regulamento está quase ao fim da página https://www.tim.com.br/para-voce/co...d5kYnKuoCpzuyRva7uWsWq_x2ui8ySdhoCk9kQAvD_BwE

Liguei na ouvidoria e confirmei. Já está válido para os novos planos Tim Black e Tim Controle

O erro é que ainda não atualizaram o banner na página, que consta assim, falta incluir controle ali :

Pacote Turbo 5G​

Turbine seu plano TIM Black com +50GB de internet e Twitch​

Clientes TIM Black e TIM Black Família podem aproveitar +50GB e Twitch sem descontar da internet.*
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa!

Muito tranquilo!

Muito bom isso.

Só falta mesmo a Vivo incluir a opção para o app do Vivo Easy. Pois o "plano digital" deles ainda é arcaico nesta questão de eSIM.

O regulamento no site , enfim, foi atualizado: regulamento está quase ao fim da página https://www.tim.com.br/para-voce/co...d5kYnKuoCpzuyRva7uWsWq_x2ui8ySdhoCk9kQAvD_BwE

Liguei na ouvidoria e confirmei. Já está válido para os novos planos Tim Black e Tim Controle

O erro é que ainda não atualizaram o banner na página, que consta assim, falta incluir controle ali :

Pacote Turbo 5G​

Turbine seu plano TIM Black com +50GB de internet e Twitch​

Clientes TIM Black e TIM Black Família podem aproveitar +50GB e Twitch sem descontar da internet.*

Muito bom isso.

Só falta mesmo a Vivo incluir a opção para o app do Vivo Easy. Pois o "plano digital" deles ainda é arcaico nesta questão de eSIM.
O Vivo Easy até que evoluiu, viu? Consegui adquirir o plano gerando um eSim pelo site https://easy.vivo.com.br/, similar ao que a Claro Flex faz. Só que infelizmente a Vivo não permite gerar um eSim pelo app Vivo Easy. Espero que eles evoluam nesse sentido.

Me mudei pra um local com sinal fraco da TIM e depois de muitos estresses, consegui migrar 3 linhas TIM Black pra Vivo Easy. O sinal 4G e 5G vivia com 1 traço de sinal, enquanto que no 3G e 2G o sinal ficava cheio. Acabei perdendo muitos gigas do Black, mas não tenho mais estresse com sinal e chamadas caindo. Na verdade nunca entendi porque as chamadas da TIM estavam caindo, pois notei recentemente a Vivo caindo de 5G pra 3G durante uma chamada. Alguém saberia dizer porque isso não acontecia na TIM? Precisei desativar o VoLTE na TIM pra conseguir fazer chamadas, mas a qualidade era bem inferior, além da internet ficar um lixo. Agora estou bem satisfeito com meu Easy, que tem oferecido chamadas excelentes de Vivo pra Vivo, similar a qualidade do Facetime. Sem falar nas vantagens de usar o VoWiFi que quebra um galho danado.

Última edição:
O Vivo Easy até que evoluiu, viu? Consegui adquirir o plano gerando um eSim pelo site https://easy.vivo.com.br/, similar ao que a Claro Flex faz. Só que infelizmente a Vivo não permite gerar um eSim pelo app Vivo Easy. Espero que eles evoluam nesse sentido.

Me mudei pra um local com sinal fraco da TIM e depois de muitos estresses, consegui migrar 3 linhas TIM Black pra Vivo Easy. O sinal 4G e 5G vivia com 1 traço de sinal, enquanto que no 3G e 2G o sinal ficava cheio. Acabei perdendo muitos gigas do Black, mas não tenho mais estresse com sinal e chamadas caindo. Na verdade nunca entendi porque as chamadas da TIM estavam caindo, pois notei recentemente a Vivo caindo de 5G pra 3G durante uma chamada. Alguém saberia dizer porque isso não acontecia na TIM? Precisei desativar o VoLTE na TIM pra conseguir fazer chamadas, mas a qualidade era bem inferior, além da internet ficar um lixo. Agora estou bem satisfeito com meu Easy, que tem oferecido chamadas excelentes de Vivo pra Vivo, similar a qualidade do Facetime. Sem falar nas vantagens de usar o VoWiFi que quebra um galho danado.
Sobre a TIM, tem uma série de fatores que podem influenciar na intensidade do sinal, como frequências irradiada pela ERB, potência de transmissão e se não há obstáculos entre o transmissor e o seu celular. Se ela usar frequências médias, como a B3 (1.800) ou a B1 (2.100), combinado com a potência padrão que ela configura que é de 40W, faz com que o sinal oscila em ambientes internos e em obstáculos geográficos como morro ou prédios.

Para a realização de uma chamada no VoLTE, as operadoras estipulam requisitos mínimos para manter a qualidade das ligações, então se o sinal estiver quase "sumindo", provavelmente não conseguirá estabelecer conexão com o IMS. Outra possibilidade é que há uma instabilidade no acesso ao IMS na sua região.

A Vivo aparentemente fez uma "gambiarra" que, caso a conexão caia para o 3G, a conexão continua sendo feita pela comutação de pacotes. É a única explicação plausível para não derrubar a chamada quando o sinal muda para a terceira geração. O certo é as chamadas no 3G sejam feitas pela comutação de circuitos, e ela não se comunica diretamente com a comutação de pacotes (usadas no VoLTE e VoNR). A TIM deixou nas configurações padrão da tecnologia.

Com relação ao 3G da TIM, ela ficou conhecida por ter uma péssima qualidade dessa geração, sendo esse um dos principais motivos dela ter investido massivamente no 4G (e agora no 5G) e na adesão ao VoLTE.

Recomendo que verifique se o seu APN está atualizado. É só olhar se no tipo de autenticação está selecionado CHAP e se no protocolo de APN está IPv4/IPv6. Usuário e senha você pode deixar em branco.

A Vivo aparentemente fez uma "gambiarra" que, caso a conexão caia para o 3G, a conexão continua sendo feita pela comutação de pacotes.
Não é gambiarra. A própria especificação do VoLTE prevê a transferência pra CS no 3G caso o VoLTE caia. Na verdade, fiquei surpreso em ver que a Tim não está utilizando isso.

Basicamente, a operadora nota que a chamada via VoLTE foi encerrada de forma abrupta e imediatamente “liga” para o UE via CS. O UE, que já está preparado, atende a ligação automaticamente em background e o usuário nem nota a mudança (a não ser pela queda de qualidade).

É realmente mágica, porque precisa existir uma cooperação muito grande dos sistemas para a NodeB encontrar o terminal do usuário o mais rápido possível e a ligação não ficar muda por mais que alguns ms.

Inclusive, o handover do IMS é suportado até pelo VoNR (handover, não fall back pra iniciar chamadas em 3G pelo 5G SA).

Users who are viewing this thread

Voltar